15 setembro 2019

Resenha | As três partes de Grace - Robin Benway


Livro: As três partes de Grace
Série: Não
Gênero: Drama, Jovem Adulto
Autora: Robin Benway
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Ano: 2019

Resenha:
Grace não vivia cada momento do seu dia pensando no baile de boas-vindas como suas amigas. Mas ela sabia que ia ter um vestido bonito, que seu namorado Max ia pegá-la com um smoking alugado e que seus pais iam tirar um monte de fotos antes deles saírem. Mas nada disso aconteceu. Enquanto todos dançavam no baile, Grace estava no hospital dando a luz a sua Pesseguinha. O apelido carinhoso é porque quando Grace descobriu sobre a gravidez, ela já tinha o tamanho de um pêssego. E tanto Max, como seus amigos, lhe viraram as costas assim que souberam do ocorrido. Mas não foi nem esse o motivo que levou Grace a se decidir pela adoção. Ela simplesmente sabe que não vai ser suficiente para sua filha.

Mas quando Pesseguinha nasceu, ela cometeu o erro de segurar sua bebê no colo e isso acabou com ela. Grace passou dez dias trancada no quarto com uma dor tão intensa rasgando seu peito, que ela achou que ia morrer. E quando finalmente ela se levantou foi para dizer a seus pais que precisava conhecer sua mãe biológica. O que não vai ser nada fácil, porque a adoção de Grace pelos seus pais foi feita através de advogados e a unica coisa que eles sabem sobre sua mãe, é seu nome. Mas eles sabem que Grace tem um irmão mais velho, Joaquin e uma irmã mais nova, Maya, que mora a poucos minutos da casa deles. Então Grace manda uma mensagem para Maya se apresentando e pede que a irmã entre em contato com ela.

Maya sempre soube que era adotada, já que é morena e todos na sua casa são ruivos. E Maya que nunca se sentiu em casa, sente que as coisas ainda estão piorando ultimamente, pois seus pais estão brigando cada vez mais. Seus únicos momentos de escape são os que ela tem com sua namorada Claire. Então quando ela recebe o email de Grace, ela sente que pode ser um sinal de que algo vai melhorar. Enquanto isso Joaquin está em seu décimo oitavo lar adotivo. E ele não sabe o que fazer pois, Mark e Linda com quem ele já está há dois anos, querem adotá-lo em definitivo. Mas depois de tantas decepções, como abrir seu coração para quem quer que seja. Três adolescentes que só tem em comum o fato de terem sido gerados no mesmo útero, vão descobrir o verdadeiro significado da palavra família.

"— É exatamente isso que uma família é, Joaquin — gritou Maya. — Isso significa que não importa para onde você vá nem a distancia, você ainda é parte de mim e de Grace e nós ainda somos parte de você também."

Esse livro foi o segundo VIB do ano. Para quem não sabe o Very Important Book é um projeto do Grupo Editorial Record onde algumas pessoas são selecionadas para receber a prova antecipada de algum de seus futuros lançamentos. E até o presente momento da postagem dessa resenha ainda não se tinha a data de lançamento dele. Mas quando lançar, não percam tempo e adquiram logo o exemplar de vocês, porque esse livro merece ser lido. Eu já sabia que ia me emocionar, porque junto com o livro vem uma cartinha falando um pouco sobre a história e nela foi dito que todos na editora que leram o livro se emocionaram. Mas eu não achei que ia me emocionar tanto.

Antes de mais nada quero falar sobre o título, que no original é Far from the tree, e a tradução deu um enfoque na Grace, sendo que todos os três são igualmente protagonistas do livro. Mas como é com ela que começa a história e é por causa dela que eles acabam se encontrando, eu até que relevei a tradução e acabei gostando. A capa também está divina. Eu amo flor de cerejeira e ela deu o toque sensível que a história pedia. Quanto a revisão, o livro que eu recebi é uma prova antecipada que ainda não foi revisada, mas se não avisassem eu nem teria percebido, porque está como se já tivesse sido revisada.

E agora vamos falar do assunto principal abordado pela autora: a adoção. Principal porque temos vários assuntos discutidos no livro. Esse tema é um assunto muito dificil de ser abordado. Eu fui ler as opiniões sobre o livro antes de começar a ler e vi várias pessoas perguntando a forma como a autora levantou a questão, porque geralmente a pessoa que deu a criança para para a adoção é que é a criticada na história por causa daquela velha história que é melhor para as crianças ficarem com os pais biológicos. Mas será mesmo? Qual o verdadeiro significado da palavra família? Pais adotivos não amam com a mesma intensidade que os biológicos? Hoje em dia vemos muito essa questão família sendo debatida e gostei bastante da forma como a autora abordou isso no livro.

O livro é dividido entre os três irmãos e cada capitulo acompanhamos a história sob o ponto de vista de um deles. Grace é quem conhecemos primeiro e a história já começa com tudo porque ela acabou de dar sua filha e a dúvida de se fez o certo ou não está corroendo ela por dentro. Quem olha para Grace vê a garota perfeita que nunca vai fazer nada de errado. E por todos esperarem essa perfeição dela é que ninguém se conforma quando ela engravida no ensino médio. E seu dilema interno é muito forte porque ela sabe que fez o certo, mas e o vazio que ficou para trás e parece que nunca mais vai ser preenchido?  E é Grace quem vai tomar a iniciativa de procurar por sua mãe, porque só então ela entendeu que as vezes não é por falta de amor que uma mãe doa seu filho.

A segunda pessoa que conhecemos é Maya. Aparentemente Maya é a que tem mais motivos para ser feliz, porque seus pais são ricos e a apoiam em tudo. Mas Maya nunca se sentiu em casa. Ela é a que tem mais raiva dentro de si e expressa isso brigando com todos a sua volta e usando de um humor sarcástico. Maya é completamente diferente fisicamente de todos na sua família e é só o que ela consegue enxergar o tempo todo. O núcleo da Maya é o mais intenso, mas não foi quem mais me emocionou. Mas uma coisa que gostei bastante foi que a Maya é lésbica e ela tem uma namorada e a autora contou isso da forma como todos deveriam fazer. Não houve nenhum "destaque" por isso, a coisa rolou naturalmente.

Agora quem acabou comigo foi Joaquin. Ele é o mais sensível dos três irmãos. Eu não me aguentava de chorar ao ver sua fragilidade e a forma como ele reagia a isso. Eu queria entrar na história e pegar ele no colo e nunca mais largar. Joaquin não foi adotado e passou por inúmeros lares temporários. Nos EUA eles tem um sistema onde as pessoas que acolhem crianças recebem uma ajuda em dinheiro e infelizmente a grande maioria dessas pessoas só estão interessadas no dinheiro mesmo e não se importam com as crianças que já estão passando por um momento dificil e que pode ser ainda pior. E por ter passado por tantos lares Joaquin não consegue mais receber amor de ninguém.

E como chorei lendo essa história porque quando os três se conhecem, fica evidente o quanto eles precisam um do outro. Eu já fui adolescente e sei o quanto essa fase é dificil, imagine ainda passar por ela sem ter seu lugar definido no mundo.A autora foi de uma sensibilidade ao abordar um tema tão dificil e fez isso com maestria. Para quem gosta de livros que emocionam e histórias onde os sentimentos saltam das paginas e vem direto para nosso coração, esse livro vai te agradar com certeza. É uma história tocante e que infelizmente é a realidade de muitos. Mas ao mesmo tempo também é a realidade de tantos outros que estão com seu coração aberto para dar amor a quem precisa. Leitura mais do que recomendada.

Nota: 








16 comentários:

  1. Deve ser um romance emocionante
    sem duvida quero ler sim

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Achei bem legal o tema abordado na trama. Uma pena ainda não ter data de lançamento, pois parece ser um livro muito bom.
    Vou ficar de olho para conferir o lançamento.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Estou lendo este livro e a premissa me surpreendeu logo de cara, eu não me lembro de ter lido nada parecido e estou muito cativada pelos irmãos. Ansiosa para saber o que irá acontecer com ele. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Eu recebi esse livro no VIB, mas minha caixinha veio só ele então não sabia da cartinha da editora e que era tão emocionante assim.
    Eu gosto de histórias assim, apesar de dificilmente ler dramas alem da Colleen e Brittainy.
    Terminando minha leitura atual vou pegar esse para conhecer mais dessas três personagens e suas histórias, pois sinto que chegou o momento dessa leitura.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Essa história parece intensa só pelo fato da Grace ter decidido dar sua filha para adoção, algo que deve ser super pesado de fazer (mesmo sendo a coisa certa em alguns casos). Somando isso ao relacionamento dos irmãos, deu pra ter certeza de que é uma história que faz as lágrimas rolarem haha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil como vai? Adorei sua resenha e a indicação também, essa obra me parece daquelas inesquecíveis. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem:? Eu ainda não comecei a ler, mas já vou preparar os lenços certeza que vou chorar muito lendo! E essa capa é maravilhosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oii! :)
    Menina, que história hein! Espero que ele seja publicado logo, fiquei super curiosa para conhecer mais sobre o livro! Pela resenha me lembrou muito os livros da Kristin Hannah, que sempre trata com muito carinho e sensibilidade temas tão difíceis. Acho importante que as pessoas conheçam o outro lado da história.

    Adorei o post!
    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Eu estava falando HOJE desse livro para minha mãe, que você leu e amou, então precisamos comprar! HAHAHAHA
    Acho que vou me emocionar bastante lendo... NECESSITO!!!!!!!!
    É diferente de tudo o que já li!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Nossa, eu faz tempo que li algo que me emocionasse e acho que está na hora de começar uma leitura nesse estilo. Eu fiquei aqui me perguntando se no fim de tudo a Grace conheceu a mãe, se Joaquim conseguiu amar de novo e se Maya acalmou a raiva que tem dentro de si. Parece um livro que aborda temas pesados e que aquece o coração.
    PRECISO LERRRR e sair da minha zona de conforto!

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Ah, eu já tinha ficado apaixonada pela capa, agora estou mais ainda pela história lendo sua resenha. Parece ser tão linda, mas também triste.
    Me deixou bastante curiosa em relação a mãe deles, e também a construção do Joaquin.
    E pra mim família se escolhe sim, e pode ser a real ou não. É onde a gente é amado e ponto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. nossa que bacana conhecer a história desses irmãos e parece mesmo super emocionante, fiquei curiosa com a leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Quando esse livro saiu lá fora, ele fez mó sucesso; e aqui no Brasil não está sendo diferente. No momento, meu espírito não está muito para leituras assim, mas dica anotada
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!

    Meu deus, eu já fiquei emocionada só de ler a sua resenha, imagina com o livro em mãos! Essa capa por si só é muito linda, e a história então, deve ser muito sensível e reflexiva. Um dia desses eu assisti um filme chamado Unplanned, recomendo aliás, e embora aborto seja um assunto diferente de adoção, leva ao mesmo ponto: nem sempre uma mãe doa/aborta por falta de amor. Nunca sabemos as verdadeiras razões das pessoas, a vida que levam, é muito fácil para nós apenas julgarmos. Enfim, fiquei muito curiosa pra ler a história!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com tanta vontade de ler esse livro! A história parece ser tão incrível!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muuuito lindo Sil, adoro livros emocionantes!
    Espero poder ler logo!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo