Livro: 10%
Série: Não
Gênero: Contos, Distopia
Autor: Paulo Mateus
Editora: Independente
Páginas: 198
Ano: 2018
Resenha:
10% é o novo livro do autor Paulo Mateus. O livro reúne dez contos distópicos e, em como todos os livros de contos, sempre tem aqueles que chamam mais nossa atenção. E são desses contos que vou falar hoje na resenha, porque também não dá para falar um pouquinho de cada um deles sem soltar spoilers e tirar a surpresa de quem vai ler o livro. Escolhi como os melhores contos aqueles que depois que eu terminei de ler precisei parar, desligar o kindle e pensar na situação apresentada no conto.
O primeiro que quero falar é também o conto que abre o livro, O Mundo Invisível. Nele conhecemos Alice uma garota que vive em um mundo onde todos só enxergam variações do preto, branco e cinza. Mas ela é diferente e consegue ver as cores. Eu não consegui iniciar o segundo conto antes de pensar muito sobre essa situação. Já imaginou algo assim? E aqui o autor usou cores, mas poderia ser qualquer coisa. Agora traga isso para hoje e pense o que as pessoas acham de quem consegue "ver" e "fazer" o que nem todos conseguem? Será que essa situação está longe de acontecer?
Outro que gostei bastante foi Deuses Humanos. Nesse conto temos a entidade divina que rege o mundo resolvendo tirar umas férias e deixando seus poderes para os humanos. É claro que a coisa vai desandar. Já imaginou os seres humanos como somos hoje em dia com poderes de somente desejar algo e aquilo acontecer? Sem esse tipo de poder já temos tanta coisa errada imagine agora cada um tentando tirar proveito para seu lado?
Antares também foi um conto que me fez pensar muito. Antares fica acima das nuvens já que a superfície da Terra não é mais habitada. As pessoas andam na linha e quem sai fora dela é jogado para fora da cidade apenas com um paraquedas em mãos. Mas o que será que realmente tem lá embaixo? Foi um conto que me deixou bem surpresa e que me fez pensar também em algumas atitudes dos seres humanos.
E por fim Watson foi um contos que mais me surpreendeu, principalmente no final. Watson é um sistema criado para administrar uma sociedade quase perfeita onde esse sistema controla tudo, até o nível de criminalidade que cada um tem em si através de um controle genético. E no final fiquei de cara com o que realmente estava acontecendo naquele lugar. E foi outro que também me fez pensar bastante, principalmente nos avanços tecnológicos.
Enfim, como disse anteriormente, como é um livro de contos e contos curtos, não posso falar muito sobre eles para não soltar spoilers. Mas só digo que a leitura vale a pena. É claro que teve alguns contos que não gostei, mas os que eu gostei valeram a pena pelo livro todo. Eu já li outros livros do autor e uma coisa que vejo é como a escrita dele tem evoluído. E nesse livro ele me levou a pensar em muitas coisas, o que acho um ponto extremamente positivo. Quem puder leia o livro, vale a pena a leitura e aproveite que ele está bem baratinho na Amazon.
Nota:
Oi Sil,
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor, mas gostei pelo gênero escrito.
Não sou tão fã de ler contos, pois são muito rápidos, mas tem alguns que valem a pena.
Bjs!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Oi Sil
ResponderExcluirAinda não conhecia este livro, eu adoro livros de contos e fiquei interessada.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Sil
ResponderExcluirEu gosto muito de contos, já te falei, mas faz tempo que não leio nenhum. Achei a proposta de Deuses Humanos bem legal, me lembrou um pouco Todo Poderoso! Hahahaha
Watson lembra um pouco a proposta de O Ceifador e também curti, podia ter uma história completa!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Sil, amei conhecer esse livro. Parece ser bem interessante!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Oi Sil
ResponderExcluirConheço o autor e também sei que o ramo de escritos dele é o gênero distópico. Eu já sei que não leria porque não gosto, porém alguns que você citou me chamaram muito atenção, como esse do Antares e Deuses humanos.
Beijos
http://www.suddenlythings.com/
Oi Sil, tudo bem?
ResponderExcluirRealmente às vezes é bem difícil fazer resenha de contos. Eu não curto distopias, mas gosto do formato de contos, quem sabe depois eu confiro.
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Sil!
ResponderExcluirAchei legal a premissa dos contos e fiquei curioso. Na realidade eu até curto livros assim, porque a variedade de narrativas geralmente me agradam, porque não fico preso em uma só coisa, mas confesso que preciso procurar saber mais sobre a obra, porque nao conhecia. Vou atrás de mais resenhas.
Abraços
David
https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Olá, Silvana.
ResponderExcluirNão leio muitos contos, mas sempre tem aqueles que valem a pena. É bem tenso quando precisamos fechar o livro por alguns minutos pelos os baques que recebemos.
Os contos que mencionou pareceram bem interessantes, cada qual com suas peculiaridades. Dá ideias para criar muitas outras histórias.
Parabéns pela resenha.
Abraços.
https://www.newsfallenbooks.com/
I'm looking for something different book but i like the post dear,keep posting..
ResponderExcluirhttps://clicknorder.pk online shopping in pakistan
Eu amo livros de contos curtos, acho muito legal! Fiquei interessada em ler esse.
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Oi, Sil.
ResponderExcluirPareceu até episódios de Black Mirror.
Achei muito interessante o livro.
Contos são histórias que gosto de ler justamente porque são curtas e geralmente são bem objetivas.
Gostei das premissas, me fez pensar só pela resenha.
Bela resenha.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
eu adorei de verdade, esse dos deuses eu gostaria de ver como iria ficar o mundo aonde nós iriamos assumir o poder das coisas.
ResponderExcluirhttp://blogradioactive.blogspot.com.br/