31 dezembro 2017

Retrospectiva Literária 2017


Desde que inauguramos o blog, todo ano eu participo de uma retrospectiva coletiva organizada pelo blog Pensamento Tangencial. Mas esse ano não sei porque motivo a blogueira decidiu não o fazer. Mas vou responder as perguntas mesmo assim para não passar em branco. Se quiser conferir os anos anteriores: 20122013201420152016.

A aventura que me tirou o fôlego: A Filha da Profecia é o terceiro livro da Série Sevenwaters e a história dessa família é incrível, uma grande aventura.
O terror que me deixou sem dormir: A Cidade dos Espelhos foi um dos poucos livros de terror que li esse ano e citei ele aqui mesmo que não tenha me tirado o sono. Eu durmo que nem uma pedra, não importa o que eu leia. Já com os filmes a história é outra hehe
O suspense mais eletrizante: Entre Quatro paredes eu li em algumas horas porque não conseguia largar ele. Eu precisava saber o final do livro.
O romance que me fez suspirar: Li vários livros de romance esse ano, principalmente  de época, mas um casal que teve muita química e me fez suspirar foi Hannah e Garrett de O Acordo. (Para não citar o Rhysand e a Feyre em todas as perguntas hehe)


 


A fantasia que me encantou: Corte de Espinhos e Rosas foi sem dúvida a melhor trilogia que li esse ano. Os livros são incríveis.


A saga que me conquistou: Crônicas Lunares foi uma grata surpresa. Relutei em ler e acabei amando a história.


O clássico que me marcou: É uma pena, mas não li nenhum clássico esse ano.
O nacional que adorei: Monica e Enzo e Todos os Dias foi um livro tão lindo que me conquistou
O livro que me fez refletir: O que os olhos leem, o coração sente é um livro infantil, mas fala fundo em nossos corações
O livro que me fez rir: Mentira Perfeita li nos 45 do segundo tempo, mas foi o livro que me fez ter um sorriso no rosto a história toda e ri muito com várias situações.
O livro que me fez chorar: Um Verão Para Recomeçar por ter uma situação bem parecida com uma que vivi, me fez chorar muito.



O livro que me decepcionou: Como disse na resenha, nunca achei que fosse dizer isso de um livro da Julia, mas infelizmente Como Agarrar Uma Herdeira foi muito decepcionante.
O livro que me surpreendeu: Mentiras como o amor foi um dos livros que mais mexeu comigo nesse ano. Teve horas que eu quis jogar o livro na parede e quando terminei precisei encontrar uma pessoa que tinha lido para conversar sobre ele.
O livro que devorei: A Invasão de Tearling foi um dos melhores livros do ano e devorei ele porque precisava de respostas.
O livro que abandonei pela metade. Não abandonei, mas pensei muito em fazer isso com Os Cinco Do Ciclo.



A capa que amei: Todas da Série Noivas da Semana. Eu tenho um fraco por livros com vestidos na capa. De noiva então nem se fala.



A capa que detestei: Não detestei, mas Sempre Haverá Você não teve muito a ver com a história, por isso escolhi ela.
O thriller psicológico que me arrepiou: Uni-Duni-Tê mexeu com meu psicológico e com meu estomago também hehe
A frase que não saiu da minha cabeça: "Acima de qualquer coisa somos humanos, possuímos sentimentos, temos vidas, planos, família e amigos que nos amam. Preconceito é ignorância, preconceito é intolerância, preconceito é o câncer dessa nação." O que nós fizemos? - Ton R. Joseph
O(a) personagem do ano: Feyre arrasou e não tem como escolher outra pessoa aqui.




O casal perfeito: Rhysand e Feyre com certeza.



O(a) autor(a) revelação: Layla Casanova foi uma autora que eu particularmente li sem esperar nada e acabei amando a escrita dela.
Melhor blogueiro(a): Tamires do Meu Epílogo. Amo as resenhas super sinceras dela.
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Audrey Carlan com sua Garota do Calendário com 12 livros hehe. E o pior é que não gostei dos livros.


 


O gênero literário que mais li: Com 27 livros o gênero que mais li esse ano foram os romances de época. É meu gênero favorito no momento.


A melhor editora: Arqueiro e Companhia das letras dividem esse posto nesse ano. A Arqueiro com seus romances de época e a Companhia das Letras arrasando nos selos Seguinte e Suma.




O melhor livro que li em 2017: Li livros maravilhosos esse ano, mas nenhum mexeu comigo como esse. Corte de Névoa e Fúria.





Li em 2016: Li menos que no ano passado. Esse ano fechei com 211.
A minha meta literária para 2018 é: Ler os livros que estão na minha estante. tentei isso em 2017 e não consegui, mas sou brasileira e não desisto nunca e esse ano vou diminuir minha pilha de não lidos.







21 comentários:

  1. Oii Sil, tudo bem? Amei essa retrospectiva sua, dá pra ter uma boa noção de como foi suas leituras durante o ano. Desses que você citou eu tenho muita vontade de ler "Entre quatro paredes" amo suspense, e acredito que eu vá adorar esse livro, a trilogia dos Espinhos me chama mt a atenção pois o pessoal fala super bem e vi que você colocou os livros em várias categorias. O Acordo eu li esse ano tbm e concordo com você, amei os personagens principais e achei que tinha muita química entre eles. As Crônicas Lunares eu tenho uma certa curiosidade em ler, mas sempre acho que não vou gostar, porém vou me arriscar em 2018 e ver se gosto. Feliz Ano Novo Sil, muita energia positiva pra você nesse próximo ano.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Que retrospectiva super completa. A Tami é um amor, e a sinceridade dela é realmente um dos pontos mais marcantes, adoro resenhas assim, sem meia palavras ou enfeites.
    Preciso ler esa trilogia da Corte de Rosas e Espinhos, todo mundo fala tão bem, espero embarcar nessa história em breve.
    Uni Duni Te me prendeu do inicio ao fim e tem umas passagens bem chocantes, que marcam a gente. mexe demais com o psicológico e eu achei o final bem imprevisivel.
    O Acordo eu li e Hannah e Garret dão puro amor, só achei aquele drama do passado da Hannah meio desnecessário, era um personagem perfeito, não precisava nem agregar drama à sua história, mas enfim...
    Entre quatro paredes quero ler em breve amo domestic noir, esses suspenses ambientados dentro de casa, que ficam no fundinho da mente da gente mesmo horas depois de ler.
    Cronicas Lunares vai ficando melhor em cada livro. Um verão para recomeçar também mexeu comigo porque também passei por essa situação pela qual o pai da Taylor está pssando e me identifiquei muito com os sentimentos dela com relaçaão à isso, é bem real, Morgan soube expressar perfeitamente a situação, ja li 3 livros da autora e ela nunca decepciona.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, muita coisa em 2017! Eu tb amei as capas de Noivas da semana e adoro a Arqueiro e Companhia das Letras! Ótimas escolhas! Um feliz 2018 e que ano que vem seja repleto de realizações!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, feliz ano novo!
    Sou muito curiosa com os livros da Sarah J. Maas, td mundo fala super bem!
    Mentira perfeita e Uni-duni-tê eu preciso ler!
    Pena q vc n curtiu Como agarrar uma herdeira, tinha algumas expectativas com ele!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que retrospectiva maravilhosa. Você é mais uma pessoa que fala que curtiu a saga da Corte de Espinhos e Rosas, estou quase ficando maluco para ler ela. Com certeza vou colocar na minha lista de leituras para esse ano!
    Se eu fosse fazer essa tag no meu blog não ia dar muito certo, da maneira que eu acabei não lendo quase nada esse ano que passou...

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bom?
    Nem chorei quando vi Mônica e Enzo nessa lista, só chorei muito. Que honra começar o ano assim :')
    Sarah J. Maas roubando nossos corações sempre. Crônicas Lunares é muito amor, que saudade!
    Adorei sua retrospectiva. Foi um ano com muitas leituras boas e empoderadas, que 2018 traga muito mais disso pra literatura!
    Espero que tenha um começo de ano maravilhoso, cheio de energia boa!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, deu para ver que você teve ótimas leituras. Estou louca para ler corte de asas e ruína.
    Feliz 2018 de ótimas leituras.

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. hi,
    happy new year!
    I'm a new follower of your blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/
    :) <3

    ResponderExcluir
  9. Eu não li nenhum desses livros, mas concordo com vc sobre a Companhia das Letras. Acho que nunca li um livro deles que fosse 100% ruim. :P

    Achei legal você manter a tradição de continuar com a retrospectiva :D

    Beijos e feliz 2018


    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  10. Nenhum dos que você citou eu li, Sil, mas muitos estão na minha estante e na minha lista de livro para ler.
    Achei maravilhoso você continuar a realizar a retrospectiva e a amei porque é bem extensa e sobre várias coisas. Seu blog é realmente uma inspiração para mim, tanto pelo tempo de trabalho, o conteúdo e por você mesmo.
    Estou um pouco chocada pela quantidade de livros que você leu, mas, estou realmente feliz de estar acompanhando seu blog e espero que na próxima retrospectiva a gente esteja aqui novamente.
    Adoro o seu blog (você já sabe disso) e só posso desejar que seu 2018 seja repleto de tudo o que tem de mais maravilhoso no mundo.
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Feliz Ano Novo!!!
    Eu amei essa retrospectiva com perguntinhas pra ir se orientando. Bem legal, assim dá pra citar gêneros e gostos bem diferentes, e a gente aproveita pra ir anotando as dicas rsrs.
    Eu tô louca pra ler Uni-Duni-Tê. Saber que mexeu com você de tantas formas me deu mais vontade ainda de ler!!!
    Comprei o Mentira Perfeita na Bienal na noite de autógrafos da Carina e ainda não li, acredita!? Preciso fazer uma maratoninha de Carina por aqui pra tirar os atrasos rs.
    Meu sonho ler todos os meus "não lidos", mas eu acabo não resistindo em algum momento do ano, mais as parcerias... e essa estante só aumenta!
    Tenhamos foco!!! hahah

    Amei o post! <3
    Beijão

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sil, nem sei o que te falar pra agradecer por ter me escolhido! Estou chorando de verdade, não estou em um momento pessoal muito bom e vamos dizer que não tenho visto muita graça na vida ultimamente. Então quando eu vi isso me senti muito querida, ainda mais porque veio de você, que acompanho desde que criei o Meu Epílogo. Muito obrigada mesmo, de coração, obrigada por fazer com que eu sentisse que algo que eu faço vale a pena! <3 <3

    Agora respirando fundo, e vamos lá! Hahahaha

    Eu li A Invasão de Tearling e adorei, estava receosa pq não curti muito o primeiro, você sabe, mas nesse teve várias respostas e aquela reviravolta sobre a travessia que eu fiquei whaaaat? Ahahhaha
    Entre Quatro Paredes eu adorei, principalmente o final, eu fiquei tipo "é isso aí, manas"! Hahahaha
    Comprei o box de Corte de Espinhos e Rosa, você sabe, e pretendo ler pelo menos o primeiro quando eu adiantar umas leituras que precisam ser feitas com urgência. Espero gostar, pretendo dar mais chances para fantasias esse ano!
    Você foi guerreira de terminar a série da Audrey! Hahahaha Eu não consegui, não ia pagar pra passar raiva, não gosto de deixar serie inacabada, mas achei ruim demaissss!
    As capas da série Noivas da Semana são lindas, super casaria com alguns desses vestidos! Hahahaha
    Como Agarrar Uma Herdeira me decepcionou também, que casal mais sem química, bleh!
    E quero muito Uni-Duni-Tê!!!

    Beijos e feliz 2018, Sil. Muitoobrigada novamente, você colocou um sorriso no meu rosto!

    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil.
    Primeiro quero desejar feliz ano novo pra vc, espero que 2018 seja incrível.
    Amo essas listas de retrospectivas e melhores do ano, sempre pego dicas ótimas.
    Corte de espinhos e rosas está na minha lista de 12 livros para 2018 e Entre quatro paredes está na minha lista de desejados.
    Uauuuu 211 é bastante coisa espero um dia chegar na metade disso rsrs.
    Beijos Sil.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Essa retrospectiva foi a mais completa que eu vi até o momento.
    Sério. ADOREI!
    E estou com a trilogia 'Corte de Espinhos e Rosas' aqui em casa para ler. Não vejo a hora de conhecer a história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ai, que delícia de listagem e que variedade deleitosa de emoções e reflexões em cada entrelinha. Obrigada por essa curadoria tão enriquecedora!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Me abraça que Crônicas Lunares também me conquistaram esse ano.
    ACOTAR é uma série que vai marcar pra vida!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Ahh que legal, gostei muito dessa retrospectiva :D
    Feliz Ano Novo!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil! Tudo bem? Esse ano que passou eu não li praticamente nada, estou muito sad por isso! :( Mas enfim, gostei muito da sua lista. Tem um livro aí que sou louco pra ler, que é o Uni-Duni-Tê! AHHHHHHHHH OLHA A TAMI ALI <3 ORGULHO DESSA MENINA HAHA

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Primeira vez visitando o seu blog e adorei ver essa tag retrospectiva. Pena que meu 2017 foi bem fraco em relação a livros, pelo menos os de entretenimento, mas os acadêmicos... haha
    Muitos dos livros que citou estão na minha lista de "Quero ler, um dia quem sabe, se houve dinheiro para comprar".
    Amei seu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Menina do céu, você devora livros... Estou fascinada aqui. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  21. Sil querida FELIZ ANO NOVO e que 2018 seja fantástico para nós!!!
    Muito legal conferir sua avaliação das leituras feitas em 2017. Adoro esse tipo de postagem. Além disso te dou os parabéns por ter conseguido ler 211 histórias, eu só consegui finalizar 52, mas esse ano pretendo me organizar melhor e focar mais.
    Dos títulos citados ... Não li nenhum mas pretendo conhecer 'Entre quatro paredes', 'Mentira perfeita', 'Como agarrar uma herdeira' e a série Noivas da semana (as capas são lindas mesmo). Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo