30 junho 2015

Resenha | Bom dia, Sr. Mandela - Zelda la Grange


Livro: Bom dia, Sr. Mandela
Série: Não
Autor: Zelda la Grange
Editora: Novo Conceito
Gênero: Biografia, Memórias
Páginas: 432
Ano: 2015

Sinopse:
Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

Resenha:
'' Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela. Mas o leitor pode ficar desapontado se espera que eu lave muita roupa suja em público. Eu não desrespeitaria a confiança que Nelson Mandela depositou em mim. Essa é a maior honraria que ele poderia ter me oferecido - confiar em mim -, e eu pretendo prezar isso pelo resto da minha vida. O que decidi contar, e o que decidi omitir, no que lhe diz respeito, é baseado nessa confiança.''
Uma obra classificada como biografia de uma dedicada secretária pessoal, onde a mesma traz à tona não só a história de vida de um grande chefe de estado, também a transformação inegável da essência dessa fiel companheira,  vendo transformar dia a dia suas crenças e visão do mundo. 

Como não podia ser diferente,  a vida de Madiba (nome carinhoso com o qual Mandela é tratado na África do Sul),  é uma história cheia de intrigas familiares e bastidores perigosos. 

É possível sentir na narração a proximidade e a relação de admiração e respeito dela com seu mestre.
A família de Mandela tem suas crises e disputa por poder são expostas através de um olhar humilde e indignado de uma pessoa que assiste duramente às intervenções do clã de Mandela com o objetivo de o isolar de todos os seus amigos e de quem mais não fosse de interesse da família.  

Uma leitura leve pela linguagem dinâmica da autora e narrativa em primeira pessoa, faz com que nos aproximemos de um dos maiores líderes da humanidade, é possível ver através de Zelda, que Mandela é também uma pessoa simples, assim como nós. 

Não seria difícil esperar um bom livro sobre a história de uma figura extraordinária que lutou bravamente e disseminou seus ideais e a sua preocupação com o bem estar geral. Porém, Zelda da um toque intimista à narrativa e faz com que o leitor se sintam integrado à sua realidade.  

Recomendo o livro e tenho certeza que todos que lerem vão se surpreender com a forma de ver um novo e mais humano Mandela.
"Na vida, não é importante o que acontece com Você, mas como você enfrenta o que acontece com você." 

Nota: 



18 comentários:

  1. Oi Sil!
    Gosto bastante de biografias e essa parece ser bem bacana. Imagino que deva ser um tanto parcial, afinal foi escrita por uma pessoa bem próxima do Mandela, mas deve ser um ponto de vista muito interessante o da Zelda justamente pela admiração que você mencionou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Gosto de biografias e a história de Mandela é linda, gostei bastante dessa resenha, pois nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!
    Gosto muito de biografias e fico curiosa para conhecer a história do Mandela. Ótima dica. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo. Nelson Mandela foi e sempre será um grande homem!!!

    ResponderExcluir
  5. Auuunw, eu já li uma resenha desse livro em outro blog e acho sensacional a história.É tão bom ler histórias assim né?Reais.
    Gostei da sua resenha ^^


    beeijos <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso né Sill! Olha, esse era o que mais estava com receio de ler da NC, daquela caixinha e foi o que mais me emocionou! Gostei muito, e me apaixonei por Mandela e seu jeito inspirador! Parabéns pela resenha!
    Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-promessa-da-rosa-babi-sette.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil =D

    Que livro maravilhoso! Adorei a dica. Mandela foi e sempre será uma figura incrível, e ver um livro sobre a história de uma pessoa extraordinária como ele, é muito bom <3 Fora que tem a visão de Zelda, que, como você falou, dá um toque intimista à narrativa. Quero muito ler XD

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca pra ler esse livro, pois Mandela cara é Mandela. Uma das melhores pessoas que já existiu afinal. E mesmo que eu não curta muito biografias, de uma pessoa tão maravilhosa assim acho impossivel não querer descobrir mais a respeito.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Sempre quis saber um pouco mais sobre a vida de Mandela.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil.
    Eu estou louco para ler esse livro exatamente por esse toque mais pessoal que sei que vou encontrar na obra. Mandela como homem público todos conhecemos; quero conhecer mais sobre ele como pessoa e sei que esse livro proporcionará isso.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. São dois vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tenho o livro aqui e não vejo a hora de ler para conhecer mais do Mandela. Gostei da resenha!
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom ainda mais por ser tratar de uma grande figura como o Mandela. Fiquei bem curiosa!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil! Só li uma biografia até o momento e gostei muito da experiência. Como já vi alguns comentários bem positivos sobre esse livro, pode ser que eu dê uma chance para ele, mas ainda não tenho certeza de que o lerei um dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista desejados e essa é a primeira resenha que leio dele, estava super curioso e agora sei que a qualidade da história é muito boa, quero comprar logo....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil

    Olha, não sou muito de ler biografias, nesse quesito "vida dos outros" eu sou mais daquele tipo de pessoa que vê documentários e filmes..mas confesso que admiro muito Mandela por tudo que ele representou e por sua luta pela igualdade, sendo assim, acho que até leria se tivesse a oportunidade!

    Tô vendo que você está lendo A Hora da Verdade, por favor, quando terminar me avise, pois estou ficando nervosa de pensar que só eu que não gostei! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo joia?
    Eu não sou muito de ler biografias, mas essa me deixou bem curiosa. Eu ainda não conhecia, amei *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Tudo bem?

    Hm, boa dica de leitura. Não faz tanto assim o meu tipo, mas acho que pode trazer boas mensagens. Quem sabe se futuramente alguém não me presenteia, né? Por que comprar não me vejo comprando. Pelo menos por enquanto - tem tantos livros na lista!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo