07 março 2018

Resenha | Viva a Vagina - Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl


Livro: Viva a Vagina
Série: Não
Gênero: Educação
Autoras: Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl
Editora: Paralela
Páginas: 344
Ano: 2017

Sinopse:
Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo! Viva a vagina explica tudo o que você sempre quis saber sobre a vagina, mas não ousou perguntar. Aprenda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança dos hormônios menstruais e o que exatamente é a vulva. Este livro também oferece explicações detalhadas para finalmente entender como os diferentes tipos de contraceptivos funcionam no corpo, como é uma vulva “normal” e se o uso de meias pode mudar sua vida sexual. As estudantes de medicina e educadoras sexuais Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl utilizam os conhecimentos médicos para oferecer informações confiáveis e desmistificar o órgão sexual feminino. Com uma abordagem direta e bem humorada, é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.

Resenha:
Eu recebi esse livro da editora em uma parceria alternativa. Mas como prefiro ler ficção, deixei ele de lado. Mas esses dias peguei ele na mão e dei uma folheada e o conteúdo me pareceu ser muito interessante, por isso resolvi ler ele. Quando vi o título achei que o livro fosse puxar para a comédia, mas eu estava enganada. Li em algumas resenhas os blogueiros se referindo a ele como a Bíblia da vagina e fiquei intrigada com isso. E não é que concordo com o termo.

Esse livro bem que poderia estar na escola porque tem muita informação nele que precisamos saber e não nos é ensinado. Não sei como estão as coisas hoje em dia porque faz bastante tempo que estudei essa parte do corpo humano, mas na minha época mal aprendi sobre a menstruação e doenças sexualmente transmissíveis.Os alunos tinham vergonha de perguntar e os professores pareciam ter vergonha de ensinar.

E ainda hoje em dia temos internet, por isso é bem mais fácil obter informações, mas na minha época a gente ficava sem saber mesmo porque perguntar para a mãe ou irmãs estava fora de cogitação. Por isso digo sem vergonha nenhuma que aprendi muita coisa com esse livro. E antes tarde do que nunca não é? hehe.

Não vou dizer que é uma leitura rápida porque não é. Não é um livro que você precisa terminar para saber o final. É aquele tipo de livro que você vai absorvendo as palavras e adquirindo conhecimento. E por vezes você vai parar a leitura e pesquisar mais sobre aquilo que acabou de ler. E mesmo quando termina sei que você vai querer tê-lo em mãos para uma possível consulta futuramente.

As autoras tratam de tudo quanto é questão relacionadas a vagina. Elas começam apresentando o aparelho genital de uma forma que tenho certeza você nunca viu na escola. E vão falando sobre tudo um pouco. Desde depilação até a DSTs. E para exemplificar, temos algumas ilustrações que deixam mais fácil o entendimento.

Algumas coisas me chamaram a atenção como a vagina ser autolimpante, o que eu não tinha nem ideia. Diferente do forno autolimpante que não é coisa nenhuma, a vagina tem sim essa função. Por isso tenha muito cuidado quem fica se lavando o tempo todo por causa das secreções vaginais, que são normais em todas as mulheres, você está tirando a proteção da vagina contra as bactérias. A depilação também entra nesse quesito e não é só proteção que você está perdendo quando tira todos os pelos. Você perde uma grande parte da sensibilidade na hora do seu prazer.

E falando em prazer pode tirar da cabeça o Sr Grey e seus Cinquenta tons de cinza porque tudo o que acontece no livro está longe de ser realidade. Orgasmo é uma coisa muito complicada e a maioria das mulheres não sente quase nunca. Muito menos na primeira vez. Tem que ter bastante treino para conseguir ter um, o caso é que as pessoas mentem bastante nesse assunto. E também não existe maquinas de fazer sexo como o Grey. Existem muitas pesquisas sobre isso e o normal em um casal saudável é ter relações sexuais 2 vezes por semana. E isso nas faixas de idade mais novas porque quanto mais velho, as relações vão diminuindo.

Outro assunto que me chamou a atenção foi a tão falada virgindade e o hímen que prova que a mulher é virgem. Infelizmente ainda hoje existem culturas onde a mulher tem que provar que é virgem na noite de nupcias. E a prova é o sangue que sai na hora do rompimento do hímen. O que muita gente não sabe é que nem todas mulheres tem essa membrana (hímen), e que a maioria das mulheres não sangra quando ele se rompe, em outras ele só se rompe depois de muitas relações sexuais. E muito menos é possível saber que a mulher é virgem com algum tipo de exame como é feito em alguns países.

Mas o medo é tanto que existe para vender membranas com sangue teatral por 30 dólares e infelizmente as mulheres ainda tem que recorrer a esse tipo de coisa para não serem rejeitadas por seus maridos. E falando em vender fiquei besta do tanto de métodos contraceptivos que existem no mercado e a gente só tem conhecimento de alguns.

Mas enfim, esse é um livro que não posso deixar de indicar. Indico para as mulheres de todas as idades, afinal não tem idade para conhecer uma parte do nosso corpo e também indico para todos os homens que tem uma namorada, esposa, ficante, afins, leia esse livro e você vai se surpreender como as mulheres não são o bicho de sete cabeça que todo homem imagina. E quanto a edição, o livro está muito bem feito. A capa é rosa, em uma referencia ao outubro rosa, mês em que foi lançado. Leiam, vocês vão adorar o livro.

Nota:






14 comentários:

  1. Boa resenha :)

    Já sigo o blog! Beijinho*
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?

    Adorei o título do livro e o tema!! Vagina sempre foi mesmo um tabu e na minha época tb não se tinha tanta informações, um livro desses teria sido muito bom na escola!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, eu também tinha essa impressão de que o livro era mais puxado para a comédia. Interessante demais saber que não ~ e que ele é assim tão informativo. Me interessei! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Sil.
    Quando eu li o título eu ri porque eu também achei que fosse um livro cômico. Mas, parece ser bem sério, detalhado, cientifico e que todo mundo deveria ler, não só as mulheres como os homens também. Achei bem interessante, muito boa a sua resenha. Eu já sabia em relação ao hímen, mas quero aprender outras coisas que eu ainda não sei. Vou ver se eu compro.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Gente, que livro mais maravilhoso! Lembro bem que a minha educação sexual e sobre corpo humano na escola praticamente nem existiu, foi uma coisinha bem rápida só pra dizer que teve, sabe? Ainda não sabia da existência desse livro, mas já aprendi com a resenha (não sabia que a vagina era autolimpante e que a depilação interfere no prazer!) então imagina o quanto não ia aprender com a leitura completa, né? Adorei a dica!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Eu vi a editora divulgando esse livro e acho muito importante, embora não seja meu tipo de leitura, mas deve ser realmente cheia de significado para as mulheres. Estamos falando sobre elas não é? A ideia e bem legal. Pelo menos elas são realista e não criam essas fantasias viajosas de Grey. Pelo amor de Deus KKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana. Um livro que nos ajuda a se auto conhecer. Isso é muito legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha ouvido falar deste livro e também quando vi o título, achei que ele seria mais levado para o lado da comédia.
    Realmente nunca conheceremos nosso corpo de verdade se depender da escola ou algo do tipo. Você citou algumas coisas que já me deixaram surpresas porque eu não sabia, imagina o livro todo.
    Adorei a indicação, é interessante ter um livro que realmente nos ensine cada detalhe assim.

    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    O livro parece ser maravilhoso e cheio de 'segredos' incríveis.
    Fiquei muito curiosa pra ler, ainda mais sobre esses outros métodos contraceptivos.
    HAHA na minha época, na escola, também era assim e até em casa também. Tem coisa que minha mãe nunca me situou. Muita coisa aprendi lendo, assistindo série ou filme.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil
    Que interessante este livro, eu não conhecia e fiquei com vontade de ler.
    E Feliz dia da Mulher.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    O nome do livro pode assustar no início, mas acho que o tipo de livro que deveria ser lido por todas as mulheres, talvez até nas escolas, afinal de contas esse assunto há muito tempo deveria ter deixado de ser tabu.
    Algumas coisas simples que muita gente não sabe pode mudar a vida de muitos casais.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso! Já quero! ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá querida!!!
    Adorei os livros, parecem ser todos perfeitos ehehe
    Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, eu já tinha visto esse livro e tinha certeza que era de humor... que legal saber que ele é bem informativo e o título assusta um pouco, até choca, mas isso só acontece porque falar sobre a sexualidade das mulheres ainda é um tabu. Quero muito ler esse livro agora e saber mais sobre a vagina. rs

    Beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo