05 novembro 2018

Resenha | Fique Comigo - Ayobami Adebayo


Livro: Fique Comigo
Série: Não
Gênero: Drama
Autora: Ayobami Adebayo
Editora: HarperCollins
Páginas: 256
Ano: 2018

Sinopse:
Yejide espera por um milagre: um filho. É o que seu marido deseja, o que sua sogra deseja, e ela já tentou de tudo para engravidar. Mas, quando seus parentes insistem que seu marido receba uma nova esposa, Yejide chega ao limite. Tendo como pano de fundo a turbulência política e social da Nigéria dos anos 1980, Fique comigo relata a fragilidade do amor matrimonial, o rompimento de uma família, o poder do luto e os laços arrebatadores da maternidade. Uma história sobre as tentativas desesperadas que fazemos para salvar a nós mesmos, e a quem amamos, do sofrimento.

Resenha:
Yejide e Akin se conheceram na faculdade, e foi amor a primeira vista. Mas por causa de um mal entendido eles quase que não ficaram juntos. A ex namorada de Akin procurou Yejide e disse que ela e Akin eram casados. E como poligamia, apesar de ser uma tradição no país, é uma coisa que Yejide não aceita. Ela se recusou a ver Akin até o assunto ser muito bem explicado e ela deixar claro que nunca vai aceitar ser uma iyale, uma primeira esposa. Eles se casaram logo e Yejide estava radiante de felicidade pois enfim ela tinha uma família. Sua sogra trata ela como de fosse Yejide a sua filha e não Akin. Mas o tempo foi passando e Yejide fez tudo o que estava a seu alcance, mas não conseguiu engravidar. E agora quatro anos depois, seu pior pesadelo se tornou realidade: ela é uma iyale.

O que Yejide não sabia era que a mais de dois anos Akin vinha sendo pressionado pela família para pegar uma segunda esposa, pois ele precisa de um herdeiro. E sua esposa não é capaz de lhe dar um. E cansado de ver sua mãe toda primeira segunda-feira do mês com uma mulher diferente no seu escritório, Akin aceitou ficar noivo de Funmilayo, a única das pretendentes que aceitou morar separado dele e de Yejide. O problema é que ele não teve coragem de contar sobre o casamento para Yejide e quando ela descobriu ficou furiosa, desrespeitando-o na frente de seu tio e da segunda esposa. Passada a raiva e o ciúme de Yejide, Akin garantiu a ela que nada entre eles vai mudar. E foi assim por meses depois do casamento. Akin não passou uma noite longe dela.

Mas o problema da falta de filhos persiste e a mãe de Akin começa a pressionar Yejide para que ela deixe Akin visitar sua segunda esposa, pois, assim que ela engravidar, Yejide vai ficar livre da pressão e engravidar também. E Funmilayo também começa a dar as caras e provocar Akin. Ela é mais nova e mais bonita que Yejide e ela tem certeza de que é questão de tempo até Akin tornar Funmilayo sua esposa de verdade. Por isso Yejide decide que vai engravidar de qualquer jeito, pois só assim ela vai poder se ver livre da segunda esposa e seu marido será só seu. E ela consegue. Mas o preço a ser pago para realizar esse sonho, é muito maior do que Yejide e Akin pensaram um dia pagar.

"Hoje digo a mim mesma que foi por isso que me esforcei para aceitar cada nova humilhação: para ter alguém que procurasse por mim caso eu desaparecesse."

Estou sentada aqui na frente do computador e não sei o que escrever para expressar o que senti lendo esse livro. Eu sempre fui da seguinte opinião na hora de avaliar um livro, eu dou a nota baseada no tanto que o livro me fez sentir, independente de quais sentimentos foram. E por ter sentido e muito enquanto lia Fique Comigo, que favoritei o livro. Mas agora fiquei sem saber o que escrever porque esses sentimentos todos foram sentidos ao longo da leitura e se eu falar algo que seja sobre eles, estarei dando spoilers. Mas vou tentar escrever sem dar maiores detalhes.

Posso contar nos dedos os livros que li onde a história aborda uma cultura tão diferente da nossa. E todas as vezes que li me choquei, principalmente com a forma como a mulher é tratada. Aqui no Brasil nós ainda temos um longo caminho a percorrer para termos os direitos iguais aos dos homens, mas se for comparar com alguns lugares por ai, dá para perceber o quanto temos liberdade e valor. Porque é isso que as mulheres não tem aqui nessa história: valor. A mulher nigeriana que viveu nos anos 80, que é a época abordada no livro, mas que pelo que pesquisei não mudou muita coisa nos dias de hoje não, só vale alguma coisa se conseguir dar filhos para seus maridos.


E ai entra o dilema da nossa protagonista. Ela não consegue engravidar. Então começa a pressão das famílias para que Akin tome uma segunda esposa. Yejide vai continuar tendo os mesmo direitos como primeira esposa, mas todo mundo sabe que a coisa não é bem assim. Ainda mais que a outra é bem mais jovem que ela, e quando a criança nascer ela será a mãe do herdeiro. E Yejide sempre deixou claro para Akin que não aceitaria um casamento poligâmico. Mas a pressão psicológica é tanta que até isso ela acaba aceitando. E para não perder o marido começa a fazer todo tipo de simpatia que ela conhece. E não quero julgar a cultura de ninguém, mas tem cada coisa que até dei risada. Mas a pessoa desesperada acaba até perdendo a razão e acreditando em todo tipo de besteira.

Aqui vou falar coisas que pode ser considerada spoilers, então só selecione se quiser ler algumas coisas que acontecem na história.
Yejide acaba engravidando, mas não de verdade. Ela tem uma gravidez psicológica, e gente que sofrimento é ver ela passando por aquilo por mais de um ano. E foi então que comecei a odiar o Akin. Ele já tinha sido um fraco anteriormente ao aceitar a imposição da sua mãe sobre o segundo casamento. Mas o que ele faz com Yejide chega a ser desumano. Porque quando é revelado o motivo verdadeiro dela não conseguir engravidar, eu queria que ele sofresse tudo o que Yejide sofreu. E o que ele faz, nada. Fica só observando de longe e culpando Yejide pela gravidez psicológica. Mas o pior ainda estava por vir. Yejide finalmente engravida. Mas a forma como isso acontece é de dar ainda mais raiva do Akin. Ele simplesmente manda seu irmão seduzir Yedije para que ela engravide, o que acaba acontecendo. Mas então ele começa a culpar Yejide por traição. 

Foi muito dificil de ler esse livro e ver o quanto uma pessoa pode sofrer por causa de coisas que estão além do seu alcance. Yejide passa por tanta coisa que chega em um momento que ela prefere se afastar do que dar seu amor e perder tudo novamente. Foi triste, mas acho que precisamos de leituras assim para não deixar que esse tipo de coisa venha a acontecer em nosso país. A história se passa em um momento politico onde o presidente eleito sofre um golpe e um ditador assume o poder. Eu até fiquei me perguntando depois como foi que Yejide não descobriu o motivo dela engravidar antes, ainda mais nos tempos de hoje que temos todos as informações ao nosso alcance. Foi então que descobri o porque. As mulheres na Nigéria, isso hoje ainda, não tem acesso a internet. E o que ela sabia era o pouco que ela ouvia de suas clientes em seu salão de beleza.

Foi uma história mais do que emocionante e confesso me acabei de chorar no final. Por isso eu indico o livro para quem gosta de conhecer outras culturas e para quem gosta de histórias fortes, porque como disse no começo da resenha, esse livro foi um turbilhão de sentimentos. Quanto a edição, a editora arrasou mais uma vez. A principio olhei essa capa com essas figuras de mulheres grávidas e não entendi. Mas lendo o livro vi que tinha tudo a ver com a história. É mais um livro que recomendo.

Nota:









16 comentários:

  1. Com certeza é que nem você falou, algumas culturas ficam tão longe da nossa que a gente nem tem ideia de toda a dificuldade para muitas coisas que eles tem, e é claro, mulheres principalmente. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Ótima indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Pelo visto o marido era infértil, né? Se ela consegue engravidar depois. Que foda que ela seja culpada por não conseguir engravidar, entre outras coisas. :( Parece uma leitura beeem pesada.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, Sil. Parece ser uma leitura intensa e pesada, que causa reflexão sobre algumas coisas. Não conhecia, mas ja quero ler esse livro!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei sua resenha, parece ser uma leitura pesada mas essencial para que essas coisas não venham a acontecer. Vou procurar ler esse livro
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, parece ser interessante.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito bom, amei a resenha, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Nossa Silvana, essa história deve mesmo ser super forte. Me interessei demais pela leitura, acho importante a gente conhecer e entender como funcionam as coisas em outras sociedades ~ mesmo sendo um pouco chocante. Amei a resenha. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Desde o lançamento eu imaginei que esse livro seria bom, mas optei por não ler porque deve ser muito forte e histórias assim é bom ler quando estamos bem, mas que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil

    Olha, ainda bem que eu li sua resenha, pois eu tinha visto a capa e achado horrorosa, mesmo com ela fazendo sentido por causa da história e tal.
    Gostei bastante do fato do livro abordar uma outra cultura, saindo do eixo américa-europa que lemos mais.
    Fiquei bem curiosa acerca das circunstâncias que a levam a engravidar, lendo a resenha eu meio que levantei uma hipótese, mas ler ainda será emocionante. Fiquei me coçando aqui para não selecionar o texto que você deixou em branco! hahahahahhaha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Temos mesmo muitas conquistas pela frente, mas comparado a outros lugares, somos privilegiadas. Eu não tinha dado muita atenção ao livro, mas a sua é a segunda resenha que enaltece obra e estou curiosa sobre a história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Bateu uma tristeza tão grande apenas lendo sua resenha. É tão difícil imaginar que tão recente e ainda hoje as mulheres passam por situações desse nível, como se sua única função do mundo fosse gerar filhos...

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    A história parece realmente bastante pesada. Acabei lendo os spoilers porque não é o meu tipo de leitura e a curiosidade falou mais alto - fico só imaginando o peso disso na narrativa e no desenvolvimento da personagem. Deve ter sido realmente um baque de ler.
    Sua resenha ficou ótima! Quanto mais a gente favorita um livro, mais difícil é falar nele.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    O livro parece ser maravilhoso.
    Me lembrou os sentimentos que tive lendo No Seu Pescoço, da Chimamanda. Então, entendo bem o motivo de você ter favoritado.
    Eu estou revoltada com o rapaz, porque li os spoilers, coitada da moça e fiquei imaginando o fim e já to na bad.

    Só agora que notei que são mulheres grávidas na capa.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Não li ainda mas fiquei com vontade de lê

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, e estou ficando cada vez mais curiosa. Só pelos sentimentos que você transmitiu em sua resenha sei que vou chorar e ficar com muita raiva.

    Já vou preparar meu coração aqui :'(

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil
    Eu estou muito interessada nesse livro porque eu gosto de questões familiares, principalmente casamento, mas já fiquei com raiva do Akin, que cara completamente babaca. O triste de livros que abordam a realidade assim é que nem sempre o personagem que queremos tem um final feliz e eu não sei bem se conseguiria aceitar isso.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo