04 agosto 2017

Resenha | Provence - O lugar onde se curam corações partidos - Bridget Asher


Livro: Provence - O lugar onde se curam corações partidos
Série: Não
Gênero: Romance, Drama
Autora: Bridget Asher
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2017

Resenha:
Todo verão, Heidi e sua irmã Elysius viajavam com sua mãe para a casa delas em Provence, na França. E toda noite antes delas dormirem, sua mãe contava as histórias de amor que aconteceram na casa. Eram histórias tão incríveis que até pareciam fantasiosas e algumas até milagrosas. Mas as garotas acreditavam em tudo. Até o verão em que Heidi completou treze anos e ela começou a perceber as lacunas nas histórias e questionou sua mãe. Mas foi no verão seguinte que Heidi realmente deixou de acreditar no amor. Sua mãe, depois de descobrir que o pai delas estava tendo um caso, foi para Provence sozinha. E elas não sabem o que se passou por lá, mas ela voltou diferente. Uma das coisas em que sua mãe mudou, foi que ela passou a querer fazer todos os tipos de sobremesa. E do mesmo jeito que começou a fazer as sobremesas, ela parou.

Mas enquanto cozinhava com sua mãe, Heidi se apaixonou e resolveu que era aquilo que ela ia fazer, assim surgiu a Loja de Bolos. E foi através da confeitaria que ela conheceu Henri, o homem que fez ela acreditar novamente no amor. Henri era sua metade. Um completava o outro. Ela não sabia fazer mais nada sem ele. E foi por isso que ela ficou tão devastada quando ele morreu em um acidente de carro. Era Henri que guiava sua vida e quando Heidi o perdeu, ela perdeu tudo junto com ele. Heidi parou no tempo, mas as outras pessoas continuam vivendo e estão sempre perguntando como ela está e nunca acreditam em sua resposta de que está tudo bem. Mas não é só Heidi que ficou sem chão. Abbot, seu filho de oito anos começou a ter um comportamento estranho em relação a limpeza. Ele está sempre esfregando as mãos como se estivesse lavando elas, mesmo longe da água. E quando percebe que Heidi está fingindo uma felicidade que não sente, as coisas pioram.

Heidi recusa todos os convites que recebe, mas sua irmã Elysius está se casando depois de oito anos morando junto e ela não consegue achar uma desculpa para não comparecer. Quando chega ao local do casamento ela encontra sua mãe chorando porque aconteceu um incêndio na casa de Provence. E no dia seguinte ela pede que Heidi vá até Provence para ver como a casa ficou e para acompanhar a restauração da casa. Heidi se recusa a ir, mas sua mãe e Elysius tem certeza de que passar o verão em Provence é tudo que Heidi precisa para curar seu coração, afinal já faz dois anos que Henri se foi e Heidi ainda não voltou a viver. E como Elysius vai estar em lua de mel ela sugere que Heidi leve Charlotte, sua enteada de dezesseis anos com ela para ajudar a cuidar de Abbot. Três pessoas com problemas diferentes, mas que precisam urgente de ajuda. Será que realmente acontecem milagres em Provence e eles irão voltar de lá curados?

"E então minha mãe nos disse que a casa era capaz de fazer com que o amor se manifestasse. Ela era capaz de realizar milagres."

Eu gosto de ler quase todos os gêneros literários, mas um bom romance continua sendo o gênero que sempre recorro quando quero "sentir". Nada como uma boa história de amor para deixar o coração da gente mais quentinho. E essa é a palavra para definir esse livro: amor. E não estou falando apenas de amor entre um homem e uma mulher. Nesse livro temos o amor em várias formas. Conhecemos o amor que arrebata e o casal se torna uma só carne e quando uma das partes é arrancada a outra perde a direção. Também conhecemos o amor de uma mãe que abre mão de sua própria felicidade pela felicidade da filha e o de um filho que faz o que pode para sua mãe "voar" novamente. E tem também o amor de alguém que acaba de descobrir que pode amar tanto uma pessoa que ainda nem nasceu.

Quando vi o título do livro fiquei receosa de que a história fosse ser mais do mesmo, parecida com tantas outras que temos por ai onde temos um homem e uma mulher que se curam nos braços um dos outro. mas não foi o que encontrei, ainda bem. Aqui temos pessoas sendo curadas sim, mas não necessariamente nos braços de outra pessoa, e sim no interior de cada uma delas. É incrível acompanhar a história de cada personagem e ver a mudança acontecendo dentro deles. E não sei se foi a casa ou não, o certo é que a casa de Provence tem uma certa magia sim. E acredito que existem lugares assim no mundo, onde a paz e o amor é palpável.

É impossível não se sensibilizar com o drama de Heidi e de Abbot. Imagino como eles devem ter ficado após perder o farol de suas vidas. Henri está morto, mas é um personagem constante na história, por isso deu para conhecer ele bem e ver como ele era uma pessoa especial. E além da história deles ainda tem o mistério envolvendo o verão que a mãe de Heidi passou em Provence e que só vamos descobrir no fim do livro. E tem também a história de Charlotte, uma adolescente desajustada cujos pais não sabem lidar com ela. Não vou dizer muito mais porque quero que vocês leiam e se deliciem com essa linda história de amor. Quanto a edição, a capa está incrível e a diagramação como sempre nos altos padrões da editora. Recomendo com certeza.

Nota:






17 comentários:

  1. Oi, Sil.
    Puxa fiquei com vontade de ler esse livro depois da sua resenha, mesmo não sendo adepta de romances de época.
    Fiquei imaginando que triste perder alguém assim, e mais ainda tentar continuar vivendo não só por ela, mas pelo filho.
    Anotei com certeza quero ler.
    Beijo Sil ♥

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Eu também adoro um bom romance. Achei interessante a trama, pelas sua ressalvas o livro parece bom e me despertou interesse. Fiquei curiosa pelo desfecho.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, gostei da resenha!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bom?
    Eu acabei não solicitando esse livro pra resenha porque tinha muita coisa na lista pra ler, mas fiquei muito curiosa com a história.
    ADORO quando os personagens encontram superação neles mesmos, é tão importante falar sobre não depender de outras pessoas pra ficar bem.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não gosto tanto de romance, mas me interessei nesse por parecer fugir um pouco disso já que é cura interior. Gostei :3

    www.vestindoideias.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Essa é a primeira resenha que leio do livro e confesso que não estava dando nada por ele! Mas como eu gosto bastante de livros que abordam essa profundidade nos relacionamentos, não só entre homens e mulheres, creio que a leitura vai me agradar! :D :D

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Esse livro é lindíssimo, e confesso que fiquei feliz em saber é uma história diferente, pela capa a gente sempre espera mais um romance como os outros, mas esse parece ser bem mais do que isso. Louca pra conhecer os personagens!
    Parabéns pela resenha linda!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Mulher, essa sua resenha foi a mais intensa (por assim dizer) que li desse livro. Já li várias, mas foi a sua que me convenceu a dar uma chance.
    Adorei a capa, mas o título não me apeteceu muito hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, como infelizmente eu não consigo ler tudo nessa vida, eu peguei outro da Editora pra ler, mas fiquei com muita vontade de conferir esse também! Eu também adoro um bom romance e acho que vou gostar bastante desses personagens.

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil

    Amei essa proposta do livro e esse amor de várias formas, de mãe e filho, homem e mulher, amigos. Adoro quando a história trata de relaçoes e seres humanos em si. Confesso que pela capa tb achava que era mais do mesmo, mas sua resenha me fez olhar com mais carinho. Fica a dica anotada aqui.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    E se eu te falar que acabei de comprar esse livro, você acredita???
    Chegou na quarta-feira aqui em casa e minha mãe o pegou para ler.
    Acredito que seja um dos próximos da minha lista. Amei saber que você gostou!
    Em breve, te conto o que achei.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil. Tudo bem?
    Sabe, eu sou daquelas que amaaa um bom romance com direito a muito drama, estilo novela mexicana! Qualquer romance me atrai <3
    Ainda não conhecia essa obra, mas, pelos seus comentários na resenha acho que é uma obra escrita pra mim!
    Dica anotada!
    Beijo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu ouvi uma amiga comentando muito bem desse livro. Acho a capa bem linda. Não sei se leria mas é uma ótima dica :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Também acho que romances dão um aconchego pra gente. Assim como você, imaginei uma história mais do mesmo quando comecei a ver o livro por aí. Que bom que não é! Essas dificuldades transformadoras costumam me agradar nas histórias.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa pra ler sobre essa retratação do amor como você descreveu. Gosto muito de romances também e frequentemente recorro a eles da mesma maneira que você: quando quero sentir. E quando quero sonhar. Vou anotar o título! ;)

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
  16. Provence já está na minha estante, pronto para ser lido. A capa é lindíssima e o inicio me ganhou sabe ai venho aqui e vejo essa resenha, como não desejar ler o livro?!?!?

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha me deixou bastante curiosa sobre o livro, e eu ainda não o conhecia. Também gosto de livros de romance, como você disse, "nada como uma boa história de amor para deixar o coração da gente mais quentinho." rsrs.
    Bjs,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo