29 julho 2017

Resenha | Filha da Profecia - Juliet Marillier


Livro: Filha da Profecia
Série: Coleção Sevenwaters #3
#1 Filha da Floresta
#2 Filho das Sombras
Gênero: Fantasia, Fábulas
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora
Páginas: 640
Ano: 2014

Resenha:
Fainne foi criada sozinha por seu pai Ciarán desde a morte de sua mãe Niamh. Eles vivem em Kerry, um vilarejo litorâneo, que por ser afastado de tudo, é perfeito para pessoas como eles, descendentes de feiticeiros. Fainne passa os dias aprendendo tudo que seu pai lhe ensina e desenvolvendo suas habilidades. Por isso ela não tem muitos amigos. Na verdade ela tem só um, Darragh, que chega na região todo verão junto de uma caravana de viajantes. Fainne sempre soube que por serem diferentes ela nunca seria como as outras garotas, mas nem por isso ela deixa de desejar a liberdade que ela observa nas meninas da caravana. Não que ela não seja livre, seu pai nunca a proibiu de sair, até porque ela não iria muito longe com a deficiência em seu pé. Ele até incentiva Fainne a ter suas próprias regras. O problema está em ser uma categoria intermediária entre os humanos e o Outro Mundo. Não fazer parte de nenhum lugar.

Desde muito pequena Fainne foi instruída pelo seu pai na magia. Apesar de ser filho de uma grande feiticeira, ele aprendeu magia com os sábios druidas da floresta. E sempre ensinou Fainne a tomar muito cuidado com a magia para não acabar como sua avó, que ultrapassou todos os limites ao despertar a magia negra. Mas até seus quatorze anos ela desconhecia sua própria história. Mas então seu pai decide que está na hora de Fainne conhecer Sevenwaters e enfim conta como ele e sua mãe se conheceram. Só então Fainne descobre que o casamento de seus pais foi proibido por ele ser meio irmão da mãe de Niamh e também filho da mulher responsável pela maior desgraça que aconteceu em Sevenwaters. Mas antes de ir para Sevenwaters ela vai ter um período de aprendizado com sua avó, Lady Oonagh, que vai ensinar a Fainne o que seu pai não conseguiu.

O que Ciáran nem imaginava era que Lady Oonagh tinha seus próprios planos. Ela quer vingança contra seus antigos inimigos de Sevenwaters e quer a todo custo impedir que Sean e seus aliados reconquistem as Ilhas Sagradas, conquistadas há gerações pelo povo de Northwoods. E ela vai usar Fainne como arma de vingança. Seu treinamento com Fainne é severo, e diferente de Ciarán, ela usa a magia para punir Fainne quando esta não faz sua vontade. Ainda assim Fainne se recusa a participar dessa vingança. É então que Lady Oonagh ameaça matar Ciarán se Fainne não fazer o que ela quer. Fainne não tem alternativa a não ser fazer o que sua avó deseja. Assim ela parte para Sevenwaters para conhecer a família de sua mãe, que tanto desgosto deu aos seus pais. O que ela não esperava era ser tão bem acolhida, principalmente por Connor, que foi quem mais dor causou a seu pai. Agora ela não sabe se segue seu coração ou se faz a vontade de sua avó e salva seu pai. 

"Agora que o momento de partir chegava, eu nem conseguia falar. A tarefa que eu tinha a cumprir era tão dificil que eu nem queria pensar. Mudar o curso de uma longa batalha. Vencer os Seres da Floresta em um jogo que eles praticavam desde antes deste mundo existir. Eu teria que terminar a tarefa que minha avó havia começado e fazer isso a qualquer preço para retribuir a papai todos os longos anos de paciência e de conhecimento que ele havia me transmitido."

Mais um livro dessa série que me conquistou pela capa maravilhosa e me ganhou de vez quando comecei a ler e conheci e escrita maravilhosa da autora e seus personagens incríveis, principalmente as mulheres poderosas. Novamente temos uma protagonista feminina inesquecível, que rouba a cena, e que sem ela a história não seria nem vinte por cento do que foi. No terceiro livro já temos a terceira geração de Sevenwater cuja história começou baseada em um conto, mas que cresceu tanto que acabou por se tornar uma das melhores sagas de fantasia que já li na minha vida. Cada livro conta a história de uma das gerações e temos um espaço grande de tempo entre uma história e outra. E mesmo as histórias tendo começo, meio e fim, é ideal que as leituras sejam feitas na ordem porque os livros se complementam e a história do povo dá continuidade.

Quando pego um dos livros dessa série para ler eu sempre lembro daquela imagem do iceberg que fica só uma pontinha para fora do mar e onde não conseguimos ver tem uma monstruosidade de gelo. Essa história é assim. Quado começa é só aquele pontinho e quando percebemos tem tanta história que mesmo os livros tendo em média 600 páginas, ainda é pouco para contar essa história tão grandiosa. E mesmo com esse tanto de páginas, em nenhum momento ela se torna cansativa, as autora sabe dosar os diálogos com as partes mais descritivas e as partes mais introspectivas. E temos de tudo um pouco na história, desde romance, aventura, cultura celta e até algumas paginas onde a guerra que vem sendo anunciada desde o primeiro livro enfim acontece.


Quando li Filha da Floresta e conheci Sorcha, me encantei com sua força e determinação e achei que fosse dificil encontrar um personagem tão marcante quanto ela. Mas então li Filho das Sombras e conheci Liadam que herdou toda a força de sua mãe e ainda conseguiu superá-la em várias coisas, como na coragem para enfrentar os Seres da Floresta. Então veio Filha da Profecia e conheci Fainne, que diferente das outras protagonistas foi criada fora de Sevenwaters e ainda carregava o estigma de ser descendente de feiticeiros. Ela começou de mansinho e foi me ganhando ao longo da história e quando enfim tudo foi revelado me peguei com o rosto molhado de lagrimas por ter tido a oportunidade de conhecer uma história tão linda quanto a dela. Se Sorcha e Liadam eram sinônimos de força, Fainne é de superação. É tão bom ler um livro que o personagem cresce tanto que se torna parte essencial de uma história que no caso nem deveria ser sua. E nem vou falar dos outros personagens para essa resenha não ficar enorme, mas todos eles me cativaram.

Mas infelizmente teve uma coisa que me incomodou muito nesse livro. O título é um grande de um spoiler. A Butterfly está entre meu top 5 de editoras favoritas, seja pelas edições maravilhosas como pelas histórias incríveis. Mas infelizmente o grande ápice da história não teve tanta graça assim porque o grande mistério a ser revelado, já está explicito no título do livro. O título original é Child of the Prophecy, que se tivesse sido traduzido como criança e não como filha, teria permanecido o mistério para ser revelado na hora certa. Como foi traduzido diferente, eu já sabia o que ia acontecer antes mesmo de tudo ser encaminhado para aquilo. Mas ainda assim, é apenas um detalhe que não tirou a beleza da história. E falando em beleza, a edição está tão perfeita quanto as outras. Eu recomendo o livro de olhos fechados. Essa série é uma das melhores que já li na minha vida e olha que já foram mais de 2.000 livros lidos só que tenho anotado. Leiam, vocês não irão se arrepender.

Nota:






20 comentários:

  1. Nunca li essa série e não tenho absoluta certeza se faria meu estilo. A história é curiosa e interessante..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estooou apaixonada por essa capa e por essa edição maravilhosa! A editora realmente arrasou, creio que só pecou em relação ao spoiler ne?
    Gostei bastante da premissa e fiquei toda curiosa, mas já vi que vou me enrolar bastante até me acostumar com os nomes dos personagens haha

    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos


    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei essa resenha. Ainda não conhecia o livro, fiquei bem interessada. Beijos :*

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Sil, morro de vontade de ler esse livro! Acho as capas meio ???, mas ainda assim quero muito! kkkk!

    Beijinhos!
    Alex, do Um Bookaholic. <3

    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    De certa forma, associo essa série a Outlander, não sei o porquê, talvez pela série ser longa e ter aquela coisa mística... Não sei, espero que você me entenda, até porque isso foi um elogio. Quero conhecer melhor essa coleção.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Eu vi muitas resenhas dessa trilogia e confesso que sou curioso a conhecer. Acho as capas muito lindas. São poucas obras dessa editora que me despertam o interesse, mas essa parece legal.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana!

    Anotei a dica de ler os livros na ordem, que bom você destacar isso. Eu já ia fazer tudo errado, hehe. E se você recomenda o livro de olhos fechados, pode crer, que o negócio é bom. Suas dicas são sempre preciosas, amo tuas resenhas, de verdade.

    E acredito que o blog vem fazendo um belo trabalho ao incentivar a literatura, com resenhas muito bem feitas, uma melhor que a outra. Gosto muito de tudo o que leio aqui, e leio tudo com frequência. Toda semana estou acessando o blog pra conferir as novidades.

    Parabéns pelo trabalho. Já virei fã de você e da Olívia.
    Um abraço, Dieison, Humaitá/RS.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana. Tenho uma amiga que me indica demais a série, mas ainda não peguei para ler... :( Mas sua resenha me fez priorizar a leitura. Obrigada!!!
    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  9. Parece uma série muito legal! Nunca mais li séries, pra falar a verdade. Fiquei curiosa.
    Beijos! <3

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, eu tenho acompanhado por aqui a sua leitura dessa série de livros e fico feliz que vc goste de todos os volumes que lê! Gosto bastante com os autores trabalham bem as personagens femininas e melhor ainda quando a leitura flui! E as capas são lindas, pena em relação ao título rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bom?
    Guriaaaaa eu tenho tanta vontade de ler esses livros (da série: mais um que tá na minha lista infinita de leituras). Parece o tipo de fantasia que ia me ganhar fácil. Ainda mais porque personagens femininas bem construídas são um orgulho de ler <3
    Que droga que o título spoilou D: já acho um absurdo quando tem spoiler na sinopse, ai vem no TÍTULO.
    Adorei sua resenha. Só aumentou minha hype com essa série!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi! Nossa que livro interessante, eu fiquei curiosa sobre os pais dela e o segredo que envolve ela. Bom, como não li os livros anteriores não posso opinar no título desse. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Pausa dramática para falar: DOIS MIL LIVROS! Sou sua fã! Hahahahah
    Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas os livros são tão grandes que fico meio desanimada.
    Que pena que veio um spoiler logo no título! :(
    Gostei da analogia do iceberg! :D

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Também faço a mesma pausa dramática que a Tami ali em cima. Quero ser você quando crescer.
    Essa série circula nas fantasias que quero ler, mas fiquei protelando porque pensei que acompanharia só um personagem. Gostei de saber que cada livro trata de uma geração.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  15. Livros com protagonistas femininas fortes sempre me interesssam, achei muito bacana essa indicação de livro/série!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Realmente as capas são lindas e desde que acompanho as resenhas da série por aqui, só fico cada vez mais curiosa e também pra conhecer o trabalho da editora.
    Uma pena sobre o título, mas mesmo assim não estragou sua experiência com a leitura, assim ganha mais um ponto!

    tenha uma ótima segunda :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil, tudo bem?
    Nossa, isso do título me lembrou a questão do "The Last Jedi", que tava rolando a tradução como "O último Jedi" e poderia ser spoiler. Chata essa questão mesmo, tira a graça da revelação. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Uau, eu não dava muito para essa série não, mas depois de ver seus comentários positivos não tem como não querer ler, hahaha. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil
    Eu sou apaixonada pelas capas destes livros e sempre fico curiosa pela série. Nossa, spoiler no título, que chato, tbm não gosto quando isso acontece, pq já sabemos o que vai acontecer. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Sil,

    Bom saber que essa série é excelente e com certeza vai para a minha lista, vou ficar de olho nas promoções....kkk...ótima resenha....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo