31 março 2020

Resenha | Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid


Livro: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Páginas: 360
Ano: 2019

Sinopse:
Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, esta é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama.
Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez.
Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora.
Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.

Resenha:


"Passei muito tempo da vida me dedicando a... maquiar a verdade", ela explica. "fica difícil retirar todas as camadas depois. Fiquei boa demais nisso, acho. Inclusive, agora há pouco, eu não sabia como contar a verdade. Não tenho muita prática nisso. Me parece uma coisa contrária à minha própria sobrevivência. Mas eu chego lá"

Desde que lançou esse livro por aqui só estou vendo resenhas super positivas dele. E não só dele mas elogios para a autora em geral pois também tem o livro Daisy Jones and The Six que não encontrei nenhum comentário negativo sobre ele. Então quando a editora disponibilizou Os Sete Maridos de Evelyn Hugo no NetGalley, que eu nunca tinha usado mas conheço várias blogueiras que usam, resolvi me aventurar e conhecer essa história que está dando o que falar.

No começo do livro conhecemos a jornalista Monique Grant que fica surpresa ao ser escolhida pela própria Evelyn Hugo no alto dos seus setenta e nove anos para contar sua história para o mundo. Monique não entende porque uma celebridade como Evelyn ia escolher alguém que ainda dá seus primeiros passos na carreira para uma responsabilidade tão grande e esse é apenas um dos mistérios da história. Não vou falar sobre o enredo muito mais do que a sinopse já entrega, porque nesse livro é essencial que o leitor vá descobrindo o que o livro tem a oferecer conforme vai lendo, porque assim a experiencia de cada um é unica.

Fui tentando ler sem muitas expectativas para não acabar me decepcionando, mas isso é quase impossível porque logo que Evelyn entra em cena já somos fisgadas por ela. A sensação é de que Evelyn é uma pessoa real e que eu já assisti seus filmes. A história dela é fascinante e a gente fica com aquele misto de querer terminar o livro logo para conhecer a história toda dela de uma vez, mas também de querer ler bem devagarzinho para o livro durar mais. A sensação que eu tive era de que Evelyn era uma amiga de longa data me contando a vida dela.

E Evelyn poderia mesmo ser uma pessoa real e sua historia a de muitas pessoas que conhecemos. Se não a história toda, mas em uma ou outra parte. E a exemplo do que li em algumas resenhas, eu queria parar e ir procurar no Google as referencias aos filmes e eventos que são citados no livro porque a autora tem o dom de tudo parecer muito real. E quando a gente termina o livro até fica aquela sensação de perda porque uma história tão intensa como essa é apenas uma ficção.

"Acho que o que eu estou tentando dizer é que nem tudo depende da sorte. Além de ter sorte, é preciso saber ser filho da puta."

Vamos acompanhar a vida de Evelyn desde seus quatorze anos até seus quase oitenta e ver tudo o que ela passou nos bastidores de Hollywood, que pelo jeito não mudou nada desde a época em que se passa a história. Tudo de bom e de ruim que a fama lhe trouxe e o que ela precisou fazer e abrir mão para chegar onde queria. Vamos conhecer a Evelyn por trás da Evelyn que foi criada para impressionar e arrecadar rios de dinheiro nas bilheterias dos cinemas. E essa Evelyn que conhecemos é humana, com tantos erros e acertos como qualquer um de nós.

E esse foi um dos pontos que mais gostei no livro, ela não ser apresentada como a mulher "perfeita", mas sim bastante egoísta, manipuladora e que olha somente para seu próprio umbigo por diversas vezes e em outras que não abre mão de ter dinheiro, fama e poder sobre as pessoas. E acho que essa "verdade" sobre a personagem apresentada pela autora é uma das coisas que nos faz ficar encantados pela personagem e torcer pelo seu final feliz.

Outra coisa que me perguntei ao longo da história foi o porque do título do livro se a história de Evelyn era muito mais do que seus casamentos e cheguei no final balançando a cabeça e concordando muito com a escolha desse título. E muito mais do que sete maridos, Evelyn teve um amor a vida toda que regeu sua vida e mudou suas escolhas e seu modo de pensar. Mas quem foi o grande amor da vida dela você vai ter que ler o livro para descobrir. Só adianto que você vai torcer muito pelo casal.

"... é preciso estar disposto a abrir mão de sua identidade, a transformar seu corpo em mercadoria, a mentir para pessoas decentes, a sacrificar seu amor por causa do que as pessoas vão pensar, a revelar uma versão falsa de si o tempo todo, até esquecer quem era no início de tudo e por que entrou nesse mundo, para começo de conversa."

E outra personagem que precisamos falar é a Monique. Eu confesso que fiquei tão fascinada pela Evelyn que por vezes esquecia que era para Monique que a história estava sendo contada. E quando enfim a verdade sobre a escolha dela para ouvir a história da vida de Evelyn é revelada, fiquei de queixo caído porque em nenhum momento me passou nada daquilo pela cabeça. E Evelyn fez a diferença na vida de Monique, dando forças e inspirando ela a tomar atitudes que sem a história de Evelyn ela não teria tomado.

E acho que todo leitor vai se identificar com Evelyn em alguma ou outra parte da história. Eu particularmente já sofri na pele sobre minha escolha de não ter filhos e esse foi um dos problemas que Evelyn enfrentou. É muito dificil quebrar ideias que nos são impostas desde quando nascemos, como o de que a mulher não é completa sem filhos. E Evelyn passou por muitas coisas e teve que enfrentar machismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Representatividade é o que não falta nesse livro.

Mas enfim, vou parar por aqui porque não importa o tanto que eu escreva, ainda assim vai ser pouco para expressar tudo o que esse livro me fez sentir. E agora quero muito ler outros livros da autora. Quanto a capa, representou muito bem a personagem e achei ela linda. Termino a resenha recomendando o livro para todos. Não importa o gênero que mais te atraia, Evelyn Hugo vai te encantar e deixar uma marca em você.

Nota:










17 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Que bom que a estória tenha lhe agradado tanto. A capa é belíssima. Eu já alguns poucos livros da autora e ela escreve muito bem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil.
    Se eu não estivesse tão atolada de leituras, com certeza pegaria esse pra ler agora, tanto que foi sua empolgação na resenha. Mas por hora, vou deixar sua dica anotada e logo que der vou conferir.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu vi a ação de leitura coletiva e achei bem bacana, tenho outros na pilha para ler, mas pretendo conferir em breve e entender poque essa autora é tão querida!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! A sinceridade da protagonista é o melhor, ela não finge ser boa. É quem é e pronto. Todos os livros da autora que li eu amei. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu também estou lendo muitos comentários positivos desse livro e tem um blog que está fazendo uma leitura coletiva com ele, que bom que gostou da história e acabou viciada nessa leitura, legal que o leitor pode acompanhar a vida da personagem por um bom periodo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Já li quase todas as resenhas da blogosfera desse livro e todas são ótimas, mas eu continuo não sentindo a menor vontade de ler, não faz nenhum pouco a minha vibe, então eu não tô muito afim :c
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A cada resenha e recomendação que vejo desse livro, minha vontade de adquirir aumenta. Adorei sua resenha!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    EVELYN HUGO É SIMPLESMENTE TUDO PRA MIM!!!!!!!!! Queria ter a capacidade narrativa que essa mulher tem, meu deus. O desenvolvimento e as histórias dos personagens e como eles parecem REAIS o tempo todo, amo mais que lasanha.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! Tudo bom?
    Você acredita que comecei a ler esse livro ontem? Comecei a ler, li 30 e poucas páginas e queria ler muito mais, impossível largar. Mas já estava morrendo de sono. Bom saber que mais uma pessoa amou o livro ♥ Estou animada para continuar a leitura!
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Eu vi muito a capa desde livro, mas nem procurei saber sobre. Agora quero muito ler.
    Adoro essas escritoras que nos dão um panoramora completo e é como se estivéssemos na história.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  11. You have a wonderful blog! The topics you write about are very close to me. Thank you for sharing your thoughts!

    I follow you through GFC! If you want, go to my blog :)

    MY NEW POST: TOP 11 VERY CHEAP PROM DRESSES 2020 ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Eu amo demais esse livro! Evelyn só tem dois defeitos: não existir e infelizmente se apaixonar pela bifóbica da Celia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li! Preciso de ler o quanto antes ahah

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Só pela resenha já dá pra sentir a proximidade de Evelyn com o leitor, estou super curiosa para saber mais detalhes dessa história. Ótimo texto, Sil ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Li diversas resenhas sobre este livro e não tinha ficado interessada, mas você trouxe vários aspectos que me despertaram a vontade de lê-lo. Parece ser uma leitura muito boa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Eu não poderia perder essa resenha. QUE LIVRÃO!!!!!!!
    Chorei demais no final, me envolvi como se os personagens fossem reais. E olha que eu estava numa fase tão ruim de leituras por conta da ansiedade que fui pega de surpresa. Agora, sou super fã da autora, quero ler tudo dela! kkkkkkkkkkkk
    beeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo