24 agosto 2022

Resenha | Três ratos cegos e outros contos - Agatha Christie

Livro
: Três ratos cegos e outros contos
Série: Não 
Gênero: Romance policial
Autora: Agatha Christie
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 256
Ano: 2022

Resenha:
Eu não sou muito fã de livros de contos, mas não quando se trata de um livro da Agatha hehe. Esse aqui é o primeiro livro de contos da nova coleção da rainha do crime que está sendo publicado pela HarperCollins, aquela que forma um lindo arco-íris na estante, e como fã da autora é claro que estou adquirindo os meus exemplares, mesmo já tendo lido todos os livros. E nada como ler um livro na zona de conforto entre um gênero e outro, e como os livros da Agatha são a minha zona de conforto, sempre insiro um livro dela entre minhas leituras mais desgastantes. O escolhido da vez é esse livro que traz em suas histórias seus detetives mais famosos, Hercule Poirot, Miss Jane Marple e Mr. Harley Quin.

São nove contos no total e o conto que dá título ao livro Três ratos cegos deu origem a peça A Ratoeira que detêm o recorde da peça a mais tempo em cartaz da história, sua estreia foi em 1.952. No conto vamos conhecer um casal recém-casados que decidem abrir uma pousada. Mas a sorte não ajuda porque na inauguração eles ficam isolados na neve com um hospede assassinado e a certeza de quem um deles é o assassino. Esse conto é mistura de dois livros que mais amo da Agatha, Assassinato no Expresso do Oriente com E não sobrou nenhum. Mas o final não tem nada a ver com nenhum deles e mais uma vez fui surpreendida pela autora, pois nem passei perto de descobrir o assassino. 

Os contos seguintes todos já foram publicados em outros livros de contos da Agatha, então quem procura algo inédito não vai encontrar aqui. Mas como disse antes, eu comprei pela coleção porque já li tudo dela publicado. Mas como faz anos, pouco me lembro das histórias e assim é como se fossem lidos pela primeira vez. Ainda mais depois que peguei Covid e minha memória ficou uma m*rda. Os contos Estranha graça, O assassinato da fita métrica, O caso da empregada perfeita e O caso da zeladora foram protagonizados por Miss Marple e mesmo em histórias curtas podemos ver a genialidade dessa senhorinha que resolve os mistérios apenas com sua experiência de vida, ou melhor dizendo, com as fofocas presenciadas em seu vilarejo. Dos quatro, meu favorito foi O caso da empregada perfeita.

Já nos contos O apartamento do terceiro andar, A aventura de Johnnie Waverly e Vinte e quatro metros temos meu crush eterno Hercule Poirot dando o ar da graça e esperteza como só ele é capaz. E acho que meu amor todo por ele me faz gravar melhor as histórias porque lembrei do enredo das três. Do segundo até lembrei quem era o culpado, o motivo e a forma como o "crime" foi cometido. Dos três O apartamento do terceiro andar foi meu favorito porque é um caso que fiquei besta e nunca que ia imaginar aquela solução para o caso. E por fim o ultimo conto Os detetives do amor é protagonizado por pelo misterioso Sr. Quin, que não é um dos personagens mais queridos dos fãs da autora, o que não é o meu caso, porque adoro o ar de mistério que a autora deu ao personagem e a forma como se desenrola seus casos.

Tirando o primeiro conto, que quase chega em suas noventa páginas, os outros giram em torno de vinte páginas cada. Por isso não tem muito o que enrolar e ainda assim a autora mostra o porque do título de Rainha do Crime ao deixar o leitor sem palavras com os mistérios apresentados. Seja com poucas ou muitas palavras a Agatha sempre consegue prender o leitor, fazer ele seguir pelo caminho que ela quer e depois mostrar o que foi que deixamos passar, já que a solução para o mistério estava ali na nossa cara o tempo todo. Eu só não dei nota máxima para o livro por conta de um dos contos ter uma história muito parecida com a de um outro livro da autora que li bem recente. Mas não deixo de indicar a obra, tanto para quem quer conhecer a escrita da Agatha, como para quem já conhece e gosta dos livros dela. Quanto a cor escolhida pela editora, não é das minhas favoritas, fica bem apagadinho perto dos outros da coleção. 

Nota: 






6 comentários:

  1. Oie, fiquei interessada no livro e na resenha, mas o que me chamou mesmo a atenção foi essa coleção incrível das fotos e os funkos, que lindezas!!! Sempre fico de olho nas promoções deles para adquirir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Sil, eu acho que já te disse, tenho uma coleção inteira de livros da Agatha Christie, mas os meus são velhinhos. Esta coleção tá linda, bem colorida! assim como vc, até hoje nunca acertei quem era o assassino das estórias dela... As tuas fotos ficaram lindas!
    beijos! :~*

    ResponderExcluir
  3. Oi
    esse arco iris das novas edições ficam lindos junto pelo que vi na foto, que bom que continuou gostando ao ler as histórias que já conhecia, to com um livro de edição simples da autora para tentar dar uma chance, mas não sei quando irei ler, gostei dessa capa.
    O Covid realmente deixa a memoria ruim, a da minha mãe tá péssima,

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas esse livro de contos parece ser uma boa chance de começar. Gostei da sua coleção de livros e dos funkos.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil. Particularmente gosto bastante das obras da autora. Este aí eu não li, mas já fiquei com vontade de lê-lo. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho que dar meu braço a torcer, essa coleção deixa a estante bem bonita mesmo, haha. E por sua causa, estou comprando as edições novas dos livros da rainha, só para ter esse arco-íris na estante também, haha. Em relação à obra, não sabia que ela tinha livros de contos também, pois as histórias já são curtinhas por natureza mesmo. Mas fica de dica para eu conhecer também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo