07 maio 2016

Resenha | A Escolha: Os Diários Perdidos da Rainha Ester - Ginger Garrett


Livro: A Escolha: Os Diários Perdidos da Rainha Ester
Série: Amores Perdidos Da Bíblia
Autora: Ginger Garrett
Gênero: Romance
Editora: Ágape
Páginas: 336
Ano: 2016

Resenha:

Em 1939, a primeira declaração pública de Hitler, fecha todas as sinagogas exatamente no primeiro dia da celebração do Purim, feriado judaico que celebra o heroísmo de uma mulher, Ester. Quem é essa mulher e o que ela fez para Hitler tomar essa atitude? É sua história que vamos conhecer nesse livro.

Só temos dois livros que contam a história de uma mulher na Bíblia (Evangélica) e um deles é a história da Rainha Ester. Nessa releitura temos Ester contando sua história através de um diário. Ester é uma órfã judia que nasceu Hadassa, mas que teve seu nome trocado em homenagem a uma deusa persa quando seu povo foi levado cativo pelo Rei Xerxes (Assuero) para a Pérsia. Quem cuida de Ester é seu primo Mardoqueu, um homem íntegro e honesto que mesmo com o povo judeu sendo proibido de servir ao seu D' us (os judeus não escrevem o nome de Deus com todas as letras pois eles acreditam ser o nome santo demais para ser escrito por um humano), ele ensinou a Ester tudo que aprendeu com seus pais.

Ester pastoreia ovelhas junto com seu tio e vende lã no comércio, mas eles apenas sobrevivem e Ester não tem nenhuma esperança de se casar bem, já que seu tio nunca vai ter dinheiro para seu dote. Mas ainda assim ela sonha com Ciro, um de seus clientes, e parece ser correspondida. E enquanto a vida é tão difícil para o povo judeu, a do Rei Xerxes está cada vez melhor, tanto que ele proclama uma festa com duração de 180 dias. Mas as coisas não saem como ele quer. Quase no fim dessa festa com os homens já todos embriagados, o Rei da uma ordem humilhante para a Rainha Vasti e ela se nega a cumprir, sendo assim banida do palácio e da presença do Rei. Então surge o comunicado em que o Rei está a procura de uma nova rainha.

Ester fica apavorada com medo de ser a escolhida e ter que abrir mão de Ciro, mas infelizmente seus temores se concretizam e ela é levada para o palácio, onde vai passar um ano sendo preparada com os melhores produtos de beleza da época e sendo ensinada a seduzir o Rei, e no fim desse tempo, todas as "candidatas" terão uma noite com o Rei, onde tentarão conquistar o posto de Rainha. Como não queria ir, Ester está bem mal arrumada perto das outras mulheres e isso faz com que ela vire motivo de chacota entre as outras. Mas as risadas chamam a atenção do responsável pelo harém do palácio e Ester acaba sendo privilegiada e fica em lugar de destaque para o treinamento. Isso atrai a inveja e o ódio das outras, inclusive de alguém que está disposto a matar. O que Ester e ninguém mais sabe, é que D' us tem um plano para salvar sua nação escolhida, através de sua vida.


Recebi esse e o livro A Árvore da Mentira, em parceria com a Novo Século. Eles enviaram os livros de acordo com o perfil do blog e devo dizer que eles acertaram em cheio. A Árvore da Mentira eu amei e esse estou até agora procurando palavras para descrever o quanto gostei dele. Fazia tempo que eu não lia um livro que mexesse tanto comigo como aconteceu com esse. O livro é simplesmente perfeito e me perdoem os amigos, mas cada um vai ter que comprar seu exemplar, que esse eu não vou emprestar para ninguém, que já virou meu xodó. Ele é apresentado ao leitor como se tivesse sido encontrado diários escritos pela Rainha Ester e fora a narrativa dos diários, temos algumas noticias em revistas. Uma coisa que gostei imensamente foi que temos no rodapé, várias explicações sobre a época e a cultura dos dois povos, os judeus e os persas, e também no fim temos alguns anexos com mais informações. A editora fez um trabalho impecável na edição do livro. Fora a capa que tem tudo a ver, por dentro temos uma diagramação perfeita.

A história é por mim e por muitos que já leram a Bíblia, bem conhecida, mas quem leu sabe que a história não tem muitos detalhes e foi isso que a autora buscou escrever, ela preencheu as lacunas com o que ela imagina ter acontecido. De uma forma bem romantizada para falar a verdade, mas que me agradou bastante. Mas não foi somente o romance o foco desse livro. A autora usou a história para fazer várias críticas sociais e também falou sobre o machismo da época e de como as mulheres aceitavam isso e achavam normal. O próprio título A Escolha, pode remeter a Ester ter sido a escolhida, mas também sobre a falta de escolha que as mulheres tinham. Durante a leitura eu me peguei várias vezes pensando em como hoje temos liberdade de escolha e não sabemos usar. E outro ponto que me chamou a atenção foi sobre o culto a beleza. As mulheres só tinham valor se fossem belas. Elas não passavam de meras mercadorias, se fosse feia, só servia para serem servas. Mas pensando bem, o que difere de nossa cultura atual, onde a beleza a qualquer custo é pregada em todo lugar?

Ester é um personagem cativante, que logo de incio já nos apegamos a ela e torcemos por sua felicidade. Ela é simples e temente a seu Deus e se nega a ser avaliada como uma mera mercadoria, e seus princípios é o que chama a tenção do Rei e faz com que ela seja a escolhida. Mardoqueu tem bem mais destaque na Bíblia do que aqui na história, também porque Ester só raramente recebia algum bilhete dele, foi somente no momento crucial que ele apareceu forte. O Rei é mostrado como um glutão que só pensa em guerras e sexo com seu harém, mas depois que ele começa a dar ouvidos a Ester, seu reinado se torna um reinado próspero e de paz. Ciro apesar de estar o tempo todo presente nos pensamentos de Ester, ele pouco aparece na história. Enfim, eu recomendo e muito esse livro. A autora criou uma releitura magnifica e mesmo já sabendo o que iria acontecer, eu não conseguia desgrudar do livro. Leiam, vocês não irão se arrepender.

Nota:




16 comentários:

  1. Oi Sil

    Eu não conheço o livro, mas qualquer coisa que envolva a Rainha Ester deve ser bom, é uma história sensacional e qualquer releitura acaba sempre me envolvendo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Não conhecia esse livro achei a proposta bem interessante.
    Acho a história da rainha Ester uma das mais lindas da Bíblia, nunca notei nenhuma lacuna alí, mas certamente deve ser porque não busquei lacunas.Enfim, acho legal essa romantizada na história da rainha Ester, para uma leitura no minimo original


    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem? Nossa, olhando para a capa do livro, não dava nada para ele. Mas você conseguiu me convencer a lê-lo! Espero fazer isso em breve e gostar dele tanto quanto você gostou. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Geeente, fiquei bem curiosa. Também não daria muito pela capa, mas parece muito bom pela premissa!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    A premissa parece ser muito boa.
    Estou com uns livros na frente para ler, mas vou encaixar na listinha *-*
    Bjs e um bom domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Parece totalmente diferente de tudo que eu já li.
    Gostei hein? A capa me interessou também.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar: obrigada por ter ido em uma resenha minha e avisado que saiu, eu estava na expectativa, estou tendo alguns problemas com computadores aqui em casa e a Mi tem cuidado do blog mais do que eu, mas eu tive que vim aqui conferir!

    ADORO a História de Ester, dessa mulher de fibra, como já disse aqui e saber que esse livro foi assim excelente, digno de virar xodó fez meu coração saltar. Já entrou na minha lista, já quero ler, já me sinto segura para colocar ele no carrinho para a próxima compra que farei. ADOREI saber que houve uma pesquisa, que é um texto com uma pegada critica, que enternece e conduz a reflexão, adorei mesmo!!!!

    Ah, e sim, hoje, graças a luta de muitas mulheres que nos antecederam, gozamos de liberdade, ainda falta muito para vencer o machismo, mas já demos grandes passos, resta agora as mulheres terem consciência e saberem se colocar no mundo para viver com a liberdade tão duramente conquistada!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Não conhecia o livro, mas que bom que gostou. Particularmente, este não faz o meu tipo de leitura. Provavelmente não lerei. Mas fico feliz que a leitura tenha te agradado. Isso é maravilhoso, sem dúvida.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    nem conhecia esse livro, mas que bom que gostou da leitura, não sei se leria porque não é meu tipo de leitura, mas parece ser interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Que bacana que a editora acertou em cheio o seu gosto literário!
    Particularmente, não é muito o tipo de livro que me atrai.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil! Tudo bem?

    Não conhecia este livro. Confesso que também não conheço a história na qual a autora se inspirou...
    Senti vontade de ler por diversos motivos que você colocou, mas principalmente por você dizer que não é somente um romance, é uma história que fala sobre possibilidades de mudar e usar essa mudança em favor de um bem maior. Deu a impressão que é o tipo de livro que toca o coração, que nos deixa em um estado reflexivo após a leitura.

    Obrigada pela dica.

    Abraço

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Nossa, taí um livro que precisaria ler a resenha para se interessar.
    A capa não diz muito dele, mas adorei a proposta da releitura e os pontos que a autora ressalta.
    Rei Xerxes me lembra o Rodrigo Santoro em 300.
    Mais um pra lista. Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Eu nunca li a Bíblia, então sinto que eu ficaria um pouco perdida na história, mas imagino que o livro seja tão incrível quanto você achou :D Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sil.
    Para quem conhece a história de Ester, esse livro deve ser um excelente complemento. Afinal, completa as lacunas que a Bíblia parece deixar.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil.
    A história de Ester é linda e contada de forma mais detalhada e romantizada deve ter ficado realmente sensacional.
    Ainda há elementos culturais e sociais da época que me fez querer ler ainda mais o livro.
    A capa ficou muito bonita mesmo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem? Já ouvi falar de Ester, mas confesso que sei quase nada - ou nada mesmo :P
    Fico feliz que você tenha curtido a leitura, que a editora tenha acertado tão bem :) , mas confesso que não sei se leria o livro. Gosto do tipo pois há muitas críticas sociais e tudo o mais, mas ando muito irritada hehehe, se eu ler algo em que o machismo aparece tão fortemente - ainda como forma de crítica - eu tenho um troço :P
    Mas quem sabe quando eu me recuperar né?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo