09 março 2016

Resenha | Proibido - Tabitha Suzuma


Livro: Proibido
Série: Não
Autora: Tabitha Suzuma
Gênero: Romance
Editora: Valentina
Páginas: 304
Ano: 2014
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Resenha: 
Em Proibido, conhecemos Maya, 16 anos e Lochan, 17 anos, dois irmãos bem diferentes das pessoas de sua idade. Enquanto os outros jovens vão a escola, se divertem, tem seus relacionamentos, pais e mães que cuidam deles, Maya e Locham se dividem entre estudar e ser pai e mãe de seus irmãos mais novos, Willa, 5 anos, Tiffin, 8 anos e Kit, 13 anos. Seu pai foi embora a 5 anos atras e desde então, eles tem criado seus irmãos mais novos e cuidado da casa, já que sua mãe ou está bêbada para fazer alguma coisa, ou não está em casa porque saiu com algum homem ou com suas amigas para se divertir. Maya apesar de tudo, ainda tem amigos na escola, já Lochan, não consegue fazer nenhuma amizade e fora do seu circulo familiar, ele mal consegue falar uma ou duas palavras.

Desde muito pequenos eles sempre foram grudados. Como eles tem uma pequena diferença de idade, as pessoas achavam que eles eram gêmeos e eles até se comportavam como tal. Um sabia até o que o outro estava pensando. Eles ainda são os melhores amigos um do outro, mas depois que seu pai foi embora, as responsabilidades aumentaram e Maya percebe que Lochan já não é o mesmo, nem mesmo com ela. E ela fica nervosa só de pensar que ele está terminando o colégio e logo ele vai para uma faculdade e quando ele perceber que pode ser livre, ele vai deixar todos eles para trás. A vida deles se resume a estudar e cuidar da casa e dos irmãos, já que eles não querem em hipótese alguma serem separados. E se alguém descobrir como eles vivem, é isso que vai acontecer.

A gota d'água é quando sua mãe esquece de buscar seus irmãos na escola e eles desaparecem. Lochan perde a paciência e grita com ela. E sua mãe revida jogando na cara dele que ele não é normal e que ela tem vergonha dele. Lochan até tenta se relacionar com as pessoas, mas não consegue. Além de bonito ele é um dos alunos mais inteligentes do colégio e isso atrai a atenção das garotas, mas a única menina com quem ele consegue conversar é Maya. E quando ele percebe está sentindo por ela algo que não deveria sentir. E Maya retribui esse sentimento. Eles tentam se afastar e negar o que estão sentindo, mas é mais forte do que eles. E agora o que eles irão fazer quando as pessoas descobrirem o que está acontecendo?

Eu li muitas resenhas desse livro e todas diziam a mesma coisa, que o livro mexe com a gente a ponto de vermos com outros olhos algo que consideramos errado. Num primeiro momento o que eu pude ver na história foi uma família completamente desestruturada psicologicamente, principalmente Lochan que precisava urgente ver um psicólogo antes de ter um surto. É claro que ele está sob muita pressão e aquilo vai estourar de alguma forma. Não sei se é por isso ou não tem nada a ver, como não sou dessa área não posso dizer com certeza, mas a mim me pareceu que sim, que ele direcionou todo seu sentimento para a unica outra pessoa no mundo com quem ele conseguia falar. Então a princípio não acreditei que era amor o que ele sentia por Maya. O que eu vi foram dois adolescentes tendo que assumir um papel que não cabia a eles.

Eu sou adulta e tem horas que fico sobrecarregada com todas as responsabilidades, Agora imagine dois adolescentes tendo que se virar para criar mais três crianças, fazer comida, serviços domésticos e ainda fingir na escola que está tudo bem para não serem separados em lares adotivos. isso tudo em uma idade que os sentimentos estão a flor da pele, tudo é maior. Sei que muita gente vai me criticar, mas sinceramente eu não consegui ver o que eles sentiam como amor e sim como uma necessidade, tanto física, como psicológica. E é tão evidente que, principalmente Lochan não está bem, pela atitude que ele toma no final da história e a primeira reação da Maya também mostra que ela não está bem. E mesmo com o fim da história, eu não pude deixar de pensar o que seriam das outras crianças se alguma coisa não for feita.

Mas é inegável que a autora fez por merecer todos os elogios que ela recebeu até agora. Ela escreve sobre um tema tão polêmico com tanta leveza, que realmente a gente torce para que aconteça um milagre e eles consigam ficar juntos. Mesmo você sabendo que o incesto é moralmente incorreto (pelo que pesquisei, pelo menos no Brasil não é crime, o crime é fazer sexo com um menor de idade), não tem como não torcer por eles. E quero deixar claro que em nenhum momento a autora apóia o incesto, pelo contrário ela deixa claro que o que eles estão fazendo é errado, inclusive eles mesmos sabem disso, tanto que o "amor" que eles sentem, é acompanhado com a mesma intensidade pela culpa e pelo medo de que alguém descubra e separe sua família. A edição do livro está perfeita e gostei muito da capa. Enfim, apesar de não ter acreditado que era realmente amor o que eles sentiam, eu recomendo o livro para quem quer ler um livro com um tema polêmico. Leia e tire suas próprias conclusões.

"Não quero pensar. Se não pensar ou sentir, vou ficar bem e tudo vai voltar ao normal."
"Ele sempre foi tão mais do que apenas um irmão. Ele é minha alma gêmea, meu oxigênio, a razão pela qual espero com ansiedade pelo momento de acordar todos os dias."
"O sentimento estava lá havia anos, se aproximando da superfície a cada dia; era apenas uma questão de tempo até romper nossa frágil teia de negação, nos obrigando a enfrentar a verdade e reconhecer quem somos: duas pessoas que se amam - um amor que ninguém mais poderia compreender"

Nota:



25 comentários:

  1. Tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro e, apesar de geralmente não ser o gênero que costumo ler, achei a sinopse muito bem escrita, ela realmente me chama atenção. Espero que, quando eu ler, o livro seja tão bem escrito quanto a sinopse. :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Eu não sou o maior fã de livros polêmicos e sei lá, algo me diz que ia achar toda essa situação errada e não ia aproveitar tanto a leitura. Mas fico feliz em saber que você curtiu a obra! Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não é nada difícil compreender o que se passa com esses dois, mesmo lendo as resenhas a gente já sabe que em um mundo reduzido como o dele, no qual ninguém mais pode entrar pelo peso da violência doméstica e de ter que preservar segredos algo assim possa acontecer... É menos incomum do que parece infelizmente... Eu quero muito ler esse livro, por tudo o que foi dito sobre ele é dessas histórias que se tornam inesquecíveis de tão dolorosa!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu li esse livro no ano passado porque me senti fisgada pela sinopse e por simplesmente gostar de livros tristes, vi que trazia uma polêmica e queria saber como seria essa estória. Eu confesso que não imaginava que ia acontecer tudo o que aconteceu na narrativa. É sério. Tudo que aconteceu entre eles, mesmo com a sinopse sugestiva, ainda assim fui bem ingênua.
    Na época eu não tinha tanta maturidade assim, estava entrando na fase de ler incontrolavelmente e não fiz um juízo acertado sobre a obra, sobre o "amor" entre os dois irmãos. Eu chorei horrores com o final. Já estava prevendo o que ia acontecer, mas não queria acreditar. Gostei de um ponto que você ressaltou sobre o comportamento de Lochan definir sua atitude final no livro. Ele estava realmente desequilibrado. Uma coisa que me deu agonia mesmo foi ele mordendo o lábio toda hora e ferindo arg!!
    Mas enfim, o livro foi muito bem escrito e me traumatizou um pouco. A mãe irresponsável deles me tirou do sério pra valer!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  5. Oi
    gostei da sinceridade da sua resenha, é uma tema polemico e gostei de ver sua visão, eu ainda não li mas futuramente tenho a intensão, mas pelo que vi em outras resenhas dá para entender o que você colocou como necessidade;

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Sil, tudo bem?
    Olha, já tinha visto várias vezes fotos, divulgações deste livro, porém, nunca havia parado nem Lara ler a sinopse. Tô quase desmaiada aqui! Que livro é esse? Essa temática deve ser incrível de ser discutida em uma roda de conversa. Confesso que o primeiro pensamento que vêm a mente é que isso é totalmente errado. Somos acostumados a determinados tipos de relacionamentos, e quando os mesmos fogem ao estereótipo já tacamos pedras. Tudo deve ser analisado de forma individual dentro do cobtexolto em que está inserido. Preciso ler esse livro! Muito, muito obrigada pela sua resenha!!


    enquantoleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas correções na escrita... Esse corretor me quebra kkkk

      "Nunca havia parado nem para ler a sinopse"

      "De forma individual dentro do contexto"

      Bjuus

      Excluir
  7. Oi Sil, tudo bom?
    Nossa... tenho tanta vontade de ver esse livro.
    E realmente é um assunto polêmico que não deixa de se enveredar pelo caminho que leva a pensar na situação do lado psicológico da coisa também.

    Bom saber sua opinião sobre ele também.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana!
    Desde o lançamento desse livro fiquei bem curiosa para lê-lo. Nunca li nada com esse tema e acredito que seja muito interessante. Nas resenhas que li vi isso que você citou de que as pessoas torciam por ambos e viam isso como amor de verdade, mas talvez seja o que você disse: dependência.
    Enfim, quero muito ler esse livro pra poder tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
  9. Confesso que esse é um livro que não tenho muita curiosidade em ler, sei lá eu não gosto muito dessas coisas sabe? Sei que é um assunto serio , mas acho tão pesado, sei lá. Prefiro ler coisas leves, ou se não uma coisa pesada, mas que tenha um final legal. A unica coisa com um assunto bem aerio que li e gostei foi Os 13 porquês
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Tenho muita vontade de ler esse livro justamente pelas suas inumeras resenhas positivas que estão rolando pela blogosfera. Achei a sua resenha muito sincera e isso a deixou muito especial, pois, é a sua opinião! Pretendo ler esse livro em breve e com certeza vou ler pensando em seus comentários.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quando li esse livro fiquei dias triste, querendo ter de alguma forma ajudado Lochan e Maya, sei que é loucura, mas fiquei tão apegada à eles e aquele final, acabou comigo. Lendo sua opinião sobre o envolvimento deles, faz todo sentido, eram dois adolescentes em uma situação onde um só podia contar com o outro, o que aconteceu parecia inevitável. Mas eu ainda acredito que era amor, acredito porque o amor surge assim na convivência, no dia a dia, o amor nem sempre é aquele que aparece em um rompante, mas às vezes é algo que vem aos poucos. Proibido é esse tipo de livro mesmo, que faz a gente debater nossas ideias a respeito dele, e é exatamente por isso que eu amo essa leitura! Amei sua resenha, demais!

    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil1

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre o livro, só ainda não tive coragem de começar a ler, acho que preciso abrir bastante a minha mente pra poder entender os personagens. De qualquer forma acho muito interessante a autora abordar um tema super polêmico!

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! É um ótimo livro e eu acredito que os dois irmãos, devido a forma de vida que levavam, não viam sua relação como algo tão errado assim, eles não tinha orientação, nem base familiar sólida e ao meu ver estavam totalmente sem rumo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Vc leu a minha resenha e sabe o que eu achei. Lochan realmente tinha sérios problemas, mas não acho que houve uma má interpretação de sentimentos. Para mim realmente havia amor ali. Eu ia escrever mais ou menos o que a Dani, do blog Em Comum escreveu ali acima...
    Mas de maneira nenhuma vou te criticar, cada um tem uma opinião e essa é uma das coisas maravilhosas que a leitura nos proporciona, a possibilidade de comparar opiniões! Adoro isso!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Até agora, não li uma resenha negativa desse livro. Isso só aumenta minha curiosidade. Com certeza o lerei em breve.
    Imagina um filme dessa obra?!!!! Seria de arrepiar o mundo hein? Será que ninguém pensou nisso antes? Kkkkk


    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Sil, esse é realmente um livro polemico. Não tenho a minima vontade de ler, não curti muito o enredo e mesmo com o seu olhar, não consigo achar normal o que ela propos! Acredito que seja uma história palpavel, mas não me ganha sabe? Infelizmente! Gostei da sua sinceridade ao escrever a resenha, mas passo a leitura!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oiee Sil ^^
    Aaah, esse livro ♥ acho que nunca me apaixonei tanto por algum personagem e me emocionei tanto com um livro como aconteceu com "Proibido". Como você disse, a gente acaba torcendo mesmo para que tudo dê certo para os dois. Lembro que, a cada página que eu virava, pensava "que nesta página a autora diga que tudo não passa de um engano e que eles não são irmãos!". A história é incrível, e achei mais incrível ainda a forma como a autora tratou o tema, com leveza e sensibilidade ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ler mais uma resena positiva desse livro só me deixa ainda mais ansiosa para fazer a leitura. Eu acho o tema bem polêmico mesmo, e confesso que julgo um pouco, mas também talvez ao ler veja essa relação com outros olhos. Acho que vou sofrer um pouco com a leitura, deve ser muito triste não poder ficar com quem a gente gosta.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Quando eu fiquei sabendo desse livro, eu fiquei curiosa e com receio. Curiosa porque não é uma história comum. E com receio porque não sei como vou reagir ao ler o livro. Por isso sempre fico adiando a leitura. Gostei da sua resenha, mais a minha dúvida ainda continua kk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil!
    Primeiramente... FALA SÉRIO, que resenha incrível! Esse livro é realmente muito elogiado, e já tive certa vontade de ler, mas pela tensão toda da história, acabei desistindo. Ainda assim, bom saber que a autora aborda o tema expondo o erro que ele é, mas de uma forma que certamente faz os leitores refletirem bem sobre o amor e seus limites, digamos assim. O que eu mais gostei, porém, foi o ponto que você levantou sobre a pressão psicológica sofrida pelos personagens levarem-os a se amar desse jeito; já peguei-me pensando mais ou menos com esse mesmo raciocínio em alguns momentos ao saber do enredo desse livro, e por mais 'não-romântico' que possa parecer e mesmo não tendo qualquer diploma na área da psicologia, eu acho que faz um certo sentido, sim, porque mesmo não tendo lido o livro, é notório o grau da situação familiar em que eles se encontram. Em quem mais iriam procurar apoio, refúgio e compreensão senão neles mesmos? É algo mais a se pensar seriamente... ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  21. Oieee!Desde o lançamento do livro eu, assim como você, tenho visto os mesmos comentários, que nessa história, acabamos torcendo por algo que sempre tivemos como errado. Sua resenha confirma isso. Esse tema é um tabu e desperta a curiosidade do leitor justamente por isso. Eu pretendo ler esse livro com amente bem aberta mesmo e enxergar a realidade dos personagens sem o preconceito que a maioria das pessoas tem. Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hello!
    Só vejo as pessoas amando esse livro, mas acho que nunca tinha parado para ler uma resenha com calma, desse livro.
    Não sabia que ele tratava de incesto, e apesar de já ter livros com essa temática e que eu gostei, eram irmãos que foram criados juntos, mas não tinham laços de sangue, em Proibido parece que são irmãos no sentido literal, e isso meio que me causa um bloqueio na vontade de ler. Pode ser até que me apaixone como tem acontecido com muita gente, mas sei la, pretendo não le-lo ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    Já vi muitos comentários sobre esse livro, mas essa é primeira resenha que leio.
    Nossa pelo visto a histórias dos dois irmãos é bem conturbada, imagina terem que trocar a sua juventude para poder cuidar dos irmãos e da casa e que mãe essa hein.
    Era até de se imaginar que algum sentimento surgisse entre eles e é aí que entra o lado polemico do livro, imagino que a história deve ser muito dramática e fazer o leitor ter diversas sensações durante a leitura.
    O que deu para perceber com o que você escreveu é que realmente esse relacionamento entre eles surgiu mais por eles estarem sempre juntos, eles não tem muito contato com outras pessoas e pelo visto dá mesmo a entender que não é amor verdadeiro, mas uma necessidade, um precisa e se apoia no outro.
    Imagino o amor que eles tem pelos irmãos a ponto de fazer de tudo para que eles continuem unidos.
    Eu fiquei com muita vontade de ler o livro e ver por tudo que eles passaram e como essa história termina.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  24. Você conseguiu me deixar com mais vontade ainda de ler o livro.
    Já tinha lido bastante resenhas que focavam bastante a questão do tema e me desanimava um pouco pensar que pudesse ser um livro muito pesado, ainda bem que você observou ser uma leitura leve.
    Acho que vou passar ele na frente de alguns livros <3

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo