29 agosto 2017

Resenha | Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum


Livro: Três Coisas Sobre Você
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2016
Resenha:
"Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante."

Três Coisas Sobre Você vai contar a história de Jessie Holmes. Faz pouco tempo que ela perdeu sua mãe para o câncer e quando ela pensou que estava se recuperando, seu pai veio com a bomba. Ele conheceu uma mulher pela internet e todas as vezes que ele dizia que estava viajando a trabalho, ele na verdade estava se encontrando com Rachel. Só que Rachel mora do outro lado do país e apesar deles estarem bem de vida, perto da Rachel, eles podem ser considerados pobres. Jessie precisa deixar tudo para trás, sua melhor amiga Scarlett, sua escola e principalmente sua casa e todas as lembranças que ela guarda de sua mãe. E como se não bastasse, Rachel tem um filho com a mesma idade de Jessie, Theo, de 16 anos que também está começando o ensino médio. Mas Theo está ainda mais chateado que Jessie e não aceita a presença deles na sua casa.

Deixar Chigaco e começar tudo de novo em Los Angeles vai ser muito dificil, ainda mais sem o apoio do seu pai, que agora só tem tempo para sua nova mulher. E logo no primeiro dia de aula Jessie já sabe que as coisa não vão ser nada fácil. Ela chega atrasada e acaba indo parar na turma errada. Quando finalmente encontra a sala certa, ela percebe que todo mundo ali tem muito dinheiro e todo mundo é muito magro, não que ela seja gorda ou algo do tipo. Perto deles com suas roupas de departamento, ela até parece uma mendiga. E esse é o motivo dela já ser zoada por duas garotas louras da sala. Crystal e Gem, que até parecem gêmeas. Por isso quando ela recebe um e-mail de alguém, que se intitula de Alguém/Ninguém, oferecendo para ser seu guia virtual para que ela se adapte a nova escola, ela agradece aos céus.

E assim se incia uma amizade entre Jessie e AN. Mesmo sem saber quem está do outro lado das mensagens, ela sente que pode contar tudo para ele, até coisas que ela não contou nem para sua melhor amiga Scar. E aos poucos sob a orientação de AN, sua vida vai entrando nos eixos. Ela faz amizade com Dri, uma garota da sala, faz dupla com Ethan, um garoto que está sempre com uma camiseta do Batman, e que todas as garotas tentam chamar a atenção, e consegue um emprego de meio período em uma livraria onde conhece Liam, o filho da dona que tem uma banda da qual Ethan faz parte. Mas ela começa a ficar obcecada para saber quem é AN, ainda mais que ela começa a gostar e muito de Ethan, mas ao mesmo tempo ela sente que com AN ela fica completa. Será que um dia eles vão ter coragem de se encontrar pessoalmente?

Eu ganhei esse livro quando ele lançou em um sorteio na fanpage da editora. Mas como só lia resenhas super positivas sobre ele, fiquei com medo de acabar me decepcionando e deixei para ler depois e acabei esquecendo. Mas esses dias como ia tomar chá de cadeira no médico procurei um livro leve na estante e acabei achando esse e peguei para ler. Assim como tenho um fraco por livros com vestidos na capa, tenho um fraco por capas cor de rosa. Então já comecei amando o livro por causa da capa. E a diagramação da Arqueiro está muito boa, só tenho uma ressalva em relação a não ter nenhuma separação quando começam os e-mails e as trocas de mensagens do resto da história. Eu ficava um pouco perdida nessas horas. Mas de resto está tudo lindo.

Como falei acima, só li resenhas elogiando a história e confesso que acabei gostando muito dela também. Mas não sei se por estar em um momento de não me identificar tanto com histórias adolescentes que acabei achando tudo na história "inho". Fofinho, bonitinho, mas faltou aquele algo a mais e até por isso não dei nota máxima. Mas gostei bastante e indico sem pensar duas vezes. Sem falar que a autora abordou um tema que tem que ser falado sempre: o bullying. A protagonista sofre bullying o tempo todo na escola e ninguém faz nada. Nem os professores que veem o que está acontecendo e acham normal porque a pessoa que está praticando é filha de um dos mantenedores do colégio. Eu ficava o tempo todo querendo que ela ou alguém reagisse aquilo que estava acontecendo debaixo do nariz de todo mundo. Ainda bem que o livro é "inho" como falei antes e a autora terminou tudo de uma maneira que fiquei satisfeita.

Mas se por um lado ela mostrou um dos problemas que muito acontecem, por outro ela acabou mesmo que sem querer incentivando uma outra coisa que também infelizmente acontece com muita frequência. Nunca, jamais você deve se corresponder com alguém que você não tem ideia de quem seja, muito menos contar coisas pessoais e se encontrar com essa pessoa a sós, mesmo que em um local publico. Nunca se sabe quem está por trás de um e-mail ou mensagem em redes sociais. Aqui deu tudo certo para a nossa protagonista, mas podia ter dado tudo bem errado como aconteceu aqui no livro Querido Diário. Sei que tem gente que acha que tudo o que lê está certo e tem que tomar muito cuidado com esse tipo de coisa, não é porque a garota encontrou o amor em um e-mail anonimo que vai acontecer com a gente também.

E achei que isso de três coisas sobre você que dá nome ao livro não foi o foco da história, tem sim essa coisa de trocar informações um com o outro, mas achei que ficou mais em segundo plano. O que ficou mais evidente foi a insatisfação da protagonista por tudo o que tinha acontecido com ela. E isso até me irritou um pouco, achei ela meio egoísta e infantil algumas horas. Ela não enxergava que seu pai também perdeu a mulher que amava e que sua melhor amiga também teve que recomeçar do zero assim como ela. Sei que não é fácil passar pelo o que ela passou, e tirando a parte de perder a mãe que não tem nem o que falar mesmo, o resto são coisas que acontece na nossa vida que faz parte do nosso crescimento. Mas enfim, mesmo com todas essas ressalvas, eu indico o livro. A leitura vale a pena.

Nota:






20 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Também livros que acho muito "inho". Geralmente esses são bons para curar ressaca.
    Menina, pior que ainda acontece muito isso: o aluno sofrendo bullying e a escola não tomando nenhuma providência.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a dica, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quero muito ler esse livro, parece ser uma história muito boa, pena que essa protagonista é irritante, né?! É muito ruim quando tem isso nos livros... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Tenho muito interesse nesse livro, fiquei pensativa com os pontos negativos que você colocou, mas entendi a importância deles porque isso também me incomoda. Ainda assim quero muito ter a oportunidade de lê-lo em breve ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil.
    Eu amei esse livro! Achei tão gostoso! Me identifiquei muito com a protagonista, em relação a timidez e ao medo das mudanças. Eu era muito assim na minha adolescência. Que bom que de certa forma você curtiu a leitura.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem? A capa desse livro é linda e li muitas críticas positivas dele também. Apesar das ressalvas tenho curiosidade com a obra.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro, e me parece bem interessante mesmo.
    Meu blog: venenosdepelucia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Eu tive um probleminha sobre esse livro. Quando a editora anunciou eu realmente quis muito ler. Até cheguei a colocar nos desejados, mas assim que saiu, vi algumas resenhas bem negativas e isso me desanimou um pouco. Acho a personagem legal, mas algumas resenhas diziam que a trama não é bem explorada :( Não sei, ainda fico com um pe atrás, embora sua resenha seja positiva.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já faz um bom tempo que quero ler este livro <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  10. Ai esses "inhos" pelo menos são gostosos de ler HAHAHAHA Gostei da resenha sincera ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bom?
    Parece o tipo de livro que a gente lê para desestressar de outras histórias - Ficções fantásticas e coisas do tipo. Ter muitos "inhos" é legal se for bem encaixado na trama, o que parece o caso <3
    Eu tinha visto esse livro de relance, mas não parei pra procurar a respeito. Gostei muito da indicação *--*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente não conhecia o livro e no início achei bem interessante.
    Eu também tenho medo de me decepcionar com uma história quando todos estão falando muito bem dela, acabo deixando para lá.
    No momento, não é um livro que eu compraria para ler. Por enquanto não por justamente trazer esta questão de tratar o primeiro amor e blá blá blá. Como você ressaltou, é muito triste romantizar algo que não é normal, porque nem sempre a pessoa do outro lado da tela é boa. E devemos nos preocupar com isso. Devemos nos conscientizar.
    Mas acho a leitura válida pela questão do bullying, mesmo que me irritaria muito ver ninguém fazer nada.
    Sil, adorei a resenha super sincera. Ficou maravilhosa!

    P.S.: Ainda não estou acreditando que Mulheres Que Não Sabem Chorar não foi bom para você. Fiquei chocada quando vi seu comentário, mas é muito bom ver essas opiniões diferentes das nossas.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Ai que chique ela ganhando sorteio da Arqueiro! Hahahaha
    Entendi quando você disse que achou meio "inho"... eu me sinto assim quando leio livros com temáticas mais adolescentes. Acho que é meio pq passei da fase e não me identifico mais, então rola meio que essa coisa de achar infantil.
    Bem pontuado seu adendo sobre o cuidado que devemos ter ao nos corresponder eletronicamente. Hoje em dia as coisas estão perigosíssimas e toda atenção é pouca.
    Curti que o bullying é abordado. Eu, como ex-vítima dele, sempre gosto quando autores colocam esse assunto em suas histórias. É bom para disseminar o combate a esta prática tão infeliz.
    Que bom que você curtiu apesar dos "inhos! Ahahahahaha.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a história. E minha impressão ultimamente ou as autoras estão falando bastante desse tema sobre bullying nas escolas? Ou talvez seja porque estamos acompanhando mais disso ultimamente, acabamos de ver aquele seriado dos 13 porquês, sabe e depois disso parece que a quantidade de livros e filmes sobre esse tema tem aumentado, o que por um lado é bom afinal finalmente vão começar a prestar mais atenção nisso. Super importante a ressalva que você fez sobre não trocar e-mails com pessoas estranhas, nos livros e filmes isso pode ter um final feliz e parecer lindo, mas na vida real já é outra história mesmo. Ah finalizando quero te agradecer sobre as dicas do livro da Sarah eu não tinha ideia sobre a ordem dos tratores, ainda bem que você me falou senão ia viajar na história, só fiquei triste porque vou ter que comprar os outros dois livros dela antes affs...e como gastei demais isso vai demorar um pouco. rs.
    Beijos
    Raquel machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana, eu não tenho o hábito de ler YA (ou Jovem Adulto) porque acho as histórias um pouco teen demais. Não rola uma identificação, sabe? Claro que existem exceções dentro do gênero, mas são bem raras. O livro me pareceu bacana ~ para um leitor jovem ou para quem se identifica com o gênero. Gostei das suas observações sobre o perigo de idealizar esses finais felizes. Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Ola Sil! Tudo bem?
    Tinha gostado da premissa, mas depois que você falou de tudo ser muito 'inho' e sobre a protagonista, acho que posso me irritar um pouco também.. mas por só ter tido elogio em outras resenhas, continua a me despertar a curiosidade. Então fico nesse impasse se deveria procurar para ler ou não haha
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OOi, adorei a dica. Ainda não li esse livro, mas não é muito meu gênero favorito.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    Sorteio no instagram: https://www.instagram.com/p/BXxpLeJDTI0/?taken-by=bellapagina

    ResponderExcluir
  18. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Li esse livro no ano passado. Acho que li logo quando saiu e entrei na vibe.
    Infelizmente o livro não funcionou comigo. Achei a protagonista egoísta demais e muitas vezes irritante. O final foi bem previsível para mim e apesar de eu ter lido rápido, não curti a estória. Muito surreal demais ficar se comunicando com um estranho. Eu não faria isso.
    Mas que bom que a experiência de leitura foi boa para você.
    Beijin...
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A sua resenha me desanimou para o livro, achava que ia para um lado, mas foi para o outro. E também não estou em uma boa vibe para histórias adolescentes, acho que vou pular ele e olha que até tinha pego no kindle.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil, tudo bem? Eu detestei esse livro :P
    Fiz até uma lista de dez motivos para ter odiado ele kkkk
    Mas acho que a culpa também foi do marketing da editora. Acho que ela com aquela aposta acabou deixando minhas expectativas lá no alto e no final não foi tudo isso :P
    Mas ok, faz parte né? hahaha
    Beijooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo