13 setembro 2019

Resenha | It: A Coisa - Stephen King


Livro: It: A Coisa
Série: Não
Gênero:
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 1.103
Ano: 2014
Sinopse:
Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


Resenha:
Para quem não sabe eu me aventurei a participar da leitura coletiva do livro promovida pela editora. Não vou falar sobre o enredo porque é basicamente isso que está na sinopse. Vou focar mais nas minhas impressões sobre o livro. Essa é minha segunda leitura de It. Eu li ele pela primeira vez em 1994 mais ou menos. O livro era dividido em 2 e com essa capa horrorosa que coloquei aqui para vocês verem. E se me perguntarem o que lembro da história vou dizer que tinha um palhaço num bueiro, que teve uma cena de sexo grupal infantil, que inclusive deixaram de fora da primeira parte do filme, e que tinha uma espécie de monstro que eles enfrentaram quando crianças e novamente depois de adulto.

Como a versão que eu li era dividida em dois livros, não teve o mesmo incomodo que senti com essa edição da Suma. O livro tem 1.103 páginas então imaginem o peso dele. Eu lia 30, 40 páginas e já estava com o braço inteiro doendo. E acredito que isso contribui com uma grande parte da minha insatisfação com o livro. A outra parte se deve ao problema que tenho com todos os livros do autor, ele é muito enrolão, principalmente nas primeiras partes das historias. A Suma dividiu a leitura do livro em cinco partes e vou falar um pouco sobre cada uma delas. Mas antes de mais nada quero falar sobre a Coisa que apesar de no filme e na capa dessa edição ter sido apresentada como um palhaço, ela não é isso. Ela é o medo de cada um, então no meu caso por exemplo seria uma barata enorme hehe.


A primeira parte é basicamente uma enrolação só. Na primeira cena, a da morte do garoto no bueiro (não é spoiler), foram 25 páginas em algo que dava para contar em no máximo 3. E toda primeira parte segue assim, com 162 páginas para apenas contar que as mortes recomeçaram e para Mike contatar os outros. A segunda parte continuou do mesmo jeito. Foram mais de 50 páginas para contar uma cena de bullying. Ele viaja muito. O garoto passa em uma ponte e lá vai 5 páginas para falar sobre a ponte. Mas falando em bullying é o que une os sete amigos do “Clube dos Otários ”. Bill é gago, Richie usa óculos e tem a língua grande, Ben é gordo, Eddie é hipocondríaco, Stan é judeu, Mike é negro e Beverly a única garota da turma é vista como a "vadia" por só ter amigos homens. E a amizade entre eles foi a única coisa que gostei do livro.

Depois da página 300 em diante mais ou menos melhorou o ritmo. Mas a minha alegria durou pouco porque logo em seguida começa a parte 3 e o autor viajou novamente. Com mais da metade do livro lido ainda não sabemos o que aconteceu no passado com eles, já que agora adultos eles esqueceram o que aconteceu. E novamente temos páginas e mais páginas de enrolação. E na quarta parte finalmente a história ficou boa. Mas esperar 700 páginas para a história começar a fazer sentido é muita coisa. E 700 páginas com uma história que podia muito bem ter sido contada em 200, exagerando ainda. Como me irritei até chegar na quinta e ultima parte do livro. 


Mas então a minha irritação virou indignação. A cena que citei ali no começo da resenha, que cortaram do filme, é absolutamente desnecessária. Quem pretende ler o livro pule para o próximo parágrafo porque vou soltar spoilers aqui. Quando eles vencem a Coisa no passado, eles ficam perdido nos esgotos e para conseguirem sair de lá eles precisam se unir e Bev sugere que todos façam sexo com ela. Como assim Sr. King? um grupo de 7 crianças fazendo sexo com cenas descritas em detalhes e o senhor ainda me vem dizer que não acha que foi errado ter escrito isso? Tá certo que ele estava bêbado quando escreveu o livro, mas hoje ele diz que não se arrepende do que escreveu porque eram outros tempos? Eu que já não gostava do autor por causa do tanto que ele enrola, hoje nem quero ler mais nada dele depois disso. E ele ainda me escreve a cena como se a garota, que por sinal sofreu violência domestica até então, tivesse tido a brilhante ideia para que ninguém sugerisse que ela foi estuprada por seis garotos.

Mas enfim, o livro que dizem ser uma obra prima do autor, para mim foi o livro que me fez desistir enfim dele. Quanto ao filme eu assisti a parte 1 e até que gostei bastante, basicamente porque tem muita coisa diferente do livro. E uma coisa que gostei foi eles separarem a parte 1 e 2 com eles criança e depois eles adultos, coisa que no livro vai sendo contado em paralelo. Pegaram só o que interessa e deixaram os devaneios dele e essas cenas horrendas de fora. Espero gostar da parte 2 também. Agora o que me deixa chocada mesmo é ver o tanto de elogios que esse livro recebe. Acho que devo ter algum problema, só pode.


Nota:
 








16 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Eu confesso à você que eu tenho esse calhamaço em minha estante, fico tentado a lê-lo, mas me desanimo com a quantidade quase que absurda de páginas. Que pena que a leitura não tenha lhe agradado, quem sabe eu tome coragem e enfrento as mais de mil páginas desse monstro literário. Amei sua resenha, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler o livro, vi só o filme e gostei muito
    Parece ótimo
    Beijão
    http://www.opsquerida.com.br
    https://www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  3. Terror e um tipo de leitura que não faço nenhuma questão de ler
    Imagina um livro com mais de mil páginas
    Passo longe
    Eu comprei por impulso um livro do autor chamado Desespero e até hoje não tive coragem de ler porque uma amiga leu e disse que se sentiu angustiada
    Gostei da sua resenha sincera direto ao ponto
    Gostei da sua colocação sobre a parte que envolve crianças
    Acho que tudo tem um limite e e importante termos uma visão crítica sobre isso ,não importa se o autor e famoso ou não
    Você não tem problema vejo nesse comentário sensatez de sua parte
    Parabéns por isso

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, eu acho que cada um vê de um modo por isso vc detestou e outros amaram. Eu não li It, mas li outros do autor e gostei muito mesmo, uma pena vc ter desistido. Quanto ao filme eu gostei bem mais do primeiro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. GENTE WTF!!! Eu tô chocada com essa cena! Eu acho que o fato de você não gostar do autor, também influencia o que a gente encontra em suas obras. EU odeio o Green e não gosto dos livros dele KKKK Já não curtia o King antes, agora nem quero! Cruzes.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de Todas as pequenas luzes
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil.
    Eu vejo essa leitura de um modo bem diferente de você até porque encaro como um drama não como terror, o que torna as partes prolixas como atos de reflexão.
    Entretanto concordo com a cena da Bev. Acredito que se o King queria mostrar a perda definitiva da inocência poderia ser feito de outra forma.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Sempre tive curiosidade por este livro, mas ficava sempre com medo de começar e não concluir. Não curto muito leituras que enrolam, depois da sua resenha decidi não ler. Quem sabe um dia. Adorei sua resenha, deu pra ter uma Boa noção da história.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Iria ser bem melhor mesmo se na história do filme A COISA fosse o medo de cada um, hahaha. preferiria.
    Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro só por causa do gênero. E Do palhaço também ,uma das milhares coisas que "A coisa " podia se apresentar para mim é o clássico palhaço.
    Depois fiquei sabendo dessa história da suruba das crianças e só de pensar nisso o meu estômago se revira.
    Que bom que nenhuma das adaptações pro cinema usou essa cena repugnante. Me admira isso ter sido publicado.
    Certo que o King era alcoólatra na época,mas todo mundo que teve contato com a obra antes de ser publicada também estava alterado?
    Desculpa o desabafo kkkk

    Ou seja ,esse é um livro que jamais lerei

    Ótima resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!

    Como você sabe eu não curto os livros do King por causa do gênero. No meu caso "A coisa", seria um escorpião gigante embora confesso que esse palhaço é tão assustador quanto.

    Eu não sabia dessa cena das crianças e achei nojenta e desnecessária. Para que, colocar isso em um livro de suspende/terror? O que isso agrega da narrativa?

    Se antes as obras do autor não me interessavam, agora me interessam menos ainda.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um medinho dos livros do King. ausauhsuahs Seria como o Joey e colocaria no congelador hehehehe

    A resenha ficou linda!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  12. Oi
    gostei da sua resenha, até agora só tinha lido comentarios positivos do livro, confesso que não tenho vontade de ler, até porque não é um gênero que curto, uma pena que a leitura não foi proveitosa pra você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. MEU DEUS! Não li ainda a obra e pretendia, mas não fazia ideia desse absurdo! E como assim o autor ainda diz que não se arrepende? Como não tinha visto nada sobre isso em outros cantos? Estou extremamente indignada. Ainda bem que já pude me preparar através do seu olhar bem apurado.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Sil! Acho que a sua é a primeira resenha negativa que vejo desse livro. É bom ver que nem sempre tudo é aquela obra-prima que achamos que é.
    Eu até gosto do King, mas ultimamente suas obras andam me decepcionando um pouco.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bem?
    Eu li It há uns anos atrás e devo todo meu medo e traumas com palhaços a esse livro e ao primeiro filme de 1973 (se não estiver errada), eu também não gosto do que o autor fez com a Bev e também acho que o livro é longo. O único acerto da obra de King que ainda está enraizada no meu cérebro é A Coisa e como vencer ela. Enfim, a ideia foi mal executada.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  16. Acho It uma obra de arte, mas concordo plenamente na cena de sexro grupal envolvendo crianças de dez anos ser totalmente desnecessária. King arrasa em seus livros, mas detestei essa cena em especial.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo