08 outubro 2015

Resenha | Nosferatu - Joe Hill


Livro: Nosferatu
Série: Não
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Gênero: Terror, Suspense
Páginas: 624
Ano: 2014

Resenha:

2008. A enfermeira Ellen Thornton entrou na sala de cuidados prolongados com a cabeça em outro lugar. Ela estava pensando no presente de natal que irá comprar para seu filho Josiah. Por isso levou um susto quando viu que o paciente Charlie Manx estava com os olhos abertos. Faz três anos que ela cuida dele, desde que começou a trabalhar no Presídio Federal de Englewood, mas ele já está em coma a sete anos. Charlie foi preso por sequestrar e matar crianças. E não é só os olhos que ele abre, quando ela percebe, ele já agarrou seu pulso e está falando com ela. Ele diz que tem um lugar para Josiah lá na Terra do Natal junto com as outras crianças. Ellen fica apavorada por ele saber o nome do seu filho e começa a gritar e consegue soltar seu braço. Mas quando ela trouxe os agentes penitenciários, ele estava da mesma forma de antes, em um coma profundo.

1986. A Pirralha, também conhecida como Victória, tem oito anos e pais que brigam o tempo todo por causa dos surtos da sua mãe. Depois de um desses surtos em que sua mãe acha que roubaram sua pulseira, Vic sai de casa com sua bicicleta e imagina que vai encontrar a pulseira e acabar com a briga e vai parar na Ponte do Atalho. Ponte essa que está proibida por falta de segurança. Mas quando ela percebe, ela já atravessou a ponte e não sabe como, está na praia onde seu pai diz que a pulseira foi perdida. Ela recupera a pulseira e volta pela mesma ponte, enquanto atravessa ouve um ruído de estática, e quando chega em casa ela está com muita febre. Essa é a primeira de muitas vezes em que ela atravessou a ponte e voltou com objetos perdidos. Todas as vezes ela volta doente.

1990. Quando Bing Partridge viu o anúncio da Terra  do Natal, ele logo lembrou do melhor natal que teve em sua vida, quando era criança, antes de toda a tragédia acontecer e soube que faria qualquer coisa para tê-lo novamente. Então ele se candidatou a segurança da Terra do Natal. E antes mesmo de receber a resposta, ele começou a sonhar com o lugar. E não apenas sonhou, ele começou a ver o Rolls-Royce preto, de placa NOS4A2, o Espectro. Até o dia em que Charles Manx desceu do carro e o convidou, não para falar sobre um emprego, mas sobre o futuro. Mas para isso ele tem que provar seu valor. Ele tem que salvar dez crianças dos monstros, ou seja, seus pais. Mas a ideia que Charles tem de salvação é pouco diferente da realidade.

1991. Vic está com treze anos agora e as "viagens" que ela faz pelo Atalho, não parece ser mais tão normais quanto eram quando ela tinha oito anos. Então ela pensa em alguém que possa ajudá-la e atravessa a ponte. Ela encontra a bibliotecária que diz ter o mesmo dom que ela, só que enquanto Vic encontra as coisas quando está na sua bicicleta, ela soletra coisas com seu jogo de Palavras Cruzadas. Ela avisa a Vic que fique longe do Espectro.
1995. O tempo passa e Vic agora com dezessete anos está naquela fase que só quer saber de encrenca e o Espectro é encrenca com certeza. Eles se encontram, mas Vic consegue um feito inédito, ela é a primeira a conseguir escapar de Charlie. Mas Charlie quer vingança e mesmo depois de muito tempo ele ainda não esqueceu e vai vir atrás de algo muito especial para Vic.
"É claro que ele iria voltar... quem quer que O Espectro fosse. Não teria deixado o carro ligado se não fosse voltar e, quando chegasse, ela precisava ter ido embora."
Esse é o segundo livro que leio do autor, já tinha lido A Estrada da Noite e gostado muito. Ele herdou o talento do pai, Stephen King, sem dúvida. Mas devo dizer que gostei mais do primeiro do que desse. Porque? Morri de medo em A Estrada da Noite. Pelo tanto de resenhas positivas que li de Nosferatu, esperava uma história de arrepiar os cabelos, mas não foi isso que encontrei. Achei a história muito cansativa pelo excesso de páginas e só bem no final que a coisa pegou e mesmo assim, não senti medo e sim perturbação por ver o que as crianças faziam. O livro tem muito mais mistérios e suspense do que terror propriamente dito. Não que seja um livro ruim, pelo contrário, é muito boa a história. Eu li em três dias, pois não conseguia largar. Mas o que me incomodou foi esperar o tal terror e não encontrar.

Não gostei também de terem mudado o nome. O original é a placa do carro NOS4A2, que quando pronunciada com os números em inglês, lembra NOSFERATU, vampiro em alemão, coisa que Charles quase é, pois, ele suga as crianças enquanto elas estão no carro e rejuvenesce, e as crianças perdem toda a inocência e a noção do certo e do errado. Charles, o Espectro ou o carro, é o vilão da história, Eles são um. Ele é o melhor personagem do livro e apesar de chocada com as coisas que ele fazia, me peguei torcendo por ele em alguns instantes, tamanho carisma do personagem. Vic, também me agradou bastante. E choquei com o final, esperava outra coisa, mas depois gostei. Recomendo para quem tem estomago, pois a história é bem forte e chocante em algumas partes, mas muito bem escrita. Ouso dizer que gosto mais do Joe do que do Stephen. Pelo menos no que li até agora, ele tem se mostrado ótimo.

Nota:



21 comentários:

  1. Oi ...
    O livro não está dentro da minha zona literária de conforto , mas , me interessei bastante na leitura .
    Acho que vou arriscar rsrsrs
    Beijos ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu sou muito fã do King mas nunca li nada do Joe? Loucura mesmo
    Esse livro parece ser bem bom. Gostei muito da sua resenha, me deixou bem interesada
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!
    Nunca li nada do Joe Hill, mas tenho curiosidade por motivos de "será que o talento corre mesmo na sangue?" Quando você disse que gosta mais dele do que do SK, fiquei: "UAU!" rsrs
    Eu confesso que não sou muito de livros de terror (não por medo, porque não me assusto fácil), mas porque não me interessa muito. Então por isso gostei de saber que esse tende mais para o suspense. Quem sabe começo por esse?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Joe Hill, adorei a premissa do livro e sua resenha, mas ele não é nem de longe tão bom quanto King pra mim hahaha
    Aliás, está falando a Kingmaníaca kkk
    Adorei mesmo, quero ler!

    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Esse livro estava na minha wishlist, mas com o tempo perdi a vontade de conhecer essa história. Gostei de saber que ele é mais puxado para o suspense, já que esse é um dos meus gêneros favoritos e eu não curto muito terror. Talvez eu leia Nosferatu algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bem? Gosto da premissa de Nosferatu, mas fico preocupado por ele ser de terror. Mesmo você dizendo que ele não assusta, pelo que vi, acho que ia me assustar! hahaha Sou muito medroso, eu confesso! Mas vai que eu não me assusto, né? Talvez eu deva arriscar a leitura do livro e ver o que acho! rs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro livro de terror, mas só leio durante o dia. kkkkk

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sillll

    Menina, eu ia morrer sem saber que o JH era filho do SK! hahahahah
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Não sei se leria, não por você ter falado que ele te cansou em umas partes e meio que deu uma enrolada no terror, e sim só pq não me conectei com a história.
    Mas vi que vc disse que morreu de medo de A Estrada da Noite. Eu tô querendo ler um terror bem terror! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil.
    A premissa do livro é muito boa e o autor também aparenta ser. A única pena é que o livro não assuste tanto. Porém, ainda assim, acredito que leria. Também curto livros mais voltados para o o suspense.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou atenção, não é muito meu estilo de leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiiii Sil, tudo bem??? Eu não sou muito fã do King não :( E do seu filho não cheguei e ler nada ainda, mas já vi o filme O Pacto e confesso que não curti muito não :P
    Mas essa resenha me atraiu sabe? Fiquei com vontade de conhecer e descobrir o que tem por trás de tudo isso :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adoro livro do gênero.
    Ainda não li esse e nem A estrada da noite.
    Algumas partes da resenha eu acabei pulando pra deixar informação pra quando for ler :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Opa
    filho do mestre Stephen King com certeza deve ser bom
    gostei da sinopse também
    bju Sil


    http://karinapinheiro.com.br/o-dia-a-dia-de-um-casal/

    ResponderExcluir
  14. Pelo nome do livro eu tb estava esperando vc comentar que era super arrepiante! Eu como morro de medo de livros/filme de terror acho mais fácil ler quando é mais mistério que horror!!! rsrsrsrs

    Beijos, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Este livro foi o primeiro que li do autor e gostei muito. Na verde ele é um livro de horror né, e não terror. Tem uma premissa bem instigante, curti muito a leitura e quero ler outros livros do autor.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Eu queria ler A Estrada da Noite pelo motivo que é simplesmente um livro e porque vi ótimas recomendações sobre ele. Não era porque o cara tinha bagagem. Nem conhecia o autor direito. Tipo, o histórico dele!! É filho do King e eu nem sabia. Acho que não leria esse não pela quantidade de páginas que já me deixou cansada e por causar perturbação e ser mais para um horror. Meu estômago é fraco para essas coisas apesar de eu ter ficado curiosa!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Adorei sua resenha e me deixou mega curiosa.
    Adoro o gênero, mas engraçado, leio pouco e assisto mais.
    Charles parece ser um personagem bem interessante e esse plot dele com as crianças, que macabro...
    E a inicial, nossa odeio quando pegam no meu pulso eu ia dar um show que nem a moça HAHAHAHAHA

    Também acho que seria mais interessante terem deixado o nome original, é atrativo, até...dá aquela curiosidade pra saber o que significa e tals.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Estou louca nesse livro, mas sempre que vou comprar não tem nas livrarias e sempre está esgotado na internet.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  19. Oláá Sil, tudo bem??
    Acredita que eu ainda não li este livro e conheço muito pouco do autor?? Pois é, mas amei ler a resenha e fiquei bem curiosa para ler o livro, especialmente depois que li a quote, o livro parece envolver muitooo suspense e mistério, eu amo livros assim, dá mais e mais vontade de ler né?!
    Amei a resenha Sil!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil! Já vi muito a respeito dessa obra, mas ainda não tive oportunidade de ler nada relacionado a ele ou o pai. Bom, mas espero ler e gostar e também ler o primeiro livro que vc citou, mesmo como medo de morrer de medo rs

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  21. Nossa Sil, que história! Eu não sabia nada sobre o livro e não imaginava que tivesse um enredo tão complexo. Pensei que fosse uma releitura do clássico vampiresco, mas percebi que até há uma referência a isso na trama. Até hoje só li O Pacto, do autor. Apesar de ter gostado, confesso que não faz muito o meu estilo de escrita favorita. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo