28 janeiro 2018

Resenha | Sonhos de Avalon: A Última Profecia - Bianca Briones


Livro: A Última Profecia
Série: Sonhos de Avalon # 1
Gênero: Fantasia
Autora: Bianca Briones
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 424
Ano: 2017

Resenha:
Duas mulheres vivendo a mesma vida? Ou duas vidas sendo vividas pela mesma mulher? Ou ainda duas mulheres que se encontram em vidas em tempos diferentes até que uma não sabe qual é a outra? Sonhos de Avalon: A Última Profecia vai recontar a lenda do Rei Arthur através de duas mulheres tão diferentes e tão parecidas ao mesmo tempo. Morgana na Idade Média e Melissa no século XXI. Morgana é a princesa de Camelot, tem 20 anos e é a irmã mais nova do Rei Arthur. Ela é uma das ultimas feiticeiras de Avalon. Já Melissa tem 22 anos e perdeu seu irmão gêmeo em um grave acidente há dois anos. Mesmo acidente que deixou seu pai em coma até então. Do nada seu pai os acordou em uma madrugada dizendo palavras sem sentido. A unica coisa que Melissa entendeu foi que ele precisava tirá-los de Quatro Estações, a pequena cidade do interior em que viviam.

E enquanto Melissa e seu irmão foram separados há dois anos, de volta a Idade Média, foi há dois anos também que Morgana e Arthur se reencontraram em uma tragédia. Os irmãos foram separados ainda na infância. Arthur foi treinado para ser o grande rei enquanto Morgana foi levada para Avalon para ser treinada por sua tia Viviane, já que ela mostrou ter grande aptidão para a magia das fadas. Mas quase dez anos depois Morgana passou por um período onde não conseguia controlar sua magia e acabou dormindo por seis meses e acordando quando teve um sonho onde seus país morriam e fugiu de Avalon com Lancelot. Ela não conseguiu impedir a tragédia, mas resolveu ficar em Camelot ao lado de Arthur, que também estava de volta e agora como Grande Rei ao recuperar a espada Excalibur que seu pai cravou em uma pedra e foi transformada em uma espada mágica por Merlin.

Mas os dois irmãos estarem juntos não é visto com bons olhos por Merlin, que diz que Morgana deve partir para que o destino de Arthur se cumpra. É então que Morgana começa a perder o controle novamente e começa a ter sonhos de uma outra vida, onde sente a dor da ausência do seu irmão. E ao mesmo tempo Melissa também começa a sonhar com Camelot e com o Rei Arthur. Os saxões estão cada vez mais fortes e Arthur fica dividido entre aceitar a ajuda de Roma que vem junto com a imposição à sua religião, o cristianismo. A unica esperança deles é que se cumpra a profecia que diz que o lago trará de volta aquela que vai unificar a Britânia, salvar a magia e ligar seu destino ao do Grande Rei. E é através do lago que Melissa surge em Camelot, trocando de lugar com Morgana. O problema é que as coisas não são tão simples como parecem e Melissa ficará dividida entre a razão e seu coração.

"Não existem amores impossíveis. Se é amor verdadeiro entre duas pessoas, é possível. Ainda que não estejamos juntos, não quer dizer que não haja amor"

Quando era adolescente e era rata de biblioteca encontrei em uma prateleira quatro livros com a capa dura vermelha e escrito em dourado: As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Não hesitei em pegá-los para ler mesmo sem saber do que se tratava já que não tinha sinopse. E para minha surpresa encontrei uma das melhores história que li na minha vida: a lenda do Rei Arthur contada pela visão das mulheres presentes na história. E me afeiçoei muito a Morgana, que conquistou meu coração e que considero uma personagem feminina exemplar, que ainda hoje pode ser citada como um simbolo do empoderamento feminino. Por isso quando vi esse livro da Bianca, fiquei meio receosa de ler já que ele é uma releitura da história e a protagonista do livro Melissa, seria no caso, a versão de Guinevere, que odiei por conta do meu amor pela Morgana.

Por isso confesso que comecei a ler com um pé atrás e toda vez que a Melissa se aproximava do Lancelot eu já ficava com raivinha e já me preparava pra chamá-la de traidora. Mas aos poucos a autora foi me ganhando e quando percebei já não sentia mais raiva, mas entendia pelo o que a Melissa estava passando. Eu nunca tinha lido nada da autora até então, apesar de sempre ver a Ale elogiando os livros dela. Eu não sou muito fã do gênero que ela escreve, mas quando surgiu a oportunidade de ler esse, eu me joguei e não me arrependo nenhum pouco. Mas apesar de ter amado a história, não dei cinco estrelas porque teve algumas coisas que eu não gostei.

Por se tratar de uma história já existente, quando o autor muda de forma radical os personagens, fica aquele sentimento esquisito e eu não consegui gostar do Rei Arthur que ela criou. Nesse livro ele é um fraco manipulado por Merlin, bastante machista, e meio que se acha por ser o Rei. Enquanto na verdade Rei Arthur é o oposto, gentil e amoroso. Aqui Lancelot é que é o bonzinho. E como já disse em outras resenhas, não gosto quando os autores tentam manipular o leitor demonizando um personagem para que o outro seja o perfeito, fazendo assim com que o leitor se apaixone por quem eles querem. E também senti muito a falta da Morgana já que do meio do livro em diante, ela apareceu muito pouco para o meu gosto.

Mas deixando isso de lado, eu amei a história. Temos mistérios, intrigas, um traidor no meio do povo que eu quebrei a cabeça mas não consegui descobrir quem é. Histórias de amor, histórias sim, porque não é apenas o famoso triângulo amoroso que ama. Temos lutas, magia, criticas ao machismo da época e a quantidade do livro passa voando de tão envolvente que a história é. A narração é em terceira pessoa e cada hora acompanhamos um dos personagens. Os capítulos são curtos, o que dá ainda mais agilidade à história. E a edição do livro está muito bonita, com essa capa incrível. Mas o material da capa não é lá essas coisas porque mesmo tomando cuidado, a beiradinha do livro onde eu segurei o livro começou a levantar. Mas enfim, foi uma ótima leitura, quero muito a continuação e indico ele para quem quer um bom livro de fantasia medieval.

Nota:






17 comentários:

  1. VOCÊ LEEEEEEU!!!!!!!! <3 <3 <3 <3
    Siiiil, que felicidade ao saber que você gostou do livro!
    Confesso que o Arthur não é meu personagem favorito, eu amo o Galahad, rs. Mas amo a Morgana também!!!!! <3 <3 <3
    Ah, eu amo tudo nesse universo que a Bianca construiu, mas entendo seu ponto perante ao Rei. Eu não li Brumas, então meu primeiro contato com com esta obra.
    AAAAAA, que felicidade, sério!
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar muito de Brumas de Avalon, espero que me sobre tempo para ler a série um dia.

    Até mais

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Tudo bom?
    Eu amo/respiro tudo que envolve o Rei Arthur (mais por causa do Lancelot porque né cof cof meu crush). Tô bem interessada nesse livro desde o lançamento!
    AMO a Gwen e protejo ela em toda situação, sempre shippei muito com o Lancelot e adoro aquele lance de desespero porque eles são true soulmate mas amam o Arthur da mesma maneira (principalmente o Lancelot, dor de bromance é sempre bem-vinda :v). Já me animei mais porque a protagonista inclina pro Lancelot UHASUHASUHASUHASUH
    Tô bem acostumada com Arthur sendo um pastel mas saber que o livro fez ele machista e babaca já fiquei hmmmmmmmmm. Ele era bananão, mas honrado e nobre e todas as coisas que fariam dele um Stark. Não aceito macho chato.
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, achei a sinopse muito doida, mas lendo a sua resenha não me despertou muito interesse e também não gosto de uma mudança radical nos personagens clássicos....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não li o livro original, então acredito que me apegaria fácil a essa história. Eu gostei do enredo por ter mulheres fortes e que tem um papel significativo na trama. Não é o gênero que costumo ler, mas sua resenha me fez ficar curiosa. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Menina, eu quero muito ler esse livro porque amo tudo que envolva rei Arthur e porque amo a Bianca <3
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu gosto bastante dos livros da Bianca e não vejo a hora de conferir como ela se saiu escrevendo sobre o Rei Arthur. Espero ser surpreendida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. É sempre tão arriscado quando pegam em personagens já existentes e tentam mudar tudo, pode correr muito bem, como pode ser uma completa tragédia.
    Não sei se ia gostar, tenho sempre receio nessas histórias de acabar não me pegando na história por estar demasiado preso aos personagens originais.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,

    Nunca li nada da autora, mas quando saiu esse livro fiquei muito curiosa pelo tema da história. Espero poder ler ele em breve. Que bom que gostou dele.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, eu só li um livro da autora e infelizmente não me empolgou como eu gostaria, mas eu estou bem curiosa com esse livro, gosto bastante do Rei Arthur e acho que vou curtir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Hello! Tudo bom?
    Não conhecia esse livro e fiquei curiosa pra ler ele.
    Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Volte sempre :3

    Bjs,
    Thamiris Nunes ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  12. Essa série está bem em alta, já li bastante sobre ela nos blogs.

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Tenho vontade de ler As Brumas de Avalon, mas ainda não o fiz. Achei curioso que tenham mudado o nome da Guinevere pra Melissa nessa história. Mas parece um bom livro! Esse universo de Avalon é muito rico e cheio de possibilidades, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil, tudo bem? quero muito ler esse livro, ainda mais por saber que tem intrigas e um traidor no meio, pq eu nunca consigo descobrir quem é hahahahaha e além disso tem romance e eu amo.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha, parece ser um livro bem interessante :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil! Tudo bem?
    Sempre quis saber mais sobre esse livro, então amei a sua resenha!! ainda mais porque super me identifiquei com a sua opinião sobre Morgana e Guinevere! hahah eu também me apaixonei por brumas de avalon e amo tudo que envolve a morgana e odeio tudo que envolve a guinereve! então fiquei super curiosa por esse livro!! ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que pena o Rei Arthur estar com essa personalidade tão controvérsia. Tenho muita curiosidade de conhecer essa história, pois adoro o clássico...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo