18 março 2016

Especial | Política nossa de cada dia


Manifestação em Brasilia (03/2016)

Nos últimos dias estamos sendo bombardeados de noticias que estão preocupando a população brasileira em sua maioria. São feita denuncias quase todos os dias sobre os políticos que deveriam cumprir com o seu papel e pelo contrario, agem na maioria das vezes pensando somente em se auto beneficiar. É triste ver que essa tem sido a realidade que nos cerca e que isso infelizmente não é de hoje. Em 2015 tivemos manifestações em varias cidades brasileiras, que tinham como principal objetivo a insatisfação contra o atual governo Dilma. E 2016 não poderia ser diferente, porem com uma proporção ainda maior. Quero deixar claro que NÃO estou defendendo nenhum partido politico.

Acredito que de alguma forma todos estão indignados com os acontecimentos atuais. Portanto não quero me deter em minhas palavras e vim sugerir filmes nacionais que abordam o tema de forma mais abrangente.


Veja a seleção:

O ano em que meus pais saíram de ferias (2006)
1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno. Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo , um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo. De forma simples você se emociona


O que é isso, Companheiro? (1997)
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos  para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura. Esse é um filme difícil de encontrar, porem vale a pena!!!


Tropa de elite 2 (2010)
Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava.
E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Tema muito atual!


O dia que durou 21 anos (2012)
O documentário narra os interiores – desconhecidos pela maior parte da sociedade brasileira – da participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe militar em 1964, através de documentos sigilosos que ficaram secretos durante anos. Mostra que os Estados Unidos estava decidido a invadir o Brasil para que o golpe tivesse sucesso. Vale a pena ver !!!

Resumindo...

Coloquei poucos, porem a lista é imensa e muito rica. Existem muitas obras nacionais que abordam o tema politico de forma sutil ou com mais veemência, então é só escolher. Com certeza vai encontrar muita coisa sobre a Ditadura Militar, o que é bom! Afinal não tem como deixar passar esse fato histórico tão importante sobre o nosso país.

E por ultimo deixo como sugestão o vlog do professor Walter de historia que conta nossa historia de um jeito todo peculiar e uma linguagem que com certeza você vai entender e gostar. Aperte o play!




Desejo que com tudo que ocorreu e que está ocorrendo, que venhamos ser cidadãos mais conscientes não só ao votar mas também, em nosso dia a dia. Aprender e entender que a corrupção não está somente no Planalto Central, mas em pequenos gestos que cometemos. Como por exemplo se beneficiar com o troco a mais que o caixa sem querer lhe deu, usar o wi-fi do vizinho sem ele saber (SIM ! doí mas é a verdade) entre tantas outras coisas que já estamos carecas de ler e ouvir falar. 


11 comentários:

  1. Desses, já conferi O ano em que meus pais saíram de ferias e Tropa de Elite 2; ambos são excelentes.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Olivia, gostei da postagem. Um assunto que agora está toda hora na mídia e algo importante a ser discutido. Dos filmes citados assisti "Tropa de Elite 2" na época que vi no cinema lembro que ao final o público aplaudiu o filme.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, flor, tudo bem?

    Desses citados ancima o único que assistir foi tropa de elite, confesso que não faz meu estilo de filme, mas achei super bacana sua iniciativa, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, talvez eu aprenda algo, na maioria das vezes sim! Fiquei curiosa quanto ao primeiro!

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. todos os blogueiros tirasse um tempinho pra falar sobre temas como esse, com certeza teríamos mais pessoas mais bem informadas. Uma pena que a realidade é outra.
    Já em relação aos filmes, conheço todos e assisti alguns. Gosto muito do cinema brasileiro, tem muita coisa excelente e de certa forma é o reflexo da nossa sociedade. Por isso achei super bacana você ter feito essas indicações.
    Conheci o blog agora,Já estou seguindo e vou acompanhar seu cantinho ♡
    Beijos!
    | BLOG PSYCHOTECA

    ResponderExcluir
  5. Menina, genial seu post! É o que muitos de nós estava precisando pra conseguir se situar nessa loucura toda que está o Brasil. Ás vezes me dá medo tudo isso. A impressão que tenho é que uma guerra fria está a ponto de estourar.
    Ótimas dicas de filmes e vou logo conferir o vlog do professor.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  6. Oi! Ótimas dicas!
    Assisti alguns dos que você citou durante o meu ensino médio, até mesmo para ajudar nas auls de história. Todks tem ensinamentos e mensagens que co sidero importantes. E como cidadãos acho obrigação de todos tentarmos ao menos conhecer a estória e política do nosso país.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas de filmes para entrar no clima do que está nosso país ultimamente, rsrs. Cada dia mais está uma loucura, tenho até medo do futuro do Brasil, viu.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Olivia, suas dicas são excelentes! Não assisti aos filmes, mas quero ver o documentário "O dia que durou 21 anos" e o vlog do professor Walter parece ser bem interessante, com certeza vou visitar! Parabéns pela postagem, gostei muito da iniciativa.

    http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Olivia!
    Primeiramente, quero dar os parabéns por essa importante tag que nos faz refletir e muito sobre o momento político atual do nosso país.
    Acho que tudo na vida tem 2 lados e que essa confusão toda nunca foi por ideologia, mas sempre por dinheiro e poder!
    Quanto aos filmes, o único que assisti foi Tropa de Elite 2 e é realmente sensacional e verdadeiro. O ano em que meus pais saíram de férias eu não tenho certeza se assisti, por isso, já adicionei agora mesmo em minha lista, junto aos demais que ainda não vi.
    Parabéns mesmo pelo post e deixo um abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Olivia!
    Sinceramente? Parabéns por ter resumido tão bem a realidade em que vivemos atualmente, que, sim, está uma verdadeira bagunça e dói acompanhar cada notícia que sai na TV porque infelizmente não é da noite para o dia que as coisas vão mudar, que o brasileiro vai acordar plenamente e lutar de vez pelo Brasil e sua real democracia, mas a esperança existe e, com Deus no controle, seguimos na luta! Valeu as indicações de filmes também; conhecia apenas o primeiro e Tropa de Elite 2, de longe mesmo, nunca cheguei a ver nenhum deles realmente, mas me interessei por O que é isso, companheiro?, uma pena ser difícil de ser encontrado, mas quem sabe em algum momento?
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo