24 junho 2015

Resenha | A Lista - Cecelia Ahern


Livro: A Lista 
Série: Não
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 384
Ano: 2015

Resenha:
A vida de Kitty Logan vai de mal a pior. Quando pensou que tinha conseguido o emprego dos seus sonhos, trabalhar em um programa de TV, o Thirty Minutes, ela viu tudo desmoronar quando acusou um professor de educação física de abusar sexualmente de duas alunas e ainda ter engravidado uma delas, e ele ser totalmente inocente. Agora ela está sendo processada por difamação e como a audiência será no dia seguinte, ela não para de receber ligações de todos seus amigos jornalistas querendo uma exclusiva com ela. Até o momento somente seu melhor amigo Steve ainda não tinha ligado, por isso ela estranha quando vê o nome dele chamando em seu celular. Mas Steve não quer uma entrevista, ele quer que ela veja o quanto está decepcionado com ela, pois, Kitty só consegue ver o quanto foi prejudicada, ela esquece que o maior prejudicado no caso foi o professor que ela acusou.

E não é somente Steve que está lhe acusando, seus pais ligam para dizer o quanto estão envergonhados com o que ela fez. Seu namorado pega todas as suas coisas do apartamento dela e vai embora sem dar nenhum motivo para estar indo. A unica pessoa que ainda está do seu lado, é sua mentora e amiga há anos, Constance. Mas não por muito tempo. Constance está morrendo no hospital e como Kitty tem aversão a hospitais, somente agora depois de mais de um mês, é que ela apareceu para uma visita. Constance é a fundadora e editora da revista Etcetera. Ela foi a primeira a acreditar em Kitty e ela sabe que somente essa amizade que ainda a mantêm na revista, após esse suicídio profissional. Mas ela sabe que assim que Constance se for, ela não terá nem isso mais.

Kitty é condenada, e como tudo que esta ruim pode piorar, Constance vem a falecer. Kitty fica devastada mas ela tem que juntar forças para escrever a matéria da sua vida. Antes de morrer, Kitty perguntou a Constance qual seria a matéria que ela gostaria de escrever e nunca escreveu e Constance disse que aquela era uma ótima ideia para uma pauta. Ela diz que a matéria que ela queria ter escrito está em um envelope com o titulo "Nomes" e pede que Kitty traga o envelope até ela, mas Kitty não chega a tempo. E agora ela tem que escrever essa matéria que será uma forma de homenagem a Constance. Mas quando Kitty abre o envelope, dentro só tem uma lista com 100 nomes. Agora cabe a ela descobrir qual o significado dessa lista.

Eu estava enrolando para ler esse livro com medo de me decepcionar. Já li três livros da autora, P. S. Eu te amo, A vez da minha vida e O livro do amanhã. Os dois primeiros até gostei, o terceiro não, por isso estava com medo de ser apenas mais um livro, que não viesse acrescentar nada. É ai que me surpreendi. Quando percebi, estava completamente envolvida com a história. Envolvente, essa é a palavra para definir A Lista. É daquelas histórias que quando percebemos, estamos chamando os personagens de amigos e esperando encontrar qualquer um deles ali na esquina. É também daqueles livros que não tem personagens principais, apesar de Kitty ser apresentada assim. Durante a leitura vemos que Kitty significou tanto para a história como qualquer um dos outros que apareceram nela. E a história de cada um deles, fez com que Kitty revesse a sua própria vida.

Temos Bridget, uma senhora que está completando 85 anos. Tem Ambrose, que dedicou a sua vida ao estudo das borboletas. Eva, uma personal shopper. Archie, um homem atormentado por ter feito justiça com as próprias mãos, Jedrek, que quer entrar para o Guinness World Records Book. E Mary-Rose, que recebe uma proposta de casamento toda semana. Cada um com sua história de vida. Mas o que será que eles tem em comum para o seu nome estar na Lista? Esse é o mistério do livro e num primeiro momento foi o que me prendeu a história. Mas conforme fui lendo e me dei conta de qual era a ligação entre eles, percebi que não importava mais o "motivo", e sim, eu estava ávida por conhecer mais sobre cada um deles e me peguei torcendo para que cada um alcançasse seu objetivo e por fim quando aconteceu, me acabei em lagrimas. Só digo uma coisa, leia, o meu nome e o seu nome poderiam estar naquela lista. E parabéns a editora pela edição que está perfeita.

Nota:
 


25 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu vivo os mesmos receios que você viveu antes de ler este livro. Geralmente só tenho lido elogios, mas bate aquele receio porque não gostei de "A Vez da Minha Vida" e só os outros livros da autora que você citou me agradaram, e eu ainda esperava mais dos mesmos.
    Não sei se esse livro irá ser um dos meus favoritos, mas a premissa e as opiniões que tenho lido estão me animando um pouco mais.
    Adorei saber sua opinião e deixou tudo bem mais claro sobre o livro. Espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Até hoje só li um livro da autora, O Presente, e amei tanto que já coloquei muitos outros na lista. Estava super interessada neste, adorei conferir sua opinião. Bom saber que te prendeu! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem? Essa é a segunda resenha que leio para esse livro. A sua, assim como a outra que li, foi bem positiva e me convenceu a ler o livro! *-* Adorei essa premissa e adorei esses personagens tão diferentes que parecem ter coisas em comum! Preciso do livro pra ontem! haha Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo joia?
    Mais uma ótima resenha sobre esse livro *--*, ando vendo muitos blogs comentando sobre ele, confesso que estou muito curiosa para ler. Me parece um ótimo livro. Nunca li nenhuma obra da autora, mas tenho muita vontade <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nunca li algum livro dessa autora, apesar de ter Simplesmente acontece aqui em casa, falta tempo mesmo, ando super atolada em leituras de parceria. Mas gostei da resenha, só não curti muito essa capa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláaa!
    Esse livro já esta na minha listinha, tanto por ser da Cecilia como pelas milhares de resenhas positivas que aguçam demais a minha curiosidade.
    Admito que a capa poderia ser mais atrativa, mas só de trazer o nome da autora desperta a vontade de ler!
    Beijinhos

    Paixão de Leitora | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Olha só que curioso: estou lendo um livro que tem uma premissa bem parecida (jornalista acusa homem de pedófilo, que dps é julgado inocente), só que a trama é policial (dps de inocentado o homem é assassinado).
    Anyway, tenho curiosidade de ler algo da autora, em especial PS Eu Te Amo, mas A Lista nao me convenceu. Ok, a jornalista pode ter errado, mas todo mundo se virar contra ela dessa forma não me pareceu verossímil, sabe?
    Mas confesso que fiquei bem curioso para saber sobre o misterio por tras da lista.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Sua resenha me surpreendeu. Eu esperava um romance bobo e clichê, algo bem sem graça. Sim, eu julguei pela capa. Porém, ao ler a sua resenha, percebi que tinha me enganado completamente e já fiquei muito curioso para descobrir o tal mistério dessa lista.
    Vou ler, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Sempre tenho um receio com livros dessa autora, pelo menos motivo que você. No meu caso não curti P.S Eu te amo, mas gostei muito de Simplesmente Acontece então quando comecei a ler A Lista, estava morrendo de medo rs...
    Mas, ele se mostrou um livro simples e encantador. Me vi envolvida pela história de cada personagem e imaginando como foi a vida deles a partir daquele momento.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil,
    Já perdi as contas de quantas resenhas positivas eu vi sobre esse livro, eu preciso ler ele logo! mas falta tempo :/
    Adorei a resenha, parabéns! Fiquei super curiosa para saber mais da história :)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.

    Este livro está entre os meus desejados, e apesar de ainda não ter lido nada da autora até agora, eu começaria por este, que me deixou bem curiosa por causa da premissa e da lista. E acho que me acabaria em lágrimas também, sinto isso.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Estou doida para ler esse livro. Até hoje os livros que li da autora não me decepcionaram e eu sou fã de um bom drama (se me fizer chorar, então...).
    Essa é a primeira resenha dele que leio e já deu pra perceber que a história é apaixonante. Acho que, assim que terminar os livros da maratona, começarei logo ele. *-*
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Nunca li nada da Cecelia, mas assisti os filmes!
    Confesso que sua resenha me deixou bastante curiosa! Achei a ideia do livros bastante original e quero saber qual vai ser o impacto desta lista na vida de Kitty!!!!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Verdade Sil! Poderia ter nosso nome lá! Eu também adorei o livro, não tinha lido nada dela, mas conhecia os filmes e fiquei com medo também, pq ela é sempre bem comentada, mas comecei com zero expectativa e amei demais! Me envolveu muito! Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-quando-o-amor-e-o-destino-se.html

    ResponderExcluir
  15. Sil, eu fui lendo a resenha e ficando com pena da Kitty! poxa, até os pais! Eu gosto de livros com personagens interessantes que sejam os protagonistas, acho que é o caso desses! vpu dar uma chance!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! Tudo bem?

    Tenho uma curiosidade enorme em conhecer alguma obra dessa autora, diante de tantos comentários mistos a seu respeito que leio. Não consegui me interessar tanto por esse livro, mas gostei de conferir a sua opinião e de saber que se surpreendeu com a história!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto demais da escrita da autora e pelo que li na sua resenha vejo que não posso perder essa história...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá
    eu sou muito fã dessa autora, e quando fiquei sabendo que ia ter outro livro publicado no Brasil e eu entrei em êxtase kkk, adorei essa capa, mas ainda não l i o livro, estou esperando uma alma caridosa, mas ainda não achei #Fica_a_Dica kkkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    que bom que se envolveu e gostou da leitura desse livro, a história deve ser boa. Eu tenho vontade de ler esse livro e só li um livro da autora, os personagens devem ser legais.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Foi a primeira vez que li a resenha de um livro dela e não quis ler. Não sei se é porque a história parece que vai me irritar demais ou por ser muito esquisita. Espero que eu vença esse sentimento e leia, porque eu continuo adorando ela.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    O livro está na minha lista de espera de leitura e confesso que também fiquei indecisa se comprava ou não. Decidi comprar. E adorei a sua resenha, fico feliz em saber que gostou do livro!!

    Bjss, Lah
    resenhasdeumabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sil! Achei a edição de A Lista muito bonita, mas apesar de ter vontade de ler algo da Cecelia Ahern, por ela ser uma autora super bem comentada, a história desse livro, assim como a de outros dela que já vi, não me chama tanto a atenção. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Sil estou morrendo de curiosidade hahaha
    adorei vou dar um jeito de ler.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sil!
    Conhecia esse livro só "de capa", e achava a coisa mais fofa!
    Inclusive, unca li nada da autora - mas morro de vontade de ler Simplesmente Acontece - e tinha uma imagem diferente dos livros dela, achei que esse era também um romance romantico, hehe. E eu fiquei muuuuuito curiosa pra saber qual o motivo dessa lista existir, o que eles tem em comum e etc! Agora PRECISO desse livro pra ontem, haha!

    Um abraço!
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  25. É exatamente esse meu medo com "A lista", "ler um livro que não me acrescente nada". Li da autora "P.S. Eu te amo" e, honestamente, gostei mais do filme.

    Mas, nossa, o desfecho da sua resenha foi incrivel... me fez deixar minhas ressalvas com o livro para trás e ter vontade de parar agora o que estou fazendo e ir ali ler o livro...

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo