15 março 2022

Resenha | Onde está Daisy Mason? - Cara Hunter

Livro: 
Onde está Daisy Mason?
Série: Detetive Adam Fawley #1
Gênero: Crime Thriller
Autora: Cara Hunter
Editora: Trama
Páginas: 336
Ano: 2021

Resenha:
Na Trama Box de janeiro, a quarta caixa do clube, veio o livro Em um porão escuro e descobri ser ele o segundo da série Detetive Adam Fawley. Como sou dessas que odeia ler séries fora de ordem, mesmo que seja série como essa onde os casos tem começo, meio e fim dentro de um livro, ainda assim a gente acaba perdendo partes da vida do protagonista, que geralmente são metade da história e as vezes até para se entender melhor os casos e seus desenvolvimentos é preciso estar inteirado da vida e personalidade do detetive. Por isso eu precisei comprar e ler esse livro antes de ler o livro do mês da Trama Box. O que acho uma sacanagem da parte da editora, porque existem muitos leitores como eu que vão precisar comprar esse livro para poder ler o próximo.

Mas voltando para o foco da postagem, que é a resenha desse livro. Daisy Mason é uma garotinha de oito anos de idade que desapareceu durante uma festa a fantasia no quintal da sua casa. Daisy estava  fantasiada de margarida, porque segundo a mãe ela adorava a flor, que é o significado do seu nome. Durante a festa estavam presentes amigos da escola e do bairro de Daisy e seus respectivos pais, mas ninguém percebeu nada de estranho e muito menos viu o momento em que Daisy sumiu. Sharon, a mãe de Daisy que parece estar obcecada em manter as aparências, já que limpou quase tudo do pós-festa após saber que a filha desapareceu, lembra de ter visto Daisy antes dos fogos de artificio que foram soltos as dez horas.

Já o pai, Barry, se lamenta o tempo todo por sua garotinha desaparecida e se mostra frio e na defensiva ao ser interrogado, e acha que se lembra de ter visto Daisy por volta das onze horas. E de Leo, o detetive Adam Fawley não consegue quase nada, pois o garoto parece ser bem retraído para seus dez anos. Adam sabe que precisa focar na família, pois de cada dez casos, nove o culpado é alguém muito próximo, mas nesse caso ele precisa enfrentar a resistência de Sharon, que nem a presença do policial que faz o elo de ligação entre os investigadores e a família ela quer. Muito menos que a policia mexa no quarto de Daisy, como se eles fossem os criminosos. Mas ainda assim Adam entra no quarto de Daisy e acaba ficando desconfiado com o que encontra. Porque além de não parecer um quarto de uma criança com tudo milimetricamente no lugar, ainda tem o detalhe de que basicamente tudo é no tema margarida.

Conforme a investigação vai avançando as chances de Daisy vão diminuindo. Ainda mais que a policia encontra em uma lixeira próxima a casa, a calça legging que Daisy estava usando, rasgada em um dos joelhos e manchada de sangue, e uma das vizinhas afirma ter visto um homem levando no colo, uma criança vestida de flor. Mas então ao analisarem as fotos da festa eles percebem que a garota vestida de margarida não pode ser Daisy. Será que o sangue é dessa outra garota? E onde está Daisy que provavelmente nem participou da própria festa? E como isso aconteceu e seus pais nem perceberam? E Adam nem sabe mais se ele é a pessoa mais indicada para estar a frente desse caso já que perdeu seu filho e a ferida ainda dói e muito. 

Até perto do final desse livro eu estava amando ele e até cheguei a comentar sobre ele com minhas amigas, do livrão que eu estava lendo. Eu estava agoniada para saber o que realmente tinha acontecido com a Daisy. Mas então foi chegando perto do fim, à autora foi se enrolando e estragou tudo em um final chato e previsível. E olha que nem estou falando do epilogo, que foi o motivo da reclamação de quase todo mundo que se decepcionou com o livro. Quando vi o rumo que as coisas estavam tomando pensei comigo, ela não vai fazer isso e terminar o livro assim, mas ela fez. Eu fiquei 'como assim a policia aceitou uma coisa dessas?' Até eu que estava vendo de fora vi claramente que nada daquilo se encaixava, e a polícia não?

Mas dai veio o epilogo e pensei 'agora ela vai consertar as coisas'. E o que ela fez? Quis jogar um final chocante na cara dos leitores e só estragou ainda mais a situação. Eu sempre comento aqui quando releio os livros da Agatha Christie de como é interessante você reler um livro policial já sabendo o final e ir "enxergando" todas as pistas que o autor vai deixando ali e a gente não percebe. Em como as peças estavam todas ali, a gente só tinha que encaixar tudo para montar o quebra-cabeça. Mas aqui faltou coerência, se eu for reler o livro agora, nunca que vou chegar naquilo lá. Ficaram inúmeras pontas soltas e isso sem falar de tantas situações abordadas pela autora durante a leitura e que estava ali para nada, nem para distrair o leitor elas serviram. E quem era aquela pessoa no final? Precisei reler algumas partes para lembrar, porque é alguém tão irrelevante que fiquei com cara de tonta. 

E preciso falar do meu receio inicial com o detetive. Eu nem precisava ter me preocupado e comprado esse livro porque o detetive criado pela autora é quase um figurante na história. Ele não resolve nada, não descobre nada e muito menos tem algum carisma para que os leitores queiram acompanhar sua série. Já estou com expectativas zero para o próximo livro. Mas de bom sobre o livro quero ressaltar os capítulos curtos, aliás, ele não tem capítulos, são partes da história separadas por três pontos. Isso dá uma agilidade incrível durante a leitura. Também gostei bastante que temos a história contada por tweets, transcrições de entrevistas, notícias em jornais, etc... Quanto a edição, ela é bem parecida com os livros que tenho aqui do Trama Box, mas meu exemplar veio com uma falha de impressão e um bom tanto de páginas são de uma cor diferente das outras. E infelizmente esse é um livro que não indico.

Nota:






10 comentários:

  1. Chocada que é série.
    Gente, todo mundo fala desse final e é por essas e outras que eu não leio muito thriller, porque acabo me decepcionando demais! Espero que o segundo livro da série seja melhor.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sil.
    Eu fui lendo sua resenha super empolgada com a história e já morrendo de vontade de comprar esse livro, mas fui me desanimando junto com você e agora mudei de ideia kkkk
    Realmente é frustrante demais quando isso acontece, é péssimo quando se estraga uma história que estava sendo tão boa. Em todo caso, fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com ela.
    Sobre as séries, eu sou bem diferente, só gosto de ler fora de ordem kkk

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  3. Oie, o livro não me deixou tão curiosa quanto outros títulos da editora, nem sabia que tinha mais livros.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu li ano passado e fiquei vidrada. Eu acho que a autora conseguiu me entreter muito na leitura, e cada vez que ela dava um plot de lguém para ser suspeito, mais eu queria continuar a leitura para saber o que aconteceu e realmente o final estragou tudo.
    Acho que foi muito uma ideia as pressas da autora de ter entregado muito e não saber como finalizar.
    Estou bem curiosa para ler o livro 2
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que decepção, Sil!
    É por isso que sou fã de Agatha Christie!

    Beijos!
    Ane🌼

    ResponderExcluir
  6. Também amo o fato de quando a gente lê novamente os livros da Agatha ,conseguimos enxergar todas as pistas que ela deixou.
    Eu acho que lendo sua opinião também seria um livro que eu não ia gostar , li um livro alguns anos atrás que o escritor começou fazer um monte de coisas forçadas para chocar e eu simplesmente odiei kkkk

    Amei sua resenha

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caramba, 2 estrelas, a parada foi série mesmo... =/ É muito ruim quando o livro começa todo bom, mas o autor se enrola no meio do caminho e parece que você está lendo dois livros diferentes. Pois a sensação é bem essa, ao menos comigo. Eu ficou nervosa quando o livro tem um detetive, mas o cidadão simplesmente não investiga nada! Fica a cargo de outra pessoa resolver e o detetive é feito de palhaço sem motivo, ou nem isso, pois está em outro planeta. Já vi que será um livro do qual passarei longe!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Quando a gente vai ficando "craque" num estilo literário fica difícil ser surpreendida, né? Então a gente sente de longe o cheiro desses recursos narrativos mal feitos. Que pena que isso tenha acontecido nessa leitura. Eu adorei a premissa, já tava super curiosa, mas conforme avancei na resenha desisti de ler. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Uma capa tão boa para ser desperdiçada assim...
    Não vou ler não, queria conhecer um pouco as obras da Ed. Trama, mas ainda não consegui achar um livro que realmente me fizesse sentir vontade de devorar!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Nossa que pena que o livro tenha lhe desagradado tanto. A premissa é tão boa, uma pena haver tantos erros grotescos na trama. Ótima resenha. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo