09 dezembro 2018

Resenha | A Ilha Dos Mortos - Rodrigo de Oliveira


Livro: A Ilha dos Mortos
Série: As Crônicas dos Mortos # 4
#1 - O Vale dos Mortos
#2 - A Batalha dos Mortos
#2.5 - Elevador 16
#3 - A Senhora dos Mortos
Gênero: Terror, Zumbis
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 480
Ano: 2015

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 3 primeiros parágrafos. 

Resenha:
O mundo como o conhecemos não existe mais. Ele teve seu fim no dia 14 de julho de 2018. Um novo planeta foi descoberto e denominado de Absinto e à principio todos acharam que ele bateria na Terra e destruiria tudo por causa do seu tamanho, vinte vezes maior que a Terra. Mas quando se provou que ele só passaria muito perto da Terra, sem bater, a festa foi geral. Mas o que era para ser um dia de alegria, se tornou o começo do fim. A temperatura subiu tanto que de cada três pessoas, duas caíram desmaiada. Mas não era um desmaio comum. Quando elas acordaram do desmaio, elas não estavam mais vivas. Seus olhos estavam brancos e vazios e elas começaram a perseguir e comer os que ainda estavam vivos.


O tempo foi passando e poucas pessoas conseguiram sobreviver a esse pesadelo. Um grande grupo delas sobreviveu graças a Ivan e sua esposa Estela que conseguiram criar um centro de refugiados em São José dos Campos para quem não foi infectado. Mas o lugar foi atacado por um grupo de zumbis liderados por Jezebel, uma zumbi que tinha um dom antes de morrer e que ao se tornar um zumbi teve esse dom aumentado. Além de ainda ter uma consciência, ela consegue controlar os outros zumbis. E sua ultima lembrança de quando estava viva é de Ivan negando ajuda e deixando ela para morrer. Quando Jezebel atacou, o local foi destruído, assim como Jezebel e sua horda de zumbis. E então eles se mudaram para uma Ilha onde aparentemente eles vivem em paz há trinta anos. 

Os primeiros anos em Ilhabela não foram fáceis. Além de ter que limpar a ilha dos zumbis remanescentes, eles tiveram que reaprender a viver em sociedade. Ivan fez questão de deixar a vida o mais próximo possível de como era antes, com as pessoas trabalhando, estudando e votando em seus governantes. O tempo passou e as pessoas envelheceram e hoje quem está no comando são as crianças que chegaram e as que nasceram na ilha. Mas o tempo não passou apenas para os humanos. Os zumbis também se transformaram. Alguns deles conseguiram evoluir e ganharam força e velocidade. E dentre os habitantes da Ilha tem algumas pessoas que querem obter o poder a qualquer custo. E para ajudar, uma ameaça que eles achavam estar superada, está prestes a acabar com todo o progresso que eles conseguiram nesses anos.

"Do meio daquela massa destruída surgiu uma aberração imensa, um ser com mais de dois metros de altura e braços que eram tão grossos que pareciam pertencer a um gorila. "

Faz mais de ano que li o terceiro livro dessa série e só agora voltei a ler os livros. Também só esse ano que o autor finalizou a série num total de seis livros e um conto. Diferente dos outros livros da série, nesse aqui temos uma passagem de tempo de trinta anos e por isso os personagens que acompanhamos nos três primeiros livros não são mais os protagonistas e sim seus filhos. Mas ainda tem alguns que apesar da idade avançada ainda fazem a diferença na história. Quando li sobre essa passagem no tempo, achei que fosse ficar um pouco perdida, mas o autor alternou os capítulos entre o presente e o passado, por isso dá para saber o que de mais importante aconteceu quando eles chegaram na ilha e nos anos seguintes.


Eu já sabia que o Rodrigo matava sem dó nem piedade, mas nesse livro em especial ele acabou com meu coração. Primeira morte foi de um personagem que era um dos meus favoritos até então. E principalmente pela forma como foi. Dai em diante foi só dor no coração, então fica aqui meu conselho, não se apegue a ninguém nesse livro. Mas como já disse nas outras resenhas, é um cenário pós-apocalíptico e com zumbis, então a chance de sobrevivência não é muito grande. Falando no cenário, sem sombra de dúvidas essa é a melhor série de zumbis que li até o momento. Os livros do The Walking Dead são para crianças se comparado As Crônicas dos Mortos. Aqui tem um motivo para o que aconteceu e os mistérios são solucionados ao longo dos livros. Nada fica sem resposta.


O tempo passou e aparentemente as coisas quase que voltaram ao normal e a vida segue. Mas sabe quando fica aquela sensação de que algo muito ruim está por vir? Eu li o livro assim, esperando o baque que já sabia que ia vir. E quando veio, nossa. Eu fiquei tipo e agora? Se as coisas já eram difíceis antes, depois do que aconteceu eu pensei, acabou a série. Não vai sobrar ninguém vivo para contar história. Mas é ai que entra a genialidade do autor e nos dá aquele fiozinho de esperança. E depois desse final tenho que tirar meu chapéu para o autor porque eu particularmente no alto dos meus mais de dois mil livros lidos, nunca tinha visto nada parecido com o que ele aprontou nesse final.

A história tem aquela pegada de ação que a gente não consegue largar o livro até ter terminado. Cada página que você vira é um novo acontecimento e aquela apreensão pelos personagens. E nem dá para falar muito sobre eles para não soltar spoilers de quem continua vivo hehe. E só para finalizar, indicando a série é claro, tenho que elogiar a edição da Faro Editorial. O livro está incrível, não só a capa, mas a diagramação, a folha de rosto, a contra guarda, as entradas dos capítulos, tudo está muito bem feito e combina perfeitamente com o clima da história. Agora só me resta ler os próximos volumes e ver como o autor pretende finalizar essa história que já me ganhou desde o primeiro livro.

Nota:










15 comentários:

  1. OI Sil! Começo ler Senhora esta semana e estou tão feliz com a leitura desta série, pois a história é muito bem escrita e cheia de emoção. Bom ver esta nota para o volume, mostra que o autor segue melhor a cada livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil eu preciso ler tudo dessa série e coragem pra enfrentar os zumbis rsrrsrs e pelo jeito é bom preparar o coração para as mortes rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil

    Eu acho que já ouvi falar do livro mas confesso que não me chamou atenção, não pela história em si mas porque eu não leio o gênero mesmo. Mas eu já li histórias com zumbis e é bem legal haha
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Ah, meus Eras chegaram ontem, mas estão no meu avô. Bem ansiosa pra ler como ele finalizou também.
    Esse livro deixa a gente vidrada e também fiquei bem sentida com algumas das mortes. Gostei muito desse lance dele ter deixado a gente a par de tudo, dos anos anteriores, pelos capítulos. Final um belo baque.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu amo um apocalipse zumbi que não tem dó de matar personagens, não vou mentir :P
    Não me dei muito bem com a narrativa do Rodrigo no primeiro livro, então acabei abandonando a série. Tem uma história bem genial, mas acho que falta um tchan pra me agradar. Quem sabe futuramente acabe voltando pra ela!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha sobre esse livro, confesso que apocalipse zumbi não faz muito meu gênero. Mas para quem gosta essa é aquela leitura que não falha!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Achei bem legal essa questão da passagem do tempo para dar continuidade, e também o fato de que as coisas têm respostas. Apesar de não estar muito na vibe do apocalipse zumbi ultimamente, achei muito interessantes seus apontamentos sobre a obra e a série.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. É triste também quando o autor demora para finalizar uma série né? A gente acaba ficando meio perdida. Só essa capa já me deixou toda com medo hehehehe. Mas foi uma boa indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvana, tudo bom?

    Deu um certo medinho em ler a resenha.. hahaha sou muito medrosa.

    Um beijo, estou te seguindo.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Vou confessar que só a capa já me deu medo dessa história rs...
    Como você sabe não curto histórias de terror, mas fico feliz em a leitura de mostrou proveitosa para você.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!

    Eu tenho muuuita curiosidade com essa série, parece ser sensacional, e olha só essas ilustrações, que demais!! Adorei a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    esse livro não faz o meu tipo, eu não gosto de nada que tenham zumbis hehehe
    mas, achei bem bonitas as ilustrações.
    A história parece ter muita ação mesmo!
    Sil, você recebeu o meu e-mail com os dados que você me pediu?
    bju
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Tive de pular sua resenha porque ainda vou ler toda essa série. Finalmente consegui comprá-la na feira do livro que ocorreu aqui.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    sempre vejo falarem bem dessa série, mas não li e legal que gostou da leitura. Que bom que foi concluída é melhor do que ficar esperando os novos, quero conhecer a escrita do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Confesso que o tema zumbis não faz meu estilo, nunca li nada sobre. Eu até tentei assistir a série, mas fiquei enjoada, eles passam o filme todo fugindo dos zumbis eheheheh.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo