05 março 2022

Resenha | O que dizem as Estrelas - Luly Trigo

Livro: 
O que dizem as Estrelas
Série: Não
Gênero: Contos/Romance
Autora: Luly Trigo
Editora: Seguinte
Páginas: 384
Ano: 2022

Sinopse:

Todo mundo já ouviu falar que as pessoas do signo de câncer são choronas; as de touro, comilonas; as de libra, indecisas… Mas será que é apenas isso que os signos representam?

Nesta antologia, você vai encontrar doze histórias, cada uma acompanhando um protagonista de um signo solar diferente - todos eles moradores do mesmo prédio, o edifício Cosmos. Ali, os conflitos são vários: mudança de casa, problemas na escola, desentendimentos com os amigos, romances surgindo e chegando ao fim… Enquanto mergulha nos dramas de cada personagem, você vai perceber que os signos do zodíaco são repletos de nuances, luzes e sombras, que podem nos ajudar a entender quem realmente somos.

Ao final de cada astroconto, você ainda encontra um texto explicativo sobre como a energia daquele signo pode afetar determinada área da sua vida - afinal, todos temos um pouco de cada signo no nosso mapa.

Resenha: 

Como vocês podem ver pela sinopse do livro, a autora vai abordar um assunto que eu particularmente não tenho muito afinidade. Não vou dizer que nunca li um horóscopo na minha vida, mas não acredito muito nessas coisas não. O engraçado é que corto meu cabelo pelas fases da Lua. Vai entender. Mas através dos contos, que tem um signo em evidência em cada um, a autora vai mostrar como a astrologia vai muito além do que somente "saber seu futuro", que é o que quase todo mundo pensa sobre o assunto. E confesso que terminei o livro querendo saber mais sobre o assunto porque a autora abordou tudo de uma maneira tão interessante que a gente termina o livro e quer correr ler mais sobre.

Eu já conhecia a escrita da autora do livro De repente adolescente, onde o conto dela foi um dos meus favoritos. E nesse ela só veio reafirmar a minha admiração, com certeza quero ler mais livros dela. E fiquei ainda mais surpresa positivamente em ver que a autora foi precisa e clara no que se propôs a escrever. Porque quando é abordado um assunto que não é do interesse de todos, sempre fica aquela expectativa para saber se vai agradar mesmo assim, e sim, ela agradou e muito e se você assim como eu não tem (tinha) tanto interesse no assunto, não precisa se preocupar, você vai gostar bastante do livro.

Geralmente livros de contos temos aqueles que agradam bastante, tem aqueles medianos e tem outros que são fracos, mesmo. Mas nesse eu particularmente gostei de todos. Nenhum deles ficou abaixo do esperado e alguns tiveram certo destaque, mas isso foi pessoal porque teve algumas características dos personagens que me identifiquei mais. E uma coisa que me surpreendeu foi que todos os contos tem final aberto, coisa que não gosto e até por isso eu geralmente não leio contos, porque sempre quero saber mais dos personagens e histórias e acho que nunca o que o autor escreveu foi o suficiente, mas nesse livro isso não me incomodou de tão bom que os contos são.

No primeiro conto, de áries, vamos conhecer Vivi, que se envolve em um atrito com a namorada e as amigas porque ela é mandona ao extremo e critica tudo o que não sai do jeito que ela quer. No conto, de touro, temos Eloá que está de mudança do interior para o Rio de Janeiro para um apartamento minúsculo e vai ter que se desfazer de sua coleção de livros. Em gêmeos, temos Auana prestes a desistir do curso na faculdade pela segunda vez, porque ainda não é o que ela quer para sua vida. No signo de câncer conhecemos Nathan, que está em um dilema sobre terminar ou continuar um namoro de dois anos que já não está mais dando certo. Em leão vamos conhecer Cauã, um nadador que está indo para uma equipe grande, mas ao chegar lá percebe que nem todos da equipe estão focados como ele.

No sexto conto, do signo de virgem, vamos conhecer Brenda que está focada estudando para o Enem que se aproxima, mas tudo parece acontecer para atrapalhar sua concentração. Em libra temos Mariana que está exausta e estressada por causa de dois amigos que estão em pé de guerra no namoro e como foi ela que uniu os dois, ela se sente responsável pela relação. Em escorpião temos Thalita que tem pavor de relacionamento sério. Já em sagitário conhecemos António que largou a faculdade para fazer uma viagem pela Europa. Capricórnio traz Jonathan que está indo morar em outro país e não sabe como terminar um relacionamento que com certeza não vai funcionar a distância. E em aquário temos Daniel que quer abraçar o mundo e fazer mil coisas ao mesmo tempo. 

E por fim em peixes temos o porteiro Gabriel, que além do edifício Cosmos onde moram todos os personagens dos contos, é o denominador comum das histórias. Gabriel está meio aéreo porque está tentando tomar a decisão de largar tudo e ir para Manaus trabalhar com o irmão e vamos ver um pouquinho dele em cada um dos outros contos. Mas não é só o Gabriel que transita entre as histórias, tem alguns personagens que aparecem em mais de um conto, e enquanto estamos lendo a gente fica esperando e tentando adivinhar quem vai aparecer novamente e quem ainda não teve sua história finalizada em seu próprio conto.

Eu sou de gêmeos e claro foi o conto que fiquei mais curiosa para ler. Mas não consegui me identificar com nada da personagem. Mas vi algumas características de outros personagens que sou eu escrita ali. A Vivi por exemplo, que sou dessas que acha melhor fazer sozinha porque dai tenho certeza de que vai sair bem feito. Na Eloá foi à parte sobre as mudanças e sobre precisar de estabilidade. Mas sobre o desapego eu já aprendi hehe. Com o signo de virgem me identifiquei na parte de precisar de rotina e organização e com Jonathan a parte de ter uma enorme dificuldade para demonstrar os sentimentos. Como a autora diz no livro, todos nós temos um pouco de cada signo em nossas personalidades, por isso talvez você se identifique com todos os personagens. 

Eu tentei analisar o livro como um todo e somente pelas histórias sem levar em consideração a parte astrológica e cheguei à conclusão de que ele é ótimo dos dois jeitos. Se você não gosta de astrologia vai gostar das histórias e dos conflitos que cada personagem está vivendo. E se você curte o assunto vai gostar muito porque além das histórias, após cada conto, a autora fala um pouco sobre o signo em evidencia e as características que ela quis trazer para o personagem. No final do livro ainda temos uma entrevista super legal com a autora. E não posso deixar de mencionar aqui que um dos contos é inteiro por mensagens trocadas um aplicativo, o que deu todo um diferencial ao livro. Quanto a edição achei a capa linda e a diagramação está perfeita. A editora caprichou! E finalizo essa resenha indicando o livro para todos os públicos, acredito que vocês vão gostar.

Nota: 






12 comentários:

  1. Olá Sil, eu concordo, a edição está linda. S2 Com relação à trama em si, me lembrou Histórias do Povo, onde os personagens moram na mesma cidade e acabam participando do conto do coleguinha, hehe. Então acho que vou gostar dessa leitura também. Com relação à Astrologia, eu lia muito horóscopo quando mais nova, depois parei de acreditar nisso, apesar de saber que levo um pouco a risca as características de Escorpião (meu signo) e Capricórnio 9meu ascendente), haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Li metade deste livro e já passei pelo meu signo, mas achei mais características minha nos demais, do que em Câncer. Eu estou gostando da leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Não conhecia esse livro e gostei de serem contos de um mesmo universo.
    Eu acredito desacreditando em horóscopo, quando leio, só pego aquilo que convém kk
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Também não tenho tanta afinidade com signos, mas eu pedi o livro no Netgalley e achei interessante a premissa. Que bom que você gostou! Fiquei mais animada para ler agora!
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Conheço a Luly Trigo há anos só de "nome", mas não tive oportunidade de ler algo dela, já que eu acho que o público seria muito juvenil para mim. Que bom que os contos mantém um nível de qualidade, pois é tão ruim quando a coletânea começa com uns contos muito bons e depois abaixa de nível.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie, que edição linda! Não é sempre que todas as histórias conseguem conquistar. Ainda não conhecia a obra.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,

    A edição desse livro está linda. Eu gosto da temática, por isso acho que se eu ler eu vou curtir bastante.
    Que bom que todos os contos agradaram no geral.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Sil. eu adoraria ler este livro porque gosto muito de astrologia. Engraçado que a parte que menos me interessa é justamente a previsão do futuro. Eu quero é conhecer as pessoas através dos signos. Claro que não é só o signo, tem que ver o ascendente e outros detalhes... Um geminiano nunca é igual a outro justamente por causa destas variações. É um assunto muito interessante. Obrigada pela dica! Boa semana! 😘

    ResponderExcluir
  9. Oi
    nem conhecia essa autora, eu também não sou ligada a esse tema, mas já li meu horoscopo, achei interessante de cada conto falar de um signo diferente. Livros que envolvem signo eu já li os 12 signos de Valentina.
    Que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Tudo bom?
    Não curto muito astrologia por preguiça de entender mais, apesar de ser assustador o quanto tudo de Peixes bate com a minha personalidade. Então fiquei curiosa pelas histórias funcionarem sem a parte do horóscopo!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Tudo bem? Parece uma obra empolgante, não é mesmo? Que bom que você gostou. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo