03 setembro 2015

Resenha | Para Continuar - Felipe Colbert


Livro: Para Continuar
Série: Não
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novas Páginas
Gênero: Romance, Fantasia
Páginas: 224
Ano: 2015

Resenha:

Leonardo Cezar é um jovem de 20 anos que não vive a vida como ele gostaria. Ele sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue de forma natural. Por isso ele vive uma vida cheia de limitações. E ainda tem o monte de remédios que ele tem que tomar todo dia. Fora sua família, somente seu melhor amigo e sua ex, sabem sobre sua doença. Ele está cada dia mais desanimado da forma com que ele vive. Por exemplo, ele não pode ter seu próprio carro, por isso ele tem que tomar o metrô todo dia para ir a faculdade. E é num desses dias que ele vê Ayako.

Leonardo fica fascinado com a garota que está de frente com ele no lado oposto do vagão. Ela é uma jovem de aparência oriental, linda e ele não sabe dizer o porque, atrai seus olhos. E ele nem sabe como, mas acaba indo sentar ao lado dela e quando percebe que ela está com fones no ouvido, ele cria coragem e pergunta o que ela está ouvindo. Ayako não responde, mas coloca um dos fones no ouvido de Leonardo. A musica é linda e tudo é tão rápido que quando ele percebe, ela já se levantou e desceu do metrô, isso sem ele nem ter tempo de perguntar o nome dela. Depois desse dia, ele sempre entra no mesmo vagão para ver se encontra com ela. Até que um dia ele tem sorte. Mas dessa vez o vagão está lotado e ele não consegue se aproximar dela e quando ele percebe que ela vai descer, num impulso ele desce atras e segue ela até uma loja japonesa de luminárias, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Ayako, trabalha na loja com seu avó e com Ho, um jovem com problemas mentais que é apaixonado por ela. Além de cuidar da loja, ela tem uma outra missão secreta: cuidar das lanternas que ficam em um porão sob a loja e que ninguém tem conhecimento. Lanternas que ela e seu avó acreditam ser a representação do amor das pessoas. Quando nasce um novo amor, uma nova lanterna se acende. Leonardo vai até a loja, e Ho fica muito estressado com a presença dele, por isso Ayako pede que ele nunca mais apareça por lá. Mas Leonardo não consegue ficar longe dela e volta a procurar Ayako. Ele tem certeza de que é com ela que ele vai poder viver completamente sua vida, mesmo com suas limitações. O que ele não sabe é que com essa aproximação, ele pode estar comprometendo o segredo que Ayako guarda no porão.
"Lá está ela. Finalmente.
Ayako Identifica os ideogramas. Mal pode acreditar! Cai de joelhos e chora. Um choro feliz, como chegou a duvidar que um dia teria."
Eu já conhecia a escrita do Felipe de um outro livro que li dele, sabia que era boa, mas ainda assim consegui me surpreender com Para Continuar. O que nas mãos de outro autor poderia ser apenas mais uma história de romance, acabou se tornando única e especial nas mãos dele. A história é tão linda que chorei no ônibus e quase infartei no final, quando pensei que tinha acontecido uma coisa, mas depois vi que não era nada daquilo. O livro tem de tudo um pouco, romance, mistérios, fantasia e cultura japonesa. E por sinal adorei a história das lanternas. Essa é aquele tipo de história que vai conquistando aos poucos e quando percebemos já lemos o livro todo sem conseguir desgrudar. A história é narrada por alguns dos personagens, mas em sua maioria ela é narrada por Leonardo.

Leonardo conquista logo no primeiro capitulo. Mas não por sua doença e sim por não se deixar abater por ela e querer mudar aquela situação. Só uma hora que me irritei um pouco com ele, achei ele bem egoísta em relação ao seu amigo, mas não vou contar o que é para não dar spoiler. Mas também, depois ele se arrepende do que fez. Ayako, também encanta. Ela é o tipo de pessoa que abre mão da sua felicidade pela felicidade alheia e quando a vida sorri para ela, é lindo de ver como ela reage. Outra pessoa que pouco aparece, mas que é fundamental na história e que me conquistou, foi o avó de Ayako. E Ho apesar de ser o "vilão" juntamente com seu primo Kong, também conseguiu me cativar e até queria que seu final fosse diferente. Enfim recomendo sem sombra de duvidas para quem ainda acredita que autores nacionais não conseguem ser tão bons como os estrangeiros. Felipe Colbert, é uma prova de que são tão bons e até melhores.

Nota: 



8 comentários:

  1. Olá!
    Estava querendo mesmo ver resenhas desse livro. Que bom que foi positiva. Fiquei ainda mais interessado pelo livro.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana!
    Ainda não li nada do Felipe, mas fiquei muito interessada nesse livro. A história parece ser linda.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Ainda não li nada do autor, mas acho que gostaria do livro, principalmente porque o protagonista não se deixa abater. Além disso, parece ser um bom livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, e essa é a primeira resenha que leio dele, muito bom saber que a qualidade é ótima, tenho certeza que os autores nacionais estão escrevendo ótimas histórias....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu não quis ler esse livro porque não gosto da escrita do Colbert. Li Belleville e não gostei de jeito nenhum. Achei a leitura cansativa e com personagens rasas. Logo nem solicitei "Para Continuar" à editora.
    Mas fico feliz que tenha gostado e se surpreendido. Isso é ótimo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita do Felipe e adoro a premissa de "Para Continuar" então certamente estou doido para ler o livro! Espero fazer isso em breve.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que bom que gostou da leitura, desde que vi esse lançamento
    ele me chamou a atenção, ainda não li nada do autora, mais to curiosa com esse livro
    e achei interessante o enredo dela cuidar dessas luzes.
    A capa também é linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nunca li nada do autor mas fiquei muito interessado em ler por isso tambem solicitei esse livro, que bom que voce curtiu!, assim que der vou ler.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo