12 março 2016

Resenha | A Menina Mais Fria de Coldtown - Holly Black


Livro: A menina mais fria de Coldtown
Série: Não
Autora: Holly Black
Gênero: Terror Sobrenatural
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Ano: 2014

Resenha:
Tana tinha sete anos quando os surtos dos vampiros começaram. Várias cidades foram infectadas e para conter os surtos os militares ergueram barricadas  em volta das áreas das cidades em que as infecções irromperam, fundando assim as primeiras Coldtowns. Quando ela completou dez anos, sua mãe voltou de uma festa resfriada, aquele tipo de Resfriado que as temperaturas corporais caiam, os sentidos aguçavam e a pessoa tinha sede por sangue. E se a pessoa resfriada bebesse sangue, se tornava completamente fria. Só havia um jeito da pessoa não se transformar, ela não podia beber sangue. Mas para que a infecção fosse eliminada do organismo da pessoa, demorava cerca de oitenta e oito dias e enquanto esperavam, as pessoas eram levadas para uma Coldtown. E já fazia sete anos que isso acontecera, sete anos que sua própria mãe a atacou.

Tana acorda deitada em uma banheira e aos poucos vai se lembrando de onde está. Ontem ela veio até a casa de fazenda de um amigo para uma festa ao por do Sol. Mas o Sol já está alto e ninguém lembrou de acordá-la. Mas quando chega na sala ela, vê o porque disso, está todo mundo morto. Ela vê uma janela aberta e já sabe o que aconteceu, um vampiro entrou por ela, mesmo com os alhos e a água-benta. Com medo dele ainda estar ali dormindo no meio dos cadáveres, ela começa a se mover delicadamente a procura de suas botas e de seu celular. É quando ela encontra seu ex Aidan, amarrado em uma cama e ao lado da cama um outro garoto acorrentado. Um garoto-vampiro. E quando ela tenta soltar Aidan, ele percebe que ele foi infectado, já que a primeira coisa que ele faz é tentar mordê-la. Mas ainda assim Tana não pode deixar ele a mercê dos vampiros que o morderam e decide tirar Aidan de lá e leva o outro vampiro, que se chama Gráviel, junto.

Mas antes de escapar, Tana tem a perna arranhada por um dos vampiros e agora tem que esperar 48 horas para saber se contraiu o Resfriado. Então eles não podem voltar para casa e Aidan diz que eles deveriam ir até a Coldtown mais próxima. Mas uma vez lá dentro, mesmo se eles não se transformarem eles não podem mais sair, a não ser que eles tenham um sinalizador, uma espécie de moeda que alguém consegue quando entrega um vampiro em uma Coldtown. Um vampiro por um humano. Nas Coldtowns vivem as pessoas infectadas, os vampiros capturados e os humanos doentes, tristes ou desiludidos que vão para lá por vontade própria na esperança de serem transformados. Tana não achava Coldtown a melhor opção, até ouvir uma mensagem de seu pai pedindo que ela não volte para casa. E nessa viagem vão se juntar a eles dois irmãos, Midnight e Winter, que estão indo para Coldtown por vontade própria.

Eu já conhecia a escrita da Holly pela série Magisterium, que ela escreveu junto com a Cassandra Clare, mas da autora sozinha esse é o primeiro. E agora entendi porque gostei tanto de Magisterium, a Holly é incrível. Não que eu não goste da Cassandra, mas é que a Holly da um toque mágico a história. Ela conseguiu pegar um tema batido, que todo mundo já escreveu sobre ele como os vampiros e criar algo totalmente novo e gostoso de ler. Se for ver a história não tem nada demais, nada excepcional, mas a Holly faz com que isso aconteça. Uma história que nas mãos de outra pessoa poderia ser apenas mais uma história, nas mãos dela se tornou unica e é um livro que vou recomendar sempre de agora em diante quando alguém pedir uma indicação de um livro diferente, sem ser diferente. Não sei se deu para entender hehe.

Tana é aquela garota que você não dá nada por ela no início, mas que no final você diz uau, que protagonista. Ela começa o livro normal e termina gigante. Graviel é encantador e me apaixonei por ele logo no inicio e fiquei o livro todo torcendo para que ele ficasse com a Tana. Falando nisso o livro tem uma pitada de romance, mas não é o foco. Não posso dizer mais nada do Graviel para não soltar spoilers, só digo que ele é uma caixinha de surpresas. Aidan é um pouco irritante no começo do livro com uma certa dependência da Tana, mas no final até gostei do que ele fez. E tem muitos outros personagens dentro da Coldtown que fizeram a diferença na história. Entre eles Luciem, um dos vampiros chefe do local. E o cenário representado aqui pelas Coldtowns é um personagem a parte. E por fim, ainda temos um final aberto que nesse caso eu gostei. Como disse no começo, a história é incrível e se você pensa que já leu tudo sobre vampiros, da uma chance A menina mais fria de Coldtown.

Nota: 



16 comentários:

  1. Oie...
    Quando a NC lançou esse livro tenho que admitir que não fiquei muito interessada... Só agora, lendo a sua resenha que fiquei com uma pontinha de curiosidade em ler.
    Histórias com personagens que crescem durante a trama sempre me agradam :)
    beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana!

    Adorei saber dessa história. Sempre gostei de tudo relacionado a vampiros, mas todos os enredos acabaram ficando muito iguais. Vou adicionar esse livro na minha lista!

    Parabéns pela resenha e pelo blog =)

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil

    Eu não li nada da autora, mas não resisto a um livro com vampiros! E com pitada de romance melhor ainda, mesmo não sendo o foco eu acabo me apegando rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oii Silvana

    Juro que não dava nada por esse livro, achei que fosse "mais um" livro sobre vampiros. Agora com a sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler, quero conhecer essa escrita mágica da Holly.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    Eu li um livro dessa autora e realmente ela é ótima. Quero muito ler outro livro dela.
    Pelos seus comentários este parece ser ótimo, ainda não havia me interessado por ele, mas agora fiquei bem curiosa pela trama. Quero ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ás vezes me arrependo por ter me livrado desse livro. Tentei ler umas 3 vezes e em todas achei a protagonista insuportável, por isso abandonei o livro. Mas pela sua resenha ela parece evoluir muito, tenho curiosidade em saber o resto da história :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Coloquei esse livro pra comprar esse mês <3 Até falei pro meu pai comprar ele na viajem que ele ta fazendo. Sou louca pra ler esse livro! Acho a capa delee LINDAA e a sinopse incrivel *---*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu comecei este livro um dia desses, mas interrompi a leitura porque não estava me envolvendo.
    Você falou tão bem dele agora que quero dar uma nova chance. A Black é uma boa autora mesmo. Acredito que o peguei para ler no momento errado.
    Oi, Amanda!
    Não conhecia o canal, mas parece ser realmente importante dar uma chance e assistir tais vídeos. Há inúmeras realidades sofríveis mundo afora e dificilmente damos a devida atenção. Chega a ser desumano, por vezes, o quão hipócrita as pessoas conseguem ser só para angariar likes.
    Adorei o post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Esse livro é um que está na minha lista de desejados, quero muito conhecer a escrita da autora e pela sua resenha a história parece evoluir bastante, fiquei ainda mais ansiosa para ler!
    Beijinhos

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural

    CURTA A FANPAGE DO BLOG, É NOVINHA ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Eu tenho este livro aqui mas ainda não li, fico feliz em saber que ainda podemos encontrar algo inovador sobre um tema que já foi tão utilizado na literatura, mas a autora é mesmo muito talentosa e acredito que não deva nos decepcionar. Eu prometo que vou ler este ano.

    Boa semana.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil.
    Vampiros não é o meu ser mitológico favorito, mas gosto quando os autores conseguem mudar o que já é batido. Contudo, ainda assim, tenho certo receio sobre a obra. Sei que a premissa é bem legal, mas geralmente não tenho me dado tão bem com livros mais juvenis.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tive uma fase em que amei vampiros e queria ler tudo sobre esses personagens, incluindo A Menina Mais Fria de Coldtown. Depois de um tempo, fui perdendo o interesse. Pra quem gosta do tema, esse livro parece ótimo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que legal, que bom que vc gostou!
    Livros assim são legais, diferentes sem ser diferentes! Hahaha
    Já estava na minha listinha, adoro vampiros! ;)
    Bjs (voltamos das férias!)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Interessante essa sua perspectiva quanto ao livro. Eu o li no ano passado, mas não curti tanto assim como você. É bom, mas eu não me senti tão empolgada, apesar de algumas cenas de tirar o fôlego. Eu já conhecia a escrita da Holly e gostava muito. Um monte de gente sempre fala mais da Cassandra do que dela no livro O Desafio de Ferro. Eu simplesmente acho injusto porque a Holly arrasa, e um exemplo claro é As Crônicas de Spiderwick.
    Que bom que você curtiu tanto assim a obra.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Ainda não li nada da autora mas tenho esse livro aqui em casa e espero conhecer com meus próprios olhos ele.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana,

    A graça de toda essa coisa de blogs e livros, literatura, é o fato das opiniões serem divergentes. Eu achei esse livro horroroso enquanto você amou. Achei o tema chato, batido, com personagens nada a ver e não curti de verdade, mas que bom que com você funcionou.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo