11 março 2016

Entrevista | Rennan Andrade

Hoje trago uma entrevista com o autor parceiro Rennan Andrade, autor do livro A Luz de cada mundo resenhado aqui no blog.

Nome: Rennan Andrade

Idade: 16 anos

Cidade onde mora: Embu das Artes - SP

Quem é Rennan Andrade, se apresente aos leitores:
Eu sou alguém que acredita no poder da honestidade. Sério, eu acho que é muito fácil você chegar pra alguém e dizer que essa pessoa é hipócrita, falsa ou mentirosa, mas diante de certas circunstâncias, é muito mais difícil ser honesto, sincero, e falar a verdade nua e crua. Todo mundo mente, isso é fato, mas, no momento, ser mais e mais sincero a cada dia é a minha meta. Virei vegetariano por uma questão de sinceridade própria, comecei a treinar teclado por uma questão de espiritualidade, e no momento eu escrevo por pura criatividade. Criar é o que me faz feliz, independente do quê e independente do gênero. Seja narrativa longa, conto, roteiro, composições... Transformar palavras em arte é o que me faz realmente feliz, e se eu não pudesse escrever seria como se metade da minha vida fosse embora.

Você sempre quis escrever, como começou? 
Eu comecei a escrever com cerca dos onze, doze anos. Eu não lembro muito bem. Só sei que quando comecei a escrever, não parei mais. Eu comecei treinando minha escrita ao escrever fanfics, e de lá pra cá, eu devo dizer que evoluí muito. Eu não sabia metade das técnicas, das regras, e não tinha um estilo próprio. De uns tempos pra cá, eu venho criando o meu próprio estilo e estou feliz em experimentar gêneros diferentes. Ser um autor independente me dá essa liberdade de escolhas, pra falar a verdade, e fico feliz quando as pessoas me dizem que gostaram de “A Luz de Cada Mundo” ou de “Armadura de Ferro”. Como eu disse, criar me faz feliz, e eu amo quando minhas criações fazem outras pessoas felizes.

Vamos falar sobre seu novo projeto, como surgiu a ideia de escrevê-lo?
Drama sempre esteve presente em todos os meus projetos, mas nunca foi um gênero base. Eu tenho dois projetos dramáticos em mente para o futuro, o primeiro é um livro em si, e o outro é a minha antologia, A Verdadeira Morte. Eu tomei um gosto interessante por contos desde 2015, e escrevi diversos deles desde que A Luz de Cada Mundo foi lançado em Julho. Com o que eu já tenho agora, digamos que todos podem esperar um material bem maduro e sentimental em comparação com o meu último trabalho, e a inspiração veio dos diversos dramas que eu já li, junto com todas as ideias que eu já tive. Quer dizer, porque o final tem que ser sempre tão clichê? Por que não surpreender o leitor? Deixá-lo com raiva? Por que não fazê-lo pensar sem ter que colocar os diabólicos finais abertos e reflexivos que tanto me irritam? (risos)

Quanto tempo levou para os contos ficarem prontos?
A princípio, em uma noite eu já havia escrito um ou dois contos (prefiro escrever à noite), e por tanto material que eu já tinha, eu imaginava que eu teria a antologia completa em mãos já em Janeiro. Mas não. Eu tinha muito material, sim, mas eu já deveria ter esperado que o projeto iria evoluir. É o que eu gosto de chamar de “O Poder de Janeiro”. Janeiro e fevereiro são, digamos, os meses de ouro pra mim. É quando eu consigo escrever em minha melhor forma. Eu realmente não sei o porquê, afinal eu não gosto de verão e são os meses que mais fazem sol, mas mesmo assim, as chances de eu ter um bloqueio criativo nesses dois meses são nulas.

Enfim, o projeto evoluiu e eu escrevi bastante. Agora, eu já tenho, sim, material suficiente para lançar a antologia. Eu só eu decidir quais entre as dezenas farão o corte final – acreditem, não é pouca coisa.

Já tem data de lançamento?
Segundo semestre de 2016. Não há como eu adiantar nada mais que isso, mas não se preocupem, o projeto não irá ficar para 2017. Já tenho outros planos para esse ano...

Se pudesse escolher alguma trilha sonora para a antologia, qual seria?
Difícil. Acho que Habits (Stay High) da Tove Lo combina com alguns momentos do livro, mas se eu pudesse escolher uma música tema, escolheria Over You, da Miranda Lambert. Fala um pouco sobre o tema, como é difícil superar uma perda de um ente querido. É algo abordado num dos contos que eu escrevi, e engloba tudo o que essa antologia diz. Mas no fim das contas acho que todos pensarão numa música diferente quando estiverem lendo meus contos.


Tem algum autor que te inspire, que você admire?
Nicholas Sparks Forever. (risos).
Brincadeira. Eu sou sim um grande fã do Nicholas, mas não posso dizer que ele me influência diretamente nas minhas obras. Nem Gayle Forman ou Agatha Christie, das quais eu também sou fã. Na busca pela chamada “originalidade”, o melhor é sempre se inspirar em si mesmo, e eu não me prendo a influências justamente para não acabar me prendendo a estilos que não combinam comigo. Keep it simple. Eu amo romance, mas não é um gênero que eu goste de ter como principal em meus livros. Geralmente fica como algo secundário... Pelo menos até o momento.

Obrigada por responder as perguntas, o espaço a seguir é seu, deixe uma mensagem aos leitores do blog
Escrever é uma arte. E como em qualquer arte, não basta ter habilidade, é preciso ter amor por aquilo que se faz. Seja você escritor, desenhista, fotografo, cineasta ou músico, deve saber que o mundo artístico nunca é o que parece do lado de fora, mas isso não significa que não seja incrível estar nele, entretendo as pessoas das mais diferentes formas. Eu escrevo pois amo criar histórias através das palavras, e se você também ama criar, vá em frente! Leia vários livros, pratique seu português, encontre sua alma artística. É a melhor coisa do mundo quando fazemos algo que realmente gostamos.

Muito obrigado aos leitores que leram essa entrevista. Espero que tenham gostado! J


17 comentários:

  1. Oi Sil, Oi rennan, tudo bem?
    Adorei a entrevista. Tenho o e-book A Luz de cada mundo aqui, mas ainda não consegui ler. Mas depois de conhecer um pouco mais do autor, deu até mais vontade de conhecer a sua obra <3
    Desejo todo o sucesso do mundo para o autor e que ele só evolua nesta estrada =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Não conhecia o autor, mas gosto bastante desse tipo de post justamente pela oportunidade que ele nos dá de acabar conhecendo melhor um autor novo.

    Também penso que o autor que criar algo que faça as pessoas felizes, já é um motivo para eu ficar feliz também ^^

    Muito sucesso para ele e parabéns pela entrevista!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil, tudo bem?

    Não conhecia o autor, mas confesso que já gostei, concordo com muito das coisas que ele disse! Adorei saber mais sobre o autor é o trabalho dele, vou fica aguardando as resenhas para saber mais sobre as obras dele *-*

    Beijinhos

    http://www.resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil.
    Uma quantidade enorme de autores começou escrevendo fanfics; isso é incrível. Pelo visto, esse tipo de escrita de fã é um terreno fértil de talentos. rs
    Bom saber que o autor já tem outro projeto engatado. Torcendo para sair logo e que ele faça ainda mais sucesso.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Gostei bastante da entrevista! Achei muito legal da parte dele não buscar inspiração em um autor e seguir com seu estilo sozinho... desta maneira ele não fica sendo comparado a todo momento.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    A maioria dos meus parceiros também começaram escrevenso fanfics. Eu só li uma fanfic na vida, chamada Harry Potter e o Mistério do Véu Negro. Adorei, mas nunca mais li nenhuma.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil, tudo bem?
    Nossa, que autor mais simpático!
    Ele começou a escrever bem novo, nessa idade eu nem lia rs.
    Acho que as entrevistas nos aproximam dos autores e adoro conhecer um pouco mais!
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a entrevista e conhecer melhor o Renan. Sempre acho legal ler entrevista com autores, pois nos tornam mais próximos deles. Ainda não li nada do autor, mas tenho vontade! :D

    PS: Ele gosta de Agatha Christie! <3<3<3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, gosto bastante de conferir entrevistas, principalmente para saber mais a respeito do autor em destaque, bem como seus principais trabalhos, planejamentos, anseios e afins. Já deu para perceber que seu estilo é único, assim como sua obra. Desejo muito sucesso ao autor em sua trajetória. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  10. Hein? 16 anos e já escreve desde os 11? E para completar, possui projetos de mais livros a serem lançados. Nossa, isto é o que chamo de amor pela literatura.
    Gostei do fato dele ser fã de Nicholas Sparks. Críticas à parte, também sou fã deste autor!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o autor começou a escrever cedo, ein? Que bacana! :O
    E gostei dele falar que a inspiração tem que ser a própria pessoa. <3
    Não conhecia o autor, mas já virei uma admiradora e com certeza vou querer ler seu trabalho.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu já conhecia o Renam mas essa é a primeira entrevista que vejo com o autor. Achei interessante ele ter pensado em escrever desde tão cedo e que em apenas uma noite havia escrito um ou dois contos. Assim como ele, eu também prefiro escrever de noite kkk Muito simpático, parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  13. Ai que bacana!
    Super concordo "o melhor é sempre se inspirar em si mesmo"
    Desanimei um pouco quando disse receber influência de Sparks, maa já animei quando mencionou Agatha Christie HAAHAHAAHA
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Essa menino tem opinião própria e confia em seu próprio taco. Gostei disso! Não sou uma grande leitora de contos, então provavelmente não pegaria a obra dele para ler, mas achei curioso o fato de ele ficar mais criativo no verão, odiando tanto assim o calor haha
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá, Silvana!
    O Rennan é uma das grandes revelações da literatura brasileira recente! É um menino de muita opinião e creio que fará muito sucesso!
    Ele também se tornou parceiro do nosso blog e desejo muito sucesso a ele!
    Parabéns ao blog pelo espaço aos autores brasileiros! Com certeza, esse tipo de divulgação fortalece muito a cultura nacional!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Menina, como ele é novinho, fiquei boba com a idade do garoto. E mesmo com tão pouca idade ele parece ser super centrado, adorei conhecê-lo.
    Amo contos, sempre estou lendo algum e no meu kindle tenho vários, de todos os gêneros possíveis.Com certeza vou querer ler os contos dele. ;)
    Desejo boa sorte e muito sucesso ao Rennan!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    É muito bom ver um jovem com um pensamento tão maduro e se dedicando a escrita.
    Não conhecia o autor, por isso é legal ter entrevistas assim, ficamos conhecendo mais sobre o autor e sua obra.
    Beijo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo