05 outubro 2016

Resenha | A Lua de Mel - Sophie Kinsella


Livro: A Lua de Mel
Série: Não
Gênero: Chick-Lit
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 496
Ano: 2013

Resenha:
Lottie espera que hoje seja o primeiro dia do resto da sua vida. O dia em que ela vai lembrar com carinho e contar a seus filhos e netos: o dia em que foi pedida em casamento por Richard. Eles estão juntos a três anos e ela nunca o pressionou para dar um passo a frente. Ela já cometeu esse erro antes com outro namorado. Mas então Richard começou a dar alguns sinais de que estava prestes a fazer o pedido. Ele perguntou o que ela achava do sobrenome dele, marcou um "almoço especial" e disse que tinha uma grande pegunta para lhe fazer. Lottie não se aguenta de tanta alegria. Mas infelizmente "a pergunta" se referia a uma viagem, e quando ela tenta argumentar, ela percebe que Richard nunca vai se casar com ela e termina tudo com ele. Ela já está com 33 anos e não tem tempo a perder com alguém que não quer se casar com ela.

Quando Fliss, irmã mais velha da Lottie liga querendo saber sobre o pedido, Lottie responde dizendo que vai fazer um mestrado. Então Fliss já sabe que deu tudo errado. Cada vez que Lottie termina um namoro, a primeira coisa que ela fala é que vai fazer um mestrado. Logo depois faz a "Escolha Infeliz". Cada vez é uma coisa diferente. Já teve a tatuagem no tornozelo, um corte de cabelo radical, uma vez entrou para uma seita e teve também o piercing "intimo". E todas as vezes ela se arrependeu logo que o período de negação do término terminou. É ai que ela desaba. Fliss já sabe que vai vir alguma bomba por ai, mas no momento ela tem outras coisas para se preocupar. Ela vai apresentar uma cerimônia de premiação e seu ex que cuidaria do filho deles, Noah, acaba de deixar Noah em sua sala dizendo que mandou um e-mail avisando que ia viajar. Bem a cara dele fazer isso mesmo.

E Fliss tinha razão. Lottie recebe um telefonema de Ben, seu primeiro namorado. Eles marcam um jantar e quando percebem, já beberam demais. É ai que Ben lembra do pacto que fizeram a quinze anos atrás, de que se ambos estivessem solteiros aos 30 anos, eles iriam se casar. Lottie nem pensa duas vezes para aceitar. Mas dessa vez decide fazer diferente e diz que sexo, só depois de casados. Por isso eles marcam o casamento para dali a duas semanas. Quando Fliss descobre o que está acontecendo, ela tem certeza de que essa será a pior Escolha Infeliz de todas e que logo Lottie vai estar passando por um divórcio tão difícil quanto o seu, e decide intervir. Para isso ela conta com a ajuda de Lorcan, amigo de Ben que também acha esse casamento uma loucura. Mas apesar de seus esforços, eles se casam e vão para a ilha de Ikonos, lugar onde se conheceram. Mas ainda resta uma última chance para Fliss e Lorcan, eles tem que impedir que o casamento seja consumado. Por isso eles também viajam para a ilha decididos a fazer de tudo para estragar a lua de mel.

Quando vi que um dos livros do desafio desse mês era um chick-lit, já pensei na Sophie. Desde que li Fiquei com seu número, eu me apaixonei pela escrita da autora, que é na minha opinião a rainha do gênero. Mas é com tristeza que digo que me decepcionei com esse livro. Geralmente os chick-lits já tem umas situações bem surreais, mas aqui a autora exagerou tanto que em vez de eu rir das cenas engraçadas, eu ria era de ver como alguém podia acreditar que aquilo era real. Não dá, tem cada coisa que você fica olhando e imagina como alguém no nível da Sophie pode escrever algo assim. Não é que o livro seja ruim, pelo contrário, ele é bom, mas o problema foram as cenas exageradas que a autora escreveu. E diferente dos outros livros da autora que eu li, nesse temos duas em vez de uma protagonista. Mesmo a sinopse apontando apenas uma. A história é contada cada capítulo pela visão de uma das irmãs.

Como em todo livro da autora, ela procura passar uma mensagem para o leitor e nesse temos a questão da escolha. Até onde podemos ir para impedir que as pessoas queridas cometam os mesmos erros que nós cometemos? Fliss passa do ponto. Se fosse eu no lugar da Lottie, sinto muito, mas não tinha perdoado as coisas que a Fliss fez. Eu acho que cada um tem que cometer os seus próprios erros, se não como irá aprender? Mesmo Fliss já tendo passado por aquilo antes, ela não pode decidir as coisas pela irmã, que vamos combinar, não é mais nenhuma criança. Mas ainda assim, Fliss foi o personagem que eu mais gostei da história porque a Lottie deixou muito a desejar. Ben é intragável, Lorcan até que é mais agradável, mas não consegui simpatizar com ele também não. O homem melhorzinho da história é Richard que depois que vê o erro que cometeu, tenta fazer de tudo para mudar a situação. Enfim, é um bom livro, mas nem parece que foi escrito pela Sophie.

Nota:





17 comentários:

  1. Nossa, eu realmente amo a escrita da Kinsella, desde que a última vez em que li FIQUEI COM SEU NÚMERO, além de ser super divertido e apaixonante. E claro, sempre tive vontade de ler várias outras obras dela, mas a oportunidade sai correndo as vezes, então vou deixando pra última hr, mas ainda vou ler esse também.

    Beijo!
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Intragável mesmo é essa capa! rs Parece que foi feita no Paint rs Mas enfim, o gênero dos livros da Sophie Kinsella não faz muito o meu estilo, por isso dispenso a dica. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sil, tudo bem?
    Queria saber o que é que você tem que até quando não curte tanto um livro, sua resenha me deixa curiosa :3
    Me ensina?
    Eu ainda não li nada da autora, mas pretendo ler já que são muitos os elogios :3
    Te entendo em relação as cenas muito surreais :P Já fiz isso como autora, mas né? A gente vai aprendendo aahahahahahha
    E sobre os erros... eu entendo que a gente quer proteger quem amamos, mas realmente devemos deixar que as pessoas tenham suas próprias experiências :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Só li um livro da autora e gostei bastante. Gosto de chick-lit, me lembra comédia romântica. Pena que não gostou muito da leitura, quando comecei a ler a resenha eu achei que seria positiva. Difícil mesmo curtir quando os personagens não agradam. Também me incomodo com pessoas que se intrometem demais, então talvez isso também me incomodasse ao ler o livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    Eu amo os livros da autora, acho que tenho quase todos, e sou curiosa para ler este. Sua resenha não é a primeira que leio que vejo que se decepcionou com a leitura, e foi exatamente isso que me impediu de ler até agora. Que pena mesmo.

    Te indiquei em um prêmio lá no blog.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil.
    Sou super fã da Sophie e Fiquei Com Seu Número é meu livro favorito dela. Esse ainda não li e fiquei desanimada ao ver que você não curtiu tanto e como tenho outras leituras esse vai demorar um pouco para entrar na minha lista.
    Beijo
    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Achei a história super interessante e fiquei curiosa pela leitura. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!

    Eu gosto muito da autora, mas não li esse, lá no blog a Marise que leu. Uma pena ter de decepcionado, a Sophie geralmente é muito boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Nem preciso perguntar se você é fã dela, né, Sil? Hahaha.
    Uma pena que as cenas tenham sido tão exageradas.
    É muito chato quando isso acontece, porque o leitor fica ali naquela expectativa de que tudo será lindo e perfeito que parece tudo muito forçado.
    O livro em si, o enredo, parece ser muito engraçado.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Vishe o meu desafio ficou super atrasado por causa de uns problemas pessoais haha e olha que eu só escolho um gênero. Mas espero ajeitar esse mês, até porque já escolhi chick-lit também, sempre me divirto. E taí, talvez estreie minha leitura com Sophie, ainda não li nada dela, apesar de ter uns livros por aqui. Mas, esse tirei das escolhas. E concordo com você, a pessoa precisa errar para aprender. Já não curti muito a irmã.
    Adorei sua resenha.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Eu tenho esse livro, mas vi tantos comentários negativos que até deixei a leitura para depois. Uma pena não ter sido uma leitura tão empolgante.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi
    acredita que ainda não li nada da autora, só que tenho curiosidade, pena que acho algumas cenas desse muitos surreais, pelo menos não se decepcionou totalmente.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!! Tudo bem??
    Adorei sua resenha, mas essa história não me chamou atenção. Na verdade, os livros da autora não me chama atenção rsrs Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil

    Toma aqui o meu abraço virtual _Õ_
    Hahahaha

    Eu nunca li nada da Sophie, mas tenho curiosidade. Que pena que esse tem essas passagens surreais. Eu não gosto quando isso acontece, parece que o autor/autora está duvidando da nossa mentalidade! Hahahaha
    Sabe que quando eu tinha 16 anos também combinei com um amigo que nos casaríamos se estivéssemos solteiros aos 30? Hahahahaha
    Meu namorado tem dois anos para me pedir em casamento, já namoramos há quatro...até lá serão seis! Já está na hora! Hahahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Eu curto até umas cenas engraçadas, mas quando beira ser muito exagerada e surreal, eu fico incomodada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    nossa eu gostei deste livro sim, claro que não é o melhor da autora, mas mesmo assim achei bem legal.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo