05 dezembro 2018

Resenha | Máquinas Mortais - Philip Reeve


Livro: Máquinas Mortais
Série: Crônicas das Cidades Famintas # 1
Gênero: Ficção Científica, Steampunk
Autor: Philip Reeve
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 320
Ano: 2018

Resenha:
Estamos no futuro, e depois da "Guerra dos Sessenta Minutos" onde a humanidade quase foi extinta por causa das bombas atômicas e dos vírus projetados, e a tecnologia se tornou coisa do passado, os sobreviventes passaram a viver em Cidades de Tração, que são praticamente imensos veículos movidas por grandes caldeiras a vapor. As cidades estão sempre em movimento, seja para se afastar da radioatividade e doenças, como para se alimentar das cidades menores e não tão rápidas. É assim que o mundo funciona há mil anos, segundo o Darwinismo Municipal: metrópoles consomem as cidades menores, que consomem vilarejos e assim por diante..., desde que o grande engenheiro Nikolas Quirke transformou Londres na primeira Cidade de Tração.

Em Londres as pessoas são divididas em castas sociais, chamadas de Guildas, cada uma especializada em uma área e emprestando seus conhecimentos e estudos visando a sobrevivência de todos. E é na Guilda dos Historiadores que vamos conhecer Tom Natsworthy, um aprendiz de terceira classe, órfão e sem recursos que trabalha no Museu. E é lá que ele estava quando depois de dez anos sem comer nenhuma cidade, Londres começa a perseguir Salthook, uma cidade mineradora. Desobedecendo seu superior, Tom sai do Museu e corre até uma das plataformas de observação assistir a perseguição. E claro que ele se mete em uma confusão e enquanto todos comemoraram a vitória de Londres, ele é mandado para as Entranhas, local onde é desmantelado as cidades que são comidas.

Mas para sua sorte ele encontra Thaddeus Valentine, um ex-catador que se tornou o arqueólogo mais famoso de Londres e é também seu Historiador-Chefe, junto com sua filha Katherine. Valentine é seu ídolo e por isso Tom não hesita quando uma garota se aproxima e tenta matar Valentine. Tom impede a garota e sai correndo atrás dela para tentar capturá-la. E quando ele consegue alcançá-la, na calha de lixo, a garota que tem o rosto desfigurado diz que se chama Hester Shaw e pula dentro da calha. E quando Tom diz isso para Valentine, ele empurra Tom no mesmo buraco que a garota caiu. Tom fica pasmo quando acorda e percebe que Valentine tentou matá-lo e só resta se unir a Hester para tentar sobreviver no Campo de Caça, sem uma cidade para protegê-los. E enquanto isso em Londres, Katherine começa ligar os pontos e descobre que o Lorde Prefeito está de posse de uma arma que pode acabar com o pouco que resta do planeta.

"— Mas você o enganou! — Tom lembrou. — Escapamos!
 —Ele não vai ser ludibriado por muito tempo. Logo vai nos rastrear de novo. Stalker significa perseguidor."

Eu tomei conhecimento dessa história pelo trailer do filme que terá sua estreia aqui no Brasil em janeiro. Quando vi o trailer fiquei muito interessada em assistir ao filme, mas confesso que nem imaginava que era baseado em um livro. E quando vi que a HarperCollins estava lançando o primeiro livro da série aqui no Brasil, sim porque é uma série, e que eles estavam disponibilizando o livro para os parceiros, não hesitei em solicitar. Mas depois que o fiz fiquei morrendo de medo porque Ficção Científica, mais precisamente Steampunk, não é um gênero que eu estou acostumada a ler. Na verdade sempre fico na dúvida sobre a definição de Steampunk. Mas me surpreendi quando peguei o livro na mão e comecei a ler.

Quem está acostumada a ler romances de época, fantasia e livros de suspense como eu, tem o hábito de imaginar que ficção cientifica é algo dificil de ser compreendido, que teremos palavras e conceitos mirabolantes e que a leitura será lenta e arrastada. Bom não sei dizer sobre outros livros do gênero, mas pelo menos nesse livro não vi nada de lento, nem de difícil compreensão. As páginas pareciam virar sozinhas e quando percebi eu já tinha terminado o livro e estava ávida por mais dessa história e claro pelo filme também, que já sei que vai ter bastante coisas diferentes só pelo que vi no trailer, mas acho que será uma grande produção e que merece a pena ser visto.


É claro que num primeiro momento, até entendermos o que está acontecendo na história o leitor fica um pouco perdido, mas isso em um ou dois capítulos porque depois a gente mergulha dentro dela e até parece que estamos dentro da história vivendo as mesmas aventuras que os personagens. A narrativa em terceira pessoa, ora acompanha Tom e Hester fora de Londres, ora acompanha as descobertas de Katherine dentro da Cidade. E não sei dizer qual delas gostei mais. Amei viver todos os acontecimentos cheios de ação ao lado de Tom e Hester e também adorei ir encontrando as pistas e descobrindo as coisas ao lado de Katherine. Enquanto numa parte temos mais ação, lutas e novos personagens sendo inseridos, na outra temos mais cautela e descobertas de tirar o folego.

Tom é um personagem cativante. Logo de cara ele ganhou minha simpatia. Ele é um garoto bom, leal e que quer fazer as coisas certas, mesmo que o que ele aprendeu ser certo não seja bem o certo. Hester já é a garota que quer vingança pelo o que aconteceu com seus pais e com ela mesmo, e que vai passar por cima de tudo e de todos para conseguir isso. Mas será que vai mesmo? Já Katherine é a garota rica que acha que o pai é um herói e que depois que descobre que as coisas não são bem assim, vai fazer de tudo para que a justiça seja feita. E tem também a aviadora Anna Fang que será uma importante peça nessa história. E o "vilão" Valentine que a princípio parece ser uma ótima pessoa, mas que vamos variando a opinião sobre ele ao longo da história.


Se tem alguma coisa de "negativa" para falar sobre o livro é que achei que focaram mais nos personagens, todos, não só esses que citei, foram bem construídos, mas faltou um aprofundamento na parte das Cidades de Tração. Mesmo tendo informações sobre a forma que eles vivem, a divisão em castas, o que é importante e o que não é, o que fazem para sobreviver, ainda assim achei que faltou explorar mais sobre toda essa engrenagem em si. Mas pode ser que isso aconteça nos próximos livros da série. E como romântica que sou, achei que podia ter mais romance na história hehe. Mas fora isso o livro é ótimo, tão intenso que até eu que não sou muito de ler o gênero li ele em uma sentada. A edição está muito bem feita e indico o livro para quem gosta do gênero e para quem quer se aventurar e sair da sua zona de conforto. E claro vou conferir o filme porque quero ver nas telonas essas maquinas em ação.

Nota:









15 comentários:

  1. Oi Sil! Eu gosto de steampunks, faz um bom tempo que não leio nenhum livro do gênero. Eu também reparei no livro por conta do trailer do filme e vou tentar ler logo para ver a adaptação. Sua resenha me deixou animada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Eu gostei bastante da premissa desse livro, achei interessante a ambientação, e como é a primeira parte de uma série espero que o autor aprofunde mais esse ponto que ficou faltando. Tb tenho um pouco de "medo" de ficção cientifica, por achar que alguns conceitos podem ser mesmo complicados e até cansativos, bom saber que aqui não ocorre isso.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil

    Eu também nem sei diferenciar esses gêneros. Se me perguntarem quais são as características de um steampunk eu vou ficar é muda. hahahahah
    Eu descobri que tinha um livro agora, nunca que eu ia saber. Outro dia assisti ao trailer e nem percebi se tinha alguma coisa mencionando isso nos créditos. Achei até meio parecido com Mad Max.
    Eu acho que esse pouco romance não ia me incomodar, acho que ia até gostar pelo estilo da história. Tomara que os próximos foquem mais nas outras coisas que ficaram meio de lado por conta do foco nos personagens!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Eu acho a ideia do steampunk legal, acho que o visual do filme pode ficar bem show.
    Aliás, nesse gênero eu assisto mais que leio. E que legal que a Harper está relançando, a Novo Século não ia relançar, povo não ia saber dos livros.

    Adoro as produções do Peter Jackson, então estou ansiosa para o filme.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Para mim foi o contrário, eu vi o livro mas não sabia do filme rs.
    Eu gosto de livros steampunk, apesar de não ler muito o gênero. Mas acho interessante como é criado esse tipo de história.
    Com certeza vou querer conhecer e assistir.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, não sabia que tinha um livro e um filme dessa história, conhecia apenas o filme. Ela foge muito do que gosto de ver e ler, mas sem dúvida é uma leitura que vale a pena!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Nunca li nenhuma obra com temática steampunk e achei a proposta desse livro muito interessante. Interessante saber que vai ter filme, é bem provável que eu vá ao cinema conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!

    Só fui sacar a ligação com o filme que vai lançar quando você comentou sobre isso hahaha adorei a premissa da história, bem criativa e diferente das demais obras do gênero. Fiquei curiosa pra ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil.
    Não sei em que mundo vivo, mas não sabia nem mesmo do filme! rsrsrs
    Gostei da premissa e gosto de ler steampunk, mas também gosto quando colocam o romance inserido e pelo jeito aí não rola muito. Vou aguardar mais um pouco para ver se resolvo entrar neste mundo, já que é uma série.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Eu estou com o meu em mãos pronto pra ler! Espero gostar porque em breve vou assistir ao filme e fico feliz pela leitura ser fluída, do jeito que meu ritmo está lento, se fosse enrolado demais seria um tormento rsrsrsrrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Eu não entendo muito de steampunk tbm, mas fiquei curiosa pela sua resenha, ainda por vc ter falado q a leitura flui e não foi complicado de entender. Mas com certeza eu dsrei uma olhada no filme 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Pela capa eu nem imaginava que fosse uma ficção cientifica. Muito interessante a história, e pela sua opinião, deu para ver que parece ser uma leitura bem fluída..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil.
    Gostei muito da premissa da história.
    Bem interessante, tanto que o Peter Jackson é o produtor do filme.
    Essas distopias estão em alta.
    Espero que tenha sucesso na bilheteria pra ter continuidade.
    Os livros também devem ser de tirar o fôlego.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Acesse Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Não sabia da adaptação e não conhecia o livro. Achei muito interessante o enredo e acredito que no filme vai fica muito bom, adoro ficção científica. Já fiquei curiosa pelos dois.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo