10 setembro 2018

Resenha | Muitas Águas - Madeleine L'engle

Livro: Muitas Águas
Série: Uma Dobra No Tempo #4
#1 - Uma Dobra No Tempo
#2 - Um Vento à Porta
#3 - Um Planeta Em Seu Giro Veloz
Gênero: Fantasia, Ficção Científica
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 320
Ano: 2018

Resenha:
Muitas Águas é o quarto livro da série Uma Dobra No Tempo. Mas não precisa ler todos os livros para conseguir entender esse. Só se você for como eu, que precisa ler na ordem hehe. As histórias apesar de serem com os mesmos personagens, não são continuações. Esse livro mesmo se passa anos antes da história do terceiro livro. Na série conhecemos a família Murry. Os personagens principais dos três primeiros livros são Margaret, ou apenas Meg, e seu irmão Charles Wallace. A família ainda conta com os gêmeos Sandy e Dennys e com o Sr. e Sra. Murry. O Sr. Murry é um cientista que trabalha para o governo e a Sra. Murry uma física que tem seu próprio laboratório em casa. Meg e Charles puxaram aos país, os dois tem inteligência acima da média e gostam das mesmas coisas.

Já os gêmeos são mais práticos e realistas e apesar de sempre ouvirem os país e os irmãos falando sobre assuntos como tesseratos e farândolas, pouco participam das conversas, até porque não acreditam muito. Mas isso não quer dizer que sejam burros, pelo contrário, Sandy quer ser um advogado e Dennys um médico. Eles estão terminando o ensino médio e fazem parte do time de hóquei. E nossa história começa com eles treinando. Mas a neve e o vento forte acaba com o treino e os irmãos precisam ir para casa mais cedo. Quando chegam em casa não tem ninguém e enquanto esperam o jantar resolvem fazer um lanche. Mas Sandy quer o chocolate em pó holandês e não encontra em lugar nenhum. Dennys sugere que a mãe pode ter levado para o laboratório e eles vão até lá procurar.

Quando chegam ao laboratório dão de cara com o novo computador que seu pai trouxe para lá na semana passada. E Dennys que não aguenta mais de tanto frio resolve brincar e escreve no computador que quer ir para um lugar quente e Sandy acrescenta que quer ir para um lugar quente e pouco habitado. Então eles lembram do chocolate e decidem ir até a cozinha prepará-lo. E só quando estão saindo eles veem o bilhete na porta avisando para que ninguém entre, pois tem um experimento em andamento. E quando eles abrem a porta da cozinha sentem muito calor e ouvem um estrondo. Só então eles se dão conta de que seu desejo foi realizado e eles foram transportados para onde pediram: um lugar muito quente e pouco habitado. O problema é que se eles não acreditam nessas coisas, como eles vão fazer para voltar à segurança de sua casa?


Antes de mais nada quero falar dessa edição. Não só dessa, mas de todos os livros dessa série. A HarperCollins está de parabéns. É um livro mais lindo que o outro e dá até gosto de ter eles na estante. Dá vontade de ficar olhando para eles o tempo todo hehe. E essa capa desse quarto livro é a que eu mais gosto até o momento. Já vi no site da editora que a próxima será em tons de amarelo, vamos ver qual será minha favorita entre as cinco. Agora voltando para a história, a série começou a ser escrita em 1962, esse quarto livro foi escrito em 1986, e hoje é considerada um clássico da fantasia e da ficção científica infantojuvenil. Mas o que mais me chamou a atenção na história foi saber que ela é considerada como uma ficção evangélica e a exemplo de As Crônicas de Nárnia, ele tem insinuações às passagens da Bíblia. 

Mas até então apesar de ter algumas referencias, bem sutis diga-se de passagem, se o leitor não estiver bem atento e não conhecer as histórias bíblicas não vai nem perceber que elas estão lá. Só que isso mudou nesse quarto livro. Até então ele é o que mais faz referencias bíblicas. Logo que Sandy e Dennys chegam ao local desconhecido, eles conhecem Jafé, e mesmo nem lembrando que a história tinha essas referencias, é impossível não ver o nome e lembrar de um personagem bíblico. Então somos apresentados aos outros membros da família como Lameque e Noé e dai fica claro onde eles foram parar, na Terra mesmo, mas no passado, no período antediluviano. E ainda assim, demorou para cair minha ficha e associar o título do livro ao diluvio. Sou meio lerda hehe.

Como o livro é escrito para crianças e pré-adolescentes, já disse nas resenhas dos livros anteriores que as histórias devem serem lidas usando bastante a imaginação, ou se conseguir, leia como se fosse uma criança. Porque tem de tudo nas histórias, nefilins, serafins e até unicórnios, uma coisa que eu acreditava existir quando era criança hehe. E de todos livros até agora, o terceiro continua sendo meu favorito, mas esse me conquistou também. A autora estava devendo um espaço maior para os gêmeos, porque até então eles tinham sido ignorados. Só estranhei que esse quarto livro se passa antes do terceiro em questão do tempo, mas como a própria história da série foca bastante nessa questão tempo/espaço, acho que até ficou bem bacana essa "volta no tempo" hehe.

Sandy e Dennys são idênticos fisicamente, e nas personalidades mesmo eles tendo cada um a sua, eles são parecidos também. Os dois são bondosos, bem educados, fazem o que é certo e não o que eles tem vontade e até por isso fica dificil desassociar os dois. Gostei deles de igual modo. Outro personagem que me chamou muito a atenção foi Jafé, um personagem de uma índole impecável. Lameque também foi outro que me agradou bastante. Senti falta da Meg e do Charles, mas como disse antes, precisava de uma história dos gêmeos. E mais uma vez eu indico o livro para quem gosta do gênero. Dê uma chance a série e se jogue nessa aventura. E sem falar, mas já falando de novo, as edições são maravilhosas.

Nota:








17 comentários:

  1. Oi Sil!
    Eu to vendo uma enchurrada de resenhas positivas desse livro, mas essa serie me desanimou bastante devido ao também. Eu achei que era só um livro, mas já vai e quatro MANO D:
    Sandy me pareceu uma personagem muito divertida. Fiquei curioso para conhecer mais dela. Na realidade, a trama em si pareceu gostosa de ler. Um dia eu arrisco, prometo KKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Essa série parece ser muito bacana.
    Ainda preciso assistir o filme do primeiro e ver se curto.
    Parece ser um juvenil bem maduro. As capas são lindas, mas também prefiro essa porque amo roxo haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil.
    Eu comecei a ler esta série pelo segundo livro, algo bem atípico pra mim, pois foi o primeiro que recebi de parceria com a editora. Apesar de achar a série mais direcionada para jovens entre 11 e 16 anos, eu li de boa e gostei das leituras. Este já chegou por aqui e espero gostar como você. Assim que puder pretendo comprar o primeiro para completar a coleção. Também acho que as capas são um capricho. Ótima resenha.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Já tinha visto dica desse livro, pretendo conferir em breve
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu também tenho que ler na ordem, viu Silvana? Tenho TOC. Hahaha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!! Sabe que eu gostei mais desse do que do terceiro livro?! Achei a trama muito boa e gostei demais dos gêmeos e a trama com Noé!! Eu que nem sou muito de fantasia estou adorando a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Comecei esse livro recentemente e tô bem curiosa pra ver como a autora vai desenvolver a história com os gêmeos. Eu curti bastante os personagens - eles são diferentes da Meg e do Charles, bem mais 'pé no chão', então vai ser interessante acompanhar os dois numa aventura.
    Espero curtir tanto quanto você curtiu!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hi, Sil. Tudo numa nice?!
    Eu vi esses livros por aí, mas nunca li apesar de ter desejado. Quase que ia ler o primeiro livro, mas fiquei com um pé atrás pela parte das viagens no tempo. Nunca me dou bem com livros assim. Mas essa questão de alusões bíblicas eu gostei e gostaria de ver como a autora preparou nessa estória.
    XO XO
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Sil, tudo bem?

    Essa é uma série que eu quero muito ler, só leio resenhas positivas dos livros e estou bem curioso em relação a história, realmente as edições estão lindas....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Não conheço muito do universo desse livro, mas vendo agora a sua resenha fiquei bastante curiosa. Parece ser muito bom e só tenho visto pessoas elogiando os livros dessa série! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,

    Essa série está na minha lista de leitura. Estou com o primeiro livro aqui para ler, mas tenho alguns na frente ainda.
    A edição está linda mesmo.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Essas edições estão lindas mesmo, fiquei olhando o segundo na livraria outro dia, a editora caprichou. Eu juro que até antes do primeiro volume sr lançado, eu sequer tinha ouvido falar na série, por isso ainda me assusto quando falam que é um clássico.
    Interessante você falar das referências bíblicas, foi a primeira menção a isso que eu li. E essa coisa dela não ter uma linha temporal muito definida é bacana também.
    Só não vou ler porque realmente não chama minha atenção, mas espero que o próximo siga te agradando! :D

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, que capas maravilhosas ♥♥♥
    A história parece ser cativante, vou colocar na lista de leitura. Obrigada pela dica!!!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Realmente as edições da Harper Collins estão arrasando. Infelizmente a série ainda não despertou aquele interesse, mas creio que se fosse ler não ficaria tão perdida nessas questões "bíblicas"
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  15. Oiii Sil

    Eu amei o terceiro livro, mas esse quarto me conquistou completamente, foi uma surpresa porque eu não sabia como seriam os gêmeos como protagonistas e ah meu Deus amei demais eles. Noé, Lameque, Jafé, as meninas, todos foram especiais e a maneira perspicaz como a autora criou a história é impressionante, o final que ela soube dar à cada personagem, em especial um personagem feminino que eu adorei e sofri por ela quase todo o livro pensando em seu desfecho, foi mágico como tudo termina. Ao contrário dos outros livros, esse consegui visualizar tudo quase perfeitamente, talvez por já estar mais familiarizada com o dilúvio e Noé do que com as farândulas e mitocondrias do livro 2...hehe

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem?
    Achei curioso que possam ser lidos de modo independente, ainda que com os mesmos personagens. Assim como você, eu leria na ordem hahaha! E tão lindas mesmo essas edições, um capricho só.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil
    É muito legal ver o quanto você vai gostando mais ainda dessa série. Eu não tenho interesse em lê-la, acho que por ser ficção científica, algo que pouco leio e me deixa muito confusa. Tomara que termine a obra com todos os livros bons assim.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo