05 janeiro 2016

Resenha | O Estranho Contato - Kelly Shimohiro


Livro: O Estranho Contato
Série: ?
Autora: Kelly Shimohiro
Gênero: Romance
Editora: Empíreo
Páginas: 208
Ano: 2015

Resenha:

Ágatha Guiller tem dezenove anos e acha sua vida uma chatice, como se faltasse algo, por isso ela está sempre lendo biografias. Já que sua vida não tem nada de interessante, ela lê o que acontece na vida dos outros. Ela tem três irmãos mais velhos, um deles mora em outro país. Sua rotina consiste em ir todo dia ao colégio, onde seus pais pensam que ela está estudando para o vestibular, mas na verdade ela vai até lá porque fora seu quarto, é o único lugar que ela não se sente deslocada. Ela passa as manhãs lendo em um banco de pedra no jardim do colégio. Como ainda não se decidiu o que quer fazer da sua vida, ela disse a seus pais que quer fazer medicina, sabendo que nunca vai passar no vestibular, mas assim dá para ela ir enrolando durante algum tempo.

Mas ultimamente ela anda tendo alguns sonhos estranhos. Sonhos que parecem reais. Nele ela está com um garoto e ela sente tanta segurança, tanta familiaridade com ele, que aquela sensação que ela tem de que sua vida está errada, desaparece quando ela está com ele. Ela começa a desejar sonhar com ele e a melhor parte de sua vida passa a ser quando ela está dormindo. Mas a sua rotina familiar está prestes a ser quebrada, um primo de seu pai, pede que eles hospedem seu filho, que está vindo ao Brasil por algum tempo. Seu pai não tem como recusar e quando chega o dia marcado para a chegada, ela e seu pai vão até o aeroporto buscar o garoto. Quando eles estão quase chegando lá, acontece um fenômeno no céu, vários pássaros se juntam no mesmo lugar. E isso não é nem o mais curioso, quando eles chegam ao aeroporto, o garoto que vai passar uns dias em sua casa, é o mesmo do seu sonho.

Ela fica em choque e mal consegue falar dentro do carro. O nome dele é Tom e quando eles ficam sozinhos, ele diz que ela não está louca e que ele é o garoto dos seus sonhos, e que ele é a melhor escolha dela e a beija e é como se sua vida tivesse começando naquele momento. Mas depois disso eles não conseguem mais ficar sozinhos e no outro dia quando ela acorda, ele voltou para sua casa. Ela quase tem um treco quando fica sabendo, como se sua vida tivesse sido arrancada dela. Mas ele deixa um recado, pedindo que ela o encontre na França. Inclusive ele já deixou uma passagem no nome dela e uma outra de reserva, que ela tem certeza de que é para seu melhor amigo Fred, que também está vendo umas coisas estranhas, como uma pessoa desaparecer na sua frente. Será que ela embarca nessa aventura e deixa tudo para trás?

Eu prefiro ler livros em terceira pessoa. Até gosto quando é em primeira se o narrador for um personagem interessante. Não é o caso aqui. A história é narrada pela Ágatha e infelizmente não fui com a cara dela. Depois no meio do livro em diante, ela melhorou bastante, mas até lá eu achei ela muito chata e como já não gostava dela, tudo o que ela fazia e falava me irritava. Ela começa a história falando como sua vida é ruim e como ela não gosta dessa vida, mas ela não faz nada para mudar isso. E esse foi uma das coisas que mais me irritou. Até depois lá no fim do livro a gente entende que ela tinha uma certa razão em se sentir deslocada, mas até então ela não sabia disso e fica só reclamando e esperando que aconteça um milagre e sua vida mude de uma hora pra outra.

Mas fora isso eu gostei bastante da história. Não quero soltar spoiler, mas pelo título do livro e pela sinopse já dá para perceber do que se trata a história. Achei a ideia da autora bem interessante e ela soube desenvolver isso. A escrita dela é bem gostosa de ler e a leitura se torna rápida e dá para ler o livro em um dia. Mas no final ficou muitas questões em aberto, por isso imagino que vai ter uma continuação. A edição do livro como todos os livros da editora está impecável. Eu amei a capa. Adoro esse tom de rosa meio lilás que escolheram. E as folhas são amareladas o que torna a leitura mais fácil. Acho que o que me decepcionou um pouco, foi que o último livro da editora que li e que foi o melhor nacional que li o ano passado, foi Eu Vejo Kate, que resenhei aqui e esperava alguma coisa no mesmo nível e como a história era bem diferente, acabei me decepcionando um pouco. Mas é uma boa história, ideal para ler depois de um livro mais denso ou para curar uma ressaca literária.

Nota:



21 comentários:

  1. Oie
    Eu já prefiro a narração em primeira pessoa, me sinto mais próxima do personagem.
    Ainda não conhecia este livro e fiquei curiosa, tem uma tema interessante.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também sou fã de narração em primeira pessoa e esses personagens que só esperam me lembra a Bella no Crepúsculo, haja paciência.


    Beijos
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi!

    Achei a história interessante, mas quando tu começou a falar os contra, fiqui com medo. De qualquer forma, salvei teu post pra colocar o título na minha listinha mais tarde.

    Gosto muito de ler livros assim com um pouco de mistério, mas devo confessar que é um saco quando a personagem é chata. =/

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bem? Isso está acontecendo comigo nesse exato momento! rsrs A protagonista do livro é muito chata e tudo que ela faz eu desaprovo rs Super chato quando isso acontece, né? rs Mas enfim, tirando isso, vejo que a obra é legal! Adorei essa capa! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Super interessante este livro...adorei a parte que a garota fica lendo sobre a vida dos outros...parece tanto comigo :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Pra mim, depende da história a narração em primeira ou terceira. Quando se tem um plano de fundo que pode ser bem explorado, prefiro em terceira.
    Eu já vi algumas resenhas desse livro por ai e até me interessei. Não seria prioridade; seria mais como pra curar ressaca.
    Só devo dizer que acho a capa linda.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    Eu te entendo, na maior parte das vezes, prefiro narradores em terceira pessoa. Quando a narração é em primeira, se o narrador-personagem não te ganha, o enredo se arrasta.
    A premissa do livro é até legal, mas não sei se leria no momento.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    É uma pena (e saco) quando a protagonista não é bacana. Quando me deparo com leituras assim, geralmente abandono o livro.
    Mas devo confessar que achei a capa linda!


    Participe do sorteio de livro no blog: http://goo.gl/i03FzM

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oláá Sil
    Eu ainda não conhecia este livro, mas me pareceu interessante, porém não sei se apreciaria a história já que você disse que ficam coisas em aberto, tomara que tenha continuação! ^^
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  10. É, é realmente muito ruim ler um livro em primeira pessoa quando você não gosta mesmo do personagem /: As vezes quando é terceira pessoa e o livro tem outros personagens interessantes, mesmo que secundários, ainda dá pra levar...
    Mas, fiquei com vontade de tentar... veremos se vai sobrar espaço hahaha
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário de você prefiro livros em primeira pessoa, mas nesse caso acho que não gostaria tanto, já que a personagem principal não é tão legal assim. Já aconteceu isso comigo e infelizmente acabei abandonando o livro :/
    Achei a capa linda, e a história é bem interessante!
    Bjs,

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  12. Achei um pouco estranho essa aproximação deles logo de imediato na vida real, mesmo que já se conhecessem nos sonhos. A ideia da história é legal, mas sei lá, algo me pareceu bizarro hahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Só por hoje e para sempre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Até lá pelo terceiro parágrafo da sua resenha eu estava achando super parecido com um nacional que li ano passado, essa coisa de se encontrar em sonhos e tal (Senhores dos Sonhos da Raquel Pagno) porém, parece que o livro tem um diferencial (tentando pescar algo do título hahaha). Senti uma vontadezinha de ler mas não sei se é suficiente para ir correndo atrás de um exemplar.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu achei a história interessante, mas fiquei meio receosa com esta protagonista mais ou menos. Eu também prefiro narrativas em terceira pessoa e se for em primeira, gosto quando os autores dão voz a mais de um personagem. Vou deixar o nome anotado e tentar ler assim que possível, fiquei curiosa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil, tudo bem?

    Eu já não gosto tanto quando a narrativa é em terceira pessoa. Prefiro quando é narrado em primeira pessoa, me sinto dentro da cabeça dos personagens! hahahaha
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro...esse Tom é um ET, né? Eu acho que é um ET! hahaha
    Mas realmente, livros narrados em primeira pessoa por uma personagem pé no saco não rola! :P
    Eu até acho que leria, mas não compraria. Então só vou ler se ganhar de presente! hahahaha

    Ahhh, obrigada por me indicar como parceria pra Mari Scotti! *--*

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil! Adoro suas resenhas, sempre me fazem gostar cada vez mais do livro, mas essa foi ao contrario. No início achei a premissa bem interessante, fiquei realmente tentada a ler, mas depois que li os pontos negativos achei melhor não. Principalmente o fato da protagonista. Isso me incomodou muito pois sou daquelas que tento me ver na vida da personagem ou, pelo menos, sentir como se estivesse acompanhando-a. É uma pena, esperava que ele fosse uma boa leitura. Um beijo ❤️
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Tudo bem contigo, moça?

    Hmmmm... gostei da resenha. É a primeira vez que leio uma sobre esse livro e parece até uma boa opção para quando se está numa ressaca literária, mas não conseguiu me atrair. Só pelo que disse, também não fui com a cara da protagonista.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. "não fui com a cara dela" hahahahahaha adoro a sua sinceridade Sil! rsrsrs Eu gosto de livros em primeira pessoa tb, principalmente quando a personagem é engraçada, se a protagonista não for carismática é melhor em terceira mesmo , super concordo com vc! mas que bom que ao menos vc gostou da história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil.
    Já conhecia esse livro e pelas resenhas que tenho lido, não me parece que eu vá gostar de lê-lo; Quando o personagem começa sendo muito irritante, e o livro é narrado pelo mesmo, eu acabo não me agradando da leitura. Ótima resenha.
    Beijos!


    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    Conheça o novo projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
  21. Lendo sua resenha não é o tipo de livro que eu gostaria de ler.
    Estou em uma pegada com temas mais polêmicos, vez outra coloco um levinho pra relaxar rs.
    De qualquer sua resenha ficou ótima.
    Beijo Sil

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo