22 outubro 2015

Resenha | O Vilarejo - Raphael Montes


Livro: O Vilarejo
Série: Não
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma
Gênero: Terror
Páginas: 96
Ano: 2015

Resenha:
No prefácio do livro, Raphael nos conta como tomou conhecimento de O Vilarejo. Segundo o autor, ele recebeu uma ligação de um sebo dizendo ter em seu poder uma coleção de livros de uma senhora que havia falecido. Entre esses livros, ele encontrou três cadernos de capa de couro, escrito a mão com varias ilustrações, mas em uma língua desconhecida. Ele aceitou analisar o material. Logo ele viu se tratar de uma narrativa dividida em sete capítulos. Na capa interior dos cadernos ele encontrou um nome: Peter Binsfeld. Pesquisando na internet, ele descobriu que Peter era um padre demonologista, que vivia na Alemanha no século XVI.


O legado mais famoso do padre é a classificação dos demônios. De acordo com ele, os sete reis do inferno é responsável por invocar um pecado capital nos humanos. Asmodeus, luxúria. Belzebu, gula. Mammon, ganância. Belphegor, preguiça. Satan, irá. Leviathan, inveja. Lúcifer, soberba. E depois de muito procurar, ele descobriu a língua que estava escrito, cimério, uma língua morta e a única pessoa que ele encontrou no mundo todo que conhecia a língua, se recusou a traduzir os textos logo que colocou os olhos nele. Mas ele deixou um dicionário com o autor, que traduziu os cadernos. Essa tradução é o que encontramos em O Vilarejo.

São ao todo, sete contos, e em cada conto temos a forte ação de um dos sete pecados capitais. Em comum nos contos, o lugar, O Vilarejo, que hoje não existe mais, Depois de ler todos os contos, você irá entender o porque disso. Os contos não estão na ordem cronológica, então podem ser lidos fora de ordem. Eu li na ordem em que o autor escolheu organizá-los. E apesar de ser histórias independentes, os personagens se cruzam um na história do outro. isso foi uma coisa que gostei demais. Eu que não sou muito a favor de ler contos, não estranhei a leitura, me pareceu ser uma história única por ter os mesmos personagens em quase todos eles.


Li em algumas resenhas, os blogueiros falando que não sabem se o prefácio é verdadeiro ou não. Eu acredito que isso foi uma jogada do autor. Assim como fez Pittacus Lore em Os Legados de Lorien. Mas não deixou de ser uma excelente jogada, o autor apresentar a obra como se fosse algo que veio até ele de uma forma bem inusitada. Tanto o prefácio, como o posfácio, nos deixam aquela sensação de arrepio subindo pelo corpo. Mas não considero o livro de terror não. Se você está com o pé atras para ler esse livro por causa disso, leia, ele é mais de horror do que de terror. Já no primeiro conto, tive meu estomago revirado com uma coisa que acontece lá. Me deu até vontade de vomitar. Mas medo, não senti não.

Os contos, apesar de serem representados pelos demônios, que dizem ser os responsáveis pelos pecados capitais, podemos ver que eles agem sim, influenciam, mostram os caminhos mais fáceis, mas quem escolhe o que fazer, é o ser humano. O autor mostra bem em cada história, o quanto o ser humano pode ser baixo, frio e mau em sua natureza. Enfim tudo se resume ao livre arbítrio, que foi dado ao homem lá no começo do mundo. Cada um escolhe o que caminho que quer seguir. E por fim quero falar sobre a edição do livro, que está impecável. As ilustrações são lindas e a diagramação perfeita. Eu estava com receio de ler algo do autor, mas gostei do que li e assim que der, eu vou ler outros livros dele.


Nota:




29 comentários:

  1. Adorei a sua resenha! E adorei as fotos. É o primeiro blog que vejo as fotos da parte de dentro do livro e fiquei super contente em ver q são coloridas!

    EntreLinhas Fantásticas | Curta nossa página no Facebook! Em breve SORTEIO do Dia das Bruxas!

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    sempre gostei muito da capa desse livro, e quero ler ele, espero que logo!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra ler esse livro. Visualmente já chama muita atenção e com todo esse mistério fica ainda mais atraente. Mas a sua resenha é a primeira que leio. Já fiquei animada.

    ResponderExcluir
  4. Que edição linda, to bem curiosa pra ler esse livro.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana!
    Eu já li um livro desse autor, e é maravilhoso! Daqueles que dá muito medinho rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha.
    Faz tempos que estou namorando esse livro.
    Ele tem 96 páginas? :O preciso ler logo.

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hummm parece sim interessante fiquei curiosa aqui beijokas http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiee, xará =)
    menina, achei super bem trabalhado o livro, as ilustrações, gostei da tua opinião, contudo não a ponto de ler, pois sou medrosa #Shiuuu, mas é verdade! rsrs Quem sabe um dia leio algo mais assustador e compartilhe rsrsr


    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  9. Horror é pior que terror pra mim... essa vontade de vomitar me perturba ainda mais que o medo. Li Dias Perfeitos do Raphael e revirou meu estômago também, e não quero repetir a experiência, então não leria. Mas achei muito legal a questão dos contos terem ligação com os pecados capitais e também o fato dos personagens aparecerem nos contos uns dos outros, mas não é leitura para mim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    horror e terror não fazem muito meu estilo. Não curto a história, então vou deixar passar a dica.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Raphael Montes está na minha lista de livros que preciso comprar, amo o tipo de história que ele escreve e simplesmente fico enlouquecida com o número de elogios que ele sempre recebe.
    Agora ele se aventurou no terror e mais um dele para lista.

    Beijos, Vanessa
    (http://amamosaleitura.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil
    Estou muito curiosa para ler este livro, na verdade nunca pensei que pudesse ficar, pois nunca fui muito fã de livros assim. Os contos parecem abordar o pior do ser humano, o que já é um ponto positivo, pois gosto quando o autor explora isso. Ótima resenha!
    A edição parece estar ótima mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Sil que edição maravilhosa hein, estou muito curiosa com esses contos e que ilustrações lindas. A Edição está perfeita. Parabéns a Editora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Uma das meninas resenhou esse livro no blog e sinceramente eu não sei se pegaria para ler, porque ele me pareceu ser bem sinistro, mas eu tenho que confessar que a edição está linda mesmo como a Joyce disse acima. Mas a leitura mesmo eu passo, porque gosto de livros mais leves sabe? Mas mesmo assim gostei da sua resenha.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ora-bolas.html

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    É a primeira resenha que encontro sobre O Vilarejo e que menciona o prefácio do livro. Gostei. :) Eu fiquei ainda mais curiosa com o contexto que o autor criou. Adoro contos e sempre tive grande vontade de prestigiar o talento do Raphael Montes. Espero logo adquirir a obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Sil =)

    Estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, mas confesso que a premissa dele me deu um pouco de arrepio rs...
    Horror e Terror para mim é tudo a mesma coisa e sei que vou ficar morrendo de medo durante e depois da leitura XDD

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Gnt esse livro é lindo adoro ilustração!
    Ele já ta na minha lista de compra =D
    bjus

    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, Sil!
    Eu gosto bastante do Raphael Montes, o cara arrasa demais. Eu não tinha prestado atenção nessa parte do prefácio que você comentou. Como sou ávida por História cri que o que ele falava era verdade. Ah, eu espero que seja, sei lá. Já li outra obra dele Dias Perfeitos e gostei por demais. Mas esse livro dele eu vou passar pelo motivo que você já conhece, ressaltei no post anterior a esse. No mais, mesmo com medo de ver o horror, eu fiquei curiosa com a obra.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Sil,
    Adorei sua resenha, está muito boa. Quero muito ler algo do Raphael Montes, acho que vou começar com esse.
    Vi a edição e está linda mesmo!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. oi...
    adorei tua resenha! e amei as fotos...
    morro de vontade de ler esse livro, mas também morro de medo! Mesmo sendo um livro curto...estou protelando...hehe
    parabéns...teu post está maravilhoso!
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil,
    Não sei se foi jogada de marketing do autor, mas arregalei o olho já no prefácio, hahaha.
    Sou um pouco medrosa, mas sempre que der eu me aventuro em livros do gênero. Fiquei bastante curiosa com a sua resenha,vou separar um tempinho para ler, no meu quarto de luz acesa e com um a abajur debaixo da cama, hahaha.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  22. Que edição linda! Eu adoro contos, e esses parecem perfeito para quem gosta de terror. Estou curiosíssima para ler a obra! *-* Adorei sua resenha! <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Eu não estava com esse livro na lista pois achava que seria de terror mesmo, com sustos e tal.
    Já fui logo julgando... Tanto que essa é a primeira resenha que leio do livro.
    Gostei de saber que é mais horror... Até porque esse lance com os pecados capitais chama bastante a minha atenção.
    eu conheci o Raphael Montes quando ele esteve aqui na minha cidade no lançamento de Dias Perfeitos. Ele é muito querido!!! Espero gostar desse livro também :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Gente que diagramação linda!
    Eu não sou muito fã de livros de terror, mas compraria ele só pelo belo trabalho que fizeram.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Sil, tudo bem?
    Já li Dias Perfeitos do autor e detestei :P Mas ainda quero ler Suicidas, que é sue primeiro livro e todos elogiam muito. Particularmente, não leria esse não. Gosto do autor e tal, ele é muito simpático e atencioso. Mas, não gosto dessas jogadas de marketing. Eu sei, eu sei, livro também é produto e afins que já estamos cansados de saber. Mas nesse caso, eu não gosto, sei lá. Tipo, essa história toda, lembra muito o book trailer de Dias Perfeitos, que também mostra a "história" chegando para ele. Não curti isso :P
    Fora isso, eu gostei de saber sobre o livro. Acho que eu iria curtir os contos, pelo assunto abordado e tal, mas quando vou comprar uma obra, eu acabo analisando tudo o que faz parte da mesma :P
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá... Silvana... que o livro foi lançado eu tive a indagação de que ele seria mais de horror do que de terror e agora lendo sua resenha pude ter essa certeza... acredito que livro de horror é mais marcante do que terror... porque de horror o frio na barriga é mais intenso rs... gostei muito da premissa e embora eu não curta livros de contos, eu achei esse legal porque os personagens se encontram e tem ligação... Xero!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá,Silvana!

    Já tinha lido algumas coisas anteriores sobreo livro, mas a sua resenha foi bem mais específica.

    Apesar das cenas de horror e tudo mais, quero dar uma chance para o livro. Já li Dias Perfeitos e amei.

    Adorei conhecer seu blog.

    Sinta-se a vontade para me fazer uma visitinha.

    Abraços.
    http://emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Adorei a resenha, quero muito ler esse livro,eu amo contos e gostei mais ainda de sabe que nesse caso os personagens se cruzam um na história do outro,acho sensacional e a diagramação pela foto que você postou tá muito linda.

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Que edição maravilhosa!
    Eu não sabia do que o livro se tratava, mas agora fiquei mega curiosa O livro parece ser MEGA caprichado e isso só chama mais atenção ainda!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo