22 março 2022

Resenha | Turma da Mônica Jovem: Mudando o Jogo - Mauricio de Sousa

Livro: 
Mudando o Jogo
Série: Turma da Mônica Jovem #1
Gênero: Infantojuvenil
Autor: Mauricio de Sousa
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 96
Ano: 2022

Resenha:
Acredito que toda criança que gosta de ler já teve contato com alguma história da Turma da Mônica. Essa turminha fez parte da minha infância e de quase todo mundo que eu conheço e vai continuar fazendo por muito tempo porque são histórias atemporais. Os gibis dessa turma fazem parte das melhores memórias que tenho da minha infância. Lembro-me de quantas vezes ia até a biblioteca infantil para fazer algum trabalho escolar e ficava lá sentada lendo os gibis e esquecia do trabalho. É naquela época não tinha internet, a gente precisava ir até uma biblioteca pesquisar e fazer os trabalhos escolares. E apesar de reclamar na época, hoje vejo o quanto era feliz e não sabia hehe.


E essa nostalgia foi o que me deixou bem feliz quando a Faro anunciou que ia publicar quatro volumes com essa turminha pelo selo MilkShakespeare. Já fiquei empolgada para ter em mãos porque sei da qualidade dos livros da editora e já esperei coisa boa vindo por ai. Esse é o primeiro volume, que conta com três histórias, e fiquei encantada com o trabalho feito por eles. E espero que esses quatro volumes se multipliquem porque alem da edição de encher os olhos, ainda temos três histórias para deixar qualquer fã da turma muito satisfeito por ter lido o livro. Para quem não sabe, eu não sabia, as histórias do livro são uma novelização da série exibida e coproduzida pelo Cartoon Network. 


E mesmo tendo lido inúmeros gibis deles, nunca li nenhum dessa geração jovem, então esse foi meu primeiro contato com os personagens adolescentes. Na primeira história, Torneio de Games, Magali e Mônica estavam a fim de pegar um cinema com os amigos Cascão e Cebola, mas os meninos não aceitam porque Cebola insiste em participar da final do Supertreta Fighters e eles precisam treinar. Só que o Cascão não está muito feliz com isso, pois já conhece o temperamento do amigo e sugere que Cebola faça dupla com a Mônica. Por sua vez Cebola está com uns sentimentos esquisitos perto da amiga e recusa jogar com ela. Só que Mônica vê isso como uma afronta e decide que vai vencer esse torneio, mesmo que nunca tenha jogado em sua vida. 


A segunda história, A balada da Superlua, se passa uma semana depois da primeira história, e ninguém mais se lembra do torneio, o assunto agora é a balada maneiríssima que vai rolar na mansão 179 na noite da Superlua. O problema é que a Mônica marcou um luau na casa dela na mesma hora e a Magali, o Cascão e o Cebola ficam divididos entre serem fiéis a amiga ou irem a festa que vai contar com a presença do famoso DJ Esquilo. E será que não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo? E a terceira e ultima história, O caso do Rei dos Trolls, se passa algum tempo depois da festa e a escola que estava parada volta a ficar em polvorosa quando um perfil em uma rede social começa a postar fotos constrangedoras de todo mundo da escola e Mônica decide descobrir quem é o responsável pelo perfil.


As histórias são curtas e dá para ler o livro em uma sentada. E até isso remete as histórias dos gibis, que a gente lia rapidinho só para começar tudo de novo hehe. E cada uma delas tem uma lição em suas entrelinhas. E uma coisa que gostei bastante é que essas lições cresceram junto com a turma, já que o foco agora são os adolescentes. Por isso além de ainda termos coisas como a amizade e o companheirismo que valem para todas as idades, aqui temos também aquela pitada de romance, aquele primeiro amor batendo a porta, e temos a inclusão dos perigos e consequências das coisas que postamos nas redes sociais. Eu amei reencontrar essa turminha, agora já crescidos. Eles não são mais aquelas crianças de antes, mas suas características continuam as mesmas. 


Cebolinha sempre foi meu favorito dos quatro e eu confesso que torcia para que pelo menos uma vez algum plano infalível dele desse certo para quebrar um pouco aquela arrogância da Mônica. E só agora lendo a Turma da Mônica Jovem que percebi que na verdade eles são o clichê do enemies to lovers. E como romântica que sou torci para que cheguem ao love logo hehe. Adorei as três histórias e não vejo a hora de ter em mãos os próximos volumes. A edição está incrível, tentei mostrar um pouco nas fotos. Como podem ver não é HQ, é um livro mesmo, com ilustrações em duas cores. Por isso mais do que indico. E nem precisa estar no público alvo do livro para gostar. Sendo fã, com certeza você vai amar. 

Nota:






12 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Que bom que gostou, parece uma leitura muito nostálgica, não é mesmo? A editora está de parabéns. Muito bonita a diagramação do livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei ver que virou um favorito da vida rsrsrsr
    Amei essa edição, os desenhos e os personagens aparecendo super bem e a essência dos personagens que continuou. Vou querer ter esse livro na estante em breve.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pena que já não estou na idade...parece muiito bom. 😘

    ResponderExcluir
  4. Turma da Mônica é tãoooo perfeito! Confesso que ainda não li o jovem, apenas os infantis mesmo.

    meu blog

    ResponderExcluir
  5. Achei super bonitinha essa edição Silvana! Conheço um pré-adolescente que ama Turma da Mônica, acho que o livro vai ser um presentão de aniversário para ele. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que edição linda.
    Já vi essa série passando no CN, mas nunca que consigo assistir um episódio inteiro.
    Gostei de saber em que ponto estão. Fiquei curiosa pra saber mais da personalidade deles nessa fase. Eu fuçava os gibis da minha prima, quando minha mãe saía e eu ficava com uma tia, mas ela era ciumenta.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que demais a proposta dessa edição, eu fiquei sabendo dessa série da Cartoon Network, mas já que eu não tenho acesso a tv à cabo acabei perdendo. E adorei o título desse selo da Faro auhsuahsaushaus <3

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Falar de Turma da Mônica é lembrar de nostalgia, porque eu amo demais e foi os livros que me fizeram tornar a leitora que sou hoje.
    Eu não acompanhei a fase jovem, mas amo os traços dos desenhos, e gostei de saber desse livrinho, não conhecia.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler! Amo essa turminha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu adoro a turma da Monica, mas faz tanto tempo que não leio um gibi apesar de otimamente andar com vontade, ainda mais depois do filme.
    Legal que transformaram em livro também, eu já vi alguns episódios aleatório dos que Cartoon Network e gostei.
    Parece ser uma leitura bem leve.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ai que amoooor!
    Eu já quero esse livro!!!!!! Não sei como vai ser ler a turma efetivamente sem as famosas figurinhas, mas eu acho que vou amar!!!! O desenho na tv é bem gostosinho.
    Está na minha lista!
    beeeijos Sil
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu to apaixonada por essa edição da Turma da Mônica. Ao contrário de você, eu fui logo lendo os gibis deles nessa nova fase e são muito lindos. E eu também sempre suspeitei desse romance entre Mônica e Cebola, e nem preciso dizer que fiquei alucinada com um quadrinho especial que fizeram com esses dois, acho que era até edição comemorativa de aniversário da Turma. Recomendo. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo