18 agosto 2022

Resenha | Trilogia erótica - Anne Rice

Livros
: Os Desejos da Bela Adormecida, A Punição da Bela e A Libertação da Bela
Série: Trilogia Erótica
Gênero: Erótico
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
Páginas: 352, 352 e 352
Ano: 2012

Resenha: 
Eu peguei essa trilogia emprestado de uma amiga. Ela meio que me intimou a ler e resenhar na verdade. Eu li alguns livros da Anne Rice, que nos deixou no final do ano passado, na minha adolescência. Já comentei aqui algumas vezes que eu e meu sobrinho liamos os livros juntos. Eu era fã de Agatha Christie e derivados do gênero, ele de Stephen King, Anne Rice, essa turma do medo. Como naquela época só líamos o que tinha nas bibliotecas, olha ai a turma que diz que precisa ler PDF porque não tem dinheiro para comprar livros, eu pegava um livro e ele outro, cada um o que gostava, e para render a caminhada, sim íamos a pé pegar os livros emprestados, depois a gente trocava os livros. Foi assim que acabei lendo os livros de vampiros da autora.

Mas não tinha nem ideia do que esperar dessa trilogia erótica, releitura de um conto de fadas. Por já estar acostumada a ler livros eróticos com BDSM achei que não ia me chocar tanto, mas aconteceu. Primeiro que a pratica antes de tudo tem que ser consensual, o que não é o caso aqui no livro. E segundo que mesmo com todas os fetiches, dores e tudo mais que envolve a pratica, o prazer é das duas partes, o que também não acontece aqui, que só aos senhores é permitido ter prazer. É uma leitura difícil, forte e que mexe com a gente, por isso entendo a revolta dos fãs da autora. E ela já sabia que isso ia acontecer já que escreveu sob o pseudônimo de A. N. Roquelaure. 

O primeiro livro começa com o Príncipe chegando ao castelo e quebrando a maldição da Bela, não com um beijo como nos clássicos de fadas da Disney, mas mais próximo do original quando Bela acorda quando é violada com um estupro. E essa é a parte mais "bonita" da história porque daí em diante é só ladeira abaixo. Bela é levada para o reino do Príncipe para ser uma escrava sexual e já no caminho ela percebe que só acordou de um pesadelo para entrar em outro bem pior com torturas psicológicas e físicas, castigos por qualquer vontade do Príncipe, estupros, abusos, espancamentos e humilhações. E não existe palavra de segurança, se ela demonstrar o mínimo que seja que não está gostando, é castigada.

No segundo Bela acaba se rebelando por um motivo que até agora não entendi qual foi. Ela olha para um dos príncipes que vai ser levado para uma vila para um punição mais séria e acaba dando um jeito de ir junto. Lá a coisa ainda desce um nível e além de tudo isso que já citei, eles vão servir como escravos trabalhando no que quer que seus donos queiram. E detalhe que esqueci de mencionar, eles precisam andar nus o tempo todo e pela maior parte do tempo de quatro como animais. Até arreios e ferraduras eles tem que usar. E nesse segundo livro a autora conseguiu me chocar porque tem uma cena onde temos Zooerastia. 

No terceiro Bela é sequestrada junto a outros príncipes e princesas e levada para outro reino onde as coisas são bem diferentes. Ainda existem os castigos, as degradações, eles são tratados literalmente como animais, os homens servem como cavalo, e são proibidos de falar e devem se portar como se fossem irracionais, mas a parte sexual achei mais intensa. Bela e os outros escravos já estão tão quebrados que um mínimo gesto de carinho já desperta uma onda de amor e gratidão por seus senhores. E no fim a gente já está um pouco como os personagens, achando tudo aquilo normal. Mas é tudo tão absurdo que nem sei o que deu na cabeça da autora para escrever esses livros.

Porque eu fiquei o tempo todo, não, ela tem algum propósito ao escrever isso, ela vai chegar em algum lugar, vai ter alguma lição disso tudo, mas terminei a trilogia e não consegui ver o objetivo da autora. Eu li algumas resenhas e algumas pessoas acham que ela escreveu como uma forma de protesto, já que os livros foram escritos quase quarenta anos atrás onde algumas feministas considerava que a pornografia violava o direito das mulheres, outros já acham que foi uma critica ao felizes para sempre dos contos de fadas. O certo é que eu terminei e fiquei sem entender. E ainda depois vi que na verdade não é somente uma trilogia, tem mais um livro que se passa vinte anos depois do final do terceiro livro.

Achei a leitura bem cansativa, apesar de ter lido os três livros em menos de uma semana. As cenas são bem descritivas e repetitivas, acho que para enfiar goela abaixo do leitor mesmo. Porque como disse, depois que terminei, nem estava mais incomodada com o que estava lendo apesar do absurdo todo das cenas. E tem um ponto que preciso frisar, li algumas resenhas falando que eles estavam gostando porque sentiam prazer com aquilo, mas infelizmente não temos controle sobre nosso corpo. A dor, o medo, leva a pessoa a ter reações fisiológicas como fazer xixi, tremedeiras, espasmos e com a parte sexual não é diferente, tanto que tem vitimas de estupro que se culpam por chegar ao orgasmo. 

E uma coisa que não me conformo de tudo isso é que a Bela só tem quinze anos e seus próprios pais entregam ela nas mãos do Príncipe sabendo tudo o que ela ia passar porque eles mesmos já tinham passado por aquilo. A justificativa é que eles se tornariam reis e rainhas melhores, mas eu não vejo como aquilo tudo tornaria a pessoa melhor. Mas enfim, é uma leitura que não recomendo, a não ser que queira ler por conta do sexo mesmo. Quanto a edição, a capa é totalmente relevante para o conteúdo, e só não gostei que as folhas são brancas.

Nota:






9 comentários:

  1. Oi!
    Nunca li nada da Anne Rice e só tinha ouvido falar do trabalho dela os livros das Crônicas Vampirescas (que pretendo ler o primeiro para conhecer o trabalho), e pelo visto não fez falta nenhuma eu saber da existência dessa trilogia hahaha, já sou meio enjoada com dark romances, que para o meu gosto pessoal eles costumam "ir longe demais" e nesse caso tudo é elevado a algo bem mais grotesco.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Fiquei chocada só de ler o que você escreveu sobre o que o príncipe faz e pelo que a bela passa, deve ser uma leitura de revirar o estomago, definitivamente nunca lerei esse livro, mas tenho curiosidade com aqueles livros mais famosos da autora, não sei nem como você conseguiu ler todos.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Meu Deus, que horror! Jamais lerei essa trilogia, não vou dar palco nem dinheiro pra algo tão degradante. Como você mencionou, faltou toda a parte de ser bom pra ambos os lados, ser consensual e ter palavras de segurança, isso que a Anne Rice parece ter escrito é uma trilogia de tortura mesmo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Então sem comentários, eu li ele um pouco depois que lançou em 2012, lembro bem pouco (mas o suficiente pra não ler novamente).

    Porém vou buscar o 4• para verificar se tem ou não fundamento nessa escrita HAHAHA

    OBGDA Sil, sempre cirúrgica em suas resenhas. Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bom?
    Sinceramente, eu nunca me animei para ler Anne Rice. rs
    E acho que agora, depois dessa resenha, tomei a decisão certa. Por mais livros darks que já li, não estou em uma fase apta para temas assim não.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tava bem curiosa para saber o que sairia dessas resenhas. Da autora, eu conheço apenas as Crônicas Vampirescas, pela quais entrei no mundo da literatura, inclusive. Embora não seja mais o meu estilo de leitura, tenho todos os volumes aqui em casa, por apego emocional mesmo e não troco. Quando vi essa trilogia, sinceramente, não me deu vontade alguma de ler, especialmente quando vi as capas. Se ela já pegava pesado nas descrições e partes mais quentes nos livros de vampiros, imagina quando um livro fosse exatamente feito de cenas quentes. Então esperava que pegasse pesado, mas que tivesse ao menos uma espécie de lição no final, ainda mais se era com o intuito de servir como um protesto na época. Mas se não tem, então foi uma trilogia sem sentido, no final das contas. Aliás, série, né? Pois só soube do quarto livro agora com sua resenha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Eu estou completamente horrorizada.
    Eu nunca li nada da Anne Rice e acho que agora dificilmente pegaria algo dela para ler. Eu tô muito horrorizada. Chocada demais aqui. Nem sei o que dizer.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu preciso ler mais romances que estão na categoria de romance erótico. Uma trilogia que eu gostaria de ler. Estou feliz que você gostou.
    Uma saudação

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil. Tudo bem? Menina que pena que a obra não tenha lhe agradado. Adorei a resenha, ficou muito bem explicada os motivos que fizeram sua nota ser tão baixa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo