20 agosto 2017

Resenha | Um Verão Para Recomeçar - Morgan Matson


Livro: Um Verão Para Recomeçar
Série: Não
Gênero: Romance, Drama
Autora: Morgan Matson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Ano: 2017
Resenha:
Toda criança tem um jeito de mostrar sua insatisfação quando é contrariada. Algumas gritam, outras choram, tem aquelas que fazem escândalo e tem outras que ficam quietinhas em um canto. Taylor Edwards fugia de casa. Toda vez que ficava chateada com alguma coisa ela pegava sua mochila e ia embora. E era sempre seu pai que ia atrás dela. E isso virou um hábito, tanto que até hoje, aos dezessete anos e sem saber como lidar com o que está acontecendo, sua reação é pegar uma mochila e fugir para algum lugar. Mas ela não vai muito longe, porque como sempre, seu pai a alcança e faz ela mudar de ideia. Seu pai, que para quem não o conhece vai olhar para ele e achar que está tudo bem, mas ela vê bem todas as mudanças que já ocorreram com seu corpo.

Ela está fugindo porque não quer voltar para a casa do lago, local em que até seus doze anos ela ia todo verão. Mas faz cinco anos que aquilo tudo aconteceu e ela não sabe como voltar e olhar para Henry Crosby, seu primeiro amor e em quem deu seu primeiro beijo, e para sua ex-melhor amiga Lucy. Mas foi um pedido de seu pai e ela vai ter que fazer isso. Há três semanas atrás, no dia do seu aniversário, seu maior pesadelo se confirmou. Seu pai vinha queixando de dores nas costas, mas como Evan, seu ex-namorado havia acabado de romper com ela e levado junto todos os seus amigos, ela não prestou muita atenção as reclamações dele. Mas enfim foi confirmado que seu pai está com câncer no pâncreas e os médicos estimaram no máximo quatro meses de vida. E o único pedido de seu pai foi que todos eles passassem seu ultimo verão juntos na casa do lago.

Então seus pais, seu irmão mais velho Warren, o mais inteligente da família, e sua irmã mais nova Gelsey, a talentosa, partem para o que será seu ultimo verão com a família toda reunida. E a primeira pessoa que Taylor encontra quando chega na casa é Henry, que está mais lindo do que nunca e parece odiar Taylor com todas as suas forças. Querendo evitar Henry, Taylor começa a ficar somente dentro de casa. Então seu pai sugere que ela encontre um emprego. E por coincidência ela vai trabalhar junto com Lucy, que a exemplo do Henry, também ainda parece estar com muita raiva dela e só fala com Taylor, o necessário sobre o serviço. Não será um verão nada fácil para Taylor, já que seu passado parece que não ficou para trás e o futuro, ela não quer que chegue nunca.

"Ficava me lembrando de todas aquelas noites em Connecticut, quando eu saia porta afora assim que terminava de jantar, gritando meus planos para a noite enquanto me dirigia de carro, pronta para que a minha verdadeira noite começasse - meu tempo com minha família era algo que eu tentava fazer passar o mais rápido possível. Agora eu estava me apegando a esse tempo, tentando esticá-lo ao máximo, e ao mesmo tempo desejando que eu tivesse apreciado o que eu tinha antes."

Faz mais de uma semana que terminei de ler esse livro, mas está dificil colocar em palavras tudo o que eu senti lendo ele. Já sabia que ia gostar porque a sinopse lembra bastante o livro A Ultima Musica do Nicholas Sparks, que amei e chorei litros, mas não esperava me emocionar tanto. E quando falo em emoção, não estou dizendo só chorar, mas a cada frase lida meu coração palpitava e me sentia como se fosse eu vivendo aquilo. E é como se fosse mesmo, porque perdi meu pai o ano passado e sei como é ver a pessoa que você ama mais do que tudo indo embora e você não conseguir fazer nada por ele. Meu pai não estava com câncer, ele tinha Alzheimer, mas foi tão dificil quanto. Assim como a Taylor, eu via ele definhando a cada dia, sua memória indo embora aos poucos e queria o meu herói de volta e não podia fazer nada. 

Outra coisa que me fez sentir dentro da história foi o relacionamento da família deles, porque a minha é muito parecida. Abraços, contatos físicos em geral e "Eu te amo" são coisas raras. Principalmente com a minha pessoa porque quando eu nasci, meus irmãos já eram todos adultos. Minha irmã mais velha já estava até casada. Então é bem raro esse tipo de coisa entre nós. Nos reunimos só em épocas festivas e olhe lá. Por isso foi uma grande lição ver algo que acontece no meu dia a dia, em uma história de ficção. Foi um grande lembrete para aproveitarmos as pequenas coisas da vida, os pequenos gestos com quem nos é mais importante. São esses momentos que fazem a grande diferença e que vão ficar para sempre nas nossa memórias. Tenha você realizado eles ou não. O que queremos guardar, lembranças boas ou lembranças do que deixamos de dizer ou fazer?

Como o titulo do livro diz, essa é uma história de recomeços. Taylor felizmente teve a chance de consertar várias coisas que ela tinha deixado para trás em sua vida e que ela achava que não fazia a diferença, mas quando ela foi confrontada com o passado, ela percebeu tudo o que estava perdendo. E foi muito bom acompanhar o amadurecimento da personagem ao longo da história. O livro apesar de parecer, por ter alguém doente, não é triste, pelo contrário, ele transborda amor e felicidade. Eu ia lendo ele em doses homeopáticas para durar mais e poder levar aqueles sentimentos comigo o dia todo. E além do romance e de todo esse recomeço, ainda temos um pequeno suspense para saber o que Taylor tinha feito a cinco anos atrás para não querer voltar para a casa do lago. Temos alguns capítulos no passado que intercalam com a história no presente.

Eu poderia ficar aqui falando do livro o dia todo e ainda assim não ia conseguir demonstrar o quanto ele vale a pena ser lido. A história é ótima, os personagens são todos cativantes, desde os principais, até os secundários com suas próprias tramas. E a diagramação está ótima. A capa remete muito a história e eu que não tinha gostado muito dela antes de ler, acabei amando e achando ela perfeita no final. Enfim, vai ser um livro que vou levar para a vida toda e sempre que alguém me pedir alguma indicação, eu vou indicar ele. Assim como indico para vocês. leiam, vocês não irão se arrepender.

Nota:






19 comentários:

  1. Que lindo, amei sua resenha, ainda não conhecia a obra, vou ler com certeza 😍

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Sil

    Esse livro é maravilhoso, não canso de recomendar essa autora pra todo mundo e fico feliz de saber que finalmente uma editora se animou em trazer os livros dela ao Brasil. A Morgan escreve com delicadeza, coerência e maturidade, apesar de serem histórias juvenis os personagens dela são tão reais e compreensiveis que é impossivel não amar. Nesse livro meu favorito foi o pai, amei demais o personagem.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem??

    Nossa que resenha mais inspiradora ein... fiquei imensamente curiosa, apesar de não curtir tanto a temática. Mas quando se fala de amor e nem sempre envolvido em romance, mas em relação familiar. Gostei da forma como descreveu sua experiência com a leitura e isso me cativou imensamente. Eu curti a capa ela parece tão simples, mas com uma grande reflexão por trás. Amei... coloquei na minha lista. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem? Eu estou terminando e adorando! Foi mais uma grata surpresa da NC! Jurava que ia me deparar com um sick-lit, mas não é, realmente é um lindo livro de recomeços, não tem como não ter simpatia pelos personagens <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Parece ser um romance muito gostoso de ler. Eu gosto do catálogo da NC quando eles lançam esses livros mais leves. São otimos para sair de ressaca literária. Tinha visto algumas resenhas desse e o casal já tinha me interessado. Ele ta na lista de desejados <3

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Nossa, pela sua resenha deu pra ver que o livro realmente mexeu contigo. Não sou muito de dramas assim, mas é sempre bom sair da zona de conforto. E quem olha por essa capa maravilhosa não imagina o quão forte é a história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  7. Essas histórias de recomeços são maravilhosas, deve ser um livro bem gostoso de se ler!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!

    Menina Alice me falou maravilhas deste livro, e sua resenha esta tão repleta de emoções que coisa mais linda, fiquei com mais vontade de ler sabe? Imagino que eu vou chorar bastante por que essa premissa e simplesmente maravilhosa <3 e incrível o poder que um livro tem não é? Ele realmente consegue mexer com a gente e nos faz pensar e sentir coisas e lindo demais, por isso me entristecesse saber que existe tantas pessoas que não gostam de ler, enfim eu amei sua resenha viu?

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei a resenha!
    Ainda não conhecia essa obra, mas, julgando pela sua resenha tenho certeza que irei amar, pois, a obra traz elementos que curto muito em uma leitura <3 Adorei saber que os personagens são todos cativantes, desde os principais, até os secundários com suas próprias tramas... Isso é muito legal ;)
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil
    Pude perceber na sua resenha o quanto o livro mexeu com você, ainda mais que você se sentiu na história por ter passado por questões parecidas em sua vida. A história me pareceu bem emocionante, e fiquei com vontade de ler.
    Sabe, sempre que um livro mexe assim comigo também tenho dificuldades para espressá-lo. No início do ano eu li um livro "O Ultimo adeus" da darkside, e eu fiquei muito emocionada por ele se tratar de uma irmã que perdeu o irmão e não conseguiu dizer o ultimo adeus, e isso me tocou muito pq eu perdi um irmão mais novo com 26 anos, e é muito dolorido, eu chorei horrores, mas amei o livro, ainda hj quando vejo o livro na estante fico mexida.
    Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. NOSSAAAAAAAAAA, fiquei emocionada com a tua resenha. Principalmente na parte da sua opinião. Quero muito muito muito mesmo ler esse livro, já anotei o nome aqui para não esquecer. Muito obrigada por compartilhar essa resenha maravilhosa <3
    Uma ótima semana para você. Beijos <3
    http://blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!

    Que linda sua resenha! Parece ser um livro bem emocionante e marcante. E me lembrou de "A Última Música" também! Nunca cheguei a ler o livro, mas adoro o filme e já assisti várias vezes.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Interessante essa sua identificação com a história, deve ter sido uma experiência bem legal. Adorei a resenha. Não conhecia ainda esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Muito linda a sua resenha, emocionante!
    Fiquei como vontade de ler esse livro
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Nossa Silvana, achei incrível isso da história do livro ter te lembrado os momentos difíceis que você passou com o seu pai. Imagino que a leitura tenha te marcado (e te amocionado) muito. Bela resenha. <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bom?
    Eu amei tanto, mas tanto esse livro que socorro. A maneira com que a Morgan desenvolveu o relacionamento da Taylor com toda a família - e principalmente com o pai - foi emocionante. Imagino como deve ter sido ainda mais emotivo pra ti, por causa dos momentos difíceis que você passou. A mensagem de recomeços foi linda, e o crescimento da protagonista conforme revivia as lembranças e também entendia os próprios erros foi maravilhoso.
    Amei sua resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Além do livro, sua resenha também mexeu comigo. É ótimo um livro assim que a gente possa se identificar, mesmo que de uma forma triste, mas saber que um autor pensou justamente uma parte de nossa vida e tals, é de simpatizar mesmo. Me lembrou A Última Música lendo, a resenha, também. Adoro aquela história.

    Aqui em casa o relacionamento também é assim, que nem você citou aí. O jeito é fazermos o nosso, e manter a harmonia.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  18. Olá Sil,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, nem conhecia, confesso que não dava nada pra ele, mas depois da sua resenha vai para a minha lista, fiquei muito curioso, ótima resenha....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Quando eu vi essa capa pela primeira vez já me apaixonei completamente, e eu tenho certeza que quando eu ler vou amar já de cara!

    https://biahhysilva.wordpress.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo