02 dezembro 2018

Resenha | Pôr do Sol no Central Park - Sarah Morgan


Livro: Pôr do Sol no Central Park
Série: Para Nova York, Com Amor # 2
#1 - Amor em Manhattan
Gênero: Chick-Lit
Autora: Sarah Morgan
Editora: Harlequin Books
Páginas: 368
Ano: 2018

Resenha:
Se tem uma coisa que Franscesa Cole odeia nesse mundo, são as festas de casamento e os eventos matrimoniais. Porque ela sabe que fatalmente todos os relacionamentos terminam e nunca de forma amigável. Felizes para sempre não existe e coitado de quem acredita nesse disparate. Mas ela é obrigada a trabalhar nesses eventos. Faz poucos meses que Frankie e suas melhores amigas Paige e Eva inauguraram uma empresa de eventos, a Gênio Urbano e elas tem que aceitar todos os trabalhos que aparecem até a empresa se estabilizar. Frankie é a responsável pelas flores dos eventos, porque desde sempre ela ama cultivar as flores e aprendeu tudo o que podia sobre elas.

Frankie assim como Eva e Paige, cresceu na Ilha Puffin e veio para Nova Iorque para além de tentar uma vida melhor, deixar para trás um passado, e uma mãe, que ela quer esquecer. As três amigas se completam. Enquanto Frankie é contra acreditar em amor, Eva vive procurando seu príncipe encantado. Dois extremos. E no meio das duas para balancear a amizade está Paige. Frankie não sabe o que faria sem as duas, mas ainda assim ela gosta de ter seu próprio espaço e até por isso mora sozinha, enquanto as duas amigas dividem um apê no prédio cujo proprietário é Matt, irmão de Paige. Matt é arquiteto paisagista e ele mesmo reformou o prédio que estava sendo negligenciado até então. 

Matt aliás que é um dos poucos caras que Frankie sente uma forte atração, mas que ela não vai tomar nenhuma atitude em relação a isso, já que prefere mil vezes ter uma amizade de longa duração com Matt, do que um curto encontro sexual. Eles se conhecem desde sempre e Matt sempre foi um pouco apaixonado por Frankie, mas assim como ela, Matt valoriza a amizade entre eles e por isso nunca tentou avançar o sinal. Mas então eles começam a trabalhar juntos em um projeto e Matt descobre que não conhece Frankie tão bem assim, que na verdade ele conhece a armadura que Frankie usa para não se deixar envolver por ninguém. Mas quanto mais tempo ela passa perto de Matt, mais difícil está manter as coisas como sempre foram e ela teme perder o controle a qualquer momento.    

"Estar perto de Matt parecia ligar um uma parte de si que Frankie nunca havia acessado. Ela precisava ficar lembrando de respirar, algo que até aquele ponto da vida havia feito de modo inconsciente."

Esse livro é o segundo da série “Para Nova York, com amor”, que vai contar a história de três amigas que saíram da Ilha Puffin para tentar a sorte na cidade de Nova Iorque. No primeiro, Amor em Manhattan, vamos saber mais sobre Paige, uma garota que por ter um problema de saúde na infância sempre foi protegida de tudo por todos e por isso sair da Ilha foi como uma espécie de libertação para ela. Já nesse segundo livro vamos conhecer a história de Frankie, que também se sentiu livre ao sair da Ilha, mas por motivos completamente diferentes. Seu motivo foi vergonha alheia. Por causa de um divórcio traumático de seus pais, Frankie tem fobia de relacionamentos e não acredita no amor.

Apesar do título da série e dos livros, dessas capas mais do que românticas, tem uma coisa que chama mais a atenção na história das garotas do que os relacionamentos românticos: a amizade entre elas. Eu já tinha notado isso no livro anterior e nesse a autora trabalhou o assunto ainda melhor. Não que não tenha a parte romântica, pelo contrário, os românticos de plantão vão amar os romances,  principalmente o desse livro, mas ela soube falar das duas coisas na mesma medida e é lindo de se ver a amizade entre elas, ainda mais em tempos como hoje que até parece que as mulheres não sabem mais ter amigas e sim oponentes, onde tudo é uma disputa. Aqui não, vemos uma amizade sincera onde uma quer o melhor para a outra e até enfrenta seus medos para ajudar a amiga.


Eu já sabia que ia gostar da Frankie desde que conheci ela no livro anterior, mas não sabia que ia me identificar tanto. A autora não usou a palavra, mas está explícito que Frankie além de outras coisas sofre de ansiedade e quando lia as cenas me via ali porque eu sou igualzinha. Tudo é milimetricamente repensado mil vezes antes de acontecer e os resultados são sempre os piores possíveis. E  acho que a autora soube trabalhar bem a doença usando de leveza e seriedade na medida certa. E mostrou o quanto as pessoas ao redor podem ajudar se agirem da maneira correta, o que aqui no caso as duas amigas foram de grande ajuda.

Quanto a parte amorosa, eu já quero um Matt para mim. Onde será que tem para vender? Amei a forma como a autora inverteu os papéis, porque o que sempre vemos é o contrário, com o homem com os problemas e a mulher correndo atrás. Aqui não. Frankie não acredita em amor e em relacionamentos por coisas que aconteceram no passado. É o cara que tem que conquistar. É ele que pisa em ovos e não pode demonstrar o que sente. É ele que vai ganhando a confiança dela e ajudando na superação de seus medos. E Matt fez tudo isso de uma forma que eu me derretia junto com a Frankie. Ah se todos os homens fossem como ele.

"Não quero mudar você, Frankie. Estou interessado em você, não em uma versão fajuta de quem você é."

Tem uma coisa que não gosto muito quando vejo em alguns livros que é a pessoa se "curar" no amor do outro e olhando para essa história superficialmente é algo que parece que vai estar presente. Mas até nisso a autora foi impecável porque temos uma mulher ferida e machucada sim, por motivos que fugiram do seu controle, mas que não precisa necessariamente "estar com um homem" para se libertar da armadura que ela criou em torno dela. Ela vai se libertando com o amor e a confiança que tanto Matt como as amigas depositam nela. Tem uma cena que é tão linda que me arrepiei. É de quando ela faz algo que nunca faria só para confortar a Eva. E em nenhum momento a autora passa a ideia de que ela só está solteira porque ainda não achou o cara certo, que quando isso acontecer ela vai "esquecer" seu medos.

Outra coisa que gostei foi de ver como a autora resolveu o conflito entre mãe e filha. Por causa de uma coisa que aconteceu no passado de seus pais, é que Frankie tem esse medo todo de amar e achei muito real a forma como tudo se resolveu. Nada de finais fantasiosos que a gente sabe que não acontece na vida real. Enfim, eu achei o segundo livro bem superior ao primeiro e espero que a história da Eva siga o mesmo padrão. A edição do livro está linda, com uma capa simples e incrível ao mesmo tempo. Se você é fã de um chick-lit que tem romance, drama, cenas engraçadas e personagens cativantes, esse livro é para você.

Nota:






15 comentários:

  1. Oi Sil!
    Aaawn, adorei sua resenha!
    Parece ser um chick lit bem equilibrado, assim q a gnt gosta 😍
    Fiquei curiosa pra conheceros personagens, vou ficar de olho nesses livros 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a resenha e fiquei bem interessada na trilogia.
    O fato da personagem conseguir se curar sem precisar de um homem já ganhou pontos comigo. E o fato da amizade ser o enfoque também!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Esta autora ,e deixou impressionada com o primeiro livro e desde então estou ansiosa para ler este e outras obras dela. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Eu to doida pra ler o primeiro volume da série, e você já me deixou curiosa pelo segundo também. Sem dúvidas vou amar a história, principalmente pela autora ter criado dois personagens crescidos e maduros e com um romance crível

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvana! Como vai?
    Eu não curto o gênero chick-lit, mas para minha surpresa ao final da leitura de sua resenha fiquei com vontade de ler os livros dessa autora. Bom saber que a história passa longe do clichê que sempre marcou o gênero, muito pelo contrário. Não é a mulher quem corre atrás, mas sim o homem. Achei a premissa muito interessante!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Olha, confesso que pelo meu julgamento precipitado da capa, nem pensei que fosse me interessar. Mas amei demaaaais o estilo da história e fiquei muito animada para poder ler e conhecer mais. Eu amo livros que trazem esse foco nas amizades e eu achei super bacana o enredo da protagonista, gosto quando a personagem tem esse medo de relacionamentos e precisa descobrir como superar isso. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!! Quem acompanha essa série no blog é a Ari e ela gosta demais. Fico feliz que vc tenha gostado do livro e que tenha até sido melhor que o primeiro, ainda quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    A Eduarda ama essa série e tenho minha curiosidade pra ler um dia - justamente por essa coisa de ter as personagens femininas tão bem trabalhadas individualmente e entre si. AMO uma amizade feminina bem escrita (e tá meio em falta).

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah Sil, você me deixou agoniada para começar a leitura! rsrsr
    Começo amanhã se Deus quiser, porque gostei muito do primeiro e estou doida para conferir a história da Frankie e do Matt. Lendo sua resenha já vi que vou amar!
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. E o tanto que fiquei encantada com esse livro? A história é do jeitinho que gosto. Já quero muito conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Legal saber que a autora explora bem essa parte da amizade entre as meninas. Deve ser uma história bem legal. Não conheço nenhum dos dois livros ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    adorei a forma como você interpretou o livro e os personagens. Nem todos tem essa sensibilidade. Gostei bastante do romance pelas suas palavras.
    Sil, desculpe, mas eu não encontrei o seu e-mail, se ficar mais à vontade para você me mande um e-mail. O meu e-mail é karina.pinheiro.gomees@gmail.com

    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Eu amo quando as autoras exploram a amizade feminina em suas histórias e essa trilogia está nas próximas leituras. Só estou esperando lançar o último para ler todos de uma vez.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    O primeiro livro estava na minha listinha da BF e não baixou! =/
    Eu amo quando as autoras trabalham bem a amizade feminina, realmente hoje em dia é tudo uma grande competição.
    Adorei que é o Matt que corre atrás. Hoje terminei Um Acordo Pecaminoso e o Gabriel que corre atrás da Pandora tentando persuadi-la. Realmente vemos só histórias de homens com vidas conturbadas e a mulher correndo atrás, acho muito bom esses novos ares.
    Fiquem bem satisfeita de ver que esse é melhor que o primeiro!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!
    Os livros dessa autora estoa na lista de desejados desde a resenha do primeiro *--* eu achei as historias muitos simples, mas parecem boas e divertidas. Em diversos aspectos a personagem desse segundo me lembrou muito a de Desde o Primeiro Instante que e um chick lit que eu curto pacas. Espero realmente conhecer Franke em 2019.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo