27 dezembro 2017

Resenha | Os Cinco do Ciclo - Elias Flamel


Livro: Os Cinco do Ciclo
Série: ?
Gênero: Fantasia
Autor: Elias Flamel
Editora: Independente
Páginas: 556
Ano: 2017
Sinopse:
Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice.
Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir.
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.

Resenha:
Em O Ciclo dos Cinco conhecemos Yosef, líder da vila de Keltoi. Yosef se divide entre os cuidados com sua família e seu povo. Na vila é cultivado o centeio e a história começa no ultimo dia da colheita. No dia seguinte Yosef deixa a cargo de seu filho mais velho Hitalo,  a venda das sacas pelos portos, e para Yohan, filho do meio, a responsabilidade de vender as sacas restantes em Keltoi. Enquanto isso Yosef vai até Numitor, a capital do Império levar o tributo de sua colheita.

Chegando lá ele visita seu amigo livreiro Lucien e fica intrigado com um livro misterioso que seu amigo tem com ele. Mas o que chama mesmo a atenção de Yosef são os rumores que ele ouve não só de Lucien, mas de outras pessoas também: que a religião do Deus único será a religião oficial do Império. Na viagem de volta ele tem um pesadelo que até parece real onde seus deuses pedem sua ajuda e mostram a morte de sua família.

Yosef não conta nada a ninguém para não atrapalhar o festival do fim do ciclo. Mas depois ele reúne os principais homens de Keltoi e conta o que descobriu. Eles debatem a questão e ficam divididos, uns querem fugir, outros querem lutar. Então Yosef parte para Numitor em busca de alguém que o ajude a proteger sua vila e ele vai embarcar em uma viagem onde vai descobrir que as coisas não são nada parecidas com o que ele imaginava.

Tem dois tipos de resenha que são muito difíceis de escrever. Primeiro quando é aquele livro que você ama tanto que quer que todo mundo leia e por mais que você escreva sabe que não vai conseguir passar o que sentiu lendo o livro.E segundo é quando o livro não te agrada tanto quanto pensou que te agradaria. Infelizmente a segunda opção é a que vou escrever hoje.

Num primeiro momento o que me chamou a atenção nesse livro foi essa capa. Ela é muito intrigante e leva o leitor a pensar na aventura em que vai viver ao lado do protagonista. Mas infelizmente a aventura deixou muito a desejar na história. Esperei muitas páginas para que ela acontecesse e não aconteceu.

Mas antes de mais nada quero deixar claro que essa é uma opinião pessoal, e que como todo leitor já está cansado de saber, cada um tem um gosto e um livro que não funcionou comigo, pode ser favoritado por outro leitor. E já citei aqui várias vezes para vocês os livros A Culpa é das Estrelas e Caixa de Pássaros, sucessos mundiais que não me agradaram. Por isso tenha em mente que não é porque eu não gostei que o livro e a história não sejam boas.

Vamos começar a falar sobre os pontos negativos. Eu achei a leitura muito arrastada. Pela primeira vez na minha vida eu pensei em abandonar um livro. Eu lia, lia e não acontecia nada na história. Passavam-se 50, 100, páginas e eu não sabia onde e quando o autor queria chegar. Como disse, a capa me enganou, achei que ia ser uma aventura daquelas e isso não aconteceu. Outro ponto foi que achei a história por vezes confusa demais. Não foi uma nem duas vezes que voltei as páginas e reli porque não tinha entendido, ou entendi errado alguma coisa. E por fim achei um acontecimento no final do livro bem desnecessário. Dava para ter sido um final diferente e ainda assim o autor teria mostrado o que queria.

Mas também encontrei várias coisas positivas no livro. Tem uma coisa que eu sempre vejo o povo reclamando, que são o excesso de descrições e isso não aconteceu aqui. O livro é em sua maior parte feito de diálogos, o que deixa a leitura mais dinâmica e mesmo ele tendo mais de 500 páginas, dá para ler relativamente rápido. Outra coisa foi que o protagonista é bem diferente do que vemos por ai. Ele não é um jovem bonitão, nem tem poderes sobrenaturais. Ele é um senhor de idade que luta por seu povo e família. E o ponto que mais gostei foi que mesmo o livro sendo ficção, a história poderia ter acontecido no passado, ou em um futuro próximo ou poderia estar acontecendo nesse momento. Afinal, não vemos o tempo todo noticias de pessoas sendo mortas em nome de alguma religião?

Mas enfim, foi uma leitura que não me agradou, e por isso não pretendo continuar lendo a série. Mas como disse, pode ser que você leia e se torne um dos melhores livros que você já leu. Se quiser se aventurar, ele está disponível na Amazon por um precinho bem camarada.







13 comentários:

  1. Oi! Super entendo sua resenha, ficamos numa contradição enorme para escrever. Queremos expor nossa insatisfação, mas ao mesmo tempo, não queremos que as pessoas não leia o livro. Eu gostei do fato do protagonista ser mais velho e a questão da religião. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bom?
    Entendo perfeitamente o sentimento. Falar de um livro que a gente não gostou é tão difícil quanto um que a gente amou. Opinião é pessoal mesmo, mas expor os pontos é sempre interessante pro pessoal entender sua experiência na leitura - eu gostei muito da sua resenha!
    Ainda estou curiosa com o livro, mas os pontos ressaltados já deixaram minha expectativa menor. O que é bom, porque dai o baque caso me decepcione não é tão grande.
    Tenho agonia de livros de Fantasia que se arrastam pra chegar a lugar nenhum. Super aceito ler histórias lentas, mas me leve pra algum lugar! GRRM tá ai pra provar que isso não é um problema.
    Ótima resenha, seu texto tá ótimo.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Tem tanto livro de sucesso que eu não suporto hehehehe faz parte, acontece. Quando eu tenho a sensação de enredos arrastados tb acabo não curtindo tanto, eu super te entendo. Uma pena não ter funcionado pra vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Menina, eu vou ler esse livro ainda, então já foi bom saber da sua opinião.
    Pela capa promete aventura, mas eu não senti isso vindo da sinopse. Então eu já estou preparada para uma leitura mais devagar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Essa leitura arrastada é o que mais me incomoda.
    Confesso que não me atraio pelo livro e depois da sua resenha, não vou me aventurar não.
    Uma pena que seja dessa maneira, mas acontece né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, gostei da sua resenha

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil! Tudo bem?
    Já vi muita resenha desse livro e acho que a sua me parece a mais sincera delas, ao falar dos pontos positivos e negativos. Acho legal que o personagem é diferente dos padrões, mas fico triste de saber que é um pouco arrastado.. uma pena! eu tenho a maior vontade de ler!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Siim, esses dois tipos de resenhas são mesmo as mais difíceis de escrever. Concordo com você quanto a capa, quando eu vi logo fiquei curiosa com o que poderia vir da história, e é uma pena que a obra não seja lá tudo aquilo que promete ser. Fico contente em saber que o livro tem bastante diálogo, gosto de livros assim, tornam a leitura mais fácil. Quem sabe ainda dê uma chance pra obra!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já passei por semelhante situação recentemente no que descreve como pontos negativos e foi uma leitura bem frustrante, por isso não me parece uma leitura que arriscasse...

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil!
    o livro não me agradou nem a capa, nem a sinopse.
    Também não gosto de leitura arrastadas, me falta a paciência.
    Que bom que foi bastante sincera em sua resenha!
    Beijão e Feliz Ano Novo!
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Eu nao conhecia o livro, mas confesso que depois da resenha, meu interesse é nulo. Achei você super guerreira por insistir na leitura. Eu provavelmente abandonaria, porque não consigo levar algo muito arrastado ou confuso. Não rola comigo. Uma pena, porque a capa e bem legal a ideia também.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    Diferente de vc esta capa não me chama atenção ehehehe, e pelos teus comentários eu não iria curtir esta leitura. Que pena que o livro não foi o que esperava, é muito ruim quando isso acontece.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil =)

    Estou passando pelo mesmo dilema que você rs... li um livro que infelizmente a narrativa não me conquistou em nada =(

    Assim como você a história não era nada do que eu espera, tanto que apesar da história ser curta levei quase quinze dias para terminar. Uma pena realmente.

    Mas vamos esperar que nossas próximas leituras sejam melhores ^^

    Beijos e Feliz Ano Novo ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo