15 setembro 2017

Resenha | Uni-Duni-Tê - M.J. Arlidge


Livro: Uni-Duni-Tê
Série: Helen Grace # 1
Gênero: Policial, Suspense
Autor: M.J. Arlidge
Editora: Record
Páginas: 322
Ano: 2016

Resenha:


— No chão, ao lado de celular, tem uma pistola. Está carregada com uma única bala. Para Sam ou para você. Este é o preço da sua liberdade. Para viver, precisa matar. Você quer viver, Amy?

Amy e seu namorado Sam estavam tentando uma carona quando voltavam de um show. Chovia intensamente e nada de alguém parar. Mas enfim uma mulher em uma van para e até serve um café para eles se aquecerem. O que eles nem imaginavam é que iriam acordar dentro de um pesadelo. Eles estavam dentro de uma piscina vazia e a primeira reação deles foi gritarem até ficarem sem voz. Quando pararam de gritar eles ouviram um celular tocando e Amy correu atender. A pessoa no outro lado da linha lhe deu uma escolha: matar ou morrer. Eles tentaram de tudo para escapar, mas a fome e o desespero falou mais alto e depois de pouco mais de duas semanas desaparecida, Amy foi encontrada, parecendo mais um animal selvagem do que um ser humano, e a única coisa que ela conseguiu dizer foi que havia matado seu namorado.

Helen Grace, detetive-inspetora foi designada para o caso. Num primeiro momento ela não acreditou em nada do que Amy estava dizendo. O mais provável era que Amy vinha sofrendo algum tipo de agressão de Sam e enfim reagiu, ou qualquer outra coisa, menos que alguém havia sequestrado duas pessoas para forcarem elas a se matar, e nem ter ficado para assistir. A história era tão absurda que talvez fosse verdade mesmo, afinal porque Amy ia inventar algo assim? E ao examinar as evidencias, Helen acaba acreditando em Amy. Mas a coisa não para por ai. O caso de Amy nem se encontra perto de ser resolvido quando a detetive fica sabendo que tem dois homens de negócio desaparecidos há três dias. Mais um sequestro estranho para a coleção.

Ben e Peter estavam voltando de uma reunião quando a gasolina acaba no meio do nada. O mais estranho é que Ben tem certeza de que o tanque estava cheio. Mas quando eles já estavam começando a se desesperar apareceu uma mulher em uma van e ofereceu carona. Mal sabiam eles que seu pesadelo estava só começando. Quando eles acordam, eles estão dentro de uma espécie de silo e eles recebem um telefonema idêntico ao de Amy e Sam. Dias depois Ben acha que Peter está morto, mas quando se prepara para atirar Peter reage e quem acaba morto é Ben, deixando Peter livre. Mas quando Helen chega ao local do crime ela descobre que Ben é na verdade James, que ela salvou anos atrás. E a assassina não para por ai, mais duplas acabam na mesma situação e Helen percebe que a resposta para esse enigma está nos sobreviventes e quem sabe nela mesma.

"Porque a assassina agia dessa forma? Fazia suas vitimas participarem de um diabólico jogo de uni-duni-tê, certa de que, quem puxasse o gatilho, em última analise, sofreria muito mais do que sua vitima. "

Desde que lançou esse livro que eu fiquei louca para ler ele. Só li resenhas positivas e a cada resenha minha vontade de ler só aumentava. Mas demorei para comprar e quando chegou acabei deixando lá na estante. Finalmente peguei ele para ler e meu Deus, que livro? Eu devorei ele porque eu precisava de respostas. Narrado em sua maioria em terceira pessoa, com alguns capítulos por alguém que só descobrimos quem no final da história, em primeira, os capítulos são bem curtos, somando um total de 117 capítulos em 320 páginas, por isso a leitura flui, mas mesmo que não fosse assim a leitura seria rápida, porque o suspense é tão grande que o leitor não consegue desgrudar do livro sem saber como termina.

A ideia do enredo não é nova. Quem é fã de Jogos Mortais está acostumada com ela. Mas enquanto em Jogos Mortais o foco são as vitimas e suas reações, aqui o foco é na investigação. Mas ainda assim é impossível não ficar horrorizada em algumas cenas onde mostra o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver. Eu não parava de pensar o que eu faria naquela situação. Você é privado das coisas mais básicas como água, comida, luz, falta de espaço para fazer suas necessidades fisiológicas e tudo isso sem saber se a outra pessoa vai ter coragem de te matar. No começo a coisa até que vai bem, mas depois de semanas, é impossível prever qualquer tipo de reação. Confesso que teve uma cena que fiquei com vontade de vomitar, mas depois pensei, será que eu faria isso? E ainda tem a questão do sobrevivente? Será que a pessoa que sobrevive realmente sai com vida daquele lugar?

Uma coisa que me chamou bastante atenção no livro é o papel das mulheres na história. Os homens são meros figurantes hehe. É o primeiro livro de serial killer que leio que é uma assassina, isso não é spolier, já desde o começo a gente fica sabendo disso. E como temos várias mulheres que protagonizam essa história, apesar da Helen ser a principal, eu ficava tentando adivinhar qual delas era a assassina. Inventei mil teorias e não passei nem perto da verdade. E fora o mistério atual temos um suspense também no passado da detetive que, também não é spoiler, ela se pune por alguma coisa e conforme vamos lendo, a curiosidade para saber o porque e se isso tem alguma ligação com o caso só vai aumentando. E as perguntas também. Chega uma hora que a tensão é tanta que você tem que largar o livro e relaxar. Mas no fim o autor dá todas as respostas e fecha a história com chave de ouro.

A edição da editora está impecável e a capa é muito bonita. Se recomendo o livro? Com certeza. Amantes de livros do gênero vão amar.

Nota:






21 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bem? Uma serial killer mulher! Uau! Adorei. Eu tenho esse livro aqui, mas nunca o li. ESPERO fazer isso algum dia, pois algo me diz que vou amá-lo! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Lá no blog quem leu foi a Marise e ela devorou tb! Eu gosto do enredo e acho que o papel forte das mulheres é um ponto super positivo! Espero ler e gostar tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Não sou muito fã de livros desse gênero, mas pra quem gosta realmente deve ser uma leitura muito boa! Achei interessante ter várias mulheres protagonizando a história, bem diferente da maioria dos livros por aí.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    ele já está há um tempinho na lista do skoob, mas ainda não consegui comprar. Que bom que gostou da leitura, adoro livros que envolvem investigação e agora fiquei mais curiosa ainda, principalmente a motivação para que a mulher faça isso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Esse livro me intriga. Não é a primeira resenha dele, mas o título e capa me deixam com aquele pensamento: 'preciso conhecer essa história'.
    Acho que é aquele tipo inteligente e surpreendente que me deixará viciada. E confesso que estou precisando de um livro assim ultimamente, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Eu amei esse livro e espero que a Record lance outros da série. Adoro este tipo de história e fico feliz que você tenha lido e gostado.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Siiil, sou doida pra ler esse livro, sua resenha me animou ainda mais!
    Realmente lembra Jogos mortais, né?
    Que bom q as personagens femininas se destacam!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler uma resenha sobre "O sorriso da Hiena" lá no "Moonlight Books" e fiquei pensando que bem queria gostar desse tipo de livro e história, mas não consigoooo! Fico curiosa, acho legal as discussões que puxam e tudo e tal, mas não são para mim. Da ultima vez que li algo assim o suspense me consumiu e fez mal... kkkk #SouMolenga

    Mas adoro ler resenhas boas assim que só saem quando a pessoa gosta muito do livro. Espero que sempre tenha livros legais assim em sua estante Sil.


    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!! Tudo bem?

    Na mora, quero ler esse livro hsuahsauah Sua resenha já ia me animando a medida que eu descia cada linha, e aí quando você disse que o autor fechava com chave de ouro... Muito bom um livro que te dá um final, sem essas pontas soltas doidas. Nem que seja ponta solta, mas que seja aquela que te dá margem pra pensar em algo, não aquelas malucas kkkk Enfim... Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Gente, depois de ler essa resenha, corri pra adicionar esse livro no Skoob. <3
    Eu amo livros policiais e estou lendo vários (tô numa vibe assim ultimamente, apesar de sempre ter amado).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana.
    Que livraço! Li a resenha como?! Doida para saber mais da história.
    Adoro suspenses e terror. Achei o título bem original e a cara da história.
    Adoro esses enredos sádicos hehehe
    quero ler também.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bom?
    Que bacana essa premissa! Adoro histórias que testam os limites da humanidade nos personagens, ainda mais quando bem desenvolvidos assim. Dá uma tensão à narrativa!
    E uau, acho que nunca li nada (nem mesmo não-ficção) sobre serial-killer mulher. Lembro do vídeo das Serial Chicks e elas falaram sobre a porcentagem baixa de assassinas em série reais na história, fiquei bem curiosa pra ver o desenvolvimento dessa em questão! o_o
    Ótima resenha, como sempre *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Mas gente, só de ler a resenha eu fiquei tensa! Imagine o livro! :O
    Curti!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  14. OI!!! Nossa, o enredo é bem interessante mesmo e não é meu gênero favorito, mas fiquei curiosa para descobrir quem é a mulher da van. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil

    Vou até olhar lá no meu skoob se o livro está lá, pois eu lembro que no lançamento eu fiquei super interessada. Uma assassina mulher é um diferencial muito bacana e desde o começo quando você estava contando eu achei uma vibe meio Jogos Mortais mesmo, mas curti saber que o foco fica na investigação! Já super quero!!!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Cara, só lendo essa resenha eu já fiquei arrepiada HAHA adorei a história e esse mistério todo, com certeza quero dar uma chance pra essa leitura.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil
    Ainda não conhecia o livro, achei o enredo curioso, mas confesso que não faz muito meu estilo. Mas gostei de saber sua opinião sobre a obra.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil,
    Nossa que dica interessante. Eu não conhecia a história mas me prendeu atenção. Quando comecei a ler realmente pensei em algo como Jogos Mortais mas parece ter bem mais por trás disso, como você comentou acompanhamos toda a investigação. Também percebi que precisa de estomago para ler, como você comentou que chegou a passar mal, mesmo assim fiquei mega interessada e entrou para minha lista. Adorei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil.
    Acho que nunca tinha lido resenha desse livro e só posso dizer UAUUUU rsrs, nossa realmente essa trama deve mexer com no imaginação e estomago, fiquei bem interessada nele depois de ler sua resenha, acho que devoraria a história rápido também em busca de respostas rs.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  20. Sil, lembra que a minha resenha foi a primeira que você viu? Eu elogiei tanto que você ficou curiosa para ler hahaha. Eu também li vários elogios.
    Eu sabia, COM CERTEZA, que você gostaria desse livro.
    Eu o amo demais.

    Quer ganhar 2 livros a sua escolha? Então acesse o Blog para saber como ganhar.

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    Abraços,

    Naty

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo