11 março 2015

Resenha | Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Livro: Por Lugares Incríveis
Serie: Não
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Gênero: Drama
Paginas: 336
Ano: 2015
Exemplar cedido pela editora, para resenha.

Resenha:
Violet Markey, tinha a vida que todo mundo pediu a Deus. Um namorado lindo e amoroso, amigos superpopulares, uma revista on line em parceria com sua irma Eleonor e milhares de ideias e opções de faculdade, onde desenvolveria sua escrita, pois se tem uma coisa que ela amava fazer, era escrever. Mas quando ela e sua irmã sofrem um acidente de carro e somente Violet sobrevive, essas coisas todas deixaram de fazer sentido. A culpa por ter sobrevivido e sua irmã não, é maior que tudo. De uma vida perfeita que ela tinha antes, ela se afasta de todo mundo e sua vida agora é contar os dias que faltam para a formatura quando não precisará mais fingir que está tudo bem. Mas quando o desespero fala mais alto, ela acaba no alto da torre do sino da escola, pensando que essa talvez fosse a solução mais fácil e mais rápida.

"Será que hoje é um bom dia para morrer?" Essa é a pergunta que Theodore Finch faz a si mesmo o tempo todo. Ao contrário de Violet, ele tem uma família problemática, na qual não tem nenhum apoio para a sua doença. Ele constantemente "apaga" e perde períodos importantes da sua vida. A ultima vez, ele perdeu as festas de fim de ano. Sem falar que na escola ele é conhecido como "Theodore aberração", por ter uma personalidade imprevisível, cada dia ele é uma pessoa diferente. Por conta disso ele já pesquisou sobre as varias formas em que ele poderia morrer. A torre do sino da escola poderia ser uma boa opção. Mas quando ele está prestes a se jogar, ele vê Violet e por ironia do destino acaba fazendo com que ela desista de pular.

Mas depois as pessoas acham que Finch estava tentando pular e Violet foi lá para salvá-lo, afinal, quem imaginaria que uma garota como Violet poderia pensar em suicídio? O engraçado é que esse acontecimento faz com que Finch tente proteger Violet e quando o professor de geografia diz que eles terão que fazer um trabalho em dupla, Finch escolhe Violet, para fazer o trabalho com ele. O trabalho consiste em visitar pelo menos dois, de preferencia três pontos turísticos de sua cidade. No começo Violet está um pouco arredia, mas conforme eles vão passando mais tempo juntos, ela vai se abrindo e uma amizade vai nascendo entre eles. Será essa amizade entre eles, suficiente para que eles queiram viver?

"Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre de sino se você estiver ao lado da pessoa certa."

Em primeiro lugar quero falar sobre a capa do livro. Alem, da ilustração ser perfeita, ela é toda aveludada e o livro acabou se tornando um dos meus queridinhos. Quando o exemplar me foi oferecido para resenha fui avisada que precisaria de um lencinho para concluir a leitura. Realmente chorei bastante, mas o que mais senti lendo o livro foi uma sensação de impotência diante das circunstancias. A autora abordou um tema muito importante, o suicídio e as causas que levam a ele como o bullying e os transtornos mentais. Fiquei de cara com a informação no final do livro de que a cada quarenta segundos, alguém no mundo se suicida. O tema é forte, mas a autora conseguiu tratar dele com a maior sutileza, trazendo também um lado que eu nunca tinha pensado sobre o assunto: as pessoas que ficam.

Finch é daqueles personagens que queremos pegar no colo e dar toda a ajuda que ele está gritando em silencio por ela, através de seu modo de agir. Violet, eu amei e odiei ao mesmo tempo. Amei pois vi sua evolução ao longo da história, mas odiei por ela ficar de braços cruzados enquanto todo mundo pensava que o errado da história era o Finch. Não tinha um certo, é verdade, mas ela também estava no mesmo barco e se calou até o momento que era tarde demais. Agora raiva, eu senti pelo orientador do Finch e pela sua família. Como que nunca perceberam a doença dele? Aquele orientador estava lá para isso, ganhando inclusive, e se contenta com um " eu estou bem"? E sua família, que acha mais bonito não enxergar a verdade, mesmo sabendo o que estava acontecendo, porque ninguém é tão tapado a esse ponto. Enfim, vou parar por aqui para não soltar spoiler. Leitura mais do que recomendada.

Nota: 




20 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem legal. Tem vários amigos blogueiros falando muito bem dele. E realmente a capa é muito fofa...adoro! ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Sil, que fofo esse livro!
    Andava paquerando ele desde o lançamento. Achei a história tão delicada e sensível, difícil não nascer uma curiosidade, né? Essa é a primeira resenha que leio e tive certeza de que irei amar! <3 Parece ter um drama bem forte e já me vejo enchendo uns baldes de lágrimas. Sério, livros que falem sobre Bullying sempre despertam emoções fortes em mim e essa sensação de impotência que vc sentiu.
    Espero ler em breve. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! eu concordo com você, a história pode ser boa, mas capa feia ninguém merece! ahahah
    To louca por esse livro, mas sempre acabo comprando outro na hora!
    Tenho que mudar isso! ahahah
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Já vi muita divulgação desse livro, mais essa é a primeira resenha que leio e estava curiosa para saber da história, parece ser um libro muito bom e já quero ler ele, que bom que gostou dessa leitura, já anoite o nome dele aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    já vi bastante este livro. Estou curiosa, mas acho que não compraria, quem sabe pegar em uma troca kkk

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que resenha excelente, Sil.
    Confesso que chegou a me emocionar e não vejo a hora de ler essa obra. Marcos recebeu para resenhá-lo e em breve terei o prazer em ler.
    Adorei a segunda foto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Quero MUITO ler esse livro, tem uma premissa incrível e todos que leram disseram que é emocionante. Adorei as fotos!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, como vai?
    Estou doida para ler esse livro e sua resenha só atiçou ainda mais a minha curiosidade, rs!
    A história parece linda e emocionante... Já quero conhecer Violet e Finch <3
    A ilustração da capa realmente está linda... Mas a minha capa não é aveludada :O Como assim? Até fiquei triste agora :(

    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom? Adorei seu cantinho, tudo muito lindo! Parabéns ❤️ | Blog Menina, surtei!

    ResponderExcluir
  10. Awwwn, fiquei louca de vontade de ler esse livro.
    Parece ser muito bom, uma história emocionante.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Esse livro já esta na minha lista de desejados. Toda resenha que leio sobre ele me deixa mais curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil
    até hoje não consegui resenhar este livro. Amo, é meu favorito da vida.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Amiga primeiramente tenho que te dar os parabéns pela sua resenha, porque eu achei que ficou PERFEITA. A maneira como você se expressou me chamou bastante atenção. Comprei esse livro, mas fiquei um pouco com receio de ler, principalmente porque mexe com o psicologico. Mas dizem que a história é tão linda né? Espero poder gostar, porque sou do tipo que se impressiona demais com as coisas hahahaha...Mas mesmo assim eu vou tentar ler, até porque o livro já foi comprado. Mas eu acho que terei que ler em um momento propicio, porque no momento estou bastante sensivel e com alguns probleminhas =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/caixinha-de-correio-parte-5-2015.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana.
    Eu li esse livro mês passado, mas nem resenhei ainda.
    Foi uma leitura incrível, os assuntos abordados são de peso, o desfecho chocante e triste, e eu fiquei indignada com aquela mãe que só tinha olhos pro próprio umbigo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil!

    Sou doido pra ler esse livro desde que lançou. Primeira resenha dele que leio e já gostei e sei que vou amar a leitura *-* A capa é tão bela e cheia de detalhes assim mesmo? :3 Adorei a resenha e as fotos ficaram ótimas! ♡

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/2015/03/parceria-leila-kruger.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil
    Depois de ler a sua resenha que pude entender melhor a capa, antes estava pensando em algo bem suave e romântico. A história parece ser emocionante e fiquei empolgada pra ler, gosto de livros que nos fazem chorar.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. Acho que essa foi a melhor resenha que já li desse livro. De verdade, eu sabia do que se tratava, mas nada que mostrasse a sensibilidade da autora em tratar um tema tão pesado assim com leveza.
    Não li ainda, maaaas quero ler com toda certeza do mundo, acho que a autora acertou em cheio.
    A capa é realmente linda, eu já tinha me apaixonado por ela, agora que sei de tudo, ficou melhor ainda.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais da resenha, porque mostrou exatamente das coisas que acontecem na narrativa, até então desconhecidas para mim que ainda não li a obra. Quero muito ler, logo, porque já ouvi muitos comentários e estou extremamente curiosa.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  19. Oie Sil =)

    Confesso que não li a sua resenha inteira, por que estou lendo esse livro no momento.
    Percebi que vou sofrer um pouco no final e já me emocionei em alguns capítulos. Sim, estou preparando meu coraçãozinho rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Oii Sil, tudo bem???Já tinha ouvido falar bastante do livro, mas não sabia bem do que se tratava :P
    Gostei de conhecer. O tema é batido, mas é de extrema importância abordá-lo. Só que já passou por isso sabe como é :P
    Gostei da resenha. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo