23 janeiro 2018

Resenha | Antes da Tempestade - Dinah Jefferies


Livro: Antes da Tempestade
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 343
Ano: 2017

Resenha:
Eliza Fraser viveu sua infância na Índia até seus dez anos, quando a tragédia aconteceu. Seu pai David era um oficial de alto escalão do governo britânico e participou do desfile em um dos cinquenta e três elefantes que vinham seguindo o vice-rei Lorde Hardinge, quando foi selado o acordo onde Delhi ia se tornar a sede do governo britânico na Índia. Mas em um piscar de olhos seu pai estava morto. Uma explosão devastadora tirou a vida da pessoa que Eliza mais amava no mundo. Eliza voltou para Londres com sua mãe, mas agora aos vinte nove anos ela está de volta à Índia para realizar o trabalho mais importante dela como fotógrafa profissional até então. Sua mãe que não estava feliz com a profissão escolhida por Eliza, pediu a Clifford Salter, afilhado de David, que conseguisse uma vaga numa firma de advocacia para Eliza. 

O que ela não esperava era que Clifford fosse apoiar Eliza e ainda mais mandar ela para a Índia, onde enfim a mudança da sede terminou. E sua mãe não pode fazer nada a respeito já que Clifford só responde ao chefe político de Rajputana. Eliza vai passar um ano no interior do castelo da família real em Juraipore, local onde vai criar um novo acervo para a Coroa Britânica. Ela acha que está é sua chance de mudar de vida depois de ficar viúva, mesmo que isso signifique que ela não vai ter muita liberdade já que os moradores locais ainda acreditam que as mulheres deveriam continuar escondidas pelo véu. Assim que chega, Eliza conhece Laxmi, mãe do soberano de Juraipore e seu segundo filho, o príncipe Jayant Singh Rathore. 

Eles começam a conviver e se tornam amigos. É nos passeios com Jay que Eliza acaba aprendendo mais sobre as tradições e os costumes do povo, costumes esses onde a mulher não vale quase nada e ela fica horrorizada ao ver uma viúva sendo queimada viva. Mas ela consegue ver também o sofrimento do povo com a pobreza excessiva e quando Eliza questiona Jay, ele diz que está de mãos atadas já que vivem debaixo do domínio britânico e o povo sofre por isso também. E essa convivência entre os dois faz com que eles acabem apaixonados. Um amor que já começa condenado, já que nem os britânicos, nem os indianos, vão aceitar uma união entre eles.

" Para conhecer o amor verdadeiro, é preciso se deixar levar por ele."

Quando vi esse livro sendo lançado, já entrou na minha lista de desejados já que amei o outro livro da autora que li no ano passado, O Perfume da Folha de Chá. E fiquei imensamente feliz quando ganhei ele de presente da editora. Veio embalado para presente junto com um incenso e por isso durante toda a leitura eu sentia aquele cheirinho gostoso. Meu muito obrigada a editora pelo carinho e consideração. Mas voltando a história. Infelizmente antes de começar a leitura comecei a ler bastante resenhas desanimadoras do livro. Todas que li disseram ter se decepcionado com o livro. Por isso já fui com minhas expectativas lá embaixo para não acontecer o mesmo comigo.

E até o meio do livro eu estava gostando muito. A autora tem uma escrita bem detalhista e por isso somos transportados para um cenário incrível. Mas foi então que comecei a me irritar com a protagonista. Tem gente que é ingênua, mas a Eliza era tonta mesmo. Até tentei entender suas atitudes, mas não deu. Ela está vendo que as folhas são verdes mas se vem alguém e diz que é azul ela acredita. O mulher fácil de enganar. E não foi apenas uma vez, e por várias pessoas diferentes. Isso me irritou imensamente. Isso e o fato de estar esperando um romance e não consegui ver amor entre eles. Da parte do príncipe me pareceu bem mais curiosidade por ela ser completamente diferente das mulheres que ele está acostumado ou então até mesmo como um rompante de rebeldia do que amor. E da parte dela achei carência mesmo por nunca ter ninguém que a tratasse com um mínimo de carinho desde que seu pai morreu.

Agora o que tenho que reconhecer é que a autora sabe como escrever os antagonistas. Eu já tinha odiado Verity em O Perfume da Folha de Chá e agora odiei outros 3 personagens desse livro. Pelo menos nessa parte não tenho do que reclamar. E também da parte histórica do livro. Me vi envolvida com as tradições e depois fui até pesquisar para saber mais sobre. Mas infelizmente o romance deixou a desejar. Mesmo tentando deixar as expectativas baixas, não tem como não querer uma história como foi em O Perfume, uma história que me acabei de chorar. Mas ainda assim como um todo, achei o livro muito bom e indico ele para quem gosta de romances históricos. E essa capa o que dizer dela. Está maravilhosa. Quando estava lendo ele no ônibus as pessoas até paravam para olhar. E deixava ela bem a mostra porque não sou dessas que lê no ônibus e esconde a capa e os leitores presentes tem que rebolar para conseguir ver que livro é. Fica a dica para quem lê no ônibus hehe.

Nota:






18 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Socorro com a mocinha tonta. Gente, como assim a pessoa é tão influenciável assim?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    A Eliza é bem tonta mesmo. O quea Gwen tinha de forte a Eliza tem de lerdeza! Hahahaha
    Mas realmente os cenários e detalhes que a autora nos dá compensam um pouco. Mas mesmo com essa decepção eu lerei o próximo livro caso publiquem, pois a forma como Dinah narra as histórias é fantástica!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil.
    Que pena que o livro te decepcionou.
    Ingenuidade e tolice em protagonistas não são exatamente as características mais admiradas pelos leitores.
    A autora deve ser muito boa, mas deu uma boa mancada.
    O romance poderia ser melhor explorado, sem a facilidade de ser enganada da protagonista.
    O outro livro parece muito mais interessante.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  4. Conheci você no blog da Lu
    e resolvi seguir sua página.

    Beijos,

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil. Tudo bem?
    Foi exatamente o que a SIL (hahahaha) falou lá no Blog sobre o livro.
    Eu não li, li apenas O perfume da folha de chá. E CARACOLES... Eu gostei bastante dele.
    E você sabe que nem sou adepta a esse gênero, né? Mas me surpreendi muito com a história.
    A avaliação de vocês foram semelhantes a respeito do primeiro livro.
    Vou até mostrar sua resenha para ela dar uma lida rs.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem? Tenho lido criticas positivas em relação a autora, mas que o primeiro é melhor que este. Por tudo que li da sua resenha, a autora parece ter uma excelente escrita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, gostei bastante da sua resenha, tenho lido muitos comentários positivos sobre os livros dessa autora. Já anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil.
    Não sabia da existência desse livro rsrs...
    Tem uma capa linda mesmo, adorei a dica para ler em ônibus haha...
    Beijos!

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Sil,

    Que bom que gostou do livro, apesar de não exceder as suas expectativas, mas a história mesmo assim é boa, a capa realmente é bonita e deve sim ser mostrada....bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bom?
    Ai quando personagem é forçadamente ingênua a ponto de virar uma porta eu não tenho paciência e_e tem diferença entre escrever personagem inocente e personagem tonta, a segunda torna a leitura insuportáveeel.
    A capa é maravilhosa mesmo! Fiquei interessada no livro quando vi ela, mas acho que não faz meu tipo de leitura pro momento. Quem sabe mais pra frente!
    Ótima resenha *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi! Que chato isso, a pessoa ser tão influenciável e perder sua própria personalidade. Eu li muitas resenhas e infelizmente a maioria crítica esse livro e elogia o outro. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  12. É ruim quando não batemos muito com o gênio ou personalidade da personagem.. uma pena você ter sofrido um pouco com isso..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ainda não encarei nada da Dinah porque tudo nos livros dela (titulo, estética, sinopses) tem cheio de drama e eu ando "não me toques" tudo me faz chorar, até beijo de novela hahaha...

    Que pena que apesar da beleza da capa o romance deixou a desejar, que bom que autora é competente, ao menos não deixa a leitora com a sensação de perda de tempo. E sim, "O perfume da folha de chá" continua guardado nas gavetas literárias da mente, quando me sentir menos frágil para dramas encaro ele.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    A capa é bem chamativa e se eu tivesse no bus ia parar pra olhar também. É tão bonita quanto a do primeiro. Ah, ninguém merece protagonista assim, a gente quer dar uma sacudida mas nem pode. E lado chato os coadjuvantes despertarem mais sentimentos que o casal aí.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. POxa, que pena que o romance nao é lá isso tudo! Ele também está na minha lista de desejados. Ai...mesmo assim eu lerei. Adoro antagonistas fortes. kkkk AIi sei que vou sofrer, mas tá valendo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  16. Ahh pena que o livro deixou a desejar! Não me animou ao saber disso ;)

    Beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii Sil, amei essa capa, tá linda, achei interessante o fato da autora falar bem da parte histórica, mas é uma pena ela não ter desenvolvido tão bem o romance.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo