03 abril 2019

Resenha | Não Confie Em Ninguém - Charlie Donlea


Livro: Não Confie Em Ninguém
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 352
Ano: 2018

Resenha:
Grace Sebold tem a vida toda pela frente e as coisas não poderiam estar melhores. Ela está no quarto ano de medicina e acaba de ser aprovada, juntamente com seu namorado Julian Crist, para fazer residencia médica em um dos hospitais mais concorridos de Nova York. Mas antes de começar a residencia eles viajam para a ilha de Santa Lúcia, no Caribe, junto com sua família para o casamento de um casal de amigos. Mas as coisas tomam um rumo totalmente inesperado quando Julian é encontrado morto e a policia pressionada para resolver o crime o mais rapidamente possível, já que a ilha vive do turismo e esse tipo de acontecimento pode quebrar a economia da ilha, prende Grace pelo assassinato, mesmo com ela jurando sua inocência.

Nove meses depois Grace é condenada, segundo a policia, com provas irrefutáveis. Mas Grace não se conforma e tenta de todas as formas provar sua inocência e depois de varias apelações e até de conseguir chamar a atenção de uma organização que trabalha para anular condenações de pessoas que são sentenciados injustamente, Grace não consegue mudar sua sentença e dez anos depois ela ainda está presa longe de seu país. Mas então a sorte de Grace parece mudar. Sidney Ryan é uma cineasta que produz documentários e já conseguiu rever algumas sentenças e provar que a pessoa estava presa injustamente. E depois de dois longos anos escrevendo cartas para Sidney, Grace finalmente consegue chamar sua atenção e Sidney que conheceu Grace na faculdade, decide filmar sua história.

Sidney viaja para a ilha e começa a investigar por conta própria e logo descobre varias falhas tanto na defesa de Grace, como na investigação policial, que mais parecia que os policiais escolheram uma suspeita e tinham feito de tudo para achar provas de que ela era culpada e o que descobriam que não se encaixava com Grace sendo a culpada, eles ignoravam. E o documentário vai ao ar intitulado “A Garota de Sugar Beach”. Como é no formato tempo real, os espectadores vão descobrindo as coisas junto com Sidney. O programa se transforma em um sucesso e logo as pessoas começam a pedir a libertação de Grace. Mas então Sidney recebe uma carta que abala sua certeza de que Grace é realmente inocente e não sabe que atitude tomar pois, o programa é o maior sucesso de audiência da emissora dos últimos tempos.

"— Sabe o que promotores dizem por aqui? Qualquer promotor consegue condenar um culpado, mas é necessário um promotor especial para condenar um inocente."

Esse é o terceiro livro que leio do autor e é impressionante o quanto ele evoluiu em sua escrita desde seu primeiro livro. Não confie em Ninguém é um thriller de tirar o folego. O autor tem o dom de escrever histórias que nos pegam de jeito desde as primeiras páginas e a gente não consegue largar o livro enquanto não vê o final dele. Passei a noite em claro lendo ele, porque apesar de ter tentado dormir, minha mente não descansou enquanto eu não voltei e peguei o livro para saber se Grace era culpada ou não. Mas apesar de tudo, de ter devorado o livro e de ter me envolvido tanto na história, ainda gostei mais de Deixada Para Trás e não concordo com as muitas resenhas que li dizendo que esse é o melhor livro dele. Mas gosto é gosto e cada um tem o seu.

O livro vai acompanhar a história de Grace, que foi condenada por um crime que ela jura ser inocente e essa vai ser a grande duvida na mente do leitor durante toda a leitura. Vamos acompanhar a história que é dividida em cinco partes, na terceira pessoa, em sua maior parte do tempo vendo as investigações de Sidney, mas também temos vários capítulos onde vemos partes da história por outros personagens. E também temos a história no passado, mas na forma de documentário, além de no final de cada parte do livro vermos a deliberação de um juri, que não sabemos de que caso é. Assim a história vai sendo construída e ganhando forma aos poucos e como disse antes, o leitor fica preso porque se torna uma necessidade saber se Grace é ou não inocente.


Eu como fã da Agatha Christie e já tendo lido todos os seus livros publicados no brasil, matei a charada logo no começo da história. Me veio aquele insight e pensei "foi isso que aconteceu" e até a arma do crime eu consegui descobrir. Mas isso não tirou o brilho da história. Só me fez ler com mais vontade para saber se eu realmente tinha razão. O que me fez tirar um ponto da nota foi o final aberto. Já falei aqui que odeio finais abertos. Tem até alguns que a gente releva porque mesmo não tendo ali a coisa toda mastigadinha, o autor deixa tudo encaminhado para que o leitor tire suas próprias conclusões. Mas aqui não aconteceu isso. Terminou como se o livro fosse ter uma continuação. 

E eu sinceramente espero que não tenha, a não ser que o autor queira usar alguns dos personagens do livro para uma outra história, o que ele já fez nesse, já que Livia Cutty a protagonista do livro Deixada Para Trás participa ativamente da história. E amei a participação dela porque estava sentindo uma falta de mais detalhes técnicos na história. Depois de ler Deixada Para Trás e ver o quanto o autor aprofundou o tema Patologia Forense, fiquei esperando que nesse fosse ser igual. Mas isso é coisa minha, o autor não tem culpa se fiquei esperando algo que ele não pretendia escrever. E outra coisa que quero falar é que li em algumas resenhas que algumas pessoas não gostaram de uma coisa que o autor fez no final do livro. Eu também não gostei, preferia que fosse diferente, mas entendo a decisão dele.

Mas enfim, eu gostei bastante de ler mais uma história do autor e principalmente por acompanhar um documentário em tempo real, lendo e não assistindo, e eu que nunca assisti a nenhum documentário fiquei muito interessada em assistir. E mais uma vez tenho que parabenizar a editora pelo excelente trabalho na edição do livro. Desde a capa, que assusta e me deu medo, até a parte interna que está tão bem feita e com a mesma qualidade dos outros livros que já li da editora. Só me resta terminar a resenha recomendando o livro. Não só esse, mas leia também os outros livros do autor que tem se tornado um dos meus favoritos do gênero.

Nota:









18 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Seu post me lembrou que preciso ler mais Agatha. Só li 1 até agora hahaha!
    Esse livro está na minha wishlist faz tempo. Sempre que vejo algum post elogiando, fico ainda mais curiosa. Será que esse ano vai? Hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Alguém anda se rendendo as thrillers ultimamente né rs... Como você sabe, eu não sou muito de ler o estilo, mas ando lendo tantas resenhas positivas de livros do gênero que logo vou ser convencida a dar uma chance a ele.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    A impressão que eu tenho é que todas essas capas são iguais, criatividade zero as editoras haushas eu não curto suspense então passo a indicação, mas que bom que o livro consegue surpreender.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, todo mundo fala bem do autor, é impressionante. Pra quem gosta do gênero parece uma ótima leitura, gostaria que virasse série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil.
    Sempre me indicam esse autor, mas eu nunca li nada dele. Vi o livro anteontem, mas acabei não comprando. Se eu tivesse visto sua resenha, certamente teria conseguido ler a obra. Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Ebaaaa! Você gostou, mesmo adivinhando tudo HAHHAHAA eu imaginei quem era o assassino, mas não a arma. E sobre o final, eu gostei muito.
    Foi meu primeiro contato com o Charlie e estou empolgada para os outros.
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oiii Sil

    Quero ler todos os livros desse autor, é impressionante como sempre me deparo com resenhas elogiando as historias que ele escreve. Todos os três publicados já estão na minha lista pra ler em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Amei demais sua resenha, Sil. Não costumo ler livros assim, sempre compro livros de romance, mas gosto muito do gênero, vou procurar esse livro para comprar!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,

    Que bom que curtiu a leitura, mesmo já descobrindo tudo logo de cara.
    Eu quase comprei aquele box ali da foto em uma promoção, mas acabei deixando passar.
    Quero muito ler os livros de autor, parecem ser ótimos mesmo.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Interessante.. nunca li um documentário também. Achei bem diferente a ideia da história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! O final é bem ousado e também eu preferia que tivesse sido diferente. Ficou aquele gostinho de injustiça, na minha opinião. O Deixada Para Trás é meu preferido até o momento Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Hey Sil! Tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas morro de vontade de conhecer a sua escrita.
    A garota no lago está na minha lista faz tempo!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Livro bom é aquele que a gente não descansa enquanto não acaba.
    Ultimamente ando pegando uns thrillers bem fubecas, mas o povo fala tão bem desse autor que eu vou tentar dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eita que adoro quando tu passa na frente do personagem e descobre a trama toda.
    Março foi um bom mês de thrillers pra mim, então vou dar uma descansada no gênero por um teeeempo. Como boa misândrica da literatura, daqui pra frente o que ler de suspense vai ser só escrito por mulher, tu já sabe :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil! Td bem cntg?
    Dos 3 livros do autor o q tinha me chamado mais atenção pra ler foi o Deixada para trás, então fico + confiante em ssber q foi o seu favorito dele, hahah
    Mas menina, tu adivinha tudo! kkkkk Msm lendo muito o gênero eu raramente consigo, me enganam direitinho HAHAHAH
    Um dia eu ainda chego no teu nível de ter lido tds os livros da Agatha XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil

    O único livro que eu tenho do autor é Deixada Para Trás, então eu gostei de saber que você o considera o melhor do autor ao invés das outras pessoas que consideram este.
    Gostei dessa deliberação do júri no final de cada parte, achei diferente.
    E acho que eu nunca descubro os mistérios porque não gosto dos livros da Agatha... bem feito pra mim! Hahahahahahhaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo