19 março 2022

Resenha | Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca - Maurice Leblanc

Livro: 
Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca
Série: Arsène Lupin #1
Gênero: Romance Policial
Autor: Maurice Leblanc
Editora: Principis
Páginas: 192
Ano: 2021

Sinopse:
Arsene Lupin, que conseguiu ser mais famoso que seu criador, nasceu por encomenda do editor Pierre Lafitte ao escritor Maurice Leblanc. Este livro reúne as nove histórias: A prisão de Arsene Lupin, Arsene Lupin na prisão, A fuga de Arsene Lupin, O viajante misterioso, O 'Colar da Rainha', O sete de copas, O cofre de Madame Imbert, A pérola negra, Herlock Sholmes chega tarde demais inter-relacionadas, tais como foram publicadas na revista do editor Lafitte, "Je sais tout". Quando Arsene Lupin é preso ao descer do navio em Nova Iorque, seu biógrafo já o acompanha, pois Watson sempre acompanhará Sherlock Holmes. A diferença é que aqui é o próprio Maurice Leblanc quem se transforma em personagem para contar as aventuras do protagonista de sua invenção.

Resenha:
Assim como muita gente, eu conheci o personagem Arsène Lupin através da série da Netflix e não tinha nem ideia de que era inspirado em uma série de livros. Pois é, não é porque eu leio muito e sou uma blogueira literária que eu conheço todos os livros que existem no mundo como muita gente acredita. Eu descobri sobre os livros no blog da Hanna, inclusive quem ainda não conhece o blog dela passa lá porque tem dicas muito legais de livros e contos. Como gostei muito da série e vendo os elogios dela aos livros, é claro que fiquei curiosa e sugeri que ela fizesse uma postagem com a ordem certa dos livros para que pessoas assim como eu, interessadas em começar a ler os livros, pudessem comprar os livros já na ordem certa.

E acabei optando por comprar nessa edição da Principis, que confesso nunca tinha ouvido falar até então. Os livros são bem em conta, encontrei três box de livros com sete livros cada box. Sim, é tudo isso mesmo de livros. E apesar da qualidade não ser lá essas coisas, ainda assim gostei deles. Comprei o primeiro box que veio um marcador de página magnético, que achei bem legal e prático na hora de ler. O material do livro é bem fraco, até a capa é um pouco molinha, mas pelo valor acho que valeu a pena. E o que importa é o conteúdo né minha gente.


Pois bem, comecei o livro Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca que foi originalmente publicado em 1907, esperando encontrar a história da série, que no caso seus "feitos", acontece paralelo a vida pessoal do protagonista. Mas encontrei um livro com nove contos onde no primeiro deles já temos a prisão do protagonista, que já é um ladrão famoso e procurado, principalmente por seu nêmesis, o célebre policial Ganimard. E apesar da surpresa por não ter uma apresentação ao leitor da forma que estou acostumada a ler em livros policiais, não achei ruim, porque conforme vamos lendo os contos a gente vai se inteirando da personalidade dele e do que ele é capaz. E também nem devia ter esperado algo da série, já que nela o protagonista se inspira nos livros do personagem. Erro meu.

Lupin é o famoso anti-heroi, já que ele rouba mesmo, sem dó nem piedade. Mas ao mesmo tempo ele é uma espécie de Robin-Hood com um senso de justiça apurado, o que faz com que o leitor fique do lado dele em seus crimes. E que crimes! Eu amo livros com personagens inteligentes como Lupin. Nos contos somos apresentados a vários de seus truques de mestre e eu ficava tentando descobrir como ele ia executar a ação e por vezes como ele já tinha conseguido fazer algo que aos nossos olhos é impossível de ser realizado. Sem falar em seus disfarces, porque ninguém sabe sua real aparência, nem o próprio leitor que vai ser surpreendido com quem é o personagem da vez, no conto que vai se revelar como o famoso ladrão.

E uma coisa muito interessante no livro é que o próprio autor se coloca como um personagem, ele é o confidente de Lupin e narra suas aventuras em primeira mão. Ele é o Watson do Sherlock. E falando no famoso detetive, Sherlock aparece e muito nos livros, inclusive o próximo livro da "série" é  Arsène Lupin contra Herlock Sholmes. A principio Sherlock aparece nas histórias como ele mesmo, mas após reclamações do Arthur Conan Doyle, o personagem teve seu nome trocado, o que não adiantou nada porque a referencia é a mesma. Enfim, o livro vale a pena para quem é fã de histórias de mistérios, fãs do citado Sherlock e fãs da Agatha vão apreciar os livros. Eu gostei bastante e já vou partir para o próximo livro.

Nota:






7 comentários:

  1. Ooooi Sil, como você está?
    Eu estou com Lupin adicionado na lista da Netflix, mas sabe quando a gente vai adiando, adiando e agora já desisti de assistir? kkkkkk
    Os livros não estão caros, sempre vejo o box em promoção, então é até capaz que eu arrisque a leitura do primeiro.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, fico muito feliz em ver que fui influenciadora literária por um dia, haha. Brincadeiras a parte, Lupin é exatamente isso, um anti-herói, que rouba na cara de pau, dá rasteira em qualquer detetive, mas ainda tem um senso de justiça só dele, que o faz uma espécie de Robin Hood francês. Eu gosto das edições da Principis por trazer um preço bem acamarada mesmo, nunca vi isso e nenhuma outra editora, mesmo com edições de bolso. Concordo que o papel que usaram não era dos melhores, mas é como você falou, pelo preço que cobraram, estamos comprando, de fato, a história, não uma obra de arte. E eu gosto que eles "vão direto ao ponto", trazem logo a história, sem fazer muita propaganda. Depois do trauma que tive do baita spoiler no prefácio de Farhenheit 451, é até melhor que seja assim, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Ah, eu também, eu também! Eu também conheci esses livros através da série da Netflix que eu adorei e recomendo para todo mundo. Ainda não tive oportunidade de ler os livros e achei bem diferente também a história ser através de contos. A detetive literária que mora em mim já se animou aqui! Deve ser o máximo descobrir como ele consegue desenvolver esses crimes. E não saber quem ele é é a cereja do bolo. Não vejo a hora d eler. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Recebi dois livros do personagem pela Zahar, mas ainda não li porque também tinha as mesmas dúvidas quanto a ordem. Fiquei feliz de ver que, mesmo que tenha tido algumas expectativas quebradas, ainda assim você gostou da experiência. Me motivou a dar uma chance!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu terminei de ler O ladrão de casaca ontem e gostei demais de conhecer Lupin. Eu não sabia sobre estes box e acabei comprando as edições da Zahar. Se eu soubesse, teria comprado desta editora, pois eles tem todas as histórias e a coleção que estou fazendo ainda não. De qualquer forma, a leitura me deixou curiosa para ver a série e também para ler tudo de Lupin. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil. Como vai? Parece um livro de excelência. Gosto bastante do gênero, este aí certamente me agradará. Muito boa a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Acho que conheci pela Netflix também, apesar de não ter assistido. Confesso que o que me chamou mais atenção foi a presença do Sherlock (sou muito fã dele, e perdidamente apaixonada pelo Dr. Watson.. hehe) e não sabia o que tinha acontecido para o nome ser diferente do original! Seu post me esclareceu!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo