26 setembro 2016

Resenha | Uma Canção para a Libélula - Juliana Daglio


Livro: Uma Canção para a Libélula
Série: Parte 1
Gênero: Drama
Autora: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Páginas: 180
Ano: 2015

Resenha:
Vanessa é uma renomada pianista de vinte e quatro anos e que a treze anos deixou o Brasil e foi morar com seus tios em Londres. Ela tem pai e mãe aqui no Brasil, mas no começo não sabemos o motivo dela ter ido tão jovem para um país estranho e longe da sua família. Só sabemos que aconteceu alguma coisa grave a quatorze anos, uma coisa que inclusive Vanessa não gosta nem de lembrar que já lhe faz mal. Vanessa é uma garota triste e solitária. Ela tem seus tios, sua prima Becca e um namorado, mas a solidão está dentro do seu coração. Seu namorado tenta quebrar essa barreira e até pede Vanessa em casamento, já que estão juntos a tanto tempo, mas Vanessa recusa, porque não acredita em amor e essas bobagens. É nesse instante que percebemos que ela carrega uma culpa enorme por alguma coisa, e essa culpa toma todo espaço dentro do seu coração.

Mas as coisas mudam com um telefonema que ela recebe de seu pai no dia do natal. Ele teve mais uma ameaça de infarte e pede que Vanessa volte para casa para ficar com ele. Vanessa se vê em um mato sem cachorro, já que sabe o quanto o passado ainda está presente em sua vida e o quanto ainda machuca, mas ela não pode dizer não para seu pai, já que ele pode falecer a qualquer momento. Nem que para isso ela tenha que enfrentar sua mãe. Valéria, mãe de Vanessa, estava no auge da carreira de modelo quando engravidou acidentalmente de Vanessa e ela nunca perdoou Vanessa por isso. E  conforme o dia de voltar ao Brasil vai se aproximando, Vanessa vai ficando cada dia mais tensa, até que Becca diz a Vanessa que ela tem que procurar ajuda, porque está doente e não é de hoje. E para ajudar, seu tio diz que quando ela voltar do Brasil, é melhor que ela arrume outro lugar para ficar.

A única coisa boa vem da sua tia, que lhe dá de presente um pingente de libélula, já que o inseto representa tanto para Vanessa desde quando ela viu uma pela primeira vez quando tinha seis anos, e ate compôs sua primeira musica a Canção para a Libélula. E para sua surpresa, quem também está de volta ao Brasil e vai no mesmo voo que ela é Vitor, um amigo de infância e primeiro amor de Vanessa, o que dá até uma esperança em Vanessa de que as coisas sejam diferentes dessa vez. Mas quando ela encontra sua mãe, ela vê que nada mudou, e se dá para isso, até piorou. E não é apenas sua mãe que ela vai ter que enfrentar, mas o passado que estava bem escondido no fundo da sua mente, que só aparecia nos seus sonhos. E ela, a Vilã Cinzenta está lá pronta para dar o bote.

O que me chamou a atenção para esse livro em primeiro lugar foi a capa e em segundo o preço, que comprei bem baratinho em uma promoção no site da editora. A autora aborda um tema que eu não tinha lido em nenhum livro até agora, a depressão. E o mais interessante é que ele é em primeira pessoa, por isso acompanhamos tudo o que a personagem está sentindo. E confesso que até agora eu não sei se gostei ou não da história. Acho que fiquei com um pé atras por nunca ter lido nada assim, do ponto de vista da personagem que estava passando por aquilo. Geralmente quando leio alguma coisa com doença, é sempre em terceira pessoa e não tem o mesmo envolvimento. Só sei que a autora está de parabéns por ter provocado o tanto de sentimentos que ela provocou em mim. Eu senti desde raiva, culpa por sentir raiva e aquela sensação de impotência diante da situação.

Desde o primeiro momento que conhecemos Vanessa, já vemos que ela está muito doente, o que me deixou indignada foi ver que sua família preferia fingir que estava tudo bem. Com exceção da sua prima, todos os outros sabiam do problema e preferiam ignorar. Seu pai foi o que mais me deixou nervosa. Ele sabia de tudo o que tinha acontecido, sabia que por pouco sua filha não tinha morrido e pediu que ela voltasse, sabendo que a Valéria estava até pior do que antes. E mesmo vendo tudo isso, ficava calando vendo o que acontecia. Quando enfim resolve reagir e levar Vanessa para um médico, deixa os remédios por conta da garota que mal sabia o que estava acontecendo a seu redor. Nem sei qual coisa é pior, e nem se algum deles é saudável nessa história. A Vanessa me irritou muitas vezes também, por isso digo que senti culpa, porque sei que ela agia assim por estar doente, mas não me impediu de querer dar uns tapas nela e fazer ela reagir.

A história é bem complexa, por vezes me vi sem saber o que era real ou o que era imaginação e delírio por causa da doença. E confesso que não entendi bem o papel da libélula na história. A linguagem poética também me atrapalhou bastante, quem leu outras resenhas minhas sabe que não sou muito fã de linguagem assim. Mas vou ler a continuação, porque o livro tem um final que nos faz querer saber o que aconteceu e como vai ficar a situação. E também quero saber o que de fato aconteceu anos atras, porque ficou tudo em aberto. A edição do livro está incrível e por todo o livro temos mínis libélulas nas páginas. Eu indico o livro para quem gosta do gênero. Mas leia preparado, que a história é bem forte.

Nota:





18 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu quase comprei esse livro na promoção da editora, mas não pude :(
    Eu pensei que era algo como fantasia... Nunca que ia imaginar que envolvia depressão no meio.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros
    Participe da promoção 5 anos de Além da Contracapa

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que fiquei na dúvida se iria curtir ou não a leitura, então vou deixar e esperar mais um pouco

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  3. Oi. Eu acho que não iria gostar da história justamente pela narrativa, simplesmente não tenho paciência pra essa coisa meio poética, sem contar que depressão não é um assunto do qual eu goste de me aventurar. Enfim, espero que goste mais do segundo livro e que ele te traga as respostas que você quer.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oiee... acho que não iria gostar do livro, porque não gosto de nada mt poético.
    Meu gênero é outro kkk

    Beijos, espero vc no
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    Gosto de enredos fortes e amo uma linguagem mais poética, então acredito que irei curtir bastante a leitura. Só me desanima um pouco o fato de o livro não ser único.
    Contudo, darei uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de histórias fortes, de livro narrados em primeira pessoa e prosa poética, então "Uma canção para libélula" entra para minha lista. A proposito, adoro libélulas, a leveza do voo delas me encanta desde a infância.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e a sinceridade.
    Ainda não conhecia a obra e acho que daria uma chance, mesmo não send meu gênero favorito.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Comprei esse livro em uma promoção, mas ainda não li. Adoro histórias fortes, então com certeza lerei o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, a capa é realmente maravilhosa.
    É um assunto bem delicado, acho que não tem como a história não ser forte mesmo. Eu leria ele com toda a certeza, gosto de coisas desse gênero. Assim que ler a continuação, faz resenha, por favor. Assim vejo se eu compro ou não ahah
    Beijão,
    https://radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca li essa série, mas ouço falarem muito bem da história. Esse tema que chama atenção, até para conhecermos mais.. deve ser bem pesada a história, mas intensa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ver do que se tratava.
    Achei a história um pouco pesada, pelo que pude ver. Acho que é um tema que a gente precisa estar meio que preparado para ler.
    Honestamente não sei se leria.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil =)

    Não conhecia a série, mas se visse a capas na livraria minha impressão da história seria que ela é uma fantasia. Mas pela sua resenha percebi que a trama é um pouco mais profunda e aborda um tema bem complexo.

    Eu particularmente gosto bastante de narrativas mais "fortes", justamente por achar que esse é um assunto que precisa ser falado, para que as pessoas que sofrem com essa doença não sintam vergonha dela.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. A sua resenha está muito boa, mas acho que eu jogaria esse livro na parede, kkk, mas brincadeiras a parte, não curto muito esse tipo de livro.


    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  14. Oiii Sil, tudo bem? Sempre vejo comentários positivos sobre essa obra, então até tenho vontade de ler, mas ainda não consegui. E te entendo perfeitamente a respeito da raiva que você sentiu da personagem. Eu tenho depressão e mesmo assim, às vezes fico com raiva desses personagens. Acho que é mais fácil a gente julgar quando não está na pele. O que de certa forma, com a literatura é bom. Porque a raiva que sinto delas, acaba me ajudando a pensar que devo tomar as rédeas da minha vida. parece estranho, mas é o que acontece.
    E acho que a família prefere fingir que não tem nada errado porque é mais fácil fingir do que resolver o problema :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Fiquei bem interessada no livro, parece ter uma trama e um enredo forte. Fiquei com vontade de ler e ver como termina.
    Pelo visto o livro é bom, se te causou várias reações.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e nem a autora, gostei muito da premissa e acho que é o primeiro livro que vejo abordando o tema depressão, gostei da capa também, dica anotada.....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil! Tenho muita vontade de ler os livros desta autora e assim como você foram as capas que chamaram minha atenção em primeiro lugar. Linguagem poética não é muito comigo, acho que deixa a leitura travada, mas ainda assim gostaria muito de conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Olá, Silvana, obrigada por ter lido e resenhado o livro. Fico feliz por ter dado essa oportunidade a ele e também por seguir lendo o próximo.
    No segundo vamos entender o motivo da Vanessa ter a Libélula como sua metáfora, então vou aguardar sua conclusão da história.

    Um forte abraço e sucesso para o blog. :*

    Ps: se você quiser perguntar algo a mais sobre o livro, pode me add no face e me chamar. Eu escolhi o tema depressão por ter passado pelo problema, e a Vanessa é pouco, ou muito, eu mesma. hahaha Estou à disposição e fico sempre muito feliz em ouvir opiniões diversas sobre o livro. Abraços!!!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo