29 novembro 2017

Resenha | Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas


Livro: Corte de Espinhos e Rosas
Série: Corte de Espinhos e Rosas # 1
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2015 

Resenha:
Feyre podia dar como desculpa a fome para ter feito o que fez. Afinal, tanto ela, como suas irmãs e seu pai estão com o estômago roncando e mal se vê carne sobre seus ossos. Já faz um dia que o pão acabou e há dois acabou a carne. Mas não foi a fome a responsável pelo seu ato e sim o ódio que ela sente pelos feéricos desde que se conhece por gente. Por isso ela não hesitou quando viu que o lobo enorme ia comer a corça que podia ser a salvação de sua família pelo menos pelas próximas duas semanas. Desde que seu pai perdeu tudo o que eles tinham, Feyre, a filha caçula, virou uma caçadora para sustentar a família. Ela vai a lugares que nem mesmo os homens mais experientes tem coragem de ir, mas é isso ou morrer de fome. E a cada inverno está mais dificil de conseguir alimento, por isso ela está indo cada vez mais longe na floresta e mais perto da muralha mágica que separa os humanos dos feéricos.

Quando os humanos se rebelaram contra a escravidão dos feéricos, a quinhentos anos, um acordo foi feito entre eles e a muralha foi criada, ficando cada espécie do seu lado. Mas mesmo com esse tratado, os feéricos sempre atravessam a muralha e eles nunca sabem quando é um deles que está por lá em forma de lobo. Porém Feyre tinha certeza de que o lobo que matou era um deles e o fez com gosto. O que ela não imaginava era que alguém ia aparecer em sua casa reclamando pela vida que ela tirou. Uma besta enorme, uma mistura de lobo com felino, tão grande quanto um cavalo e com chifres como os de um cervo. De acordo com o tratado, se um humano tirar a vida de um feérico sem ser provocado, o que foi o caso, ele deve pagar com outra vida. E a besta dá uma escolha para Feyre, ou ele vai com ela para as terras de Prythian ou vai morrer naquele instante.

Feyre escolhe ir com ele para as terras feéricas, mas fica com o coração partido por ter que deixar sua família que sem ela para caçar, não terão como sobreviver. E ela pretende assim que estiver longe da sua casa dar um jeito de matar a besta. Mas seus planos são frustados porque a besta usa magia nela e quando ela percebe já está em Prythian. E o outro lado das muralhas é bem diferente do que ela tinha imaginado. Feyre sempre foi fascinada por cores mas o que ela vê em Prythian não pode ser descrito em palavras. É tudo mágico. E a magia não para por ai. O feérico que a levou ate lá se transforma em um homem e Feyre descobre que ele é um Grão-Feérico e seu nome é Tamlin. Ele é bem jovem pelo que dá para ver pelo pouco que aparece do seu rosto, já que ele usa uma máscara. E não é só Tamlin, todos no reino usam uma mascara que Feyre descobre ser por causa de uma maldição que está aos poucos drenando a magia dos feéricos. E quando seus sentimentos por Tamlin mudam de ódio para amor, ela vai fazer de tudo para impedir que isso aconteça.

"Eu sabia... eu sabia que seguia um caminho que provavelmente terminaria com meu coração mortal despedaçado, mesmo assim... Mesmo assim, não pude evitar."

Desde que lançou esse livro lá em 2015, eu quero muito ler ele. Só vi elogios ao livro, e a escrita da autora então, que já era famosa por aqui pela série Trono de Vidro, nem se fala. Mas esperei lançar todos porque odeio ficar esperando horrores para ler as continuações. E gostei muito do que li. Apesar de ter encontrado vários pontos negativos, mostrando que não é a perfeição toda que eu tinha lido, a leitura vale a pena e a autora e sua história me conquistou. Vou começar falando dessa capa que confesso foi o que me ganhou antes de tudo. Eu amo essa capa e a edição toda está maravilhosa. Acho que no livro todo encontrei um erro de revisão. E isso porque estava prestando atenção para ver se encontrava defeitos no livro.

E foi assim que encontrei os pontos negativos que vou mencionar. Como só tinha lido resenhas elogiosas, comecei a ler o livro com um pé atrás para não acabar decepcionada. Em primeiro lugar já me decepcionei por ser em primeira pessoa e somente na visão da Feyre. Eu prefiro terceira pessoa, mas gosto de primeira quando a narrativa é dividida entre dois ou mais personagens. E precisava e muito ter acontecido isso aqui. Faltou uma outra visão de algum feérico nessa história. Se fosse na do Tamlin eu tinha ficado muito feliz, mas na de qualquer outro deles era melhor que só a visão da Feyre. Outra coisa que acabei não curtindo tanto foi que ouvi muito sobre a originalidade da história, mesmo sendo uma releitura de A Bela e a Fera e não foi o que encontrei. O livro é uma mistura de vários outros famosos que temos por ai. Inclusive a Feyre me lembrou muito a Katniss quase o livro todo.

E achei engraçado não ter lido sobre essa semelhança na resenhas, porque vi tanta gente gente descendo a lenha em A Rainha Vermelha e elogiando Corte de Espinhos e Rosas pelos mesmos motivos. Dois pesos, duas medidas? Enfim tem mais dois pontos que não gostei e preciso falar. Duas coisas que eram completamente desnecessárias. Primeiro as cenas hots. Por ser uma releitura/fantasia, acho que não precisava ter usado esse tipo de cena e ainda mais com algumas palavras que foram usadas. E por ultimo uma coisa que a autora não precisava ter colocado, o bendito e já tão mal falado triângulo amoroso. A história tem tanto a ser explorado que era totalmente desnecessário ir por esse caminho que infelizmente acho que vai ser ainda mais usado no próximo livro.

Mas fora esses pontos que abordei, o livro me conquistou. O romance não é aquele olhou amou. Eu vi algumas pessoas falando sobre o romance ser Síndrome de Estocolmo. Mas eu não achei porque em nenhum momento a Feyre era uma prisioneira e Tamlin não era nada do que ela e nós acreditamos a principio. Em nenhum momento ele trata Feyre mal, pelo contrário, ele sempre foi gentil. E foi conquistando Feyre aos poucos. Acho que por isso algumas pessoas acharam que o livro foi meio parado no começo. Eu achei que o desenvolvimento foi perfeito. Teve ação quando foi necessário e teve momentos mais lentos quando assim foi exigido. E por ultimo, mas foi o que mais gostei na história: a magia envolvida. E quando conheci a verdadeira história dos feéricos, fiquei de boca aberta e me apaixonei ainda mais pela história. Eu poderia ficar aqui falando sobre esse mundo mágico e sobre os personagens criados pela autora por horas e mesmo assim não ia ser suficiente para passar a verdadeira essência deles. Então só me resta indicar o livro. Leia e se apaixone também.

Nota:






17 comentários:

  1. Oiiiiii..
    Eu não é que finalmente encontrei alguém que expôs todas as falhas? Eu só li elogios sobre a obra e mesmo não lendo me despertou vontade.
    Estou fugindo de triângulos amoros haiuhauihaiuauhiuahuia
    A narrativa em 1 pessoa eu até aguento (mesmo achando que fica forçado lermos tudo em uma perspectiva só).

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Gostei muito de ler sua resenha pelos pontos negativos q citou (e tbm n vi nas outras por aí, rs)
    Eu ainda n li esse livro mas quero muito tbm, já vou sem tantas expectativas!
    Mas realmente, todo undo fala muito bem da autora!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Adoro histórias qe envolve feéricos, mas por algum motivo não leio muito sobre haha. Também fiquei curiosa com essa série devido aos comentários positivos, mas lendo sua resenha a história não me soa como uma releitura de A Bela e a Fera não. Fiquei espantada por ter cenas hots, pq pensei que a menina tivesse uns 15 anos? kkkk A capa é muito bonita!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu sou apaixonada por leitura e pude perceber que o seu blog é recheado de resenhas! No meu você também poderá encontrar no futuro. Ah, então... Eu não conhecia essa história, me pareceu ser bem interessante tudo que ela relata. As cenas hots e certos palavreados poderiam mesmo serem evitados, é bem melhor um livro limpo. Mesmo com tantos poréns, irei dar uma olhadinha no site da saraiva.
    https://unacaravela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E esse mapa que você tem? que lindo *-*
    Eu amei a história. Vou começar a ler o terceiro agora :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou louca pra ler esse livro e quase consegui comprar na BF, mas nem deu. To vendo se compro ainda esse ano pelo menos o primeiro porque to muuuuuito ansiosa. Parece ser muito bom como todo mundo fala!!

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem? Eu não li o livro e não sei bem se um dia começo essa série, pra ser sincera, mas não me incomodo com narrativas em primeira pessoa, mas triângulos são bem difíceis de aguentar em muitas obras, então super entendo. Que bom que apesar dos pesares vc curtiu o livro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bom?
    Coitadinha da Feyre, não compara ela com aquele embuste da Katniss UHASUHASUHASUHASUH ela é tão melhor e mais honrada e corajosa e digna. Sim, eu odeio a Katniss, nem sei se deu pra notar :v
    Essa série começa morna e vai esquentando muito, o último volume parece um épico de tão impactante.
    O lance com o Tamlin é mais embaixo... Mas tu vai entender direitinho no segundo volume. Rola uns estalos na nossa mente e os artifícios que a SJM usa na narrativa são fantásticos. Ela faz umas críticas incríveis a várias situações da realidade dentro dessa fantasia.
    Também queria que a série tivesse mais POV's, estilo Trono de Vidro </3 MORRO pra ler os pontos de vista da Nesta e do Cassian, meus favoritos nessa história. Mas não, tive que me contentar só com a Feyre por enquanto. Vida que segue.
    Ansiosa pra ver o que tu acha do livro 2 *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Mirmã, estou com a Denise aqui em cima. Tadinha da Feyre ser comparada com a Katniss. Nossa senhora. Katniss era um porre só.
    Mulher, só vai que os tiros começam mesmo é no segundo livro.
    Esse lance da história ser só na visão da Feyre não me incomodou muito até o terceiro livro. Ele foi maravilhoso, mas teria sido melhor se fosse em vários POVs.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  10. Vou falar a real, cansa-me pessoas que detonam livros porque são similares a outros, o que isso interessa? Interessa é se o livro é bom ou não, eu adorei a Rainha Vermelha, claro que já li livros semelhantes, mas se gostei desses semelhantes porque não ia gostar da Rainha Vermelha?! É óbvio que as distopias serão sempre semelhantes, porque têm a mesma base.
    Fiquei curioso em relação a esse livro, apesar de você não ter gostado tanto, também gosto mais na terceira pessoas, mas a história parece interessante.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil
    Tudo que eu li na sua resenha foi novidade pra mim, eu nem sabia que era uma releitura de A Bela e a Fera, gostei de saber sua opinião e os pontos negativos. Eu estava bem curiosa para ler esta série, eu sou fã da autora, amei o trono de vidro e agora eu comprei o box com os três livros, pretendo ler em breve. Eu amooo esta capa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas é o gênero típico que eu adoraria ler, amo fantasia!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    Bjos,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro, e já não apoiei muito a decisão da protagonista em matar o lobo só pelo ódio, já que desse jeito deixou a família na mão. Seria bem legal mesmo ter a narração de um ser feerico para vermos os dois pontos de vista. E quanto às semelhanças com outras distopias, depois de tantas que lançaram, acho difícil não ter detalhes que lembram um ao outro.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu não li Jogos Vorazes, só conheci a Katniss pelo filme e não gostei da personagem. Mas falando deste livro, eu gostei muito e o segundo então me deixou na nuvens. Ao contrário de muita gente eu adoro triângulos, pode me chamar de doida, mas eu sou fã. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi!!! Você sempre arrasando nas resenhas, eu li várias sobre o livro, mas a sua me fez bater o martelo para comprar o livro. Estou super curiosa agora para conhecer a personagem. Também gosto de ler os dois lados da história, mas pelos comentários acima a tendência é melhorar. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  16. Só de ler a resenha eu já achei super parecida com o Katniss o fato dela caçar e tal HAHAHA Mas fiquei um pouco interessada sim! Quem sabe eu dê uma chance rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  17. Eita pau!!! Que desfecho de resenha foi esse? Eu morro de curiosidade sobre essa série, afinal, como você disse, são muitas resenhas elogiosas, essa foi a primeira que colocou em questão as fragilidades do livro e ainda assim você recomenda! Ai Jesus!!!

    Jaci
    Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo