20 agosto 2022

Resenha | Arsène Lupin e Agulha Oca - Maurice Leblanc

Livro: 
Arsène Lupin e a Agulha Oca
Série: Não
Gênero: Romance Policial
Autor: Maurice Leblanc
Editora: Editora Principis
Páginas: 224
Ano: 2021

Resenha:
Depois de ficar órfã, Raymonde de Saint-Véran passou a residir no Castelo de Ambrumésy com seu tio o Conde de Gesvres e sua prima Suzanne. E apesar de terem personalidades completamente opostas, as duas se dão muito bem. Enquanto Suzanne é uma pessoa frágil por assim dizer, Raymonde é esperta, ágil e não se intimida por pouca coisa. Por isso ela nem hesita quando ouve os barulhos no salão durante a noite e corre até lá para ver o que está acontecendo. Suzanne mesmo tremendo de medo acompanha a prima, pois teme pela vida do seu pai. E elas realmente o encontram desacordado, mas em pior situação se encontra Jean Daval, o secretário do Conde que jaz morto com uma facada.

Mas antes de encontrar os dois elas ainda conseguem ver dois homens fugindo carregando objetos pesados, e um deles ainda se encontra dentro do salão. Raymonde consegue pegar uma arma e acerta o bandido que mesmo ferido consegue se arrastar pelo jardim. Nesse momento os criados chegam alertados pelo barulho e dois deles e Raymonde cercam o bandido que consegue desaparecer debaixo de seus olhos. A polícia é chamada e junto com eles vem dois jornalistas. E por mais que eles vasculham o local, a única pista que encontram é um chapéu de cocheiro, que não dá em nada. E o mistério só aumenta porque apesar das garotas terem visto os bandidos carregando objetos, não está faltando nada. 

O que ninguém esperava era que um dos jornalistas na verdade não era um repórter e sim Isidore Beautrelet, um estudante de retórica que logo faz várias deduções certeiras sobre o crime, inclusive sobre o autor que ele afirma ser Arsène Lupin. E a luz dessas novas informações a prisão de Lupin já é dada como certa. Mas um novo acontecimento muda tudo, Raymonde é levada e há sinais de que ela pode estar morta em retaliação por supostamente a pessoa que ela atingiu ser Lupin, que também estaria morto. Os próximos a sofrerem atentados são Ganimard e Herlock Sholmes, dois inimigos declarados e Beautrelet, um possível adversário à altura de Lupin. E esses atentados acontecem logo após Beautrelet decifrar um papel interceptado que fala sobre uma agulha oca, que eles descobrem ser um enigma que remonta dos tempos antigos. 


Esse é o terceiro livro publicado com o personagem Lupin. E é o primeiro onde temos uma história só, os dois anteriores eram de contos. E acho que me acostumei coma dinâmica de ler histórias curtas e rápidas com os casos sendo solucionados sem precisar de muita enrolação, porque esse foi o que menos gostei dos três lidos até agora. Mas ainda assim dei um muito bom porque a genialidade dos personagens fala mais alto. Personagens, porque dessa vez temos um adversário à altura de Lupin. Não que Ganimard e Herlock Sholmes não sejam interessantes, mas Beautrelet proporciona momentos memoráveis ao se apresentar tão inteligente quanto Lupin e foi muito bom acompanhar os passos de cada um deles em busca de desvendar o mistério que dá título ao livro.

Apesar da pouca idade, Beautrelet possui qualidades que os outros dois detetives citados não tem. Ele tem paciência, só faz os movimentos depois de estudar bastante, enxerga um passo a frente e principalmente, ele não subestima Lupin. Pelo contrário, ele admira, e por vezes fica fascinado pelos movimentos de seu oponente. E a recíproca é verdadeira. Então já podem imaginar como é gostoso acompanhar esse jogo entre os dois, principalmente quando eles se encontram frente a frente. Você sabe que o livro é do Lupin, mas não sabe realmente como aquilo vai terminar, se Lupin será finalmente superado ou se mais uma vez ele tem tudo planejado e vai se safar novamente.

Por já ser o terceiro livro que leio com o personagem era de se esperar que já conhecesse um pouco o Lupin, mas estou longe de saber alguma coisa sobre ele. Quando menos espero lá vem ele disfarçado na pele de quem menos se espera e agindo de uma forma que eu não podia nem imaginar. E dessa vez ainda temos um romance no meio da história, sim Lupin se apaixona e acaba refazendo seus planos para viver esse amor. E confesso, torci para tudo dar certo no final. E também que fui surpreendida, não esperava de maneira nenhuma que o livro terminasse daquela forma. Quanto a edição, como já falei nas resenhas dos livros anteriores, é da Principis, os livros são de um material mais barato, não se compara aos da Zahar por exemplo, mas pelo preço acho super válido. E gosto bastante dessas capas com cores fortes. Recomendo para os fãs de livros com excelentes detetives.

Nota:






9 comentários:

  1. Oi Sil! É minha leitura atual e nem faço ideia do que Lupin está tramando ainda, na parte que estou ele parece estar em apuros, mas duvido que seja isso de fato. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que os outros lançados eram contos... e pelo menos a edição corresponde ao valor pago; pior seria um valor caro e a edição meio capenga
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    nunca li nada referente a esse personagem, mas ando lendo algumas resenhas então quem sabe algum dia, legal que esse é uma história em vez de pequenas histórias e é bom quando a história surpreende.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, quero muito conhecer esse, adoro histórias com detetives e não vejo a hora de ler esses.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu amei todas as capas da série desse livro. Agora que você chegou no terceiro livro e eu já li as resenhas vou colocar os três na minha lista para próximas leituras.
    Amei.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa e a resenha. Ainda não li nenhum dos livros, mas parecem ser bem intrigantes.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana, eu nunca li os livros, mas meu marido assistiu a série Lupin (na Netflix) e me lembro de ter ficado curiosa para procurar os livros na época ~ mas acabei esquecendo. Quero ler! Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil. Tudo bem? Eu adoro o gênero, sendo assim já me interessei por este. Que bom que curtiu. Sua resenha está maravilhosa, viu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu compartilho da mesma opinião que você. Esse é um livro bom, mas tenho ressalvas também. Confesso que, mesmo gostando do Beutrelet, ainda achei ele meio enjoado no meio do caminho, haha. Mas fico feliz que tenha gostado da leitura. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo