17 junho 2019

Resenha | Good Omens: Belas Maldições - Neil Gaiman, Terry Pratchett


Livro: Good Omens: Belas Maldições
Série: Não
Gênero: Humor, Fantasia
Autores: Neil Gaiman, Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 364
Ano: 2019

Resenha:
O demônio Crowley e o anjo Aziraphale estiveram na mesma missão lá no início da criação, no Jardim do Éden. Como nenhum dos dois conseguiu cumprir sua missão decentemente, Aziraphale até perdeu sua espada flamejante no processo, eles tiveram que permanecer na Terra. E de uma forma meio estranha, já que são inimigos declarados, aquela coisa da guerra entre anjos e demônios, os dois acabaram virando amigos. Milhares de anos depois, eles estão bem satisfeitos com suas vidas. Crowley dirige um Bentley preto 1926 enquanto ouve os maiores sucessos do Queen fazendo uma maldade aqui e outra ali. Já Aziraphale tem um sebo onde faz o que pode para não vender nenhum livro, já que na verdade ele gosta de colecioná-los. 

O que eles nem imaginam é que existe um plano arquitetado para acabar com o mundo e dar inicio a guerra entre o Paraíso e o Inferno, e Crowley terá um papel fundamental nesse plano: é ele quem vai dar o pontapé inicial entregando o prometido a seu devido destino. Crowley leva o bebê, o Anticristo, para o hospital onde funciona a Ordem Faladeira de Santa Beryl, um grupo de freiras que são em sua maioria satanistas. O Anticristo deveria ser criado por um diplomata americano, mas a freira responsável pela troca dos bebês, acaba fazendo uma confusão e o pequeno Anticristo acaba indo parar nos braços de um casal desconhecido que vive em uma cidadezinha do interior. Porém tanto Crowley como Aziraphale não estão nada contentes com a aproximação do Apocalipse, até porque não importa quem vai vencer essa guerra, nem o Céu, nem o Inferno são bons lugares para se passar a eternidade.


Então eles fazem um acordo para impedir o fim do mundo. Aziraphale envia sua equipe para a casa do bebê do diplomata e faz o que pode para colocar bondade no coração da criança, sem saber que o bebê foi trocado pela freira. Mas eles começam a estranhar o comportamento do garoto e só quando ele completa onze anos e o Cão do Inferno não vem até ele, que eles percebem que estavam monitorando a criança errada. Agora eles precisam encontrar o Anticristo e a única pista deles é o hospital das freiras. Quase chegando ao local eles atropelam sem querer Anathema Device, a descendente da bruxa Agnes Nutter, que escreveu o único livro com profecias justas e precisas sobre o fim do mundo. E eles nem imaginam que o Anticristo está mais perto do que eles pensam. Seu nome é Adam Young e ele é líder dos Eles. 

“Isso era o que alguns humanos achavam difícil de entender. O Inferno não era um grande reservatório de maldade, não mais do que o Céu, na opinião de Crowley, era uma fonte de bondade; eles eram apenas lados no grande xadrez cósmico. Onde se encontrava a coisa em si, a verdadeira graça e a verdadeira treva da maldade, era bem no interior da mente humana.” 

Eu já li alguns livros do autor Neil Gaiman que infelizmente não gostei, e quando esse livro chegou aqui e vi que era dele, meio que desanimei e já achei que não ia gostar. Mas então lembrei de uma pesquisa que respondi algum tempo atrás onde assisti o primeiro episódio de uma nova série chamada Good Omens e que gostei bastante, e dai que me toquei que a série era baseada nesse livro que eu tinha em mãos. Então já me animei em ler novamente. E logo em seguida eu vi a Tamires falando sobre um projeto de Leitura Coletiva do livro e resolvi participar. Foi minha primeira experiencia em uma leitura coletiva e achei bacana, mesmo nem metade do povo que se inscreveu tendo lido o livro realmente. A leitura foi dividida em três partes, das quais a primeira eu amei, a segunda achei que perdeu um pouco o ritmo e a terceira gostei bastante.

Sem dúvida nenhuma as estrelas dessa história são os anjos Crowley e Aziraphale e a impressão que dá é que a história foi construída depois que os personagens foram criados e que o livro foi criado para contar a história deles. Os dois são maravilhosos juntos e toda vez que aparecem, eles roubam a cena. E os diálogos entre eles são ótimos. Os autores usaram dos personagens para criticar tanto o fim do mundo descrito pelas religiões, como a mania que todos temos de querer justificar o que existe de errado no mundo jogando a culpa nos demônios e no "mal". Aqui temos um anjo que não tem somente bondade dentro de si e um demônio que não é feito somente de maldade. E tudo isso regado a um excelente humor.


Eu li algumas resenhas do livro, que já havia sido publicado por aqui pela mesma editora, só que com outra capa, e algumas falam sobre o livro lembrar muito o estilo de Douglas Adams e seu Guia do Mochileiro das Galáxias, de quem Neil Gaiman já declarou ser fã, e de a história ter referências a isso. Como eu não li nada dele, não sei dizer se isso procede. E falando na capa nova, eu particularmente não gosto de capas de filmes ou série, mas aqui eu amei já que quem está nela são os atores David Tennant e Michael Sheen, que trouxeram brilhantemente a química dos personagens do livro para a série. A série como um todo ficou espetacular e até o diálogos são iguais aos do livro. Por isso recomendo que assim que ler o livro, assistam a série.

A história é hilária do começo ao fim, desde a trapalhada dos dois lá no Éden, a troca dos bebês pelas freiras e os dois se unindo para não deixar o mundo acabar. Outros personagens que gostei bastante foram os Eles, o grupo de amigos do qual o Anticristo faz parte. É bem legal ver a interações entre eles e a amizade que os une. Quem também chama atenção é Anathema e suas tentativas de desvendar as justas e precisas profecias que de precisas não tem nada. E só não dei nota máxima para a história porque achei que os quatro cavalheiros do Apocalipse e os Caçadores de Bruxas foram personagens que deixaram um pouco a desejar e suas participações na história foram as mais mornas. Mas como um todo a história vale muito a pena, por isso indico a todos que querem dar boas risadas e conhecer dois personagens incríveis que com certeza se tornaram meus queridinhos.

Nota:












15 comentários:

  1. Oi Sil!
    Esse livro tem todos os elementos que poderiam me agradar, mas fiquei saturado devido ao tanto que a galera postou sobre a série, e sinceramente, por hora, não tenho vontade de ler :( Quem sabe quando esse hype todo passar. Mas tem uma premissa interessante, de fato.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,


    O livro parece ser muito bom, mas confesso que estou enroscada nele. Parece que a leitura não anda de jeito nenhum.
    Espero terminar até Quarta-Feira, mas por enquanto estou curtindo.
    Que bom que gostou no geral.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Eu gostei muito da dupla e achei os diálogos deles muito inteligentes. Realmente os Cavaleiros do Apocalipse não foram tão marcantes assim, eu esperava que eles fossem aterrorizar. O livro é bem legal e quero ver o seriado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, minha experiência com o Gaiman se resume a leituras muito boas e outras mais ou nenos, ruim, ruim mesmo não tive, ainda rsrsrsrs Nao li o livro, mas no mínimo pretendo ver a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil. Sua resenha faz-me ter vontade de ler, só não sei se vou gostar do estilo, conheço pouco de Gaiman, mas parece bom.

    Beijos,

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Que bom que o livro te surpreendeu, eu só li uma obra do autor e estava com altas expectativas, mas não foi dessa vez, acabei não gostando. Eu morro de preguiça desse gênero então já sei que a obra não vai me interessar tanto.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente tenho visto muito esse livro pela rede, achei a capa interessante, mas não havia dado muita atenção até então. Tanto que não sabia que é também do Neil !

    Me parece um livro bem engraçado viu, já quero!

    Bjão,
    Diego | Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos ❤️..

    Meu Blog: Resultados Loterias Estaduais

    ResponderExcluir
  9. Lendo sua resenha só fiquei me perguntando porque não conheci essa história antes, ela parece ser maravilhosa. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Rindo demais que eles cuidaram o bebê errado, e só imaginando a confusão.
    Já pela resenha me agradou bastante. E vou assistir a série primeiro mesmo. Amo os atores.
    Ainda não li nada do Neil, mas quem sabe comece por esse.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e fico muito feliz que você curtiu o novo visu.
      Obrigada ♥

      Excluir
  11. Essa série parece ser ótima, ainda mais por ter o David Tennant <3
    Beijos!
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. ah ja tava curiosa com essa serie e fiquei ainda mais com sua resenha, adoro essa tematica e parece mesmo divertida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Eu não li o livro, mas adorei a série. Pelos comentários ela ficou bem fiel.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo