23 março 2020

Resenha | A Bússola de Ouro - Philip Pullman


Livro: A Bússola de Ouro
Série: Fronteiras do Universo # 1
Gênero: Fantasia, InfantoJuvenil
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma
Páginas: 344
Ano: 2017

Resenha:
Lyra Belacqua tem doze anos e cresceu nas dependências da Faculdade Jordan, em Oxford. Ela foi deixada ali ainda muito pequena pelo seu tio, Lorde Asriel. Como é uma órfã, Lyra encontrou nos catedráticos e nos criados da faculdade uma espécie de família e aprendeu o que cada um deles tinha a lhe ensinar. E na companhia de Roger, o ajudante de cozinha que é seu melhor amigo, Lyra sempre está explorando cada canto da faculdade e conhece quase tudo como a palma da sua mão. Quase, porque tem uma sala privativa onde somente são admitidos os catedráticos e seus convidados e nunca uma mulher colocou os pés no aposento, nem para limpar.

E é exatamente nesse local que Lyra se encontra quando começa nossa história. Contra a vontade de seu daemon Pantalaimon, que ainda não assumiu sua forma definitiva, Lyra decide que vai saber o que tem dentro da sala que uma mulher não pode ver e quase é pega pelo próprio reitor. Lyra mal tem tempo de se esconder antes do reitor entrar na sala e é assim que ela descobre que o reitor está tentando matar seu tio ao envenenar seu vinho. Lyra consegue alertar Lorde Asriel e como agradecimento ela ganha a oportunidade de poder presenciar as noticias que seu tio trouxe de sua ultima viagem: ele descobriu a existência de um outro mundo e de um Pó que até o momento não se sabe muito sobre ele.

Mas Lyra nem tem tempo de pensar nessas descobertas porque outra coisa desvia sua atenção, várias crianças estão desaparecendo por todo lado e dessa vez o "sortudo" foi Roger. E apesar de ficar muito preocupada, no mesmo dia chega na faculdade a Sra. Coulter, que deixa Lyra fascinada e ela até esquece o que aconteceu com seu amigo. E Lyra gosta tanto da Sra. Coulter que o reitor dá permissão para que a mulher leve Lyra com ela em sua próxima viagem para o Norte, mas antes entrega a Lyra um aletiômetro, um objeto parecido com uma bússola e pede segredo sobre sua existência. Lyra parte feliz já que é para lá que dizem, as crianças desaparecidas estão sendo levadas. E também foi onde lorde Asriel fez suas descobertas. Mas ela nem imagina que essa aventura pode custar sua vida.


Eu conheci essa história pela adaptação para o cinema. Mas já quando assisti vi muita gente falando que o livro era muito melhor que o filme, e que até por isso não adaptaram as continuações. Mas apesar de eu ter ficado curiosa pela história, até porque gostei bastante do filme, como não li não tinha com o que comparar, não me interessei em ler os livros. Mas então recebi da editora o livro La Belle Sauvage, primeiro volume da série O Livro das Sombras, uma história que se passa dez antes da Trilogia As Fronteiras do Universo, quando Lyra ainda é apenas um bebê e acabei amando a história e resolvi ler a trilogia. Comprei os três livros, mas só agora consegui ler eles.

Mas infelizmente não gostei tanto quanto eu esperava. Gostei, sim, mas não atingiu as minhas expectativas e por isso não dei nota máxima. O livro é melhor que o filme, tem muito mais detalhes e o foco não é tanto nas aventuras como no filme. No livro vamos conhecer bem mais sobre o universo em si que o autor criou e também vamos nos familiarizar mais com os objetos e termos que no filme só vemos de relance. O que me deixou um pouco decepcionada foi o final do livro. Está certo de que é uma trilogia e que a história com certeza seria com um final aberto. Mas ficou muitas coisas sem respostas e acabou de um jeito tão sem graça que até virei a página pensando que teria mais um capítulo.

Acho que acabei mal acostumada pelos últimos livros do gênero que li em que os finais são de arrancar os cabelos e de matar um para conseguir ter o próximo livro em mãos. E também teve outra coisa que não gostei tanto assim, que foi a protagonista. Achei a Lyra muito irritante e mimada em boa parte da história, e só fui me conectar com ela lá pela metade do livro. E acredito que se conectar com a protagonista é algo essencial para amar uma história. Apesar de seus doze anos Lyra é retratada mais como uma criança do que como uma adolescente, e com isso o livro seria mais voltado para um publico juvenil. Mas o caso é que o autor aborda questões mais adultas, então ficou meio que essa discrepância na história.

E também achei ele mais adulto no sentido vilões. Me desculpem se for spoiler, mas não tem ninguém bom nessa história. Até quem a gente acha que é bom acaba descobrindo que não é. Mas mesmo com a vilania, a Nicole Kidman, vulgo Sra. Coulter, foi a personagem que mais me interessou no livro. E o que mais gostei no livro sem duvida foi a relação dos humanos com seus daemons. Teve uma cena que até chorei de tanto que mexeu comigo. Mas apesar de tudo que falei, ainda assim é um livro muito bom e com certeza vou querer ler o próximo. E não posso deixar de falar dessa capa que está mais do que linda, ainda mais nesse azul que é uma das minhas cores favoritas.

Nota:










16 comentários:

  1. Oi, Sil! A capa deste livro é belíssima. Me parece o tipo de estória em que, certamente o autor deixa a melhor elaboração da obra como um todo para os livros seguintes, já que trata-se de trilogia. Que bom que você tenha gostado da leitura, embora a mesma não tenha suprido todas suas expectativas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil.
    Não sabia dos livros. Eu gostei muito do filme, de repente se tiver oportunidade irei ler o livro. Uma pena que ele não alcançou suas expectativas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Só conheço a história pelo filme e ainda quero conferir o seriado, mas os livros eu não tenho vontade de ler atualmente. Uma pena o final não ter empolgado você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. OI Sil, eu li há muitos anos e gostei bastante do universo criado, mas o segundo livro é o melhor da trilogia pra mim! E o terceiro eu não curti muito não, mas acho que a série em si vale a pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Eu nunca tive interesse de ler esse livro, até assisti o filme mas não me impressionei muito e nunca entendi bulhufas da história, por isso acho que não vou ler. Mesmo assim a sura resenha é bem positiva, vi que alguns não gostaram da obra.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Quando eu vi que a resenha era sobre esse livro eu podia apostar dinheiro achando que você gostou. Ainda bem que não rolou aposta, pq ia perder! Hahahaha
    Eu jurava que era sua cara esse livro, mas que pena que ele acabou não atingindo suas expectativas. Ainda assim espero que o próximo seja melhor nos quesitos que te decepcionaram, fico na torcida!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Eu confesso que apesar de achar essas edicoes lindissimas, ainda sim e uma trilogia que nao me interessa. Eu gostei muito da adaptacao da HBO e estou ansioso pela segunda temporada mas para ai.
    De longe a personagem da Senhora Coulter e um dos melhores. Ela transita entre vila e mocinha facil demais.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu assisti ao filme e confesso que amei o filme, não sabia que tinha o livro e fiquei curiosa para ler, vou ver se alguém aqui perto tem para me emprestar. Gostei da resenha e acho que vou me surpreender com a leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu conhecia apenas o filme e eu amei pois é o tipo de filme que eu gosto. Tenho uma amiga que ama o livro e sua resenha me deu mais vontade de ler.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  10. Ler é uma otima saida nesse momento, ne?

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quero tanto ler essa trilogia. A história parece ser incrível. Eu também conheço do filme primeiramente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sil

    A capa está lindissima mesmo. Vou te confessar que nunca havia prestado muito atenção nessa trilogia, achava que não era pra mim, mas tua resenha me convenceu a quem sabe tentar ler o primeiro livro, acho que tem chances de tb me surpreender.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gostava muito do filme e nunca cheguei a ler os livros, lembro que quando era mais nova as meninas da igreja dizia que era proibido e que 'não era de Deus'. Esses dias lançaram uma série, só que não passei do primeiro episódio
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sabia do livro e nem do filme, se eu não me engano. E você falou uma coisa bem interessante, é preciso se conectar de alguma forma com o protagonista, se não a história perde um pouco a graça. Ainda mais quando ele conta, não sei se é o caso, mas enfim, acho que deu para entender hehehe! E a capa é bem bonita mesmo. Espero que os próximos te agradem mais! =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha ouvido falar mas não vi o filme nem li o livro. A capa é realmente linda, com esse hotstamping azul. Uma pena não ter superado suas expectativas e o final ter sido sem graça e ter ficado em aberto, além de não ter te instigado a pegar o próximo volume na hora para ler... muio ruim quado isso acontece. Dá vontade de conversar sério com o autor e perguntar se deu preguiça, haha'

    Enfim, espero que você tenha uma melhor experiência com o próximo volume.

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu já assisti o filme também, mas nunca li os livros que bom que gostou da leitura mesmo não sendo tudo aquilo que o pessoal falava, agora eu assisti a série e gostei dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo