26 abril 2019

Resenha | Vergonha - Brittainy C. Cherry


Livro: Vergonha
Série: Não
Gênero: Romance, Drama, Erótico
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora: Record
Páginas: 420
Ano: 2019

Resenha:
Gracelyn Harris nem lembra mais como é viver sem a presença de Finley Braun em sua vida. Metade dela, Grace passou amando Finn e se dedicando a ele. Mas agora ela vai ter que reaprender a viver sem ele já que seu casamento de quinze anos terminou, e nada bem, com uma traição da parte de Finn. Mas Grace acredita que ainda pode reconquistar o amor dele e por isso decide passar o verão em Chester, a cidade onde eles se apaixonaram e onde ainda vive toda sua família. Finn conseguiu uma colocação no hospital da cidade e Grace acha que se ela estiver por perto, Finn vai perceber que ainda a ama e voltar para ela. Mas Finn tinha outros planos ao voltar para Chester, e Grace que pensava já estar no fundo do poço, leva outra facada e perde completamente o rumo.

Quando tinha dez anos, Jackson viu sua mãe ir embora de casa e desde então seu pai Mike, que era um homem alegre e simpático com todo mundo, se transformou em um bêbado que só arrumava confusão onde chegava. Ele aprontou tanto que pai e filho se tornaram a escória da cidade e Jackson resolveu que já que todo mundo achava ele um monstro, era o que ele seria. Até com drogas ele se envolveu, mas hoje está limpo e cada vez que a vontade de usar aparece, ele sufoca ela com sexo. Porque para isso ele serve. As mesmas mulheres certinhas de Chester que desprezam ele durante o dia, querem seus "serviços" a noite. E a pessoa que Jackson mais odeia na cidade é justamente Loretta, mãe de Grace e esposa do pastor local, ou seja a rainha de Chester.

Como filhas de pastor, Grace e sua irmã Judy foram criadas para serem o exemplo da cidade, as garotas perfeitas por dentro e por fora e por isso é estranho que Jackson seja a pessoa que vai ajudar Grace quando toda a cidade, inclusive sua mãe, coloca a culpa do fim do seu casamento nela. Aparentemente os dois são opostos em tudo, mas vão descobrir que são mais parecidos do que todos imaginam. E quando Grace ajuda Mike quando ninguém mais o faria, Jackson insiste um pagar o favor, que Grace aceita depois de descobrir uma coisa que faz com que Grace acredite que nunca mais será capaz de sentir nada em sua vida. O que seu relacionamento com Jackson só prova como ela estava errada. E o que era para ser apenas um caso de verão, acaba se tornando algo tão bonito que nenhum dos dois acreditava poder sentir.

"(...)você é a única pessoa nesta cidade que não faz com que eu me sinta obrigada a fingir ser uma coisa que não sou.
— O que você está fingindo ser?
— Perfeita.
— Eu sei como é isso. — Ele falou baixo, em um tom inseguro. —Ter que fingir ser uma coisa que você não é. (...)
— E o que você está fingindo ser? — perguntei.
— Zangado.
— Mas o que você é na verdade?
— Perdido (...).
— Eu também. Tão perdida."

Antes de mais nada quero dizer Nunca julgue um livro pela capa! Eu fiz isso com esse livro e me enganei muito com ele. A primeira vez que vi esse livro foi no blog Meu Epílogo da Tamires e apesar da insistência dela, eu torci o nariz para ele assim que vi essa capa. Não sei vocês, mas eu quando vejo uma capa assim, já me vem a mente um livro erótico com um protagonista que vai tratar a mulher que nem lixo o livro todo e no final vai mudar por "amor" a ela. Mas então recebi o livro em parceria com a editora, e como os blogueiros não são obrigados a ler e resenhar os livros que eles enviam, só se tiver interesse da parte do blogueiro, a Tamires já me enviou uma mensagem me pedindo mais uma vez que deixasse meu preconceito com a capa de lado e lesse o livro.

E que bom que eu fiz isso, porque encontrei uma história incrível dentro dele. Eu já tinha lido um outro livro da autora, Sr. Daniels, e apesar de não ter gostado tanto assim da história, gostei bastante da escrita dela, mas como não gosto do gênero que ela escreve, não tive interesse em ler mais nenhum. Mas depois de ler Vergonha, estou revendo isso, porque eu simplesmente devorei o livro. Ele tem 420 páginas e as ultimas 300 eu li em um dia porque não conseguia largar o livro. E acabei o livro em lágrimas, porque fazia tempo que não lia uma história tão linda sobre perdão e autoestima. A autora foi maravilhosa em falar sobre temas que sempre vemos nos livros do gênero, onde tudo se resolve com sexo, mas aqui ela foi realista e deu uma solução real para os problemas dos protagonistas.

"Aquilo partiu meu coração e o curou ao mesmo tempo."

Logo de cara o livro já mexeu muito comigo porque passei por uma situação muito parecida com a da protagonista e tirando a parte dela ter esperanças de ter o cara de volta, eu passei por todas as fases que ela passou. Quem ainda não sofreu uma traição assim, não sabe como é dificil superar e voltar a ter confiança em nós mesmas. E com a Grace ainda tinha o agravante de mesmo antes da traição ela não se sentia a altura do Finn. E claro a culpa é de quem, da querida mãe dela. Faz tempo que não odiava tanto um personagem como odiei a Loretta. Ela só fazia colocar as filhas para baixo, e colocar a culpa de tudo na Grace. Se o marido foi embora com outra mulher, foi porque ela não lutou por ele o suficiente. Se a cidade inteira está fofocando sobre o caso, a culpa é da Grace que não se deu ao respeito.

E o mesmo tanto que odiei a Loretta, odiei a cidade. Eu sei que cidade pequena todo mundo sabe da vida de todo mundo, mas aqui não foi apenas a fofoca, mas também o machismo das pessoas. Finn era o coitado que foi largado pela mulher, e olha que a traição não foi tudo o que ele aprontou, não vou contar mais por motivos de spoilers, e a Grace era o monstro que estava "traindo" seu casamento ao se envolver com a escória da cidade. E me deu nos nervos de ver o quanto a Grace era passiva e não se defendia das provocações de todo mundo, principalmente da mãe. Mas ao mesmo tempo eu admirei ela e a forma como ela era bondosa com todo mundo de forma igual e aprendi muito com ela sobre perdão. E esse foi um dos pontos fortes do livro, o perdão e como ele muda as pessoas. Não que o perdão apague nada, mas ele transforma a vida de todos.

"Nós éramos peças de quebra-cabeças diferentes, mesmo assim, nós nos encaixávamos de forma perfeita."

Quanto ao relacionamento dos dois, eu gostei muito da forma como foi desenvolvido. Apesar da sinopse dar a entender que o sexo é o elemento comum entre eles, ele só acontece lá pela metade do livro. Eles se tornam amigos e uma relação de confiança é construída antes de tudo. Eles são fofos juntos e uma coisa que amei foram os momentos que eles passaram na livraria da cidade, trocando mensagens através de indicações de livros. Os dois estão muito machucados quando se encontram. Grace pela traição e Jackson pela forma como foi tratado a vida toda por todos da cidade e (mordi a língua agora), é lindo de ver como eles vão se curando juntos. Mas tem um diferencial nessa "cura", que também não vou falar para não soltar spoilers, mas achei genial a autora colocar isso na história porque essa sim é a realidade de como deveriam ser as coisas.

O livro é maravilhoso e me vi sentindo um turbilhão de sentimentos. Eu chorei, eu ri, eu me apaixonei, eu senti raiva, quis socar algumas pessoas, mas também perdoei, consegui ver coisas que nunca tinha parado para pensar e acima de tudo aprendi muito com a Grace e sua história. Por isso eu indico muito o livro. Ele não é mais um livro erótico no mercado, apesar de ter cenas de sexo sim (não mais do que encontramos em romances de época por exemplo), ele é muito, mas muito mais que isso. E também não é apenas uma história de duas pessoas que se curam um nos braços de outro, ele é uma história onde toda uma geração vai ser transformada através da conduta de uma delas. E deixo aqui minha sincera gratidão a editora por ter me proporcionado essa leitura maravilhosa e também a Tamires por ter insistido para que eu ler o livro.

Nota:








15 comentários:

  1. Oi Sil! Acabei de escrever minha resenha dele agora e foi um dos melhores que li esse ano. Sr. Daniels não é o melhor da autora na minha opinião, mas depois dele, todos os demais dela que li, amei. Este aqui me fez chorar também e querer matar a mãe da Grace. O casal é muito bom e me apaixonei mais por eles naquelas horas que trocavam livros. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Eu já sabia que esse livro tinha potencial pra ser maravilhoso. Eu adoro as obras da autora e vendo uma resenha boa da Tami, pode saber que a história promete. Ainda não pude ler mas já está na minha lista, espero poder ler o quanto antes!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Você viu que minha mãe está te seguindo, né? Eu falei tanto das suas resenhas e das trocas que fazemos que até ela vai acompanhar o Prefácio agora HAHAHAHAHA
    Sobre 'Vergonha', essa foi uma das últimas conversas que tive com ela, pois essa capa me desanimou MUITO e mesmo AMANDO Sr Daniels, sentia que a Brittainy não estava mais escrevendo como antes. Mas não vou desistir! Vou confiar em você e na Tami.
    Será uma das próximas obras que compraremos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    Essas capas sempre ma deixam com o pé atrás tbm! Da Brittainy eu tbm só li Sr. Daniels e achei o msm q vc, gostei muito da escrita dela! Com certeza vou querer ler alguma outra de suas histórias.
    Que bom q o livro te tocou bastante!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Menina, eu voou ler esse livro por causa da Tami também. Nunca li nada da Brittainy porque nenhum dos seus livros me interessaram.
    Eu não julgo muito livros por esse tipo de capa porque a maioria dos romances que leio, as capas são nesse estilo e as histórias maravilhosas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Sil! Fiquei sem fôlego só em suas palavras, imagina ao ler o livro!

    Amo esse estilo de leitura, tenho vários livros sobre em minha cabeceira!

    Bom fim de semana, minha flor!

    Proseando num dia

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil

    SE EU ME ARREPIEI LENDO ESSA RESENHA? MAS É CLARO QUE SIM, BRASIL! hahahahahahahaha
    Eu juro que se a editora não tivesse te enviado eu ia comprar pra te dar de presente. Eu estava só aguardando você postar os seus recebidos. Sei que você tem essa questão com essas capas e de fato ela afastam muito os leitores. Não há necessidade, mas é comum lá fora e aqui as editoras acabam seguindo o padrão. Mas uma capa ruim pode esconder histórias maravilhosas e por isso eu insisti tanto.
    Que bom que eu não estava errada, eu sentia de verdade que você ia amar. Agora me sinto mais confortável para dar outras dicas e sei que você vai acreditar em mim! Hahahhahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa Sil! Realmente a capa não tem nada a ver com a proposta do livro. Pelo menos, não lendo a sua resenha. Eles poderiam ter feito uma capa mais bem elaborada que contasse e passasse um pouco o objetivo da história. Pelas suas palavras parece ser um livro bem comovente. Gostei.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, sua resenha convence qualquer ruim rsrsrs eu nunca li nada da autora, mas já estou com esse pra ler e me emocionar também! Acho que vou começar com pé direito!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. É muito bacana quando damos uma nova chance aos autores e eles nos surpreendem dessa forma *-*
    Lembro que li O ar que ele respira e amei com todas as forças, já Sr. Daniels não gostei muito. Faz bastante tempo, então não lembro exatamente o motivo, mas acho que foi pelo elemento sexo ser muito forçado
    Não conhecia Vergonha (até porque estou bem desligada do mundo literário) mas gostei tanto da forma como você falou dele que me animei pra ler uma nova obra dessa autora que divide a minha própria opinião haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  11. Oi
    já vi a capa desse livro pelas redes, ainda não li nada da autora e quero ler, que bom que apesar de ter ignorando em um primeiro momento pela capa de uma chance a leitura e gostou, a história parece ser boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem?
    Não te julgo, porque também tenho preconceitozinho com esse tipo de capa.
    Eu não sou muito adepta a esse tipo de romance erótico contemporâneo mas confesso que fiquei curiosa com os tamanhos elogios que vocês fizeram. Se tiver a oportunidade, tentarei conferir. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil =)

    Eu sou suspeita para falar por gosto muito das história da Brittainy, mas realmente essa capa é meio duvidosa rs...

    Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não peguei ele para ler. Porém, pelas resenhas que andei lendo e depois de ler a sua, sei que é bom preparar os lencinhos porque mais uma vez a autora vai partir meu coração.

    Beijos e uma linda semana para você.;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu peguei ranço dessa autora por causa da outra série lá, o santo não bateu de jeito nenhum. Ai prefiro evitar as histórias dela quando for possível UHASUHASUHUHASUHASUHAS

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii Sil

    Que lindo ler essa resenhaaa! Eu julguei o livro pela capa e já estava pensando em nem ler. Mas agora vendo o quanto te surpreendeu, emocionou e conquistou, como dizer não? Espero gostar

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo