28 outubro 2015

Resenha | A Menina da Neve - Eowyn Ivey


Livro: A Menina da Neve
Série: Não
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Gênero: Fantasia, Drama
Páginas: 352
Ano: 2015

Resenha:
1920. Jack e Mabel, cansados dos olhares de pena dos vizinhos por não terem filhos, tomam a decisão de mudar para um lugar onde esses olhares não machucam. Um lugar afastado de todos, eles vão para o Alasca. Mas o que parecia ser uma solução para seus problemas, só agravou a solidão deles. O lugar é isolado, com um inverno rigoroso, onde o frio e a escuridão impera. E o trabalho é muito árduo. Eles estão cada vez mais distantes e tudo o que Mabel faz, parece lembrar que falta a presença de uma criança com eles. Então ela toma a decisão de tirar sua vida. Para não deixar Jack mal visto pelos outros, ela decide simular um acidente, indo até o rio em um local que ela sabe que o gelo é muito fino. Mas nem isso parece cooperar. Ela atravessa o rio e volta e o gelo continua no lugar.

Jack apoiou sua esposa quando ela quis se mudar, mas as coisas estão cada vez mais difíceis e ele não sabe até quando vão conseguir aguentar, se continuar desse jeito, eles terão que voltar. O serviço é difícil para alguém de sua idade e ele não sabe se vão conseguir sobreviver até a próxima colheita. Então quando um morador ali de perto, oferece ajuda com a plantação, ele aceita. Mabel não gosta nada dessa história porque o combinado era eles ficarem sozinhos. Mas eles acabam passando o dia de ação de graças com os vizinhos, que sugere que Jack mate um alce, assim eles sobreviverão ao inverno. No dia seguinte, a neve tomou conta do lugar e Mabel num impulso começa a construir um boneco de neve. Jack ajuda e em vez de um boneco, eles acabam construindo uma menina. Até luvas e um cachecol vermelho, eles colocam nela.

Durante a noite, Jack acorda e olha pela janela e tem a impressão de ver uma menina correndo entre as árvores. Ele sai lá fora e percebe que o boneco de neve sumiu, inclusive as luvas e o cachecol. Mas o mais curioso, são as pegadas pequenas humanas perto do local em que estava o boneco. No dia seguinte ele resolve seguir as pegadas e acaba encontrando pegadas de raposa perto das outras, mas não encontra nada. Mabel também vê a menina e parece que a raposa está junto com ela. Jack até acaba matando um alce enorme e tem certeza que a menina ajudou ele a encontrar o alce. A menina começa a aparecer com mais frequência e eles começam a duvidar de sua sanidade, afinal como um boneco de neve criou vida e se transformou em seu maior desejo? As visitas da menina cada vez mais frequentes, trazem alegria para suas vidas. Mas até quando isso irá durar? Essa alegria toda irá acabar juntamente com o inverno?
"Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real — ela e Jack a tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona."
A menina da neve é uma história baseada em um conto de fadas russo. Nele, um casal de velhos que não podem ter filhos, faz uma menina de neve e no dia seguinte ela cria vida. Essa é a base do conto, mas o final dele tem várias versões. Não vou contar aqui para não dar spoiler. Eu solicitei esse livro para resenha, mas na verdade não esperava nada dele. É tão bom quando fazemos isso, porque a história tem a chance de nos surpreender. E foi o que aconteceu aqui. A menina da neve é uma história linda, de amor e fantasia, uma história onde o desejo se torna realidade, como mágica. A autora começou tão de mansinho e quando percebi estava completamente envolvida no história. Me perguntava a todo momento se aquilo era real, se estava realmente acontecendo ou se era tudo loucura dos protagonistas. E era tudo tão lindo que eu quero acreditar que era tudo real.

Os personagens são únicos e não tem como não torcer por eles. Mabel não tinha me agradado muito no inicio, mas conforme fui entendendo sua dor, passei a gostar dela e torcer para que tudo aquilo estivesse mesmo acontecendo. Jack ao contrário, já me ganhou logo no inicio. Mesmo ele sendo passivo em alguns momentos, achei linda a atitude dele em ser solidário a Mabel. Garrett, o filho mais novo dos vizinhos, também me ganhou com sua bondade e disposição para ajudar. E Faina, a menina da neve, é a garota misteriosa e arredia, que confunde e atrai. O final deixou meu coração apertado, mesmo já espetando que aquilo fosse acontecer. Enfim, é uma história linda e mágica que indico a todos que gostam de um bom conto de fadas. Mas os reais, não as versões romantizadas da Disney.

Nota: 




39 comentários:

  1. Olá!
    Adoro quando não esperamos nada do livros e nos surpreendemos.
    Ainda não tinha lido nenhuma reseenha do livro e com sua me interessei demais
    Gosto de livros de amor e fantasias
    Amei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Silvana, nossa que história legal, amei, quero ler esse livro e descobrir se a menina era real ou não e se for real como ela ganhou a vida. Adorei a resenha, mas um livro para minha listinha...
    Beijinhos

    https://amanhecerliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Silvana.
    Esse livro está na minha lista. Lerei ele agora no início de novembro para resenhar.
    Ao contrário de você já criei altas expectativas em cima dele desde a primeira vez que vi. Mas uma das minhas crenças já foi modificada, eu não imaginava que se tratasse de um conto russo. Mas acho que vou gostar, ao menos é o que eu espero.
    Adoro coisas que se passam nas décadas antigas como no início do século XX e que tem neve, então já são pontos positivos. Envolvenddo crianças também me prende. Vamos a leitura.
    Boa resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Esse não é o tipo de história que eu leria mas, achei a premissa até interessante. Adoro ler histórias que me surpreendem talvez fosse o caso desse livro, não sei. Vou anotar o título, quem sabe!

    Adorei sua resenha, muito bem escrita. beijos!

    http://www.deixaela.com/2015/10/resenha-padma.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa, agora quero muito ler. É uma história interessante e diferente do usual, espero realmente ler.

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, ele já está na minha meta de leitura *--*


    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    a história desse livro parece ser mega envolvente e diferente
    desde que vi o lançamento dele eu fiquei curiosa para ler e que bom que pegou ele sem expectativas e gostou de ler e a capa é linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amiga olha confesso que quando eu recebi a degustação sobre esse livro eu li e fiquei um pouco confusa. Estava até com medo de ser um livro de terror para você ter uma ideia. Mas até então não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro e tenho que confessar que adorei a sua. Estou bastante curiosa quanto a estória, mas quem irá ler mesmo é minha colaboradora Tamara. Espero que ela goste. Eu estou com ele aqui também, mas vou ver se leio mais pra frente, enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/especial-conhecendo-os-autores-6.html

    ResponderExcluir
  9. Oi ...
    Confesso que li sua resenha por alto , porque , estou louca para ler esse livro !
    Estou evitando detalhes rsrsrs

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Como é bom quando um livro nos surpreende, quando não esperamos nada e temos tudo!!!! O trabalho gráfico também está show de bola, fica ainda mais interessante né?
    adorei
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Só a capa desse livro já me deixou louca para ler, sua resenha então me deixou ainda mais ansiosa pela leitura!
    É tão bom ser surpreendi por uma leitura, ultimamente é isso que busco nos livros que leio, a surpresa!
    Adorei a resenha
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  12. Ah, não estou preparada para o final deixar meu coração apertado. :/ Essa será uma das minhas próximas leituras e estou super ansiosa para conhecer a história. Espero me envolver com a leitura como você se envolveu, torcer pelos personagens e pra tudo ser real também.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Ser surpreendida por um livro que a gente não esperava muito é mesmo incrível, né? Tenho vontade de ler esse livro por ele ser baseado no conto russo (tenho uma paixãozinha pela Rússia), e ver a sua resenha (que foi a primeira, aliás) me deixou ainda mais animada. Parece ser tão lindo!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Dentre os lançamento que a editora apresentava eu sempre escolhia esse, não por esperar muita coisa, mas por parecer o melhorzinho. Sua resenha me mostrou que ele é muito bom, adorei as perguntas que você deixou no ar, me deu muita vontade de conhecer a história.
    Gostei muito dele ser baseado em uma lenda, quando eu fico sabendo dessas coisas costumo pesquisar a lenda original, por que adoro essas histórias que tecem a cultura dos povos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Como é bom quando não esperamos muito e a leitura nos surpreende né?
    Eu já tinha visto o livro e me encantei pela capa dele e como sempre, ia comprar sem sequer ler a sinopse. Mas meninaaaa, que história linda!!!! Mesmo imaginando que o final será triste eu quero muito lê-lo! Amei sua resenha e fiquei doida por um spoiler...hehe
    beijinhos!
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Nossa, 5 estrelas! Então o livro é muito bom! É tão bom quando o livro nos surpreende, né? Estou com ele aqui na pilha, esperando para iniciar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Tudo bem? AHHHH EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Amo a capa dele, amo a premissa e os seus comentários só fizeram com que eu ficasse ainda mais ansioso para lê-lo. É muito bom quando a gente pega um livro esperando nada e acaba se surpreendendo positivamente, né? Espero que aconteça isso comigo também! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    Esse livro é completamente diferente do que imaginei.
    Parece aquelas histórias de Natal e seus milagres. Acho que vi um filme parecido...
    Mas, confesso que, se fosse comigo, eu sairia correndo dali ao ver que meu boneco de neve tomou vida.
    Beijos e seguindo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bom??
    Estou meio chateada, não solicitei esse livro e me arrependo a cada leitura, ele parece ser tão bom!!!
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil! Resenha maravilhosa! Solicitei esse livro e também não esperava muita coisa, mas pelo jeito acho que vou gostar, sim. E muito, eu diria. Apesar de ser uma história um pouco triste, acho que essa história acaba mudando a vida do casal. Adoro essas histórias que apresentam contos ou lendas de outra cultura. Não sabia que "A menina na neve" era baseado nesse conto. É bom eu dar uma sacada nisso, não é!

    Boa resenha. Só se atente aos erros de digitação!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista de desejados, desde o seu lançamento me interessei, essa é a primeira resenha que leio dele e fiquei ainda mais curioso....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    nossa o livro parece ser bom. Não solicitei porque achei que não iria ser legal, mas curti.
    Fiquei curiosa

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie Sil =)

    Estou com esse livro separado para ler já. Só não comecei ainda por que estou com uma terrível ressaca literária então quero ver se leio algo mais "leve" antes de pegar ele. A premissa é uma graça e a história parece ser bem envolvente. Espero gostar bastante ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  24. Olá, Sil.
    Eu já estava interessado nesse livro, agora o interesse triplicou! Tenho certeza que vou adorar a obra, principalmente porque adoro os contos russos.
    A premissa é bem interessante e o desenvolvimento também parece ter sido.
    Não vejo a hora de conferir a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  25. Oi :D
    AAAh, to doida pra ler esse livro.
    Na verdade, nem li a resenha completa pra poder ter surpresas na leituras ahhaha fiquei motivada com a nota máxima!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Silvana, eu estou com esse livro para ler aqui na minha estante mas não sobrou um tempinho ainda, mas ele será um dos próximos que irei pegar. Essa é a primeira resenha dele que eu vejo e fiquei muito cativada, eu adoro um bom conto de fadas, desses reais mesmo. Tenho a impressão que não vou me arrepender da leitura, parece ser bem do jeitinho que eu gosto!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Sil,
    Que resenha mais linda.
    A NC esta fazendo muita divulgação desse livro e estou bem ansiosa para ler. Achei a trama bem interessante. E assim como Luiza acho que já vi um filme parecido. Adoro conto de fadas e quero muito o livro.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  28. Oi Sil
    Comecei a ler esse livro e já estou curiosa com todo o mistério.
    Legal saber que é baseado num conto de fadas russo.
    Como adoro contos de fada, vou amar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Oie
    Estou louca para ler este livro, e depois de ler sua resenha fiquei mais curiosa. Parece muito boa a história.
    Amo essa capa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nossa eu não conhecia esse livro, amei sua resenha e fiquei super curiosa para ler, acho que vou apostar nele hein
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oláá
    Adorei sua resenha e estou curiosa pela resenha mas ao mesmo tempo como você estava, sem esperar tanto, então espero gostar como você também haha eu amei essa capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Sil, tudo bem?

    Eu estou super curiosa em relação a este livro. Quando li a sinopse dele fiquei bem intrigada. Esse negócio da boneca de neve ganhar vida é bem interessante - se é que isso ocorre mesmo, né?
    Quero saber o final!! \õ/ hahahha


    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  33. Olá Sil! Que linda resenha, fiquei encantada! Já tinha lido outras resenha sobre esse livro, e a sua me deixou louca para ler o livro. Já estava com vontade de ler, e depois desse texto, aumentou mais. Não sabia que era um conto russo, e olha, fico imaginando o desenrolar dessa história. Como vão se relacionar com essa misteriosa menina e o final? necessito dessa leitura! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Se tem uma coisa que amo, é quando um livro nos surpreende de maneira positiva, quero muito ler esse livro, ainda estou esperando ele chegar, e já estou encantada com a história. Espero gostar tanto quanto você.
    Bjim!
    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  35. Oi Sil,
    Mas gente a proposta desse livro é bem parecida com a do filme 'A Estranha Vida de Timothy Green', engraçado que é da Disney hahahahaha

    Eu solicitei também e pensava algo completamente diferente. Agora fiquei ansiosa para ler, quero saber o final. Acho a capa linda.
    E gente morar no Alasca, que coragem...se bem que moro no Rio...nem sei o que é frio mais.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Já o queria, mas aí você disse que é baseado em um conto russo e... continuo querendo! A premissa é ótima e, se tem um pouco de Rússia, estou aceitando! Mas morar no Alasca, dispenso! Ele está na minha lista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Essa capa é linda <3
    Vai entrar na minha lista "quero ler"

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  38. Oi Sil!!
    To com ele aqui para ler e adorei sua resenha me fez querer ler AGORA! Que bom que não esperava muito e acabou se surpreendendo, assim que é gostoso, espero me emocionar também e gostei de saber a base da história! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oii, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho visto muito esse livro nos blogs, mas essa é a primeira resenha que eu leio dele. Confesso que adorei a premissa do livro, achei ela bem original. E acredito que eu iria gostar da leitura, então ele já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo