18 fevereiro 2021

#11| Da Netflix - Filmes Musicais

A noviça rebelde e Dançando na chuva 

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre um dos gêneros que é sempre alvo de crítica. Os musicais.
Eles podem contar um historia de amor, de comédia, um suspense ou até mesmo um terror e porque não um drama?
Os musicais começaram em teatros na Grécia antiga. Artistas faziam apresentações com muita musica. O que no final do séc. XVI em Florença nasce a ópera até chegarmos na Broadway, o lugar de grandes espetáculos teatrais. Em alguns filmes é possível ver referência da famosa avenida iluminada. Vale lembrar que alguns filmes são inspirações de peças famosas.


Musicais no cinema
O primeiro filme musical é O cantor de jazz (1927) não por acaso um musical, conta a história de um aspirante cantor que sofre preconceito dos jazzistas tradicionais por ser branco. E o sucesso é grande que em pouco tempo são produzidos centenas de filmes.
O início da Era de Ouro foi após a II Guerra Mundial que se estende até o início dos anos 60. Cantando na chuva, Gigi, Amor sublime amor, A noviça rebelde, Mary Poppins, O magico de Oz são alguns dos sucessos da Era dourada. 

Jalilhouse Rock <3 

A indústria cinematográfica que não é boba nem nada e o rei do rock era a sensação, resolveram então fazer alguns filmes com o ilustre Elvis Presley. Claro que nem todas as produções foram boas mas uma delas é considerada o primeiro vídeo clip, qual seria? sera que você descobre? É a famosa musica Jalilhouse Rock, em que Elvis está vestido de presidiário e dança com os demais detentos. 

Grease e Cabaret 

Os anos 70 é marcado como pós-Era de Ouro, os musicais perdem a popularidade pois a Nova Hollywood inspirada no cinema europeu, apresenta filmes mais sofisticados e com crítica social. Ainda assim foram produzidos alguns filmes onde um deles (Cabaret) rendeu 8 oscars. E dá pra acreditar que Grease foi um fracasso de bilheteria e de criticas e hoje é um clássico queridinho pela maioria.


Os anos 80 foi ainda mais fraco, porém temos aí vários títulos que já assistimos varias e varias vezes, são eles: Fama, Dirty Dancing, Flashdance {são considerados musicais, embora os personagens não cantem} e temos um nacional Os saltimbancos Trapalhões, que fez muito sucesso na época. Com a globalização as produções começam a mudar e nos anos 90 acredita-se que as pessoas não gostam de musicais pela baixa bilheteria. E quem se aproveita disso? a Disney, que produz filmes que até hoje são lembrados com carinho. A pequena sereia, A bela e a fera, Aladdin, O rei leão que na época foi a 2º maior bilheteria de todos os tempos.


Chegamos nos anos 2000, aos 23 anos Moulin Rouge é indicado ao Oscar. O que contribuiu para um reavivamento do gênero. Chicago foi sucesso de publico e venceu 6 oscars. Com o sucesso de Chicago vieram outras adaptações da Broadway, como: O fantasma da opera, Nine e Dreamgirls.
A Disney retoma as produções musicais e temos aí títulos como Encantada, A princesa e o sapo, Tangled e Frozen que por sinal foi um grande sucesso de publico e de critica se tornando o musical mais bem sucedido de todos os tempos. Let it go! 


A lista é extensa, temos Os miseráveis, Sweeney Todd, Mamma Mia!  o atual amado e odiado La La Land, que ao meu ponto de vista é uma homenagem aos seus antecessores. O rei do show é sensacional!

Citei tantos filmes e mesmo assim ainda tem muitos outros que não foram citados e com certeza você já assistiu e se emocionou. Então não dá pra dizer que você não gosta do estilo. 
Alguns deles são 
* Moana 
* A noiva cadáver
* Mulan 
* Rio
* Sing
* The Rocky Horror Picture Show
* A fantástica fabrica de chocolate (1971)
* High School Musical
* Dumbo
* A escolha perfeita
* Burlesque
* Caminhos da floresta
* Camp Rock 
* Magic Mike 
entre outros... 

E me diga, você gosta, não gosta ou nem desgosta? Tem algum favorito? quero saber hehehe
Interessante que certas musicas são tão marcantes que chega a ser difícil não vincular o filme com a musica. <3 
Aproveitando vai lá no Spotify que fiz uma playlist só com musicas do CINEMA. <<<clica aí.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o estilo e se ainda não assistiu La La Land, vale a pena pela historia e pela homagem aos grandes musicais. 
Beijos e até breve. 

 





14 comentários:

  1. Oi!
    Eu amo e odeio musicais, pois quando pego para assistir um as chances de gostar são as mesmas de não gostar, como por exemplo eu não gostei tanto de Os Miseráveis, mas amo Moulin Rouge e Mamma Mia (só o primeiro, o segundo não gostei tanto também hahaha).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Olivia. Tudo bem?
    Eu não sabia que Grease foi um fracasso, cresci com esse filme, minha mãe ama ele e já assisti milhares de vezes. Musicais não vou dizer que não gosto, mas depende do filme, tentei muito terminar de ver Frozen e até hoje não rolou, mas sou apaixonada pelo Rei Leão (gosto mais do 2 que do 1).

    Amei entender melhor a história dos musicais e você citou tantos que é difícil realmente dizer que não gosta, hahaha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  3. Ei, Olivia, tudo jóia? Eu tenho uma relação difícil com musicais, porque eu costumo gostar dos filmes, que é o caso da noiva cadáver e outros que você mencionou, mas a parte das músicas me dá vontade de pular o filme kkkkk, ou seja, grande parte! Mas eu adorei o post, beijos.


    Books House

    ResponderExcluir
  4. Oi Olivia,

    Eu gosto de musicais, não vou dizer que costumo assistir muito porque não seria verdade, mas quando um me chama atenção sempre acabo gostando.
    Acho que os que eu mais assisti foram os infantis rs.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil e Olivia, suas lindas, tudo bem?
    Para tudo. Quando eu vi o tema da postagem, eu de cara pensei que tinha visto poucos musicais, aí você foi citando e eu fui lembrando. Nossa, eu já vi vários no fim das contas. Eu cresci com Dirty Dancing, Flashdance, Grease, os filmes do Elvis, A noviça rebelde, Mary Poppins, O magico de Oz! Eu ficava cantando a música da Noviça rebelde e da Mary Poppins, risos.. Não precisa nem falar dos filmes da Disney que amo! Ah, bons tempos. Vocês me fizeram recordar agora. Adorei a postagem!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Filmes com musicais fizeram parte da minha infância, mas hoje eu nem vejo tanto. Mas relembrar sempre me dá um toque de nostalgia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Olivia, tudo bem? Eu gosto de alguns, mas não é meu gênero preferido! Grease é maravilhoso e gosto muito de O Rei do Show também!! Já nos desenhos curto bastante de O Rei leão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, como amo esses. Mas confesso que esses dias assisti um lá e não gostei. Não sei se não tenho mais paciência para tanta cantoria hehehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Olivia. Como vai? Filmes musicais são excelentes para se distrair, não é mesmo! Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Olivia,
    Eu amoooooooo um musical!
    Meus favoritos são Mamma Mia e A Bela e a Fera porque eu já perdi as contas de quantas vezes já os assisti, mas tem algumas apresentações memoráveis que é impossível ignorar como duas em O Rei do Show, Let it Go de Frozen...
    O ultimo que assiti foi The Prom da Netflix, gostei bastante.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu me rendo a alguns musicais, mas no geral o gênero não é meu favorito, tanto que se eu tenho a oportunidade passo todas as músicas dos musicais que assisto, exceto Grease e Hairspray, haha. Já a minha irmã ama filmes do estilo, na época em que saiu no cinema eu tive que leva-la até pra assistir Glee: O Filme.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu amo um musical. Semana passada eu assistir Frozen e retoque das músicas "LERIGOOOU" me fez cair em uma cantarolação até um pouco irritante, kskksks, meus irmãos insistem em dizer que eu não canto bem. Acredita ksks?! Os musicais são fasntásticos mesmo, ainda mais quando temos um certo vinculo com as músicas, e sabemos canta-lá. O processo fica mais divertido. Empolgante.

    Bjs,
    www.criadoestapafurdio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não me digo fã de musicais, mas de vez em quando vou assistindo alguns e me vejo gostando e até dançando com eles... rs Meu primeiro contato foi ainda criança, com os clássicos da Disney, até hoje me lembro de "Os seus problemas, você deve esquecer... Isso é viver, é aprender, Hakuna matata!". Depois foi HSM, que ganhou meu coração de adolescente e até hoje sinto um quentinho no coração me lembrando das coreografias maravilhosas deles. E o que já gostei depois de adulta foi Os miseráveis, que me admirei com a eterna Princesa Mia soltando a voz e afinada. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu gosto de musicais. Não entendo porque as pessoas não gostam. A RecordTV atualmente foi ousada ao criar a novela com cenas musicais e com os personagens cantando, inspirada na própria Broadway que você mencionou.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo