03 agosto 2022

Resenha | Turma da Mônica Jovem: A hora da verdade - Mauricio de Sousa

Livro: 
A hora da verdade
Série: Turma da Mônica Jovem #4
Gênero: Infantojuvenil
Autor: Mauricio de Sousa
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 96
Ano: 2022

Resenha:
Quando a Faro anunciou a publicação desses quatro volumes da Turma da Mônica Jovem já fiquei super empolgada, já que só conhecia a turminha criança. Mas não imaginei que os quatro volumes sairiam tão rápido, nem que eu amaria tanto eles jovens que ficaria até um vazio no coração ao terminar o quarto livro. Ainda mais da maneira que terminou. Fica agora a torcida de que mais volumes sejam publicados já que os livros são uma novelização da série exibida e coproduzida pelo Cartoon Network, que tem muito mais episódios do que apenas os doze dos quatro livros.


As edições estão de dar gosto. Lembrando que não são quadrinhos e sim livros mesmo. As capas com cores fortes e vibrantes e por dentro ilustrações que casam com o texto que vem em duas cores. No primeiro volume era preto e roxo, no segundo preto e verde, no terceiro preto e laranja e nesse quarto livro preto e azul, minha cor favorita da vida. E ainda nas orelhas dos livros temos os personagens da turminha. São livros ideais para dar de presente para qualquer pessoa de todas as idades.


Na primeira história, Nove de novembro, Monica compõe uma música romântica que faz o maior sucesso e quando todo mundo descobre que ela se inspirou em algo escrito em seu diário e que ele está perdido, todo mundo fica louco para encontrar e descobrir quem é o responsável pela inspiração e quais outros segredos o diário esconde.

Como nas outras histórias da turma, é impossível não bater aquela nostalgia. Quem nunca se aventurou em um diário quando mais jovem? O famoso caderno, tinha alguns que tinha até um cadeado, era nossas redes sociais da época. Ali a gente escrevia nossos sentimentos, aventuras, dilemas, paixonites e colava tanta recordação, tickets de cinema, embalagem de bombom. E volta e meia a gente relia e percebia o quanto nossa vida mudava em tão pouco tempo.


Na segunda história, Além de Jurerê, Jeremias descobre que gosta muito das aulas de teatro que 
Isadora está dando, mas acaba escondendo isso de Titi, que só quer saber de malhar. O problema é que a apresentação do grupo de teatro vai ser no mesmo dia da viagem para Jurerê, que ele combinou de fazer com Titi, e ele vai ter que escolher entre as duas coisas.

Aqui também temos algo que todo mundo vive no dia a dia. Quem nunca fingiu gostar de algo e deixou de fazer alguma coisa só para agradar um amigo? Quantas vezes a gente se anula por medo de perder o amigo ou até mesmo medo de seguir nossos sonhos e eles darem errado?


E na terceira história, Será que é date?, é a noite do jantar de namorados do Limoeiro. A turma está toda empolgada porque vai vir uma chef australiana e quem for de casal vai ganhar desconto. Como não tem namorado, Mônica pede que Cebola vá com ela para eles ganharem o desconto, mas Cebola dá pra trás e Mônica acaba convidando DC, que aceita. Na mesma hora Cebola percebe que fez burrada e fica angustiado pensando se o encontro dos dois amigos pode virar um date de verdade.

Aqui temos outra situação que é mais típica da adolescência, mas muitos adultos ainda passam por isso. O medo de mostrar e falar o que sentimos faz com que as vezes a gente perca o amor da nossa vida. Eu sempre fui da turma do não eu já tenho, mas essa situação é uma que nos prende não apenas na parte amorosa, mas em muitas coisas da nossa vida se não soubermos como lidar com isso.

E é assim, através de histórias engraçadas e leves que encontramos grandes lições para nossas vidas. Por isso eu mais do que recomendo a leitura não só desse, mas de todos os quatro volumes publicados pela Faro pelo selo Milk Shakespeare. E agora é começar a rezar para que eles assinem um novo contrato com o autor, dessa vez para muitos mais livros, que com certeza nos vamos amar.

Nota:








13 comentários:

  1. Oi
    que bom que gostou de mais esse livro, eu to querendo ler ler esses livros e os gibis, pois eu assisti a série da turma da Mônica e me bateu uma saudade de ler os gibis já fazem tantos anos, confesso que já procurei a animação da turma da mônica jovem no youtube, mas sempre aparece os mesmos episódios que eu já vi anteriormente.
    Legal que algumas páginas tem uma cor diferente.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah eu tô muito apaixonada por esses livros! Quero todos.
    Dá uma nostalgia olhar para eles.
    São personagens tão queridos que nos acompanharam por tanto tempo e agora estão em processo de amadurecimento. Acho tão lindo. Espero ter oportunidade de ler logo :)

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, essas edições parecem ser lindas mesmo. Eu não tenho muita nostalgia com relação a Turma da Mônica porque, apesar de gostar de gibi quando era criança, sempre preferi outras leituras. Mas não tem como não ficar impressionado com essas publicações recentes e com a evolução dessa turminha. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil
    Falou em Turma da Mônica e só me dá sensação de nostalgia! Eu tô vendo também muito comentário sobre a série da Netflix e isso me deixou com muita saudade de rever essa turminha. Amo saber que tem editora que ainda tá lançado os livros.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tenho muito carinho pela história, mas ainda não li essas edições. Vê-las por aqui me anima bastante para conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro. A Turma da Mônica, faz com que a gente recorde a nossa infância ou adolescência, então não há como não ser cativado por eles. Quero ler em breve!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Eu nunca aproveitei essa parte das histórias da turma jovem e agora fiquei com vontade.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu sempre assisti mais a animação do que ler as histórias. Só lia os gibis quando ficava na casa da minha tia e SE a minha prima deixasse kkkkk Quero muito conhecer essa nova versão deles mais jovem. Adorei que cada volume tem várias histórias. Também espero que a Faro continue publicando.

    https://www.instagram.com/reel/Cg5En3xJ4oC/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Acabei de passar no blog da Cida e falei que fico muito feliz em ver a Turma da Mônica ganhando destaque hoje em dia também, porque parecia que era uma coisa só da nossa geração, mas não. As crianças de hoje também terão a oportunidade de conhecer os personagens não só pelos gibis e livrarias, como agora até pelo streaming e cinema!
    Quero conferir essa série em breve!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Foi muito bom rever estes personagens e sim, a leitura é bem nostálgica mesmo. Cada situação que lembra o que já vivi! Este foi meu volume preferido e torço para que a Faro traga mais em breve. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? Que bom que gostou. Parece ótimo. Adorei as ilustrações da obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma leitura muito agradável.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Esses livros são muito amorzinho e eu tenho o sonho de ter todos os volumes. Faço votos também de que venham mais publicações da turminha , ainda mais que tem mais episódios da série. Eu mega queria ler esse dilema do Cebola com medo de perder a Mônica. É o casal que eu shipo desde sempre, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo