15 março 2016

Resenha | No Escuro - Elizabeth Haynes


Livro: No Escuro
Série: Não
Autora: Elizabeth Haynes
Gênero: Suspense e Mistério
Editora: Intrínseca
Páginas: 333
Ano: 2013

Resenha:
2003
Catherine Baley é uma jovem que sabe aproveitar a vida, ela se diverte bastante com suas amigas e não quer saber de compromisso com ninguém. Até o dia que ela conhece Lee. Ele é um exemplar perfeito de homem, ela não cansa de admirá-lo e quando ele convida ela para sair, é claro que ela aceita sem pensar duas vezes. E ele é de uma delicadeza que logo no primeiro encontro ela percebe que está apaixonada. Mas depois ela descobre algumas coisas a respeito dele, como ele chegar em sua casa todo machucado e não querer falar com ela sobre o assunto e nem qual é seu verdadeiro trabalho. Porém suas amigas acham que ela encontrou o homem perfeito e ela acaba se convencendo disso. Mas ele começa a ter algumas atitudes que ela não gosta, como pedir que ela deixe de trabalhar e achar que toda mulher gosta de sexo violento. E quando ela tenta terminar com ele, é que ela descobre que ele está longe de ser o cara perfeito.

2007
Anos depois, vemos uma Catherine completamente oposta daquela que conhecíamos. Essa Catherine sofre de Toc e tem ataques de pânico constantemente. Antes de sair de casa, ela tem que conferir seis vezes todas as janelas e portas da casa, e se alguma coisa fora do comum acontecer, ela tem que conferir tudo de novo, só que doze vezes dessa vez. E ainda assim ela não se sente segura. Quando volta do seu trabalho, ela faz um itinerário diferente todo dia para não ser seguida por ninguém e quando chega em casa, ela faz a mesma rotina de quando saiu. Ela só faz compras e cozinha, nos dias pares, nos impares ela pode fazer ginastica, desde que esteja nublado e ela só come as coisas que fez no dia anterior. E ela tem a hora certa de tomar chá, como se fosse acontecer algo ruim se ela passar da hora. Então ela começa a entrar em pânico quando percebe que seu chá acabou e não é um dia par.

É assim que ela conhece Stuart Richardson, seu novo vizinho. O medo de ficar sem o chá é maior do que o medo de ir até o apartamento do vizinho. Stuart é psicólogo clínico e logo percebe que Cathy sofre de Toc e indica um amigo. Mas Stuart não sabe que Cathy já fez muito progresso nos últimos meses. Hoje ela consegue trabalhar e sair de casa sozinha. Mas os ataques de panico estão piorando, por isso ela aceita ajuda de Stuart. E o engraçado é que quando ela está com ele, ela consegue se sentir segura. Ainda que ela tenha que continuar com sua rotina de verificação, basta somente uma verificação nas portas. Stuart passa uma segurança que a muito tempo ela não sentia. E isso faz com que ela comece a acreditar que ela vai conseguir superar tudo o que aconteceu. Isso até ela receber aquele telefonema.

Faz muito tempo que tenho esse livro aqui em casa, paguei 3,60 nele, quase de graça hehe. E como vi várias pessoas lendo ele para o #IDY2016, resolvi ler também. O livro é narrado intercalando um capítulo no presente e um no passado de Cathy. Eles são bem curtos e isso deu ainda mais agilidade a leitura, que já é rápida por se tratar de um livro de suspense. Eu já tinha lido livros angustiantes antes, mas esse ganhou disparado. Eu que já li dois livros que falam sobre Toc, fiquei horrorizada com o que a doença faz com Cathy. Gente que pavor viver assim. Tem dias que ela perde 5, 6 horas verificando as portas e janelas e o pior é que quanto mais nervosa ela fica, mais ela tem que repetir as mesmas coisas. Que triste viver assim. E isso não é nem o pior, o que levou ela a desenvolver a doença é ainda mais perturbador. Fiquei de cara com as cenas e com o ponto que chega um ser humano. Como pode uma pessoa fazer aquilo com outra?

Mas o que fiquei de cara foi com as "amigas" da Cathy. Como assim você conhece a pessoa a vida toda e não acredita no que ela diz, mesmo vendo os machucados, você prefere acreditar nas palavras de uma pessoa que você acabou de conhecer do que na sua amiga. E teve uma das amigas que meu Deus, vou parar para não soltar spoiler. Não sei o que era pior, a agressão física ou a psicológica, acho que se fosse eu, tinha ficado louca. Nesse livro pude ver como meu pensamento era errado em relação a mulheres que apanham dos companheiros. Eu achava que elas não se livravam deles porque não queriam e aqui a autora mostrou o outro lado da história. Elas tentam sim sair da situação, mas ou as pessoas não acreditam ou o terror é tanto que as forças se acabam. Só não dei nota máxima porque não gostei da forma como a autora escreveu o final da história. Foi tanta tensão o livro todo que achei o final fraco e corrido. Mas não deixo de indicar o livro.

Nota:


Imagem retirada do blog It Geek Girls

18 comentários:

  1. Amei que compartilhou a resenha;agora quero lê-lo...
    próximo da minha lista,obrigada:)
    beijos !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana!
    Eu já vi esse livro por aí e queria ler, ainda bem que você me lembrou dele!
    Adorei a resenha e fiquei muito curiosa. Mas acho que vou sofrer muito vendo as dores da protagonista, eu morro de pena dessas situações abusivas. :( O bom é que o livro abre nossos olhos pra ver como nem sempre as mulheres são culpadas por ficar nesses relacionamentos.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oii Sil

    AIi final sem graça depois de tanta tensão é mais do frustrante, mas mesmo assim gostei do que li na sua resenha. Se eu encontrar o livro por ai, gostaria de conferir essa história

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Mulher, esse livro entrou recente na lista de leitura. Só não sei se vou curtir essa de final broxante e amigas que não acreditam na amiga.
    Beijoss
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    Essa premissa é incrível e é interessante analisar essa questão da agressão à mulher através da literatura.
    Uma pena que o final não tenha sido tão bom, porém, acredito que a leitura compense.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?
    Eu já vi um outro livro dessa autora, mas nunca li nenhum dela.
    Adorei sua resenha.
    Beijos.
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei tao animada, mas depois que vi que o final era sem graça fiquei meio em duvida...
    Não sei, vou procurar mais resenhas e ver se realmente compro o livro :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Nossa que livro tenso heim?
    Não conhecia, mas é mais que entra para a lista dos desejados.
    Adorei sua resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil, tudo bem?

    Menina que resenha!! O clima e bastante pesado hein? Mas gosto de livros assim! Mas não vou negar que meche bastante com minha cabeça quando a leitura parece mais real, como neste caso e algo que pode acontecer com qualquer um! Mas me agrada tentar entender a cabeça do ser humano a sim como dos doutores que as vezes leva anos de pesquisa, adorei!!

    Beijinhos

    Blog -Resenha Atual

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Eu fui lendo a sinopse e logo pensando, ebaaa um romance, mas daí fui lendo a resenha e fui pensando nossa, nossa, nossa que tensão! E foi barato mesmo, apesar de vc dizer que o final foi fraco eu achei mega interessante o tema abordado!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bem? Eu também tenho esse livro aqui em casa há um tempão, mas nunca consegui lê-lo. Espero fazer isso em breve, porque algo me diz que vou adorar (e ficar muito chocado com ess)a história! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe tem este livro, já leu e até resenhou ele lá no nosso blog. Tanto a resenha dela quanto a sua, me deixaram bastante curiosa para ler o livro. Ele parece ser muito bom!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Descobri esse livro recentemente e já está na minha lista de leitura, gosto de uma certa dose de mistério mas ver se comentário sobre o final me desapontou um pouco. Mas ainda vou dar uma chance.


    bjos
    Just Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Sempre tive curiosidade pelo assunto deste livro, mas pelos seus comentarios parece ser uma história forte, com tema perturbador. Fiquei com vontade de conferir.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Eu sou louca pra ler esse livro!
    Ele possui um conteúdo forte, e isso me agrada porque as vezes preciso me desintoxicar de taaanntos chick lits que leio rsrs...
    Gostei de tudo que você disse e com certeza vou ler!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Agora fiquei com muita vontade de ler esse livro. Adoro suspenses e entrar na mente de personagens nem tanto convencionais. Adoro capítulos curtinhos, também acho que dão agilidade para a leitura.

    Beijos!

    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-sombras-do-medo.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Eu ADORO esse livro! É um dos meus thrillers favoritos da vida! Concordo com você: é uma das coisas mais angustiantes que já li (e não conseguia desgrudar das páginas). Mas sabe que eu gostei do final? Achei que foi bem condizente com a realidade e de outra forma tão angustiante quanto o restante do livro. Pena que você não gostou do desfecho, mas que leitura excelente, né?
    Ah...também me indignei muito com a reação das amigas dela.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    Li esse livro no ano passado e amei! Realmente paguei super barato nele e foi uma das melhores compras que fiz. Os capítulos "do passado" eram meus favoritos e a agilidade com que tudo acontece me fez devorar o livro em um dia ou dois, não lembro bem.
    O fim é surreal haha ele tá guardadinho lindo na estante porque com certeza é um livro que vale a pena reler!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo