11 setembro 2017

Setembro Amarelo - Dica de Livros


Acho que quase todo mundo já conhece o Projeto Setembro Amarelo, mas quem quiser saber mais sobre o assunto consulte: http://www.setembroamarelo.org.br/.

Por isso hoje a postagem é para indicar livros que abordam o tema suicídio e depressão. Acho que quanto mais lermos sobre o assunto, mais ficaremos atentos. Sei que tem muito mais livros que abordam o tema, mas vou indicar esses que eu já li.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula. Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta...

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?
O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Depois de perder a irmã gêmea para a leucemia, Ashlyn Jennings vê sua vida mudar completamente. Além de ter de aprender a conviver sem parte de si mesma, ela precisa se adaptar a uma nova rotina. Enviada pela mãe para a casa do pai, com quem mal conviveu até então, ela viaja de trem para Edgewood, Wisconsin, carregando poucos pertences, muitas lembranças e uma caixa misteriosa deixada pela irmã.
Na estação de trem Ashlyn conhece o músico Daniel, um rapaz lindo e gentil, e a atração é imediata. Os dois compartilham não só o amor pela música e por William Shakespeare mas também a dor provocada por perdas irreparáveis. Ao sentir-se esperançosa quanto a sua nova vida, Ashlyn começa o ano letivo na escola onde o pai é diretor. E não consegue acreditar quando descobre, no primeiro dia de aula, que Daniel, o belo músico de olhos azuis com quem já está completamente envolvida, é o Sr. Daniels, seu professor de inglês.
Desorientados, eles precisam manter seu amor em segredo, e são forçados a se ver como dois desconhecidos na escola. E, como se isso já não fosse difícil o bastante, eles ainda precisam tentar de todas as formas superar os antigos problemas e sobreviver a novos e inesperados conflitos.

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.





21 comentários:

  1. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu acho essa abordagem tão importante de ser discutida, gostei muito do seu post e sua iniciativa! Tenho muita vontade de ler muitos desses livros da lista!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, eu gosto muito dessa campanha, acho que quanto mais falar melhor! Infelizmente não li nenhum dos livros citados, mas quero ler A lista negra e os 13 porquês, gostei muito da série, espero gostar do livro tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Essa campanha tem um significado especial para mim. E vou te falar que nenhum livro sobre o tema me tocou como 'Por Lugares Incríveis'. QUE LIVRO!
    Quero muito ler 'A Lista Negra'.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. olá! ótima essa campanha ! eu não conhecia ! gostei do segundo livro ... gosto quando existe um toque de fantasia nos livros...=)

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI Sil! Essa campanha é muito importante e os livros citados abordam com maestria o tema. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Adoro esse universo e já ouvir falar de alguns desses livros.

    Por lugares Incríveis eu amei, mas o final foi decepcionante e pra mim deveria ter sido trabalhado melhor.

    Os 13 Porquês eu li antes da série sair na netflix. Eu amei muito!

    Já a Playlist de Hayden eu amei, mas não foi um dos melhores livros que já li.

    Alguns da sua lista eu ainda não conhecia, porém vou procurar saber mais. Depressão é um assunto que eu adoro estudar ao extremo e tento ajudar pessoas que sofrem com isso. ♥

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa campanha é realmente MUITO importante, e fico feliz quando vejo as pessoas divulgando nas redes sociais. Recentemente li um livro sobre o tema, e fiquei muito tocada. Acredito que é um assunto muito delicado e que precisa ser abordado com mais afinco. Da sua listinha, só li "Os 13 porquês", e tenho muita vontade de ler "Por lugares incríveis".
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bom?
    Essa campanha é importante e que incrível ver tanta gente falando a respeito, divulgando para que outras pessoas conheçam. Por Lugares Incríveis foi um dos livros com a temática que mais pegou pesado no meu emocional, mas é uma história sensível com uma mensagem muito poderosa. Não li A Lista Negra, mas super indico Meu Coração e Outros Buracos Negros. Acho que é um dos mais impactantes que já li.
    Ótimo post!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    Que campanha sensacional!
    Os livros listados parecem abordar o assunto da maneira correta.
    Não li nenhum deles infelizmente.
    Vi o filme As vantagens de ser invisível e achei muito bom.
    O seriado 13 reasons why e achei muito interessante.
    Por lugares incríveis, A lista negra e A playlist de Hayden estão na minha lista de desejos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Como sempre, ameeei as dicas... livros incríveis!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Eu já li os três últimos livros que indicou e o único que não gostei muito foi A Playlist de Hayden.
    Eu tenho e ainda vou ler A Lista Negra e Por Lugares Incríveis.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá Sil,
    Dessa lista de livros já li Sr.Daniels e adorei.
    Por Lugares Incríveis é um história que pretendo ler em breve. Ótimas dicas para o Setembro Amarelo.
    Até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei essa postagem, já tive amigos nessa situação e eles precisavam muito de apoio!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil. Acho maravilhoso o projeto e concordo que é preciso sim, ser mais debatido para que possa ser evitado. Eu tenho Por lugares incríveis mas ainda não consegui ler justamente por esse receio de ouvir sobre o tema. Já li As vantagens de ser invisível e Sr. Daniels e gostei muito das obras, acho que todos deveriam ler. Também indico Quando tudo faz sentido, porque é uma história maravilhosa sobre o suicídio e até o ponto que a pessoa chega a pensar em fazer tal coisa. Eu amei e chorei horrores com essa obra.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  15. Isso é problema de saúde pública, as pessoas precisam mesmo de ajuda, só que alguns livros só podem agravar isso, como é o caso desse Os 13 Porquês, que eu não gosto ... mas, isso é questão de opinião.

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Eu amei essa campanha!
    A galera está em peso mostrando no instagram e eu acho super bacana, além de extremamente relevante.
    Gostei das suas indicações ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  17. É sempre bom discutir e compreender a depressão, que é algo tão complexo mas ainda é dado pouca importância.
    https://brancobolcado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu aprendi a gostar de ler livros com esse tema, ao contrario do que as pessoas a minha volta pensam, esse tipo de leitura nos faz valorizar ainda mais a vida, da sua lista sou apaixonada pelo livro "Por lugares incríveis", a leitura me arrebatou e sempre indico ela para as pessoas, recentemente li "Meu coração e outros buracos negros" que aborda ambos os temas e de forma única, estou simplesmente apaixonada pela escrita da autora, só adicionando mais um livro a essa sua lista incrível.

    Beijos
    Dani Cruz
    blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
  19. Dessa lista eu já li 4: Por Lugares Incríveis, A Lista Negra, Os 13 Porquês e As Vantagens de Ser Invisível. Todos eles me ensinaram tanto! O meu preferido e o que mais me impactou foi, com certeza, A Lista Negra. Acho que esse deveria ser obrigatório nas escolas.

    Adorei o post ;)
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil, tudo bem?
    Ótimo post, adorei as dicas, alguns livros mencionado aqui não sabia que tinha como pano de fundo o tema suicidio, como Sr. Daniels, acredito que são livros muito tocantes e cheio de ensinamentos. Com certeza uma ótima dica!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  21. Estou com "Por lugares incríveis" na minha lista de leitura há milênios e ainda não peguei nele. Já "Os 13 Porquês" li há algum tempo e achei um livro necessário, apesar de doloroso. Esse tema nunca é fácil, mas a gente não pode se dar o direito de ignorar.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo